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Pega estranho a frio

romeupaz

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4 Out 2007
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Boas Pessoal!
O Meu novo UMM - UMM ALTER II 2.5 TURBO - Bomba Lucas - Ano 90
Por aspecto parecia vir todo original.

O Problema:
Está a pegar de um modo estranho a FRIO.
1 - Ligo o carro (deixo aquecer as velas 2x) e parece que o carro se engasga em intervalos regulares deitando fumo Branco (acho eu talvez azulado como nunca vi diferente não sei).
2 - Se desligar e voltar a ligar 1 ou 2 vezes o sintoma passa !!! :astonished:
3 - Enquanto está frio houve-se, a uma certa rotação, o bater das válvulas.

Entretanto sem que tenha surtido efeito fiz:
1 - Mudei o óleo do motor e respectivo filtro.
2 - Filtro do gasóleo.
3 - Filtro do ar.
4 - Pus gasóleo Gforce diesel.
5 - Mudei as velas
6 - Liguei um tubo que liga entre a árvore de escape e a bomba injectora que o anterior dono tirou e fechou. Por que raio terá ele feito isso? O mecânico amigo disse que sem isso o carro não puxa mas desconhece por que terá sido removido.

Agradecia ajuda urgente antes que estraga mais.
P.S.- tenho o coração nas mãos depois de ler alguns tópicos aqui, ficar sem o meu UMM é que não e acabei de gastar uma pipa de € a comprar-lo.

Obrigado de qualquer modo.

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kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas, ROmeu!
Quando é que começou a fazer isto ? Estes últimos dias ?
Normalmente quando está uma temperatura baixa o motor pega sempre bem mas soluça um pouco.
A garagem dele é da Estrela ou tem casota própria ?
Se aceleras uma vez passa e claro faz sempre um pouco de fumo na fase do 1º ao 2º minuto.
Creio não ser nada de grave mas tb vou esperar por vozes mais sábias.

UMM abraço
P Reis
 

romeupaz

Iniciado
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4 Out 2007
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O fumo fez sempre a frio. Os soluços só agora quando o frio apertou!
O motor pega sempre à primeira e automaticamente, dar à chave e já está.
Está na rua sim (mas pelo aspecto da pintura de origem passou muitos anos com casota)
O fumo dura um pouco mais que isso e só depois de andar uns 300m é que acabam os soluços.

Até estou a tremer


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kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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O meu Alter 2 desque que o frio começou +- 2ª feira e fica na garagem tb faz isso.
Não tremas porque já basta o que o bichUMM treme.
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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Olha estando bem frio por dormir na garagem estrela, o meu também engasga um pouco a começar a trabalhar e faz algum fumo branco. Se passa logo acho que não tem nada de mais.

Contudo podes ver se as velas de pré-aquecimento e a caixa azul estão em bom estado, pois isso contribui para o problema. Pelo pouco que sei as velas não funcionam só quando acende a luz do tablier. Ainda ficam algum tempo mais a funcionar (quanto?) para ajudar na combustão em frio.

O bater que falas pode ser das válvulas (manda afinar no mecânico) ou então da própria bomba injectora (o meu também faz). Com o depósito quase cheio mete lá dentro um litro de óleo do motor (entenda-se novo) para ajudar a lubrificar a ver se melhora um pouco. No meu fez resultado.

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Muda as velas.


Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
A bomba injectora é o que faz com que isso aconteça. Pode estar ligeiramente atrasada, e/ou o arranca-frio não está a funcionar. O bater de valvulas que se ouve é a bomba a "grilar".
Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

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Deus é bom, mas o vinho...
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas!

Eu não tenho conhecimento de mecânica suficiente para te explicar a função do tubo que referes, mas pelo que já li, sem esse tubo o motor não corresponde como deveria.
Sei que há aqui no Forumm um tópico a falar sobre as funções desse tubo.

Concordo com o Aldeia, a tua caixa azul não deve estar a temporizar o aquecimento das velas após o arranque do motor.
Existem no mercado temporizadores de aquecimento que não têm essa função, ou seja, aquecem as velas apenas até ao momento em que a luz de resistência do tablier se apaga.
Será que a tua caixa azul ainda é a de origem?
Os motores de injecção directa não precisam desta função, mas como os nossos não são de injecção directa, principalmente no tempo frio é necessário o prolongamento do aquecimento das velas para facilitar a combustão do carburante e evitar os "soluços" e fumos excessivos.

