• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Piscas deixaram de funcionar!Resolvido.

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
Boa noite a todos,

Qual será a causa desta avaria subita?

O botão de emergencia ainda faz piscar os 6 piscas!

Os fusiveis respectivos estão bons!

Desmontei o comutador e também está OK!

Inspecão dos fios atrás do tablier não mostra Sinais de qualquer dano.

?

Grato Por toda a ajuda.

Paulo

that's how I roll

Registo
29 Abr 2014
O que endendes por comutador estar ok?
Nestes casos não ha outra solução a não ser seguir continuidades com o multimetro.
Pelos sintomas que apresentas parece-me comutador ou cablagem ate ao temporizador.

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
Viva Luis,

Com o multimetro medi a resistencia entre o pino central (do conjunto de tres pinos verticais do connector maior com 5 pinos) e o superior, pisca direito e inferior, pisca esquerdo. Quando actuava a manete o multimetro media uns mili ohms. Será esta resistencia normal para um comutador a funcionar normalmente?

Seria ideal se alguem pudesse medir a resistencia duma manete a funcionar e confirmar as minhas medições?

Uma outra questão: será que a minha manete dos piscas é original?

A minha suspeita vem do facto que o esquema electrico mostra 10 Cabos ligados a manete.

A minha tem dois conjuntos de pinos, um com quatro e um outro com 5 pinos.

Será que alguem poderá confirmar quantos pinos tem uma manete original dum Alter TD?

Concordo que só pudera ser a manete ou o Cabo 14 que vai do comutador/manete ao botão de emergência. Alguem tem uma foto de Qual a posição deste cabo no conector que liga ao comutador?

O esquema electrico identifica Cabo 14 como castanho/preto. Seria possivel alguem confirmar?

Obrigado

Paulo

that's how I roll

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
https://photos.app.goo.gl/waHh82rCVmyPaeKu9

No link acima pode-se ver o relay automatico dos piscas com quatro Cabos como no esquema electrico: 12 azul/Branco (avisador piscas), 9B vermelho/Branco (circuito piscas), 10F terra e 14 castanho/preto (piscas). Há também um cabo Amarelo/azul desligado, que nào existe no esquema electrico e que me parece de origem.

Alguem pode confirmar Qual a função deste Cabo?

Com o botão de emergencia pressionado o multimetro mede uns mili volts, nesse Cabo, coincidentes com o sinal do relay automatico dos piscas! ??

Será que me esqueci de ligar este cabo, mas onde?

Grato pela ajuda

Paulo

that's how I roll

Top Inferior