• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Pressão do oleo/manometro/sonda

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Ola a todos,

Tenho uma dúvida relativamente à instalação de um manometro de pressão do oleo. tenho lido varios tópicos acerca da pressão do oleo no motor e gostava de montar um manómetro no meu já que desconfio que após um episódio de respirador do motor entupido a bomba de oleo nunca mais voltou a ser a mesma....

Já vi sondas que vêm com manometros, e parecem-me muito grandes para substituir as originais que estão junto ao filtro. No meu caso, como poderão ver nas fotos, tenho uma valvula onde está ligado o fio que julgo ser da luz do oleo, e tenho outra valvula ao lado que não está ligada a nada. Poderá essa sonda servir como pressão do oleo? se não, de que se trata esta sonda alguem saberá? Obrigado pela ajuda companheiros.

Abraços!
João

Registo
8 Jun 2006
Amigo João

Não deverá haver qualquer relação entre esse tubo que esteve entupido e aquilo que anda a "pressentir"/”sentir”(?). Por princípio, uma coisa não afecta a outra. Já agora, o que é que o leva a ter maus pensamentos? A luz demora muito a apagar? Acende quando o motor está em baixas rotações?

Problemas na bomba de óleo, ou com falta de pressão no mesmo, têm consequências graves e o único meio de os detectar com antecedência é ter atenção à luz avisadora ou a um manómetro (preferível!!!). Não há outra forma, por isso é que o questiono.

Esses problemas poderão não vir da pobre da bomba, mas de folgas já existentes nos moentes (apoios) da cambota, das bielas ou da arvore de excêntricos.

Penso que esse segundo contacto deveria pertencer a um manómetro de pressão extra. De qualquer forma se optar por colocar um novo, obrigatoriamente deverá montar a válvula que o acompanha. Se não encontrar um com uma válvula que tenha a mesma rosca, deverá mandar fazer num torneiro uma peça que adapte a nova válvula ao corpo da bomba, servindo-se da medida da rosca da válvula velha e da rosca da nova.

De qualquer forma essas roscas são praticamente universais e certamente não terá dificuldade em arranjar uma igual…

A tomada de valores sobre uma pressão de óleo deveria ser adquirida em dois pontos, um à saída da bomba e outro a um nível o mais distante possível, como por exemplo a entrada de óleo para a cabeça.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Verdes Radios, cito:
"A luz demora muito a apagar? Acende quando o motor está em baixas rotações?"

A mim mantem-se acesa em ralanti quando arranco mas apaga logo que acelero ou começo a andar.
Nunca acendou em outras situações como em parado em ralanti ou em baixas rotações.
Haverá algo mal ?

UMM abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Verdes Radios, cito:
"A luz demora muito a apagar? Acende quando o motor está em baixas rotações?"

A mim mantem-se acesa em ralanti quando arranco mas apaga logo que acelero ou começo a andar.
Nunca acendou em outras situações como em parado em ralanti ou em baixas rotações.
Haverá algo mal ?

UMM abraço

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Kingstar,o teu problema deve estar no que o João falou...folgas:dizzy_face:Isso é sintomas de ter andado na agua(lama) que entrou para dentro do carter e a areia que vinha com a agua ficou lá dentro do motor a fazer de esmoril:disappointed_relieved:,ou então esse motor andou sem oleo ou foi mal rectificado...

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Obrigado pela info.
Mas se assim fosse não consumiria óleo ? No meu o nível está sempre num brinco!

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Pode não gastar,se os segmentos estiverem bons não gasta oleo,quando gasta oleo é quando o oleo chega ás camaras de combustão e o que evita isso de acontecer são os segmentos.

Registo
8 Jun 2006
Meus amigos (ouvem-se dois tiros para o ar) ponto de ordem na mesa:p

É como o Filipe diz.:astonished:

A bomba de óleo envia óleo, que sorve do carter (gulosa:blush:), à pressão, para os diversos apoios da cambota e biela, para a cabeça do motor (veio dos martelos), apoios da árvore de cames/excêntricos e para a distribuição.

Para que esse óleo chegue com a tal pressão e em quantidade suficiente o mais longe possível (por exemplo: zona dos martelos) é preciso que não se perca pelo caminho.

