• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Problema com embraiagem

Registo
30 Mar 2006
Bom dia!
Há cerca de quatro meses atrás o meu UMM teve um problema na embraiagem: o pedal ficou mole, o nível de óleo do respectivo copo baixou bastante e não conseguia meter as mudanças. Depois de algumas pesquisas aqui pelo forUMM, resolvi substituir as bombas de embraiagem principal e secundária, tendo instalado bombas novas. Acontece que ontem o problema voltou, com sintomas idênticos as descritos atrás, mas desta vez o óleo desapareceu completamente do copo... Não creio que, tendo substituído as duas bombas da embraiagem, o problema esteja outra vez numa delas embora seja possível... Tenho algum receio de que o problema que existiu da primeira vez, eventualmente não tivesse a ver com as bombas, mas com outra coisa, e é aqui que preciso da vossa ajuda, com sugestões do que possa ser e como resolver o problema.
Desde já agradeço a quem me puder ajudar.
cUMMprimentos,
HP

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Não serei o expert ideal para te ajudar mas se o oleo desaparece tem de ir para qualquer sitio.
Uma das coisas que acho que deve ser feita é sangrar a mesma de baixo para cima.
O copo do oleo é comum ou é individual isto é, está só para a embraiagem ?

Abraço
Pedro R

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boa tarde.
Pode ser aquele tubo flexível que está danificado ou mesmo na rosca. O óleo tem que aparecer em algum lado.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

Registo
30 Mar 2006
Olá!
Pedro e Tozé, agradeço as vossas respostas.
AS bombas da embraiagem foram instaladas à cerca de 1 mês, o UMM andou menos de 200km depois disso... Estive a ver por baixo da viatura, não há vestígios de derrame de óleo, mas para algum lado o óleo tem de ir...
O copo do óleo está apenas para a embraiagem, portanto não está a ir para o circuito dos travões...
Mais algumas ideias, serão muito bem vindas.
Obrigado a todos.
cUMMprimentos,
HP

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Desaperta o parafuso do carter seco da embraiagem e se calhar tens uma surpresa.

Aconteceu-me uma vez a mim e o óleo desaparecia e caia junto da forquilha de embraiagem.

Se ao desapertares o parafuso cair oleo já sabes, tens de colocar uma bomba secundária nova.

A borracha tambem pode ter ficado "entalada" no ferro da forquilha ou garfo de embraiagem e dar passagem.

Abraço
Vitor Rato

Registo
30 Mar 2006
Olá Vitor, agradeço a tua resposta.
Agora o "parafuso do carter seco da embraiagem" é que é pior:astonished:...
Que raio de parafuso será esse? Dicas, precisam-se...
Mas a bomba secundária da embraiagem é nova, como refiro atrás... Bem sei que para avariar, basta estar bom, mas duas bombas avariadas de seguida?... Bem, possível é...:)
Obrigado
cUMMprimentos,
HP

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

O parafuso situa-se na parte de baixo da caixa e é de chave 19.

fica perto da parte "arredondada" da caixa.

A bomba da caixa pode ter ficado com a borracha presa quando perdeste a pressão do óleo, foi o que me aconteceu, e depois a borracha saiu fora completamente e o óleo saía.

Abraço
Vitor Rato

Registo
30 Mar 2006
Olá Vitor. Agradeço a resposta.
Só (mais) uma dúvida: esse parafuso não será um parafuso para o qual, algures aqui no forUMM, já vi recomendações no sentido de ser retirado, precisamente para evitar a acumulação de óleo da embraiagem, algures? Ou estarei a fazer confusão com outra coisa?
Obrigado.
cUMMprimentos,
HP

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Esse parafuso é o que referes.
Há quem o retire para "cair" a água que possa entrar quando se faz TT.
Eu não o retirei, mas tenho o cuidado de o retirar e colocar de vez em quando, para ver se sai alguma coisa.

Se saír óleo tens problema !
Se sair água pode ter sido de algum TT com travessias de ribeiros, por ex.

Não sou adepto de reirar componentes, pois se não fizessem falta não estariam lá de certeza, e esse serve para evitar a entrada de sujidade lá para dentro.

Abraço
Vitor Rato

Registo
30 Mar 2006
Olá!
Mário, tenho aprendido muito aqui no forUMM, graças a todos aqueles que ainda vão tendo paciência para responder às minhas questões (sim, porque a maior parte dos meus posts, são a fazer perguntas dobre o UMM!). Daí, que o mínimo que posso (e devo) fazer, é referir a origem das minhas fontes de informação:). Aliás, o ******* é uma fonte inesgotável de informação em tudo o que se relacione com os UMM!
Quanto ao meu problema: o UMM entrou para a garagem sem qualquer problema na embraiagem. Dois dias depois, já não tinha embraiagem, e não saiu do lugar. O óleo tinha desaparecido e não havia vestígios de óleo no chão, uma vez que há anos que tirei esse parafuso, seguindo a recomendação dos experts aqui do forUMM. Assim, temos o mistério do óleo desaparecido, a juntar ao problema da embraiagem. Como já referi, as duas bombas tem pouco uso, mas mesmo assim, será que a bomba secundária "foi à vida"?
Obrigado!
cUMMprimentos,
HP

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,
Tens tapetes no UMM?
Não estão encharcados nos pés do condutor?

UMM abraço
Samuel Sousa

Registo
30 Mar 2006
Olá SAmuel!
Não tenho tapetes no UMM, mas também não há vestígios de óleo na zona dos pés do condutor...
Obrigado.
HP

Registo
18 Jul 2010
viva.
é muito estranho.
não esta ligado aos travões de tras.
não a primaria não perde(interiores sem vestigios de oleo.
não perde pela segundaria (não apareçe oleo na coloche)
não apareçe oleo no chão (não hà fugas nos tubos.
volta a encher o reservatorio e deixa estar não mexas no pedal durante umas horas e vamos ver .
abraço moreira

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Isso só pode ser ou o tubo flexivel da embraiagem, que fica por baixo da bomba injectora ou então é algum bombito traseiro que está a perder oleo que está por enquanto a ficar dentro do tambor.

O melhor que tens a fazer é seguires os circuitos de oleo DOT e vês onde aparecem humidades.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Antes de mais: Tens os circuitos travões embraiagem separados ou juntos?

Se estão juntos o problema pode ser do compensador dos travões trazeiros. Se estão juntos separa-os. Possivelmente a embraiagem fica boa e "curiosamente" vais ter problemas com os travões.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Top Inferior