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pressão de óleo

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Boas noites.

Ora então tenho uma questão a colocar...
Fiz uma reparação grande ao meu motor, e aproveitei para colocar uns manómetros novos, entre eles um de pressão do óleo.
Antes de reparar estava tudo bem com a pressão do óleo, mas agora com uma válvula nova e manómetro novo ele marca pouca pressão, e depois de quente ao relanti, acende a luz e marca cerca de 0,5 Bar (muito pouco).
A válvula original era um pequeno piston accionado por uma mola, e neste novo, apenas se vê um buraco e o sistema de marcar pressão deve ser dentro da caixas metálica...
O que poderá ser?
Manómetro n adequado ao motor?
Problema no motor? mas se for não tinha antes...
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Manómetro não adequado a válvula....

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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O manómetro e a válvula fazem parte do mesmo conjunto, e mesmo q não fizesse, a luz de óleo original do UMM acende... por isso mesmo sem o manómetro a válvula envia sinal para a luz acender.
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Ja tentaste voltar a montar a válvula de origem ver se se mantém o resultado?


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Caro Nuno Gomes

O companheiro tem andado muito sumido, ou então sou eu que ando menos atento :p

Em relação à tua questão, a válvula está a funcionar bem porque sinaliza baixa pressão no monómetro assim como na luz avisadora.

Falta saber se a válvula é a indicada para o motor.
Se for (espero que não) estás com problemas a nivel da bomba de óleo ou afins.

Faz como diz o Alexandre.
Coloca a válvula de origem e testa.
Cuidado porque se tiveres efectivamente baixa pressão de óleo o motor não fica muito satisfeito.

Aguarda que um companheiro mais sábio do que eu te possa esclarecer melhor.

CumprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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A confiança em quem me fez o trabalho é acima de qq suspeita.
Vou tentar colocar de novo a válvula antiga a ver se o problema se mantém.

Qto ao andar com o UMM, ele só acende a luz ao relanti e depois de quente. De resto a andar ele marca pressão, apesar de n ser suficiente... marca entre 1 e 2 Bar, e deveria ser entre 1,5 e 3.
Ele a frio marca 1, e depois de o óleoi estar quente é que a pressão baixa.

Vou fazer o tal teste com a antiga válvula. Muito obrigado a todos.
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Nuno,removeste a valvula de origem e montaste uma nova com indicação para o ponteiro e outra para a luz não foi?É bem possivel que seja daí o problema,a tua valvula deve ser igual á minha,com um piston e uma mola.Já tive para montar aí a sonda para um manometro universal,mas por a de origem ser de piston é que não montei.
Experimenta a montar a de origem e depois diz algo.
O que o Mário fala não é de todo descabido,se com a valvula de origem ele continuar com os mesmos sintomas isso houve ai troca de medidas nas rectificações do motor:blush:
 
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26 Out 2007
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Ola
Eu estou mais inclinado para a bomba de oleo ter ido a vida estar gasta mas esperimenta as valvulas e logo ves o resultado
Pedro marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Boas.
O que tb pensei foi acerca da diferença de válvulas. A de origem é a tal de piston e mola, e a que coloquei é um sensor que tem um pequeno buraco para o interior de uma caixa metálica.
Será que a válvula n é a indicada? então será de que motores?
Alguém já montou um sensor de pressão? que sensor colocaram?

Outra hipótese seria alguém me emprestar um sensor com manómetro para eu testar a pressão e ver se o ponteiro marca correcto. Há algum voluntário?
Agradeço desde já.
 
Registo
26 Out 2007
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Ola
Olha sae precisares de uma bomba de oleo usada para esperimentares estas a vontade tenho aqui uns poucos de motores usados e tiras a que quiseres mas acho que o teu motor e com vitamina turbo nao é?
Pedro Marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

Carlos Ferraz

UMMzito
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10 Fev 2009
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Caro Nunumm

Tive o mesmissimo problema com o meu Alter de 92, a frio a pressão de óleo estava a 2 bar e quando aquecia, ao ralenti, dava zero e a luz do óleo acendia.
Dei voltas de "cão" desde mudar a valvula, mudar bronzes da cambota!!! (imagina...), verificar sistema eléctrico, etc...

Era mesmo a bomba de óleo...
Mandei-a reparar, fazer veios novos, rectificar carretos, etc e nada, só mesmo com outra bomba é que resolvi o problema.

