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Porque tirar o cárter do motor de tempos a tempos?

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Hoje decidi levar a muda de óleo um pouco mais longe e tirei o cárter.
Deixo umas fotos da minha surpresa.





Sem esta limpeza, quanto tempo mais demoraria a entupir a passagem do óleo em pressão suficiente para uma correta lubrificação?

Só é preciso paciência, duas chaves 11 (uma de bocas e uma de caixa), ter o cuidado de limpar bem a junta velha e silicone para fazer a junta nova.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Não sei o que é mas parece-me fino de mais para ser silicone.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 
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8 Out 2011
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Será devido a mistura de óleos de viscosidades diferentes?

Miguel Matias
Alter Turbo 2000
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Sócio nº 278 do Clube UMM
 
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29 Abr 2012
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Alex,será que alguém teve a infeliz ideia de pintar o cárter por dentro e a tinta descascou?Tem cara disso.

Reservo-me o direito de não cumprir o novo acordo ortográfico.
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alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Por acaso, o cárter tens aspeto disso com tinta a fazer bolhas. Tenho outro cárter que vou inspecionar e montar o melhor.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
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show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas

Isso pode ser resultado de o carro durante muitos anos ter estado parado sem trocar o óleo. Já me aconteceu em vários isso.
O oleo torna se em pasta. Nos nossos carros devemos trocar o óleo todos os anos devido a perca de características e a ganhar humidade.

Cummps
 

Jagoz

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28 Mar 2006
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o meu saiu hoje de manha!!

estava impecável... pensava que estava como o teu...

Se soubesse não tinha tirado! heheheh~
mas como desconfiava de uma pequena fuga junto a caixa de velocidades... saiu!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

 
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29 Abr 2012
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Pois essas escamas nada têm a ver com óleos de diferente viscosidade nem "percas" de propriedade nem outros peixes .Isso quase de certeza é tinta que alguém aplicou no interior do cárter e que não era resistente aos hidrocarbonetos.Não percebo qual a finalidade de pintar uma peça que está em permanente banho de óleo mas cada maluco com a sua pancada.

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Jagoz

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28 Mar 2006
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o meu estava assim:




Aproveito para perguntar que sensor é este... está ligado na lateral do carter:



UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

 

alex

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7 Dez 2006
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O meu não tem esse sensor.

Deixo uma foto que compara os dois carters


O da esquerda é o que saiu do motor, onde se nota perfeitamente onde raspei com uma chave de fendas. O da direita, também raspei com a mesma chave e não saltou tinta. Montei o da direita depois de devidamente limpo.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
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29 Abr 2012
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Alex acho que foi a decisão acertada,também podias decapar química ou mecanicamente o interior do carter da esquerda e montar na mesma .O unico motor que tinha visto num UMM com esta sonda de nível no crter foi um 2.3TD que veio de um automóvel Peugeot. Nos motores mais recentes é normal até virem montadas no bloco como no caso dos motores XUD11 (2.1td)

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Alcobaça

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29 Abr 2010
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Olá Jagoz,

O meu Troféu Don Algodon também trazia uma sonda dessas de nivel de óleo.

Abraço
Pedro Santa Bárbara

 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Os motores 2.5 TD têm essa sonda bem como um tubo de respiro que sai da sonda e vai para cima.


cUMMprimentos;
 

Jagoz

Administrator
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28 Mar 2006
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Esta sonda pelo que o Silvino me disse só funciona nos Peugeot. Existe um manómetro no quadrante que mede o nível do óleo!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

 
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