Se quando o motor aquece ligeiramente fica estável, é sinal que está em condições e por isso não precisas de ficar tão assustado :disappointed_relieved:

Efectivamente a bomba injectora pode estar a precisar de afinação ou reparação e daí a causa dos "soluços" do motor.
Mas se com o motor quente isso não acontece, tenho dúvidas que seja a bomba.

Nada de "aceleradelas" com o motor a frio para ver se o fumo passa porque isso pode ter muito mau resultado!!! :disappointed_relieved:

Eu no teu lugar começava por ver o comportamento da caixa azul.

Para terminar, as velas são as indicadas para o teu motor?
É que se não forem de certeza que o seu desempenho não é o mesmo.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

romeupaz

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4 Out 2007
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Vou verificar o temporizador. O tempo da luz no painel é de cerca de 10s e o click vem 15s depois.
As velas são do mesmo tipo que lá estava antes - Bosch (modelo tenho que ir ver).
Descansem eu NÃO acelero nada o carro a frio.

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mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Portugal - Figueira da Foz
Boas!

Pelo que descreves o temporizador deveria estar a funcionar bem.
Faz o seguinte teste:
1 - Deixas apagar a luz no painel de instrumentos.
2 - Não dás ao arranque!
3 - Espera pelo click que vem depois e só agora dá o arranque.

Experimenta para ver se surte algum efeito.
Se notares melhoria, a questão está no temporizador de aquecimento das velas.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
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romeupaz

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4 Out 2007
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já fiz isso varias vezes sem resultado

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filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Como já foi aqui dito há caixas temporizadoras que "deixam" as velas aquecer mesmo depois de dar-mos ao arranque e o tempo é sensivelmente o mesmo que nós ouvimos quando dá o click antes de darmos o start.
Cá para mim é problema de injecção,ou bomba um pouco atrasada ou então os injectores,quando estão frios ficam presos e daí o grilar que ouves,experimenta um aditivo no combustivel,mas um que seja bom(normalmente caro:dizzy_face:)Faher por exemplo.
 
Registo
17 Nov 2007
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Olha, ou muito me engano ou é o arranque-a-frio que não funciona.
É bastante vulgar avariar.
O meu também só "puxa" um bocadinho
É fácil de ver basta ver a posição do batente do cabo do arranque a frio quando o motor está quente, depois deixa arrefecer totalmente e verifica de novo se o batente não se mexeu, é porque não está a funcionar.
Solução: Ou colocas um novo, ou fazes como eu e deixas o pé ligeiramente no acelerador quando o motor está frio, faz o mesmo efeito.


Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 
Registo
26 Out 2007
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-
ola

Olhem com este topico fui ver as velas do meu popo nao e que o bacano tinha 2 queimadas e hoje custou caro a pegar lembrei-me logo deste topico ehehehhe mas tambem acabei por ver que ainda tenho la motor se tivesse rebentado nao pegava nem por nada.
obrigada na mesma

Pedro Marques
 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
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E as velas eram as indicadas? Ja me aconteceu comprar uma viatura em que as velas que vinham montadas eram de aquecimento rapido, resultado se colocasse iguais la iam elas de vela outra vez.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

luukkas

UMM
Registo
27 Set 2007
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Boas.
adquiri o meu à cerca de um ano e sempre teve esse sintoma. no primeiro pegar quase que faz bolas de fumo.
Ja fiz as mesma mudanças que tu fizeste e nada, continua na mesma.
Segunda várias opiniões de mecanicos o problema deve ser da bomba injectora.
Falta tempo (€) para ir confirmar.
PErgunto se nunca te aconteceu depois de estar quente, depois de uma voltinha, se ele não acelerou desnortiado deitando uma nuvem de fumo?
ja me aconteceu umas 3 vezes, ate assuta.
 

romeupaz

Iniciado
Registo
4 Out 2007
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quote:Originally posted by luukkas

Boas.
adquiri o meu à cerca de um ano e sempre teve esse sintoma. no primeiro pegar quase que faz bolas de fumo.
Ja fiz as mesma mudanças que tu fizeste e nada, continua na mesma.
Segunda várias opiniões de mecanicos o problema deve ser da bomba injectora.
Falta tempo (€) para ir confirmar.
PErgunto se nunca te aconteceu depois de estar quente, depois de uma voltinha, se ele não acelerou desnortiado deitando uma nuvem de fumo?
ja me aconteceu umas 3 vezes, ate assuta.

Não isso não me aconteceu. A unica coisa que me assusta é que a certa rotação, depois de quente, ainda se ouvem as válvulas bater mas mais fraquinho.

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