Ainda por cima as bombas de óleo dos Turbo são diferentes dos Atmosféricos (são maiores) dão a mesma pressão mas mais caudal de óleo (tem em atenção este ponto se for preciso comprar uma bomba...)

Abraço

 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Muito obrigado Pedro. Sim, o meu motor é o turbo. Estou um pouco longe, mas se precisar dir-te-ei.

Carlos, eu tb já pensei nisso, mas ele n tinha esse problema antes, por isso acho estranho de um momento para o outro passar a ter, e logo qdo troquei a válvula. Vou fazer o teste de trocar a válvula e manómetro e logo vejo.

Obrigado.
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Sou da opinião do Pedro Marques, aponto para problemas na bomba de óleo do motor.
Embora digas que antes da reparação estava tudo bem com a bomba, não significa que não possa ter avariado!
Sem colocar em causa o trabalho do mecânico que te fez a reparação do motor visto que está acima de qualquer suspeita.
Mas!!! e não sei se terá sido o caso, por vezes as bombas de óleo são desmontadas e lavadas para verificação do seu estado, o que pode acontecer é na montagem não se ter respeitado a posição original dos carretos( por descuido ) ou monta-la completamente seca, se aconteceu alguma destas possibilidades que acabo de referir pode ter causado danos mais do que suficientes para que qualquer bomba fique irremediavelmente perdida!
De qualquer maneira e até que tenhas mais certezas não ponhas esse motor a trabalhar sem que tenhas necessidade...
Cumprimentos.

 
Registo
8 Jun 2006
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Ao tópico (ou quase:blush:)

Bombas de óleo "não se reparam". Compram-se novas em folha (ponto.)

A sua compra deverá mesmo ser sempre feita quando se repara qualquer motor, mesmo que anteriormente não apresentasse qualquer anomalia.

A verificação do bom estado de uma bomba de óleo é complicada e deverá ser para quem tem "tarimba" sobre a matéria, decididamente não é para amadores, nem para boas almas cheias de boa vontade.

O seu estado é verificado pelas folgas/desgastes existentes entre as suas diversas peças, sendo um trabalho complexo, necessitando de posterior calibração.


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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A bomba de óleo não foi mexida de todo. Nem sequer se tirou.
A reparação de que falei a nível de motor foi segmentos e juntas... eu disse grande reparação, pois como fiz grande parte do trabalho sei bem as chatices que me deu, e o tempo que me levou :)... claro que estive sempre auxiliado por um amigo meu mecânico, por isso as coisas não foram feitas sem conhecimento de causa.
Ainda n tive tempo de testar com nova válvula. Mal tenha o teste feito informo dos resultados.
Obrigado a todos
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Ora hoje estive a testar o problema e estes foram os resultados.
Troquei a válvula nova pela de origem por 3 vezes, e depois de quente acendia sempre com a nova e não acendia com a original do motor... e a original está boa, pois a ligar o jipe a luz acende e quando o ponho a trabalhar ela apaga.

Estou mesmo a concluir que a válvula não é a indicada, pelo menos para aquele local onde está aplicada. Tb reparei que a válvula original, de piston e mola vai cerca de 5 cm mais dentro do buraco, do que a que comprei, e isso poderá ser o suficiente para medir a pressão num local onde o óleo possa passar com mais força.

Resta-me agora perguntar... alguém já aplicou manómetro de pressão de óleo e válvula num motor turbo? que marca aplicou? e no local da válvula original?
Obrigado.
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Nuno nos motores do UMM turbo já muita gente montou,pois tem lá uma valvula que não está ligada a nada e tira-se essa e monta-se a que vem com o manometro.Mas no teu motor o corpo do filtro do oleo é diferente e só tem um sitio para uma valvula que é a de origem,normalmente é nos motores 2.3td(o meu é assim e o teu deve ser igual)
No meu tambem ando com esse dilema,onde montar a valvula...(ou será preguiça tambem:D?)Mas já me lembrei de montar num dos tubos que vai ao radiador de oleo mas tambem não sei se será o sitio indicado:thinking:
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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No meu corpo do filtro de óleo tenho lugar para duas válvulas... a de pressão que dá apenas para a luz avisadora (válvula original), e a de temperatura. Certo?
Eu montei a minha válvula de pressão no local da original, e a de temperatura no lugar da outra válvula.
A de temperatura funciona bem... a de pressão é que nem por isso, pelos vistos...
 
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