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PISCAS

Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Tenho andado de volta da instalação electrica do cournil.

Casos resolvidos:
Luzes de faróis(presença,minimos, médios e máximos)---- OK
Luz de marcha atrás--------------------------- OK
Buzina---------------------------------------- OK
Quatro piscas em simultâneo------------------- OK (presumivelmente)

Problema imediato!
Se bem que os quatro piscas trabalhem bem, (sem ligar a ignição),
os piscas da manete não trabalham.
Verifiquei a manete que está ok, indo buscar corrente para o relé ao fio do canhão de ignição que apenas tem corrente quando se liga a chave, e nesse caso os piscas funcionam perfeitamente.

Ora acontece neste caso, que se ligar os quatro piscas em simultâneo acende a luz de ignição.
Por outro lado se tiver o cournil a trabalhar e ligar os quatro piscas, o motor só desliga quando desligar os piscas. (normal porque a corrente segue o circuito inverso)

O relé é um universal de três pernos. A ficha também só tinha três pernos. Sem o "by pass" que experimentei não chega corrente á manete dos piscas.

1º-Devo usar um relé extra ou há outro lado de onde venha a corrente?

2ºPode dar-se o caso da corrente vir do interruptor que acciona os quatro piscas e este estar avariado?

Algum proprietário de cournil sabe resolver o assunto?





«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»
(Eça)

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Brummble
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas Companheiro

Pelo que descreves o teu Cournil não tem a instalação original de Piscas, pois no meu essas funções são asseguradas pela manete original sem recurso a relé.
Se tens um relé de piscas instalado, o que está a acontecer é que o mesmo não está bem ligado, uma vez que quando ligas os piscas baralha a ignição.
Pelo que entendi, quando tens os 4 piscas ligados o motor não pára após corte de ignição.
O relé não pode estar bem ligado porque está a fazer um shunt à ignição.
Se não conseguires dar com o gato, avisa que arranjamos maneira de resolver o problema.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Ora bem: Já trabalha tudo se bem que andei a "aldrabar" um bocado.
Retirei corrente de um fio que tem corrente permanentemente e levei ao relé dos piscas. "Desactivei" um dos que ia ao botão dos 4 piscas, e evitei esse problema de não cortar a ignição. Passei hoje a tarde nisso e trabalha tudo. Só que....

Será normal o seguinte?
Sem usar a chave ou ligar a ignição trabalham:
As luzes de stop,buzina, os piscas todos, os minimos, máximos e médios.
É ISTO NORMAL?

Andei pelo mato umas duas horas hoje com a luzaria toda ligada e ficou tudo aparentemente em ordem, ou seja nada a queimar nem relés a aquecer nem outra anormalidade.
Acho que levo assim á inspecção. Mais tarde um electricista poderá olhar melhor.
Sou mais de instalações eléctricas em casa... não tem manetes, relés, e outras complicações...


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kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Brummble, as luzes, piscas, buzina estão sempre activos sem usar a chave.
Quanto ao stop que julgo queres dizer dos travões, não ! Só quando estiver a chave no ponto
3 que é o limite da chave antes de ligar o motor e onde se aquece a resistência.

UMM abraço
Pedro Reis
 

Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Isso tem uma explicação. Um dos fios da cablagem estava presumivelmente queimado. Já tinha um "by pass" enxertado , mas todo axanatado e em risco de fazer curto circuito.
Aí limitei-me a subtituir a xanatiçe por um cabo devidamente protegido em paralelo á cablagem.

No entanto á luz dessa informação penso que será mais simples encontrar um ponto de ligação do circuito que apenas tenha corrente accionando a chave .

O problema pode advir também do canhão que apliquei. É dos mais simples. Para a esquerda aquece a resistência, volta a "ponto morto" e para a direita tem o ponto 1 e mais á direita no 2 acciona o motor de arranque.
Obrigado pela exlicação.

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