O óleo enviado sobre pressão (por canais finos)* vai ser forçado a lubrificar, entrando entre as zonas onde roda a cambota e as zonas onde rodam as bielas. Num motor em bom estado, sempre algum óleo volta a cair no carter, ao mesmo tempo que alguma (muito pouca) pressão se perde. O mesmo sucede com as outras zonas que ele terá que lubrificar. É aqui que a cagada:clown: aconteçe:dizzy_face: (a maior parte das vezes).

As folgas são demasiadas (estamos a falar de uma déc/mil de mm a mais) e ele escapa-se logo por aí directamente para o carter. Apesar da bomba estar boa (como o milho), a pobrezinha por muito que chupe nunca consegue criar pressão (porque ela, como foi dito, se esvai pelas folgas).

A luz lá apaga porque o motor acelerado obriga a que essa pressão se restabeleça, mas apesar de apagada, não quer dizer que ela seja a suficiente:astonished:. O problema só tem agravamentos, nunca melhorias:angry::dizzy_face::disappointed_relieved:

O mal também pode vir da bomba (Deus queira:p). Ela pode estar riscada/gripada e não criar a tal pressão. Por esse motivo é sempre bom montar uma bomba nova quando se repara qualquer motor. Avaliar o seu verdadeiro estado é trabalho para quem sabe (ponto:devilish:).

Todos nós (espero que não) já pusemos o motor a trabalhar e ao ralenti a luz apaga e tudo parece estar bem. Bem mal, digo eu. Porque ao fim de uns 5Kms e na primeira paragem ela vai acender. Isto deve-se ao facto de quando o motor foi posto a trabalhar, o óleo estava frio e portanto mais espesso. Logo que aqueceu, diluiu-se/liquidificou e lá vai a pressão a passar-se pelas gretas e a luz acende-se. (;)dicas para quem compra carros em 2ª mão;))

* Muitas das vezes completamente esquecidos(n) durante a montagem de um motor depois de totalmente reparado:p. Estes canais quase sempre estão cheios de merd*/caca/jorda/trampa/pensos higiénicos:astonished: etc. que logo que o motor começa de novo a rodar:p se libertam e lixam (leia-se fo***) tudo a seguir(n):dizzy_face::angry::devilish:.

UMM abraço
João

Porque raio é que este post tem o tamanho de papel para parede???

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Desculpem, n reduzi as fotos....

Caro Verdes Rádios,

Muito obrigado pela explicação. Por acaso já tinha lido a mesma coisa num post seu de outro tópico, e pensei que se adaptaria à minha situação. E também foi mais ou menos o que pensei, mas como n tenho noção do estrago que o respirador entupido pode desencadear, não sei o que será mais provável.
O que me aconteceu foi fazer a A5 de cascais até oeiras a cerca de 100-110km e quando reparo estou a largar algum fumo branco.
quando reparei levantei pé mas o mal já estava feito... Existe também possibilidade de ter mandado os segmentos à vida? depois de ter substituido os retentores da cambota, o motor começou a fazer muito fumo negro (espero que seja só o turbo, que já mandei reparar) e só faz fumo branco se fizer uma descida a travar com o motor, e mesmo assim vejo muitos carros muito piores que o meu. Quando ao pormenor da luz, atenção, digo que ela não apaga logo como tinha ideia de apagar antes do incidente, mas também não é uma coisa extrema! diria 4-5 segundos... Note-se que ponho o carro a trabalhar a frio sempre numa descida com inclinação média. (não deveria influenciar, axo mas lembrei de notificar) E nunca mais volta a acender em circunstancia alguma, e desaparece mesmo que eu não acelere.

Só queria a pressao do oleo pq axo importante. O meu jipe nunca gastou óleo e no outro dia tive uma surpresa, espero que fosse pelo oleo que o turbo largou para as tubagens de admissão, que inclusive perdia algum pela junta do colector de admissão, e não pelos segmentos. Quando montar o motor de novo logo vejo, mas depois de fazer um investimento tão grande num turbo "novo" não queria ter mais nada que o pudesse prejudicar, daí querer verificar a pressão do oleo.

Quanto à valvula, as que tenho visto parecem pouco compatíveis de rosca, mas ´so mesmo qd for comprar um manometro poderei ter a certeza... Gostava de não ter que inventar muito pois a minha pericia não é a maior. Já medir no tal parafuso na culassa parece uma acrobacia incapaz de concretizar. Mas pelo menos na bomba já não era mau.

