• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

preciso de informação relativa ao turbo

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
bom dia

o meu turbo entregou a alma ao criador, o veio que agarra as turbinas partiu ao meio :anger:, era um Garret o modelo não sei, mas era utilizado pelos UMM's pois os coletores eram de um UMM.

agora o meu mecânico diz que devia-mos por lá o turbo mais pequeno que equipou os UMM's, porque é para ele abrir melhor em baixas e depois em altas não esforçar tanto o motor ??? isto é mesmo assim??

quais os turbos que equiparam os UMM's ?

há mais turbos que apertem no colector do UMM?

desculpem tantas perguntas, mas vou ter que compar um turbo e gostava de fazer a melhor opção ...

já agora se alguem tiver algum para venda que se vá acusando ;)

obrigado

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Os turbos que vinham nos UMM's são os KKK 16. Podes montar um KKK 14 (mais pequeno, melhor para baixas) ou um KKK 24 (um pouco maior, melhor para altas).

Tanto quanto sei, os Garret nunca equiparam os UMM's de origem. Equipavam sim as Peugeots 505 turbo.

UMM abraçUMM

j.aldeia

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
obrigado Aldeia

mas as falanges que apertam nos coletores são todas iguais??

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Tanto quanto sei os colectores são diferentes na falange do turbo.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas!

Se não me engano, os 2.3 TD vinham com turbo Garret.
E os 2.5 TD com os KKK16, que têm o caracol mais pequeno e respondem melhor em baixas!
Claro que estas motorizações têm os colectores diferentes.
Adaptar por adaptar, metia um TGV!:D
Já pensaste nisso Tiago?;)

Abraço,

Delgado

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas!

O que o Mário refere sobre a fiabilidade do motor, é de extrema importância!
No entanto, suponho que ao teres montado o motor turbo, fizeste alguns ajustamentos?
Como o radiador de óleo, alteração do chupador de óleo, revisão ao circuito de refrigeração, ventoinha eléctrica auxiliar, etc...
Digo isto, porque o meu Cournil sofreu essas alterações para receber o 2.3 TD!;)
E felizmente, a nível de fiabilidade está impecável!
Mesmo com a bomba Bosch mexida... ;)

Abraço,

Delgado

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Bom dia

Amigo Delgado, isso dos coletores serem diferentes nos 2.3td e no 2.5 td, foi o que eu ontem depois de uma exaustiva:blush: pesquisa no forumm me apercebi, pois não sabia... consequentemente também reparei que a parte onde os turbos apertam nos coletores são diferentes, 2.3 são de 4 parafusos e 2.5 de 3 parafusos.
TGV já tinha pensado mas ... o meu motor NÃO é um motor turbo, é um atmosférico adaptado:clown::blush:, e precisamente por várias das razões que o ******* mencionou em relação ao estado do motor não queria (para já) estar a fazer essa alteração...

amigo Mário, pois era o que o meu mecanico me dizia que tinha um turbo grande ... quanto aos turbos que falas (TA0304) obrigado pela informação, é sempre precioso saber que carros utilizam turbos compativeis com os nossos coletores (2.3).
Por agora vai levar um igual que o amigo JORGE PORTELA se prontificou em me dispensar.

como já disse em cima montar um TGV para já está fora de questão, como referes, tenho o radiador pequeno, mas tenho rádiador de oleo, as minhas caixas são as de 4 de ferro e os diferenciais atmosféricos, e mais uma vez como referes, o estado do motor já não deve ser de muita saúde(n).

quanto a arranjar uns coletores do 2.5 td ou da 505GTD, vai ser uma coisa que vou estar atento e quando arranjar pode ser que então leve o k14 ;).
mais uma vez obrigado pela tua esclarecedora resposta ;)

Boas!
Delgado, quando fizemos a adaptação do turbo fizemos alguns melhoramentos, radiador de oleo , ventoinha auxiliar , bomba bosch, agora digo sinseramente que não torquei o chupador de oleo e ainda nem troquei o carter (que ainda é de uma 505) :blush:, já que está parado pode ser que seja desta :blush:

obrigado a todos pelas respostas, abraço

Tiago Fonseca

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas

Para era arranjares os colectores do 2.5td e meteres o k14. E o que tenho no meu e ta com power em montes para estes motorzinhos

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
pois mauro é essa a ideia ... mas por agora vai mesmo ficar com o garrett quando houver €€€ sufiucientes procuro-os para fazer essa alteração;)

Tiago Fonseca

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Podes usar os teus colectores e so fazes uma bolacha para meter.la o turbo. O k14 custa numa sucqta 150€

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Olá Tiago!

Estou a ver que esse Cournil está bem vitaminado!;)
A minha opinião foi só uma achega, porque por vezes os turbos originais usados custam tanto como um TGV em bom estado...
Boa sorte com a máquina!;)
Vê essa situação do chupador de óleo e do cárter, essa sim, é muito importante!

Abraço,

Delgado!

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Delgado, o ideal seria montar um motor turbo mas falta o melhor €€€ ... mas ainda hei-de conseguir ...
tenho que ver realmente a situação do carter e chupador. é uma coisa que quero fazer à muito tempo, mas sabes como é o gajo anda tá bom... só depois das coisas avariarem a que um gajo se preocupa ...(n)

abraço e obrigado ;)

Tiago Fonseca

nuno2.8

Iniciado
Registo
5 Jan 2011
ola Tiago.
tenho um motor 2.5 turbo que era do meu umm
depois do afogamento no vosso passeio passado uns dias ele começou a perder compreção deve ser uns segmentos nada de especial quando o tirei ele estava a trabalhar não gastava olío nem agua
so não tem bomba injectora tem turbo e colectores
faço te um bom preço tanbem tenho a caixa de 5 com caixa de transferancia se precisares

cumprimentos NUNO SILVA

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
quote:Originally posted by show_time

Podes usar os teus colectores e so fazes uma bolacha para meter.la o turbo. O k14 custa numa sucqta 150€

Ora aqui está um tópico que já procurava por ele à umas semanas. O nosso amigo Volino também teve a mesma dúvida que eu.
Estou a desenterrar o tópico, mas eu agora pergunto, fazer uma bolacha para adaptar as falanges do Turbo!!! Já alguém conseguiu fazer isso que consiga mostrar, há espaço para isso?
Estava capaz de experimentar um K14 na vez do meu garret...

Top Inferior