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Porcas e Parafusos dos cubos...

ACordei

UMMzito
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31 Mar 2006
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[color=000000] boas malta…

agora ando de volta dos diferenciais… e nem queiram saber o que foi para abrir os cubos…

1)
não conseguia tirar os parafusos dos cubos… pois nalguns parafusos o sextavado já estava redondo e noutros a cabeça cónica estava colada…


solução:
para os que estavam colados com um punção do tamanho da cabeça dei uma pancada seca com um martelo e depois com a respectiva chave sextavada… lá saíram… os outros 6 que não saíram teve de ser com um berbequim “dar cabo” da cabeça dos mesmos (depois de eles já terem dado cabo da minha… :p)


2)
quando foi para tirar a porca de 2” que se encontra dentro do cubo (ref. UMM: 1010700)… ela estava toda “beliscada” com um escopro foi esse o procedimento utilizado pelos antigos mecânicos daquele cubo… também tentei a mesma técnica mas mesmo assim não saiu… depois corri as oficinas ali da zona e não encontrava a chave, mas lá encontrei… a chave não entrava pois os rebordos estavam todos estragados…


solução:
com um escopro muito pequeno tentar retirar todos os “picos” criados pelo escopro ou chave de fendas e permitir que a chave de 2” entre… conclusão, tentem arranjar a chave e não dar cabo daquilo tudo…


agora é a vossa vez de dar aqui uma ajuda…

preciso de saber onde posso encontrar os 12 parafusinhos dos cubos cónicos (ref. UMM: 1010303)… as porcas que estão dentro do cubo de 2” (ref. UMM: 1010700) e ainda as anilhas (ref. UMM: 1010800)…
locais e preços se possível…

desde já obrigado…

[/color]umm abraço…
aLEX cORDEIRO
www.acordei.pt.to
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Boas Alex
A porca o melhor que se calhar tens a fazer é comprar na UMM (europeças).
A anilha em qualquer casa que venda material para tratores e alfaias agricolas já agora pode ser que aqui tambem encontres as porcas.
Agora os parafusinhos dos cubos,eu procurei em varias casas de ferragens e não encontrei nada com a rosca igual e cabeça parecida,de origem ja ouvi falar que eram caros(eu ouvi perto de 10eur cada,acho muito caro mas foi o que ouvi)A solução que arranjei foi comprar um macho (m4 ou m3,ja não tenho a certeza,é a medida mais aproximada dos de origem)e abrir rosca,os parafusos são sextavados interiores com a cabeça conica mas o conico tem um angulo diferente mas nada que não se resolva numa esmeriladora.Conclusão com 10euricos comprei 20 parafusos,um conjunto de machos m4,a chave sextavada e a broca:D


Filipe Pinheiro
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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boas tambem ja andei por essas zonas a fazer manutençao
so te posso adiantar que as anilhas pedi numa loja de peças auto mas nao me arranjarao ka fora teve que ser da UMM.as porcas forao as mesmas (apertadas com a punçao...:disappointed_relieved:).

nao te esqueças depois ao montar a primeira porca e a que afina os rolamentos nao a apertes muito("quase" so encostar se nao a roda pode ficar presa e os rolamentos vao a vida num instante.
abraço


Paulo Aves
 
Registo
8 Jun 2006
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Se calhar vou repetir alguem, mas aqui vai:
A anilha freio é especial e a única solução é comprá-la na UMM. As porcas, desde que a sua rosca não esteja danificada!, podem ser usadas novamente desde que se melhore o seu aspecto com uma lima. Muita atenção às faces das porcas que estarão em contacto directo nas zonas de aperto, terão que ser planas e sem "mazelas".
Quanto à afinação do cubo, o processo mais comum e usado há muito tempo é o seguinte:
1-Encher as grades dos rolamentos cónicos com massa, pondo massa na palma da mão e raspando a mesma com o rolamento.
2-Após certificar-se de que a grade/roletes e anel (pista) interno estão cheios de massa, por uma pequena quantidade uniforme da mesma dentro do cubo. Não adianta e é desanconselhável encher o cubo de massa. Este procedimento apenas irá dificultar o natural e necessário movimento rotativo da grade. A natural força centrifuga irá levar esse lubrificante , ao longo do tempo, até ao rolamento.
3-apertar a primeira porca até sentir um arrasto no cubo (uma uniforme e leve prisão). Rodar algumas voltas o mesmo e a seguir desapertar a porca 1/4 ou 1/6 de volta. Esta operação faz-se melhor sem o cubo estar ligado ao sistema de travagem. O cubo neste momento está afinado, todas as manobras que se seguem apenas vão travar esta primeira porca.
4-Untar levemente e colocar a anilha com o seu dente guia na manga e apertar bem a segunda porca. Atenção, se ouver uma folga na anilha o aperto firme da segunda porca vai alterar a afinação da primeira.
5-Para que toda esta "geringonça" se mantenha no lugar é mandatório:devilish: que se rebata a anilha apenas sobre a segunda porca. É normal encontrar a anilha rebatida sobre a primeira porca, mas isso é desnecessário.

Todos estes simples procedimentos complicam-se se foram montados rolamentos novos. Nesse caso há que verificar se estes estão plenamente assentes nas suas zonas de trabalho (aneis internos com roletes e pistas exteriores).

