• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Pedido de ajuda - Electricidade Cournil para tótos

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Boas,

O meu cournil anda em restauro e levou um instalação eléctrica nova, agora o problema, quando na oficina tiraram a instalação antiga não tiveram o cuidado de tirar fotos ou marcar as ligações e agora não sabem o que liga aonde, em especial nos manometros e na manete das luzes.

Dá minha parte fiz o trabalho de casa arranjei-lhes o esquema eléctrico e vasculhei o forumm na expectativa de que alguém antes de mim já tenha tido o mesmo problema mas não tive sucesso em encontrar uma solução

Assim para tentar encontrar uma solução para mim, que sou "toto" e não percebo nada de electricidade, e para os demais que venham a ter o mesmo problema peço ajuda à comunidade do forumm

Olhando para o esquema eléctrico percebo quais são os fios, que têm de ligar nos manômetros e no comutador das luzes no entanto não faço ideia onde se ligam efectivamente:

Comutador das Luzes

Os fios a ligar:
4C - Encarnado 2,5mm2
3 - Azul 1,5mm2
22 - Castalho 2,5 mm2
21 e 21A - Roxo 2,5 mm2 e Roxo 1mm2
2-2C - Branco 2,5 mm2 e Branco 1mm2

Conta-quilômetros

Os fios a ligar:
2C - Branco 1mm2
18 - Verde/azul 0,75mm2
11 - Amarelo/Encarnado 1,5 mm2
12A - Amarelo/Branco 1 mm2
10 - Preto 1,5 mm2

O pior para o fim o painel de instrumentos

20 - Verde/Preto 0,75mm2
21A - Roxo 1mm2
18 - Verde/Azul 0,75mm2
19 - Verde/Encarnado 0,75mm2
15 - Azul/Preto 0,75mm2
11 - Amarelo/Encarnado 0,75mm2
2C - Branco 1mm2
10 - Preto 1,5mm2

As cores dos fios que indico são as que aparecem à direita no esquema eléctrico.

http://img855.imageshack.us/img855/8396/esquemaelctcournilhd.jpg

A minha ideia é que se faça a correspondência entre as letras que coloco nas fotos e os fios que indico em cima algo deste gênero:

Comutador das Luzes
A - 4C - Encarnado 2,5mm2
C- 3 - Azul 1,5mm2
E - 22 - Castalho 2,5 mm2
D - 21 e 21A - Roxo 2,5 mm2 e Roxo 1mm2
B 2-2C - Branco 2,5 mm2 e Branco 1mm2

Se alguém poder tirar umas fotos às ligações do comutador e dos manômetros era 5 estrelas e se calhar simplificava a coisa

Obrigado a todos

CUMMprimentos

André Lopes
UMM COURNIL Jan-83

tito

UMM
Registo
9 Mar 2011
Boa sorte. Tenho a certeza que te vais safar aqui no forum.

De qualquer maneira, um multimetro , muita paciência e/ou uns fios (ligado ao positivo da bateria e outro ao negativo) para ir experimentando costuma funcionar, pelo menos para a maior parte das coisas.
Se fosses de Lisboa dava-te uma mãozinha, mas haverá aí quem te as dê.

UMM abraço
tito

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Tinha aqui estas do meu cournil (não está cá, não posso ir fotografar mais...), vê se consegues fazer algo com elas!
(a bomba eléctrica do esguicho limpavidros está ali a mais, mas não tem ligação a fio nenhum, é só armazém por se acaso a manual um dia ficar irrecuperável, ;))

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Tenho o manual de oficina do cournil, tem em duas páginas o esquema eléctrico com cores e secção, mas é um total de 321 folhas num pdf com 60mb. Tens dropbox? Manda PM.

edit: está em inglês...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Ravediver e Alex

Obrigado toda a ajuda é bem-vinda, já consultei tudo que era manual da oficina e esquemas electricos e não consigo ir muito longe é claro que os parcos conhecimento de electricidade não ajudam

Após mais umas buscas aqui fica uma mais uma foto para a posterioridade e assim sendo arrisco eu:

Conta quilometros
A - 12A - Amarelo/Branco 1 mm2
B - 10 - Preto 1,5 mm2
C - 2C - Branco 1mm2
D - 18 - Verde/azul 0,75mm2
E - 11 - Amarelo/Encarnado 1,5 mm2

(Não é certo que esteja bem tenho de testar no COURNIL 1.º)

CUMMprimentos

André Lopes
UMM COURNIL Jan-83

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
quote:Originally posted by alex

Tenho o manual de oficina do cournil, tem em duas páginas o esquema eléctrico com cores e secção, mas é um total de 321 folhas num pdf com 60mb. Tens dropbox? Manda PM.

edit: está em inglês...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Olha, eu também utilizo a dropbox... se colocares esse ficheiro na pasta "Public" e depois esperares que ela seja carregada para a net, carregas em cima do ficheiro com o botão do lado direito do rato, escolhes a opção "Dropbox -> Copy public link" e colas o link aqui para quem quiser poder ir buscar.

Isso era mesmo muito bom de partilhares :D

UMM Cournil

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
só falta o alex meter o dele para ficarem os 2 juntos :)

Não é que o meu ainda tenha muitas coisas de origem, mas gosto sempre de ter os livrinhos :D

UMM Cournil

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Aqui vão mais umas, desta vez com melhor visualização do conjunto manómetros e ignição:

espero que agora dê para ligar tudo!

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Tenho estado um bocado desligado do forumm neste último mês.. mas não posso deixar de agradecer a ajuda de todos... Ravediver,Alex e jmpp,penso que o esquema eléctrico está agora mais perceptível para todos e uma ajuda preciosa para aqueles mais "totos" como eu

OBRIGADO

CUMMprimentos

André Lopes
UMM COURNIL Jan-83

BrunoFreitas

Iniciado
Registo
3 Mai 2012
Alex obrigado por estes pdf pois quem está a restaurar um cournil como eu estou dá mm muito jeito..
Obrigado

Cumprs
Bruno Freitas

Top Inferior