Obrigado pela atenção disponibilizada até agora caros cummpatriotas.

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Amigo joaonunolima,

Cuidado com essas surpresas...
Oleo na admissão nunca é bom sinal...
Como está a água do radiador? Não apresenta espuma ou mesmo bolhas de oleo?
Eu não gosto de ser pessimista, mas parece que o seu motor já viveu melhores dias... Espero estar enganado.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
30 Mar 2006
Só uma pequena informação.
O sensor que se encontra ao lado do sensor de pressão que vai ligar à luz do painel é um sensor de temperatura do oleo.
No meu caso quando comprei o manometro de temp do oleo dei-me ao trabalho de medir a resistencia desse sensor e qual não foi o espanto que era uma escala igual ao sensor que vinha com o manometro e assim poupei o trabalho de fazer um adaptador para o sensor novo e ficou o de origem a medir a temperatura.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Resumidamente:

à partida tenho a junta da cabeça boa... alem de ter sido trocada juntamente com a cabeça à coisa de 4 anos, não tneho sinais de nada disso na água. e o radiador levou um miolo novo agora, tive a oportunidade de ver o velho e estava todo entupido mas não tinha sinais de oleo. Como o ******* disse, tenho fortes esperanças que fosse o turbo a mandar grandes quantidades de oleo, especialmente quando ele começava a actuar. Até agora tudo indica que sim. E resta esperar por ter o carro de volta em grande força para somar 2+2

Muito obrigado a todos pela cooperação, depois vou dando notícias.
Abraços

Registo
2 Mai 2007
Boas
Aproveitando a conversa...
O meu montei um manometro de pressao de oleo e no fim do motor aquecer o ponteiro ao relanti nao mexe..
Normal ou nao???

Abraço

Alter II Turbo Intercooler
Helder Marques

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
Pode ter o chupador de oleo do carter entupido com sujidade, terra, bocados de bronzes das capas de bielas ou da cambota.... Tira o carter e vê-se logo...

UMM abraço...

Diogo Ferreira

Registo
8 Jun 2006
Amigo Helder

Se o captor elèctrico e o manómetro forem compativeis e os indicados, não é normal. Mesmo ao ralenti (e com o motor quente) deverá estar presente uma pressão de óleo .

Ao nada indicar, pelo menos está a saber que talvez o óleo não chegue com a pressão necessária a algumas partes do motor.

Terá que ver isse problema com mais atenção, no entanto espere por outras indicações que naturalmente aparecerão.

A se confirmar a existencia de falta de pressão, deveria evitar ao máximo que o motor trabalhasse no minimo das rotações.

UMM abraço
João

pumm

UMMzito
Registo
28 Nov 2006
Meus Caros

Estou com um problema semelhante. :disappointed_relieved:
Acontece que o sensor de pressão do óleo tinha ido à vida à 2 meses.
O óleo tem 200 km, sem fugas e sem água.
Agora a luz acende, depois do óleo aquecer (1ª vez foi ontem).
Não sendo a solução, pergunto
De forma a minimizar essas fugas, (que fazem com que a bomba de óleo não tenha capacidade), que dizem sobre a aplicação de um óleo menos viscoso ou de slick 50?

Pedro Serpa - BXumm

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro

Se não houver avaria na bomba que cause essa falta de pressão, o problema virá, como já foi dito anteriormente, de folgas existentes em algumas partes móveis do motor.

Essas folgas só têm reparação com a abertura do motor. Penso (ouça outras opiniôes) que tudo o que fizer é dar aspirinas a um doente terminal:dizzy_face:, infelizmente, nada vão adiantar(n).

Utilizar um óleo mais fino, só vai agravar a situação.

UMM abraço
João

Registo
8 Jun 2006
Ao tópico (2 em 1)

Pois é Nuno, eu bem o compreendo:cool:, mas custa-me ser o portador das más notícias(n). Custa-me, fundamentalmente, ver que alguém vai ter que alargar os cordões à bolsa um dia destes. Não quero dizer com isto que não devesse alertar, mas como verá mais abaixo…

Claro está que o mal, a haver, está feito. Não tem remedeio, nem meias palavras. Mas, e o meu post anterior terá que ser lido desse modo, se as rotações estiverem um pouco mais elevadas, de modo a que pressão se restabeleça em parâmetros aceitáveis (e a malvada luz apague), o dano continuará a existir, só que, pelo menos terá lubrificação. O perigo de uma falha (rotura) catastrófica de um (ou mais) elementos móveis do motor diminuirá muitíssimo (geralmente quebra de uma biela).

