• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

pressão de óleo

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Boas noites.

Ora então tenho uma questão a colocar...
Fiz uma reparação grande ao meu motor, e aproveitei para colocar uns manómetros novos, entre eles um de pressão do óleo.
Antes de reparar estava tudo bem com a pressão do óleo, mas agora com uma válvula nova e manómetro novo ele marca pouca pressão, e depois de quente ao relanti, acende a luz e marca cerca de 0,5 Bar (muito pouco).
A válvula original era um pequeno piston accionado por uma mola, e neste novo, apenas se vê um buraco e o sistema de marcar pressão deve ser dentro da caixas metálica...
O que poderá ser?
Manómetro n adequado ao motor?
Problema no motor? mas se for não tinha antes...
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Manómetro não adequado a válvula....

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
O manómetro e a válvula fazem parte do mesmo conjunto, e mesmo q não fizesse, a luz de óleo original do UMM acende... por isso mesmo sem o manómetro a válvula envia sinal para a luz acender.
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Ja tentaste voltar a montar a válvula de origem ver se se mantém o resultado?


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Caro Nuno Gomes

O companheiro tem andado muito sumido, ou então sou eu que ando menos atento :p

Em relação à tua questão, a válvula está a funcionar bem porque sinaliza baixa pressão no monómetro assim como na luz avisadora.

Falta saber se a válvula é a indicada para o motor.
Se for (espero que não) estás com problemas a nivel da bomba de óleo ou afins.

Faz como diz o Alexandre.
Coloca a válvula de origem e testa.
Cuidado porque se tiveres efectivamente baixa pressão de óleo o motor não fica muito satisfeito.

Aguarda que um companheiro mais sábio do que eu te possa esclarecer melhor.

CumprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
A confiança em quem me fez o trabalho é acima de qq suspeita.
Vou tentar colocar de novo a válvula antiga a ver se o problema se mantém.

Qto ao andar com o UMM, ele só acende a luz ao relanti e depois de quente. De resto a andar ele marca pressão, apesar de n ser suficiente... marca entre 1 e 2 Bar, e deveria ser entre 1,5 e 3.
Ele a frio marca 1, e depois de o óleoi estar quente é que a pressão baixa.

Vou fazer o tal teste com a antiga válvula. Muito obrigado a todos.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Nuno,removeste a valvula de origem e montaste uma nova com indicação para o ponteiro e outra para a luz não foi?É bem possivel que seja daí o problema,a tua valvula deve ser igual á minha,com um piston e uma mola.Já tive para montar aí a sonda para um manometro universal,mas por a de origem ser de piston é que não montei.
Experimenta a montar a de origem e depois diz algo.
O que o Mário fala não é de todo descabido,se com a valvula de origem ele continuar com os mesmos sintomas isso houve ai troca de medidas nas rectificações do motor:blush:
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Ola
Eu estou mais inclinado para a bomba de oleo ter ido a vida estar gasta mas esperimenta as valvulas e logo ves o resultado
Pedro marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Boas.
O que tb pensei foi acerca da diferença de válvulas. A de origem é a tal de piston e mola, e a que coloquei é um sensor que tem um pequeno buraco para o interior de uma caixa metálica.
Será que a válvula n é a indicada? então será de que motores?
Alguém já montou um sensor de pressão? que sensor colocaram?

Outra hipótese seria alguém me emprestar um sensor com manómetro para eu testar a pressão e ver se o ponteiro marca correcto. Há algum voluntário?
Agradeço desde já.
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Ola
Olha sae precisares de uma bomba de oleo usada para esperimentares estas a vontade tenho aqui uns poucos de motores usados e tiras a que quiseres mas acho que o teu motor e com vitamina turbo nao é?
Pedro Marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

Carlos Ferraz

UMMzito
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
74
Localização
Portugal
Caro Nunumm

Tive o mesmissimo problema com o meu Alter de 92, a frio a pressão de óleo estava a 2 bar e quando aquecia, ao ralenti, dava zero e a luz do óleo acendia.
Dei voltas de "cão" desde mudar a valvula, mudar bronzes da cambota!!! (imagina...), verificar sistema eléctrico, etc...

Era mesmo a bomba de óleo...
Mandei-a reparar, fazer veios novos, rectificar carretos, etc e nada, só mesmo com outra bomba é que resolvi o problema.

