jabolopes
UMMzito
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- 10 Ago 2022
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Olá a todos,
Estou a tentar resolver um problema com o travão de mão (ou a luz do travão de mão no quadrante).
Eu lavei o carro na bomba de gasolina usando aquelas mangueiras que disparam a água com alguma força. Lavei o carro também por baixo mas se calhar não foi boa ideia porque, depois do banho, a luz do travão de mão no quadrante ficou a piscar intermitentemente quando a ignição está ligada (motor ligado).
Do que eu me lembro, quando a ignição está na primeira posição (apenas circuito eléctrico), a luz do travão de mão (foto abaixo) deverá estar acesa se o travão estiver puxado para cima, e a luz deverá estar apagada se o travão de mão estiver para baixo. Será que me recordo mal?
Assumindo que o acima está certo, então o primeiro problema é que a luz está sempre acesa, quando a ignição está na primeira posição, embora o travão de mão esteja para baixo.
O segundo problema é que com a ignição na segunda posição (motor ligado), a luz do travão de mão fica intermitente: liga e desliga rapidamente. Será um problema mecânico ou eléctrico?
Com o travão de mão em baixo, os cabos estão no seguinte estado (foto abaixo). Aquelas borrachas parecem estar todas velhas, secas e rasgadas, pelo que suponho que deveriam ser substituídas. De qualquer maneira, não creio que seja esse o problema.
Eu fiz um teste que foi empurrar manualmente aquela peça que segura os cabos do travão de mão para a esquerda para tentar soltar os cabos. A mim parece-me que os cabos estão soltos e que se conseguem deslocar livremente.
Puxando o travão de mão para cima, os cabos deslocaram-se e ficaram na posição da foto abaixo. Pode ver-se que as borrachas se deslocaram também. Uma vez mais, parece-me que os cabos se conseguem deslocar sem problema.
Fiz também outro teste que foi meter o meu miúdo a olhar para a luz do travão de mão no quadrante. A ideia era ele dizer-me se a luz se apagava quando eu empurrava a peça para soltar os cabos. A luz não se apagou neste teste, pelo que desconfio da parte eléctrica.
Para parte eléctrica, vêem-se dois cabos eléctricos a sair da peça preta (foto abaixo) pelo que desconfio que essa peça seja uma espécie de interruptor para o travão de mão, nomeadamente, se o travão de mão estiver para cima, esta peça é responsável por accionar a luz no quadrante.
Olhando para o esquema eléctrico do manual, creio que essa peça preta seja o M.C.A. (manocontacto de assistência de travão). Se for o caso, então desconfio que essa peça seja responsável por accionar a luz do quadrante consoante a posição da alavanca do travão de mão.
O que fazer a seguir? Sugestões?
AbraçUMM,
Jose
Estou a tentar resolver um problema com o travão de mão (ou a luz do travão de mão no quadrante).
Eu lavei o carro na bomba de gasolina usando aquelas mangueiras que disparam a água com alguma força. Lavei o carro também por baixo mas se calhar não foi boa ideia porque, depois do banho, a luz do travão de mão no quadrante ficou a piscar intermitentemente quando a ignição está ligada (motor ligado).
Do que eu me lembro, quando a ignição está na primeira posição (apenas circuito eléctrico), a luz do travão de mão (foto abaixo) deverá estar acesa se o travão estiver puxado para cima, e a luz deverá estar apagada se o travão de mão estiver para baixo. Será que me recordo mal?
Assumindo que o acima está certo, então o primeiro problema é que a luz está sempre acesa, quando a ignição está na primeira posição, embora o travão de mão esteja para baixo.
O segundo problema é que com a ignição na segunda posição (motor ligado), a luz do travão de mão fica intermitente: liga e desliga rapidamente. Será um problema mecânico ou eléctrico?
Com o travão de mão em baixo, os cabos estão no seguinte estado (foto abaixo). Aquelas borrachas parecem estar todas velhas, secas e rasgadas, pelo que suponho que deveriam ser substituídas. De qualquer maneira, não creio que seja esse o problema.
Eu fiz um teste que foi empurrar manualmente aquela peça que segura os cabos do travão de mão para a esquerda para tentar soltar os cabos. A mim parece-me que os cabos estão soltos e que se conseguem deslocar livremente.
Puxando o travão de mão para cima, os cabos deslocaram-se e ficaram na posição da foto abaixo. Pode ver-se que as borrachas se deslocaram também. Uma vez mais, parece-me que os cabos se conseguem deslocar sem problema.
Fiz também outro teste que foi meter o meu miúdo a olhar para a luz do travão de mão no quadrante. A ideia era ele dizer-me se a luz se apagava quando eu empurrava a peça para soltar os cabos. A luz não se apagou neste teste, pelo que desconfio da parte eléctrica.
Para parte eléctrica, vêem-se dois cabos eléctricos a sair da peça preta (foto abaixo) pelo que desconfio que essa peça seja uma espécie de interruptor para o travão de mão, nomeadamente, se o travão de mão estiver para cima, esta peça é responsável por accionar a luz no quadrante.
Olhando para o esquema eléctrico do manual, creio que essa peça preta seja o M.C.A. (manocontacto de assistência de travão). Se for o caso, então desconfio que essa peça seja responsável por accionar a luz do quadrante consoante a posição da alavanca do travão de mão.
O que fazer a seguir? Sugestões?
AbraçUMM,
Jose