• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

problema eletrico ![V][?]

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
bom dia

o meu cournil anda com um plroblema... anda a quimar muitos fuziveis, é no circuito que vai ao alternador e o pior é que para além de ficar sem carregar a bateria o pior é que o ponteiro da temperatura fica maluco (solto).

alguem tem ideia do que poderá estar a fazer o curto circuito ?? será o alternador?

obrigado

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Ainda tens o alternador original com regulador de tensão por baixo do porta luvas? Eu começava por ver o regulador de tensão...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

skhizein

Iniciado
Registo
9 Mai 2011
Viva,
Eu tive um problema semelhante no meu Alter. O problema estava nas duas fichas que estão antes da caixa de fusiveis.
Os contactos, com o tempo, estavam oxidados e largos o que originava xispa, aquecia os cabos e por consequencia queimava fusiveis.

Tive também o mesmo problema na ficha de ligação para as luzes imediatamente antes das oticas, não queimava fusiveis mas queimava luzes :p

Vê uma coisa de cada vez!

Cumprimentos,
Ricardo Silva

ALTER I '85 Mais ou menos turbo :p

Cheers & Beers!

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Tal como o Alex, eu inclino-me mais para o regulador de tensão. Põe o fusivel novo e depois mede a tensão da bateria(em volts) com o Cournil a trabalhar ao ralenti e de seguida acelera-o. Se o regulador estiver bom, independentemente da rotação do alternador, a tensão será sempre a mesma. Se o regulador de tensão estiver com mau funcionamento a tensão sobe com o aumento de rotação.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
boas

Alex, o meu já não tem o regulador separado do alternador. mas pode tambem ser do regulador do alternador??

skhizein, pode ser ... até porque aquelas fichas estão já um pouco soltas e ressequidas, vou tratar disso ;)

passarinho, falta de monte :) não deve ser... ele tem saído, pouco mas tem :D

PedroUMM, vou fazer isso ;) e já estou a resar para que seja mesmo o regulador :D assim não tinha que andar a matar a cabeça atáz dos cabos todos a ver se à curto circuito em algum sitio...

obrigado a todos, vou ver o que disseram e depois dou-lhe o tratamento que o passarinho sugeriu ;)

;)

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

skhizein

Iniciado
Registo
9 Mai 2011
Violino, chegas-te a alguma conclusao?

Cumprimentos,
Ricardo Silva

ALTER I '85 Mais ou menos turbo :p

Cheers & Beers!

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
lol :D:D ainda não :)

do alternador não é. está a carregar bem e sempre a 13,7

as ligações na caixa dos fuziveis tambem não, tinha um fio meio descarnado mas depois de composto está igual ...

falta de monte muito menos ... ele tem feito umas passeatas (y)

estou a ganhar corag€€m para levar ao eletrecista , até lá tenho uma caixa bem grande de fuziveis dentro do jipe e sempre à mão :blush:

Tiago Fonseca

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Será que estás a usar fusiveis com a amperagem correta?
De quantos amperes são os fusiveis que estão a queimar?
Isto que pergunto pode ser para rir, mas nunca se sabe:D:D

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by MarioMachado

Será que estás a usar fusiveis com a amperagem correta?
De quantos amperes são os fusiveis que estão a queimar?
Isto que pergunto pode ser para rir, mas nunca se sabe:D:D

Olha que não é para rir, é bem verdade que se o fusível for inferior ao ideal pode fundir.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Ó Pedro, se for verdade é mesmo caso para rir, o Tiago até paga um copo com todo o gosto, mas para a mesa dele não vai mais vinho:D:D

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Não te rias que já me aconteceu...:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Viva

Amigo Volino!
Os fusiveis que te queimam servem de proteção a que módulo? Será que essa "linha" protege mais que um módulo?
Poderás ter a linha a fazer "shunt" e dai rebentar o fusivel...

Tens de seguir a linha que provoca o rebentamento do fusivel (ver se não está descarnada em algum ponto) e testar o módulo que o fusivel protege. Outra dica é ver se essa linha não está a alimentar mais que um módulo para o qual foi projetada...

O que a rapaziada disse ali em cima tb´pode acontecer, teres um fusivel de calibre mais baixo do que o calibre original!

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
pois tambem pode ser :D eu não sei qual era a amperagem do fuzivel que lá andava :blush: mas os que têm queimado são de 25 A

tenho que ver bem isso com calma, mas se calhar já só depois do nosso raid dia 20 de Abril ... até lá os fins de semana estão queimados e o cournil tem de dar o corpo ao manifesto:D

Tiago Fonseca

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Dasss.... Ó Volino, tou a ver que o calibre dos fusiveis são de tão ou mais potencia que aquele liquido que se produz ai pela tua quinta....

Vé lá isso, se precisares de dicas manda PM pois posso perder o rasto a este tópico.

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
hoje depois de mais um dia de "luta" descobri o que me fazia queimar os fuziveis ... era quando trava-va, dei conta por acaso ... depois de desligar a valvola do pedal do travão que faz acionar os stop's, deixou de queimar os fuziveis :)

deve ser algum mau contacto nos fios que ligam os stop's :D

esta semana já vejo :D

Tiago Fonseca

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Olá Tiago, o meu Cournil no fim de semana passado, fez um curto-circuito no interruptor que liga os stops e começou a arder. Teve de levar um novo, claro!!!
Talvez não seja pior que substituas também o do teu Cournil.
Em tempos o meu Cournil também sofreu dos mesmos sintomas, mas nunca descobri a causa.
Abraço

Paulo Pinhao
[email protected] - 919193771

Top Inferior