Quando se faz este tipo de trabalho é de boa medida substituir o retentor, a junta de papel fino na tampa do cubo, e a junta grafitada entre o desembraiador e a tampa do cubo. Esta ultima terá que ser feita (penso que não se vende em separado), tudo isto evita que a água entre para dentro do sistema. Ainda voltando atrás, é muito importante verificar com cuidado a zona (na manga)onde trabalha o retentor, não adianta a sua substituição se essa superficie estiver marcada pelo anterior vedante. Nesse caso terá que mandar "encher" e rectificar essa zona, por um soldador competente.

Os 6 parafusos Allen do desembraiador são conicos por três motivos: Melhor centragem da peça, impedir a entrada de água (por aumento da superficie de contacto) e pelo mesmo motivo dificultar o seu desaparafusamento. Este tipo de contacto não necessita de um grande aperto, Após ser aparafusado até ao fim, tendo posto massa consistente na rosca e cabeça (do parafuso;)) , basta 1/4 de volta.

Se necessitar de algo é só chamar
Um abraço
João

 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Boas João
Bela explicação.
Eu quando disse para ver numa loja de tractores ou alfaias, não é para estar a "assucatar",é para poupar alguns euros,pois já vi quem comprasse estas anilhas nestas casas e são iguais ás nossas de origem e custaram meia duzia de centimos!!


Filipe Pinheiro
 

alentejanUMM

Iniciado
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26 Abr 2006
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Boas,
Na minha opinião e é o que faço quando os parafusos sextavados estão a passar, uso uma chave do género da sextavada mas com mais estrias, mesmo em estrela. Dás umas pancadas com o martelo para a chave entrar bem e acamar, depois usas sempre essa chave e não se precisam estragar. Quanto á porca interior, uma chave de caixa normal não cabe lá. Os mecânicos e pessoal em geral usa o sistema do punção, eu mandei fazer uma chave de tubo mais fina para entrar e escuso de andar ás pancadas.

Cumprimentos, Rui Rosado aka alentejanUMM
 
Registo
8 Jun 2006
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Desculpem lá mas... como é MUITO importante, e disso depende a nossa segurança, rectifico o que disse no primeiro reply.
Após o aperto das duas porcas, anilha deverá ser rebatida sobre a primeira porca e depois, no lado diametralmente oposto, sobre a segunda porca.
A minha imprecisão prendeu-se com outros sistemas de afinação/retenção de rolamentos.
Ao não ser retido o eventual movimento dessa porca e no caso do rolamento "gripar" com subsequente bloqueamento (caso raríssimo), o arrasto da pista interna poderia levar ao bloqueamento total da roda do lado do pendura e ao afrouxamento de rolamentos na roda do lado do conductor.
UMM abraço
João
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Nós temos metido parafusos milimétricos do mesmo tamanho. Eles abrem novas roscas e ficam 5 estrelas.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...
 

Paulo Alves

UMMzito
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3 Abr 2006
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Boas a TTodos :
Ha aki uma coisa que me esta a deixar intrigado voces apertam os parafusos dos cubos com chaves sextavadas ???
Isso aperta-se com chaves TORX penso eu de k !!!
Por apertar e desapertar sucessivamente com chaves sextavadas é que isso vai á vida, os meus ate agora tem-se aguentado á bomboca.

UMMABRAÇO:
Paulo Alves

Ps. Alentejanumm, e k tal umas fotos de arraiolos para o topico de UMM´s k ainda competem ??:)
 

ACordei

UMMzito
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31 Mar 2006
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boas malta…

em primeiro lugar quero agradecer pela ajuda que todos me deram… de um modo especial ao João (verdes rádios) pela excelente explicação de como efectuar a montagem dos cubos…

mas, o que me trouxe de novo aqui é para dizer que não vale a pena inventar em relação aos parafusos dos cubos, pois, existe kit’s manutenção (ref.ª AVM 4401) com 12 parafusos + 2 juntas para as tampas dos cubos + 2 juntas + chave + manual de instruções tudo por 24€...


nota: este kit não é para umm's, mas de diferente só tem as juntas maiores de papel...

comprei o kit na:

MC4x4
Rua Manuel Gonçalves n.º 27
2350 Torres Novas (fica junto ao modelo)
Tel./Fax 249 811 525 Telem. 91 751 70 58

Ali também podem encontrar outros artigos e acessórios, guinchos, importador de casquilhos de poliuterano da Superpro, o Miguel Canto (o dono, rapaz simpático e sempre pronto a ajudar) já enviou amostras dos casquilhos, mas ainda está há espera, para ver se existe para o umm. Para além disso, também é preparador de jipes…

umm abraço…
aLEX cORDEIRO
www.acordei.pt.to


 

NSMP

UMM
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10 Mar 2010
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Depois do 2º Passeio por TTerras 'Ota em que houve problemas com os cubos de roda livre, venho puxar este tópico para cima pois parece-me ser muito importante!

De referir que o kit em cima 4444 serve para os Nissan Terrano entre outros

http://www.avm.com.br/products2.htm

Se se conseguir comprar o kit reparação certo ref 4401 talvez fique mais barato do que estar a comprar só os parafusos. No ebay em Inglaterra arranja-se facilmente os kit para Land Rover 4405 ou 4406, será que servem nos nosso cubos? os parafusos pelo menos devem ser iguais!!

cUMMprimentos
Natacha

http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt
 
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