• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

[Problema resolvido] Relés - anomalias

JAF

Iniciado
Registo
11 Abr 2007
Boas,

A máquina está com problemas ao nível das luzes, pelo que já substituí o relé NAGARES (Farois duplos universais - o que está a circulo verde) mas o problemas persiste.

Problema:
Quando ligo os médios, passa automaticamente para máximos, tenho de dar um toque na manete para passar a médios!!!

Onde posso encontrar os outros elementos?

o relé vermelho 12v 70A (circulo vermelho á direita)
a pequena caixa preta com 2 fusiveis (circulo vermelho á direita)
e também os 2 outros que estão do lado do condutor (piscas e etc..)

Já agora, preciso de ajuda na cor do fio da buzina (além do preto de massa)é o cinzento ou o azul.

já agora se poderem enviar fotos sobre as vossas máquinas agradeço.
[email protected]

Pois os esquemas eléctricos não tem estas ligações muito bem definidas.

Obrigado a todos desde já

Cumps.
JAF

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu de electricidade não percebo nada, mas pelo que dizes penso que deverias experimentar com outra manete.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Registo
30 Mar 2006
Para te dar uma resposta só preciso de mais uma informação, a luz azul de maximos está a ligar quando os máximos estão a ligar ou não?

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
SE tens dúvidas de fios, experimenta desligar e ver se a buzina funciona. Ficas logo a ver qual o fio certo.
Em relação ao que relatas, parece-me um mau contacto na manete dos faróis. Desmonta-a e verifica bem os contactos interiores.

JAF

Iniciado
Registo
11 Abr 2007
Obrigado desde já a todos pelo vosso esforço.

Para Nunum e Aldeia, esta situação já acontecia com a manete de origem e continua a persistir após ter colocado uma nova do ultimo modelo (igual ao peugeot 205).

Para MiguelGomes, tenho o tablier desmontado, logo não consigo ver se a luz azul acende.

A maquina foi alvo de um extreme makeover ao nível da pintura e está agora na fase final ...

Aguardo toda a informação possível..

Mais uma vez o meu obrigado.

Cumps.

JAF
[email protected]

Registo
30 Mar 2006
OK, então está resolvido, tens os fios trocados, os fios que vão aos relés, os que levam corrente da manete para atracar o relé, troca um com o outro e vais ver que tens o assunto resolvido.
O que está a acontecer é que alguem os trocou e daí estar a acender trocado, pois o que trás corrente da manete até ou relé tem que ser ligado no outro relé para acender como deve de ser.

Atenção que isso é uma alteração que se faz para montar lampadas mais fortes sem estragar a manete, não é montagem de origem, por isso é que não vem no esquema da instalação.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Miguel:
Se os faróis tem relé, podes ligar como quiseres na manete, independentemente das lâmpadas.
A carga é miníma, e é só mesmo para activar o relé... a carga forte vem directamente da bateria e passa no relé para ir depois para os faróis.

Essa alteração muitas vezes era feita porque havia faróis que não tinham relé. No meu Cournil isso acontecia. A carga passava directamente pela manete e ia para os faróis sem passar num relé.

Registo
30 Mar 2006
Sim Nuno tens razão, mas se ligas de qualquer maneira acontece isto com a manete na posição de máximos liga os médios e vice-versa, mas no resto tens razão eu não disse o contrário.

Quanto a ter relés ou não, o meu Alter II de 93 não tens reles nem mesmo o GIL os tem, porque a manete está preparada para suportar a cargas das lâmpadas directamente, mas se montares projectores ou mesmo apenas lâmpadas mais fortes tens que montar relés para não sobrecarregar os contactos da manete.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Companheiro
O teu relato do problema precisa ser clarificado.
Pelo que percebi tens os sinais da manete trocados nos relés.
Existem esquemas de ligação dos relés disponiveis aqui no ForUMM.
Cuidado com as ligações porque podes queimar os contactos da manete.
Tal como disse o Nuno e o Miguel, os relés servem justamnte para evitar que a corrente elevada que as lâmpadas consomem passe directamente pela manete, evitando assim a destruição dos seus contactos.
Se precisares do esquema de ligação dos farois com auxilio de relé eu posso mandar-te isso por mail.
Em relação à buzina, o melhor é veres qual é a cor do fio que faz a ligação na manete.
Existe um busca polos 12V que podes comprar em qualquer loja de acessórios para automóvel que dá muito jeito nas reparações eléctricas.
Se precisares de alguma informação é só dizer.
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

JAF

Iniciado
Registo
11 Abr 2007
Caros Colegas de Paixão,

O problemas dos farois (minimos, médios e máximos) está resolvido.
Obrigado desde já pela vossa ajuda, mas tive de fazer uma análise conjunta aos dois esquemas eléctricos que "andam por aí".

Agora os piscas não acedem, mas também tenho todos os fios desligados do tablier, excepto a manete das luzes e piscas e manete do limpa vidros.

Será que só tenho piscas quando conectar tudo do tablier (ex: 4 piscas)?

A marcha-atrás também não acende e o farol traseiro de nevoeiro ainda não pode ser testado, pois também não está conectado no tablier.

A buzina nova também ainda não funciona e eu não sei porquê.

e ainda nos fios que alimentam os farois de nevoeiro da frente apenas tenho dois fios (preto e verde), não deveriam ser 4?? preto-verde mais preto verde?

Obrigado mais uma vez pelas vossas dicas.

Cumps.

Já agora

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Se não tiveres o botão dos 4 piscas a funcionar os piscas não funcionam... é mesmo assim... o botão basta fazer mau contacto e não trabalham.
De resto os outros problemas, testa tudo com um busca-polos de 12v e vê se chega corrente aos faróis. Ficas a saber se o problema está antes ou depois dos fios.
Se fores de Lisboa posso dar-te uma ajuda pessoalmente. Combinamos um café e vejo isso contigo.

JAF

Iniciado
Registo
11 Abr 2007
Olá a todos e desde já o meu sincero obrigado pelas vossas informações.

Finalmente pareçe que todos os problemas já estão resolvidos.

Existiam alguns problemas de massas, pois como foi todo pintado, existiam zonas onde não fazia massa.

Também existiam algumas alterações desnecessárias que foram efectuadas pelo antigo dono.

Assim levou uma revisão ao nível eléctrico com a substituição de relés, terminais e outros e agora ao que pareçe está tudo bem.

Mais uma vez o meu Obrigado.

Cumps.

João branco

Top Inferior