• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

problema com direcçao

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas... hoje aconteceu-me o seguinte...

dei uma porrada com a roda do lado direito um pouco violenta...

consequençias... ---> agora pra ter a direcçao direita o volante fica meia volta voltado para direita... reparei tambem que surgiu uma pequena estaladela no soporte de direcçao assistida...

agora pergunto eu se isto pode estar interligado? e o que posso fazer para resolver esta situaçao...

abraço

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
mas a caixa continua muito bem fixa, sem oscilaçoes... ainda vou tirar fotos da estaladela, pra verem o estado... qunato a barra... soluçoes? substituir? ou tem cura? ou a cura é tirar akela e endireita-la na minha cabeça?

obrigado

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Se a barra estiver "torta" endireitas,e reforças com um varão de aço de 16mm por dentro da barra,pois a barra de direcção é um tubo.E normalmente só custa empenar a primeira vez,a partir dai deforma-se com mais facilidade,por isso é que convem reforçar.
Se a barra estiver direita,pode muito bem ser do suporte da caixa de direcção,pode com a "porrada" ter empenado o apoio,e se dizes que tem lá uma estaladela é porque cedeu nalgum lado,e daí o volante não estar na mesma posição.

Filipe Pinheiro

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro

O Mário disse:
"Se a caixa de direcção está apoiada num suporte estalado o carro deve parar de imediato para reparar isso, é da tua segurança a da dos outros que estamos a falar!"

Eu digo:
Quanto ao empeno de uma barra desse tipo, apenas à um sitio onde pode ir; a um torneiro. Ele desempena-a "completamente" e fica como nova. Se começar às marteladas, ou com força de um lado e de outro, apenas vai entortar cada vez mais (pequenas ondulações que serão um convite a posteriores aborrecimentos.)

O Filipe disse:
"e reforças com um varão de aço de 16mm por dentro da barra,pois a barra de direcção é um tubo"

Eu volto à carga:
Já agora faça o mesmo à outra barra (não é empena-la, é pôr uma barra lá dentro!)

Penso estar tudo, ou quase, dito, porque admira-me não ter visto, nem fazer referência a uma das barras com um arco (empenada)! Será daí o problema?

UMM abraço

João

(a solução de servir-se da cabeça como bigorna, não está contemplada no manual de mecânica)

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
pois tive agora a dar um olhinho, e a vista desarmada nao se nota empeno algum nas barras, o que noto é que a roda do pendura (o que sofreu a pancada) ficou um pouco mais virada pra fora, enquanto a do condutor está direita... de qualquer das maneiras é melhor desmostar as barras e ver se têm algum empeno?

abraços

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro

Como certamente notou e sabe, a barra que mantém o paralelismo das 2 rodas é a barra maior! A outra apenas vai fazer rodar a do lado do pendura, e como as duas estão ligadas...:p A existir qualquer coisa de anormal, será nessa barra maior, ou nas peças directemente ligadas

Se à vista desarmada não nota um empeno (um arco) nas barras, mas repara que as rodas abriram, algo se passa e poderá eventualmente, ser mais sério:astonished:.

Verifique se as abraçadeiras que apertam os 4 terminais de direcção estão bem apertadas, ou se há algum indício de que tenha danificado as roscas desses terminais (pouco provável, mas já vi um caso desses por desaperto de uma das braçadeiras).

Verifique se um dos terminais (da barra grande) não terá "dado de si" e tenha ficado com folga excessiva. Para isso peça a um ajudante para estar ao volante e vazer movimentos alternados com o mesmo (não muito depressa). Se for esse o caso o carro "NÃO" deverá andar e o terminal comprado novo e substituido no local.

Se arranjasse um ajudante, punha-o a abanar:angry: cada uma das rodas da frente (mãos no topo dos pneus), enquanto o meu amigo via eventuais folgas na articulação das mesmas.

Verifique eventuais (pouco proável) rachas nas peças de ferro fundido onde ligam os terminais (onde as rodas estão suportadas).

Vá dando noticias

UMM abraço

João

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
confirmou-se, caixa de direcçao solta... (apoio partido)

valeu a intervençao de um amigo e com 30€ resolvi o problema

abraço e obrigado a todos! a maquina já rola!

Top Inferior