Tudo mudará radicalmente de feição (paragem imediata do motor) se já existir uma “pancada” pronunciada no motor bem característica (notada em andamento quando não se acelera nem se desacelera), que me pareceu não ser o caso (pelo menos não foi referido).

Ainda sobre estas “pancadas”, a sua verdadeira origem poderá ser mais ou menos determinada pela forma como ela se manifesta mais notoriamente. Ora vejamos, se ela se produzir como foi referido atrás, deverá vir do apoio da biela na cambota, se por outro lado a “pancada” se ouvir em aceleração ou em desaceleração, deverá vir da zona onde a biela se junta ao pistão por meio do cavilhão. Isto não é ciência certa, será apenas empirismo.

Infelizmente esta espécie de truque era (E È!!!) muito utilizado por quem quer vender um carro com o motor cansado. Não só acelerando a viatura (ralenti), como colocando óleo SAE 140:dizzy_face:, ou várias latas de STP:dizzy_face::dizzy_face:. Pelos motivos expostos, um motor qualquer que ele seja e muito especialmente um diesel, deve ser experimentado sempre a quente:p!

Nuno, ainda sobre aquilo que muito bem expôs. Não chega mudar o óleo e o filtro com frequência:astonished:, muito longe disso. "TODOS" os anos impreterivelmente, o cárter deve ser tirado e lavado. Se vos passar pela cabeça os quilos:D de matéria carbonada existente no fundo do "tacho" que "NÃO SAI" com a tal simples mudança de óleo, ião todos a correr comprar uma junta nova e passavam o próximo fim de semana de papo para o ar e todos cagados de óleo.

Tenho visto carros com a dita boa assistência (filtros atómicos:blush: e óleos XPTO-GT) em que a "jorra" agarrada ao fundo do cárter tem que ser tirada com martelo pneumático:D.

Essa nem é a mais perigosa. Esses sedimentos depositam-se por camadas (conforme a sua densidade) com diversas consistências (resíduos de óleo queimado, subprodutos de gasóleo queimado ou não, restos de material rosa das chumaceiras, restos de alumínio, restos de aço, Ferro fundido, uma verdadeira alegria), as mais superficiais (mais fluidas:angry:) é que são um nosso verdadeiro inimigo. Tudo se agrava e muito, quando se passa a usar um óleo detergente e toda aquela "goma diabólica" passa a fazer parte integrante da sopa.

Amigo Pedro

Já agora, sabe se o seu filtro de óleo foi mudado aquando da substituição do óleo?

De modo a não o alarmar, e se estivesse dicidido a ver o que está mal, eu talvez começasse por tirar o cárter do óleo e veria (ou pediria a alguém com experiência que o fizesse * ) com MUITA atenção a bomba de óleo. Ela pode estar gripada (acontece com frequência).

Seguidamente veria todo o trem de martelos (obriga à sua desmontagem total, mas sem abrir o motor) . Podem os martelos no seu veio de apoio (flauta) terem criado muita folga nos bronzes, ou o veio estar marcado/gripado. Só após isto partiria para outras despesas(n)

* desculpe mas eu não sei se tem essa experiência;)

Vá dando notícias.

UMM abraço
João

pumm

UMMzito
Registo
28 Nov 2006
Meu Caros Profetas da Desgraça;)

Depois de consultado “O Mestre” chegamos à conclusão que eu tinha omitido uma pequena informação, mas importante.:blush:

O carro tinha sido mandado lavar, e pelos vistos foi bem lavado, só que a válvula de pressão do óleo queixou-se da substituição de M por água.:clown:

Depois de seca, a luz voltou a portar-se condignamente.

Ficamos à espera da próxima:devilish:

Apesar do cagaço que me pregaram (mesmo com os lovaveis cuidados que tiveram na prosa), obrigado pela amizade dispensada.(y)

UMM Abraço

Pedro Serpa

P.S. - Pareço um daqueles estudantes de medicina que padece de todos os males que vai estudando. Vou deixar de consultar o ForUMM:devilish:

Pedro Serpa - BXumm

Top Inferior