• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

pinga gasoleo pelo bujão

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
231
Localização
Portugal
Boa tarde a todos.

Ora uma ajudita para este caso que já me anda a por os nervos em franja.
Á uns tempos lembrei me de lavar o deposito do menino, aproveitando para mudar os tubos do gasoleo.

Pois bem, só que agora não consigo vedar a fuga de gasoleo neste parafuso que a foto mostra. Já coloquei anilhas do todo o tipo, já verifiquei se existia alguma estalade la, parece estar ou pelo menos eu assim o identifico a estar tudo bem.

O meu pedido de ajuda é se efectivamente existe alguma massa, um vedante, que assim evite o pinga pinga (ja ponderei soldar)

Desde já muito Obrigado!!



Mário Oliveira
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiro

Tens a certeza que a fuga está no bujon da mama?
Não será que a fuga está no depósito e escorre pela mama?
Se a rosca estiver boa (no bujon e na mama), aplicando uma anilha de cobre bem dimensionada, não pode haver fuga.

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Mensagens
1.426
Localização
Portugal
exprimenta daquela fita branca de vedar os tubos de àgua, pões bastante no sentido contrário à rosca e depois apertas bem.

se não parar de pingar não è do bujão

Tiago Fonseca


Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.467
Localização
Cortegaça
Podes usar silicone dos motores, vai a uma casa de peças auto e compra um tubo de silicone para motores, não precisas de comprar nada de muito caro nem de grandes dimensões...

Depois vais ter que tirar o gasóleo do depósito, e desengordurar muito bem a rosca do depósito e do bujão.

Só deves colocar o silicone quando tudo estiver bem limpo e desengordurado, como deves imaginar tens que deixar passar umas horas até voltares a colocar combustível no depósito.

Se o problema estiver nessa rosca vais ver que fica resolvido!

Boa sorte.
 

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
231
Localização
Portugal
M.Marques
A fuga é mesmo do bujão, antes de lavar o deposito, ele estava todo sequinho.
Na foto o deposito parece estar sujo de gasoleo, mas nao é. Eu parafinei o menino todo, como vem aí a epoca lamear, optei por parafinalo.

Vou experimentar outro parafuso !

Tiago Fonseca,
Teflom, queres dizer , certo ?
Já fiz isso tambem, aguentou dois dias. Na segunda feira antes de sair de casa, fui la ver se ja tinha resolvido o problema e la estava um pingo.....

Mário Oliveira
 

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
231
Localização
Portugal
Mario Machado,,

Já apliquei foi aquele silicone preto dos parabrisas, mas nao o coloquei da melhor maneira, lavei tudo, desengordurei, mas nao esperei. Apliquei logo o silicone e de seguida o parafuso e gasoleo.
Pois, fiz mal muito mal.

Hoje ja nao , mas amanha ja vou tartar de comprar silicone dos motores, limpar bem e ESPERAR.

Depois digo alguma coisa.

Obrigado a todos.

Mário Oliveira
 

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Mensagens
696
Localização
Portugal
Olá boa noite, se não der com o selicone de juntas ou massa das burrachas experimenta uma cola de roscas usada para tubos de água. Eu costumo usar uma da "locklite" que quando em contacto com a água expande de emediato. mas esperimenta num parafuso para veres o efeito. abraço
Paulo Pinhão
 

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
231
Localização
Portugal
Boa tarde a todos..

Pinhas obrigado, vou ter em conta essa ideia claro!

Mas Mário, achas que nenhuma vai resultar :blush: ?????

Mário Oliveira
 

jpjonas

UMM
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
363
Localização
Portugal
neste momento estou com o mesmo preblema no meu :dizzy_face:ja troquei a anilha e continua na mesma .

Estou a ficar infectado com o virus UMM
 

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
231
Localização
Portugal
Calma amigo, isto é preciso é calma!!!!

Jpjonas, tenta algumas desta ideias. O 1º a tirar bons resultados diz.
O meu vai ficar a enxugar durante todo o fds, no fim da maminha e do bujãozinho lavadinho e desengordurado.

Eu ja me lembrei de ir ter com um amigo que transporta este precioso liquido, ali daaaaaa...... nao me lembro o nome, mas tambem não interessa, a perguntar lhe se eles usam alguma coisa para tapar as fugas.

Pode ser que tenham.........

Mário Oliveira
 

jpjonas

UMM
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
363
Localização
Portugal
no meu so vou poder testar para a semana porque esta semana ja vai ser complicado e durante o fim de semana o bixo vai trabalhar :D.mas se encontrar solução ponho aqui.

UMM Abraço

Estou a ficar infectado com o virus UMM
 

jpjonas

UMM
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
363
Localização
Portugal
já testei com um o-ring de borracha e não funcionou muito bem , se bem que o o-ring não era o mais indicado, um pouco largo na base do parafuso.