Ainda por cima as bombas de óleo dos Turbo são diferentes dos Atmosféricos (são maiores) dão a mesma pressão mas mais caudal de óleo (tem em atenção este ponto se for preciso comprar uma bomba...)

Abraço

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Muito obrigado Pedro. Sim, o meu motor é o turbo. Estou um pouco longe, mas se precisar dir-te-ei.

Carlos, eu tb já pensei nisso, mas ele n tinha esse problema antes, por isso acho estranho de um momento para o outro passar a ter, e logo qdo troquei a válvula. Vou fazer o teste de trocar a válvula e manómetro e logo vejo.

Obrigado.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.827
Localização
Cortegaça
Sou da opinião do Pedro Marques, aponto para problemas na bomba de óleo do motor.
Embora digas que antes da reparação estava tudo bem com a bomba, não significa que não possa ter avariado!
Sem colocar em causa o trabalho do mecânico que te fez a reparação do motor visto que está acima de qualquer suspeita.
Mas!!! e não sei se terá sido o caso, por vezes as bombas de óleo são desmontadas e lavadas para verificação do seu estado, o que pode acontecer é na montagem não se ter respeitado a posição original dos carretos( por descuido ) ou monta-la completamente seca, se aconteceu alguma destas possibilidades que acabo de referir pode ter causado danos mais do que suficientes para que qualquer bomba fique irremediavelmente perdida!
De qualquer maneira e até que tenhas mais certezas não ponhas esse motor a trabalhar sem que tenhas necessidade...
Cumprimentos.

 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Ao tópico (ou quase:blush:)

Bombas de óleo "não se reparam". Compram-se novas em folha (ponto.)

A sua compra deverá mesmo ser sempre feita quando se repara qualquer motor, mesmo que anteriormente não apresentasse qualquer anomalia.

A verificação do bom estado de uma bomba de óleo é complicada e deverá ser para quem tem "tarimba" sobre a matéria, decididamente não é para amadores, nem para boas almas cheias de boa vontade.

O seu estado é verificado pelas folgas/desgastes existentes entre as suas diversas peças, sendo um trabalho complexo, necessitando de posterior calibração.


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
A bomba de óleo não foi mexida de todo. Nem sequer se tirou.
A reparação de que falei a nível de motor foi segmentos e juntas... eu disse grande reparação, pois como fiz grande parte do trabalho sei bem as chatices que me deu, e o tempo que me levou :)... claro que estive sempre auxiliado por um amigo meu mecânico, por isso as coisas não foram feitas sem conhecimento de causa.
Ainda n tive tempo de testar com nova válvula. Mal tenha o teste feito informo dos resultados.
Obrigado a todos
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Ora hoje estive a testar o problema e estes foram os resultados.
Troquei a válvula nova pela de origem por 3 vezes, e depois de quente acendia sempre com a nova e não acendia com a original do motor... e a original está boa, pois a ligar o jipe a luz acende e quando o ponho a trabalhar ela apaga.

Estou mesmo a concluir que a válvula não é a indicada, pelo menos para aquele local onde está aplicada. Tb reparei que a válvula original, de piston e mola vai cerca de 5 cm mais dentro do buraco, do que a que comprei, e isso poderá ser o suficiente para medir a pressão num local onde o óleo possa passar com mais força.

Resta-me agora perguntar... alguém já aplicou manómetro de pressão de óleo e válvula num motor turbo? que marca aplicou? e no local da válvula original?
Obrigado.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Nuno nos motores do UMM turbo já muita gente montou,pois tem lá uma valvula que não está ligada a nada e tira-se essa e monta-se a que vem com o manometro.Mas no teu motor o corpo do filtro do oleo é diferente e só tem um sitio para uma valvula que é a de origem,normalmente é nos motores 2.3td(o meu é assim e o teu deve ser igual)
No meu tambem ando com esse dilema,onde montar a valvula...(ou será preguiça tambem:D?)Mas já me lembrei de montar num dos tubos que vai ao radiador de oleo mas tambem não sei se será o sitio indicado:thinking:
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
No meu corpo do filtro de óleo tenho lugar para duas válvulas... a de pressão que dá apenas para a luz avisadora (válvula original), e a de temperatura. Certo?
Eu montei a minha válvula de pressão no local da original, e a de temperatura no lugar da outra válvula.
A de temperatura funciona bem... a de pressão é que nem por isso, pelos vistos...
 
Top Inferior