• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Problema mudanças

aranhanegra

UMMzito
Registo
19 Jul 2008
Tenho um problema:

Possuo um UMM com embriagem hidráulica e engreno mudanças com muita dificuldade quando o jeep está parado.

Já vi o curso do piston assim que carrego na embriagem e verifiquei que vai ao máximo possível. Consigo aperceber-me (através do som) que ao carregar na embriagem, a ligação entre o motor e a caixa é interrompida.

Mesmo assim as mudanças entram à porrada quando o jeep está parado.

Se conseguir meter uma 3ª e dar um pouco de velocidade ao jeep, se rapidamente meter a 1ª, ela entra.

Alguém me sabe dizer o que isto poderá ser?

PS: Em frio é que isto acontece...depois de andar as mudanças já entram melhor.

Obrigado.

Passível de ser visto num qualquer caminho do país.

Registo
26 Out 2007
Ola

O meu tambem faz o mesmo ja me disseram que pode ser a prensa presa ou mais grave a caixa as anilhas sincronizadoras

Pedro Marques

Registo
8 Jun 2006
Amigo aranhanegra

Pode ser muita coisa. Se não nota problema nenhum depois de andar com o carro alguns kms, pode ter alguma avaria na bomba principal ou na auxiliar (dependendo do tipo da avaria, depois de carregar algumas vezes elas melhoram, eventualmente, o seu funcionamento). Com o carro a trabalhar carregue diversas vezes no pedal de emb., veja se depois já consegue meter as mudanças.

Pode ter falta de óleo nas caixas. Pode ter também, uma avaria na embraiagem. Mude todo o óleo do circuito hidráulico da emb., poderá esse estar contaminado com água (o óleo de travões e emb. é facilmente contaminável com a humidade natural ambiente, devendo ser mudado todos os anos!)

Pode, ainda, o tubo flexível estar deteriorado e expandir-se em vez de transmitir integralmente a pressão que é exercida nele. Pode ser muita coisa…:disappointed_relieved:

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

aranhanegra

UMMzito
Registo
19 Jul 2008
Se quer que lhe diga nem sei bem como, mas já está resolvido.

Andei a mexer na afinação do pedal, até que ele ficou um pouco mais pesado e a pegar mais em cima. Com isto comecei a conseguir engrenar as mudanças com muita facilidade.

Sei que deve haver por aqui mais qualquer coisa que já não estará nas melhores condições, mas por agora vai andando assim até se voltar a queixar.

Obrigado.

Registo
8 Jun 2006
Amigo aranhanegra

Pode ser muita coisa, inclusivamente a embraiagem desafinada...:)

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

aranhanegra

UMMzito
Registo
19 Jul 2008
Já percebi o problema e consegui resolvê-lo. Obrigado a todos pelos conselhos.

Como vejo por aqui alguns casos idênticos ao meu, verifiquem os vossos UMM's.

O problema estava na afinação de todos os componentes que levam a manete das mudanças a engrenar uma velocidade, ou seja, todos aqueles ferros que são comandados pela manete das mudanças.

No meu caso tinha um completamente torto, e como todos eles possuem afinação, afinei-os.

Neste momento as mudanças entram bem e tenho uma manete bem mais rija e certinha.

Obrigado.

Passível de ser visto num qualquer caminho do país.

verdinhumm

UMMzito
Registo
29 Set 2008
Olá amigos! Vocês ja sangraram a embriagem com é devido? ( expliquem como é que vocês estão a sangrar a embriagem ) .

O Amigo dos Umm's na Madeira

gilpc

Iniciado
Registo
13 Jan 2009
Olá a todos,

Comprei o meu UMM (o primeiro) no final de Dezembro, e desde então tenho devorado este forumm na ânsia de o conhecer melhor.

Apesar de nunca ter "postado", tenho recolhido muita informação útil, e sinto que já o conheço um pouco melhor.

Agora este post resolveu-me de facto um problema, as mudanças não me entravam com o motor ligado, e entravam suaves com o motor desligado. Já tinha comprado o óleo para o substituir e sangrar o sistema, que era para onde apontavam todos os posts sobre embraiagem, até que este fala na afinação do pedal - que eu desconhecia, como quase tudo no carro.

Lá fui mexer na afinação, e confirmou-se que não estava a desembraiar com o pedal em baixo.

Após a afinação do pedal, voltei a ter uma caixa certinha e suave.

Por isso, o meu obrigado a todos, cá continuarei em busca de informação, e se algum dia tiver alguma que pense ser útil à comunidade, venho cá colocá-la.

GilPC

Gil Pina Cabral

Top Inferior