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Problema com caixa de direccão?

cournel

UMM
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13 Jun 2007
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É o seguinte... em andamento ao viar para um lado e para o outro (nas curvas) noto umas prisões, tipo trincos, será o rolamento k fica logo por baixo do volante k teja gripado ou será algum na caixa de direccão, isto trata-se de um Cournil com direcção assistida a braços.

Ajudem-me por favor...

É k a 190km/h é dificil de o controlar!!!!:D

TIREM O 1, PRONTO!...:blush:

UMM abraço...

Diogo Ferreira
 
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8 Jun 2006
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Amigo Diogo

Se sente uma resistência no volante, o mal poderá vir da cx. de dir.(ex. esferas ou sem-fim), tenha atenção a esse tipo de avaria! Não me parece que tenha nada a haver com a coluna de direcção.

Ponha o carro com o eixo da frente no ar e veja se faz a mesma anomalia. Se souber como se faz, desmonte o terminal da pequena barra de direcção, no lado da roda. Assim ficará com a cx de dir. desligada e poderá avaliar do seu estado, individualmente.

Gostaríamos também de saber se faz sempre, ou apenas em 4x4. E se a cx não terá andado "seca".

Aguarde mais opiniões.

UMM abraço

João
 

cournel

UMM
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13 Jun 2007
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Tenho de tentar fazer essa experiencia.

Faz mesmo sem ter a tracção ligada, tenho de ver se tem oleo na caixa de direcção, qual é o oleo k usa, é valvulina ou é oleo de direcção do vermelho?

UMM abraço...

Diogo Ferreira
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Diogo
Use valvulina (sae-90), mas terá sempre que ver o que se passa! Se desligar a barra, mata 2 coelhos com um tiro. Ao ter as rodas no ar pode verificar independentemente se o problema é da cx ou do resto da direcção.
Vá dando novidades
UMM abraço
João
 

cournel

UMM
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13 Jun 2007
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Correcto, já edicionei valvulina, devia ter muito pouca. Agora tenho de tirar o terminal para ver o resto,
Depois dou noticias.

UMM abraço...

Diogo Ferreira
 
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8 Jun 2006
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Amigo Diogo

Se a cx dir. estava seca, ou as peças lé dentro beberam a valvulina:disappointed_relieved: ou alguém foi lá de noite e chupou-a por uma palhinha:D, ou pura e simplesmente perdeu-se pelo retentor do veio do pendural(n) (muito frequente).

Veja se nesse sitio (por baixo da cx.) se não estará tudo húmido. Talvez(?) o mal tenha começado aí, pela falha desse retentor. Caso veja tudo sujo de óleo, mesmo que a cx. não tenha problemas (duvido), terá que ver essa fuga.

UMM abraço

João
 

cournel

UMM
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13 Jun 2007
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Eu acho k já andava a perder, cheguei a encontrar uns pingos na ponta do pendural,
Mas tenho de fazer a outra experiencia e depois digo o resultado.

UMM abraço...

Diogo Ferreira
 

cournel

UMM
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13 Jun 2007
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Já detectei o problema!!! É na cx. de direcção, levamteio no ar e tirei-lhe o terminal, virei as rodas para um lado e poara o outro e não notei qualquer prisão, depois fui ver ao volante e á ali uma zona ao meio onde se sentia prisões tipo trincos, desapertei um bocadinho a afinação da cx e ficou logo melhor, se calhar era de tar afinada de mais.
Mas agora só depois de reparar o diferencial é k eu o esprimento em estrada para ver o resultado.

UMM abraço...

Diogo Ferreira
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Diogo

Tem que ir à bruxa:blush:, já não bastava o diferencial:dizzy_face:.

Depois de "limitar a avaria" do dif. terá que ver a cx. de dir, é importante, e apenas com a sua desmontagem poderá ver o que se passa realmente, tanto mais que terá que ver a fuga de óleo. Essa da afinação não me convence:angry:.

UMM abraço

João

 

ajoaovm

UMM
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30 Abr 2006
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Analizando um pouco as avarias recentes, esse UMM ui ja sofreu bastante.
Esse empanque a meio da direção pode ser devido a um "buraco" nas pistas dos rolamentos ou no sem fim. Recentemente tive de reparar a caixa do Alter1 e so depois de juntar 3 arranjei peças para fazer uma. Apanhei de tudo desde agua e lama a fazer de lubrificante até sem fim partido devido a uma pancada seca no mancal. Não deixes de verificar o que se passa pois com o uso so vai piorar.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

cournel

UMM
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13 Jun 2007
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Não é k o ex-dono o fize-se sofrer muito porque era de um velho com idade de ser meu avô, ele vendeo porque quase não era capas de virar o volante e já não mexia nele á 2 anos.

Deve ser é de idade e talvez das avarias k já tenho feito com ele e depois é serto k os buracos tmb não se desviam.

UMM abraço...

Diogo Ferreira
 
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