Bem no meu caso posso dizer umas coisas da experiência recente que tive:anger:. Acho sempre muito aconselhável desmontar os componentes porque por debaixo de uma dobradiça ou parafuso insuspeito pode estar um foco de ferrugem em desenvolvimento:disappointed_relieved::dizzy_face:. No meu caso parecia que não tinha nada mas afinal até tinha bastante

. Acabei só como motor e as caixas desmontados

.
Relativamente ao método, eu cometi alguns erros, entretanto "diminuidos". O conselho que te dou é que não começes a lixar com uma lixa com grão superior a 80 (o meu principal erro foi começar com uma 40:astonished

. Tens de lixar tudo mas não forçosamente até â chapa. Só vais á chapa se existir ferrugem. Investiga todos os orificios da chapa, é um local onde aparecem ferrugens pois é um sitio mais fragilizado. À medida que vais avançando, vai protegendo com primário. Também se fala muito no conversor de ferrugem. Eu usei mas já ouvi falar mal deste tipo de produtos, e inclusivé casos de problemas na aplicação do primário por cima deste:astonished::astonished:. Eu nas cavas de rodas escovei a ferrugem, apliquei o conversor e posteiormente um esmalte tipo "hamerite". Como não tinha grandes problemas e tenho planeado um restauro mais a sério dentro de uns 5 anos não me chateei mais

. Fiz o mesmo no sítio da bateria e na zona das bombas de travões e embraiagem. Foi mesmo "à trincha", porque fica tapado e o objectivo é proteger.
Continuando com a chapa, após a primeira passagem de lixa deves passar outra com um grão mais fino, sem :astonished:NUNCA:astonished: exceder os 100 grãos de diferença (outro erro meu:disappointed_relieved

, ou seja se começas com 80 a proxima não deve ser superior a 180. Mas aconselho a que uses uns um pouco superior tipo 140 e por ai fora, até teres a superficie lisa e suave ao toque. Poderás (de certeza) ter de aplicar massa de dois componentes para corrigir as deformações. Podes aplicar á vontade encima do primário e a lixagem é a mesma que já referi. Quanto tiveres tudo pronto passas uma generosa camada de primário final, que quando secar deves lixar com lixa de água de granulometria 600, até ficar todo ele lisinho. Aviso-te que dá uma trabalheira do caraças, quando acabares nem vais poder ver lixas de novo á tua frente

:dizzy_face:

.
A questão da pintura é mais delicada. Eu comprei a minha tinta a um chapeiro amigo. Custou 50:astonished: o litro e até me emprestou um pistola para aplicar. Pese a isto, ficou uma porcaria devido aos problemas que tive na escolha de lixas ao qual devo acrescentar que cai tudo encima da tinta enquanto está fresca:dizzy_face::angry:. Tinha areias

, mosquitos

, dois pelos

, corrimentos

:dizzy_face:, enfim. O meu conselho é que pelo menos a pintura seja feita por um profissional e em estufa, a não ser que não te importes de ter um pintura "rústica" como a minha

.
Mas quanto á qualidade da tinta, não tenho dúvidas. sobrevive a uns risquinhos na boa.
UMM abraçUMM
j.aldeia