Estou a ficar infectado com o virus UMM
 

bossinho

UMMzito
Registo
10 Set 2010
Mensagens
113
Localização
Portugal
A soluçao mais facil e barata será o Oring , pode ser em borracha NBR ( normal ) , no entanto se quiserem um melhor ( mas mais caro ) é o Oring em Viton , tem um comportamento quimico melhor ,e o preço nao ha-de ser nada de especial , pois nao é um diametro muito grande .

M/cumpts.,
Paulo Jorge






Eu estou em vias de extinsao....
 

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
231
Localização
Portugal
Boa tarde a todos.

Ora bem, parece que resolvi o pinga pinga, estava dificil irrrrrra.

Bem foi assim, no fim de tudo lavadinho, desengorduradinho e bem sequinho apliquei.....

Um Oring novo que me deram, as roscas do bujaozinho e do parafuso bem limpinhas, depois coloquei um pouco de cola de aperto mas pouca e deixei secar um bocadito
No fim apliquei massa de juntas com um componente esquisito (nao me lembro o nome) a bisnaga foi emprestada.
Depois apertei e deixei secar bem.

Coloquei o gasoleo ontem á noite e hoje nada, como se costuma dizer (Aqui nem pinga).

Portanto foi assim que resolvi o que me andava a moer já a algum tempo.

Agora só to pra ver se chego a casa e tá a pingar :angry:

Mário Oliveira
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.467
Localização
Cortegaça
Bem, pelo menos esse problema parece ter ficado resolvido!

Vamos a ver é se agora não arranjas-te outro problema:D:D para a próxima vez que tiveres de desapertar o bujão da mama!:devilish:

Se vires que não o consegues desapertar ou se tiveres medo que isso possa vir a ser um problema, começa já a perguntar qual é a melhor maneira para o desapertares visto que tudo o que fizeste aí ainda está muito fresco neste tópico...:D:D

Cumprimentos.
 

jpjonas

UMM
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
363
Localização
Portugal
eu no meu aparentemente resolvi (a ver vamos) limpando muito bem as rocas quer do parafuso quer do deposito, uma anilha nova e um bocado mais de aperto , porque da ultima vez penso que nao apertei o suficiente com medo de estragar a rosca.

Estou a ficar infectado com o virus UMM
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Amigo Mário
Segui a sua "aventura" com atenção e algo me está a escapar.
Mesmo que as roscas não estivessem em perfeitas condições, uma simples anilha nova (ou mesmo usada) de cobre ou fibra convenientemente apertada, vedaria definitivamente o depósito. Se tivesse usado silicone (de qualquer espécie) nas roscas do bujão, com o depósito seco ou a ainda a pingar, ainda melhor seria. Não consigo perceber porque é que não vedou, é isso que me escapa.
Embora estejamos a falar sobre o "sexo dos anjos" e uma vez que o problema está resolvido, penso que algo estaria nas faces que sujeitam a anilha (tanto na face do parafuso, como na face do depósito), ou um simples grão de areia, uma limalha, ou um comboio da CP:). Não será de excluir uma estaladela na rosca fêmea (depósito), muito difíceis de detectar.
Vedar roscas de fios paralelos (caso dos depósitos) uma simples anilha servirá, porque roscas deste tipo geralmente não vedam sem ajuda . Como todos sabem e já que estamos a falar de bujões, os (bujões) usados nas caixas de ferro e nos diferenciais, são cónicos. Este tipo de "rolha" não precisa de qualquer ajuda para vedar bem, nem de silicone. Um simples aperto firme é o suficiente.
Quando referimos "aperto firme:p" queremos dizer que é uma estupidez(n) apertar aqueles pobres bujões até cheirar a alho:dizzy_face:. Em nada vai ajudar a vedar, apenas tem tendência ao bujão ir cada vez mais para dentro, podem fraturar as paredes circundantes, arredondam e inutilizam no futuro os quadrados (interiores ou exteriores) de aperto e tornam num verdadeiro inferno a vida ao pobre do homem que eventualmente fizer a próxima revisão.




UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
231
Localização
Portugal
!!!
Ora boa tarde a todos.

Amigo Mário Machado
Escreveu e escreveu muito bem, vamos lá ver se um dia necessitar de o retirar se o consigo desapertar.
Tbm já coloquei noutros parafusos que depois tive que retirar e foi na boa !

João,
Antes de colocar o parafuso no bujão dei me ao trabalho de ir buscar uma lupa para ver se existia alguma estala dela mínima ou algo na rosca. Mas não, está tudo impecável pelo menos eu não vi nada de pudesse dizer – Olha afinal o pinga pinga é disto.

Em relação ao aperto foi efectivamente um aperto firme, mas nada de cheirar a alho lol lol.

Muito obrigado pelo reparos.



 
Top Inferior