• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Problema com o travão de mão

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Olá a todos,

Estou a tentar resolver um problema com o travão de mão (ou a luz do travão de mão no quadrante).

Eu lavei o carro na bomba de gasolina usando aquelas mangueiras que disparam a água com alguma força. Lavei o carro também por baixo mas se calhar não foi boa ideia porque, depois do banho, a luz do travão de mão no quadrante ficou a piscar intermitentemente quando a ignição está ligada (motor ligado).

Do que eu me lembro, quando a ignição está na primeira posição (apenas circuito eléctrico), a luz do travão de mão (foto abaixo) deverá estar acesa se o travão estiver puxado para cima, e a luz deverá estar apagada se o travão de mão estiver para baixo. Será que me recordo mal?

Assumindo que o acima está certo, então o primeiro problema é que a luz está sempre acesa, quando a ignição está na primeira posição, embora o travão de mão esteja para baixo.

quadrante.jpg

O segundo problema é que com a ignição na segunda posição (motor ligado), a luz do travão de mão fica intermitente: liga e desliga rapidamente. Será um problema mecânico ou eléctrico?

Com o travão de mão em baixo, os cabos estão no seguinte estado (foto abaixo). Aquelas borrachas parecem estar todas velhas, secas e rasgadas, pelo que suponho que deveriam ser substituídas. De qualquer maneira, não creio que seja esse o problema.

Eu fiz um teste que foi empurrar manualmente aquela peça que segura os cabos do travão de mão para a esquerda para tentar soltar os cabos. A mim parece-me que os cabos estão soltos e que se conseguem deslocar livremente.

cabos.jpg

Puxando o travão de mão para cima, os cabos deslocaram-se e ficaram na posição da foto abaixo. Pode ver-se que as borrachas se deslocaram também. Uma vez mais, parece-me que os cabos se conseguem deslocar sem problema.

cabos2.jpg

Fiz também outro teste que foi meter o meu miúdo a olhar para a luz do travão de mão no quadrante. A ideia era ele dizer-me se a luz se apagava quando eu empurrava a peça para soltar os cabos. A luz não se apagou neste teste, pelo que desconfio da parte eléctrica.

Para parte eléctrica, vêem-se dois cabos eléctricos a sair da peça preta (foto abaixo) pelo que desconfio que essa peça seja uma espécie de interruptor para o travão de mão, nomeadamente, se o travão de mão estiver para cima, esta peça é responsável por accionar a luz no quadrante.

cabos3.jpg

Olhando para o esquema eléctrico do manual, creio que essa peça preta seja o M.C.A. (manocontacto de assistência de travão). Se for o caso, então desconfio que essa peça seja responsável por accionar a luz do quadrante consoante a posição da alavanca do travão de mão.

cabos4.jpg

O que fazer a seguir? Sugestões?

AbraçUMM,
Jose

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Cheguei ao interruptor, tirando a capa do travão de mão. Liguei carro e carreguei no botão com o dedo e verifiquei que a luz no quadrante está intermitente. Creio que isto conclui que é um problema eléctrico com o interruptor.

1000006489.jpg

Alguém sabe onde se pode arranjar um interruptor para substituir?

Fiz uma pesquisa rápida no Google mas ainda não encontrei. Se calhar tenho de fazer uma pesquisa mais aprofundada. Talvez haja uma peça compatível no Citroen ou noutro modelo?

AbraçUMM,
José

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Podes também experimentar deitar spray de contacto nas ligações dos fios, para ver se não será algum mão contacto.

Relativamente aos cabos, se achas que estão soltos podes sempre dar aperto na porca que se vê na foto para afinar.

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Seguindo as dicas do @Eduardo Filipe, desmontei o interruptor e utilizei um voltímetro para fazer um teste de corrente. O resultado é que deprimindo o botão não restaura a corrente, ou às vezes restaura, outras não. Pelo que creio que o interruptor está danificado e preciso de um novo.

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Foto do interruptor FAE 24080 (à direita) que comprei novo, e do interruptor que estava montado no carro (à esquerda).

O parafuso é do mesmo tamanho (embora na foto não se perceba) e da mesma largura. O novo é de plástico.

O interruptor novo coube onde estava o antigo na perfeição.

pecas.jpg

• Like
Reações: bjc

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Infelizmente, a substituição do interruptor não resolveu o problema da luz no quadrante. O interruptor estava sem dúvida avariado porque eu confirmei o problema o voltímetro. Por isso, havia um segundo problema.

Há um segundo circuito eléctrico que controla a luz e que está ligado ao nível do óleo dos travões / vasos dos travões.

circuito.png

O nível do óleo dos travões estava definitivamente baixo:

ole.jpg

Comprámos o seguinte óleo:

oleo.jpeg

Repus o óleo até ao nível e a luz apagou-se. Tenho de fazer mais testes para verificar que se facto a luz permanece desligada, mas para já parece ter resolvido o problema.

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Neste segundo caso a luz estava efectivamente a fazer o trabalho dela 😅

Assim até já ficas com a confirmação que o sistema de aviso do nível de óleo funciona 🙂

Top Inferior