• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

pedal da embraiagem nao sobe

mike28

UMMzito
Registo
20 Ago 2009
Boas pessoal pela primeira vez me dirijo a vcs e como tenho o meu umm a apenas a uma semana, tenho mesmo alguma necessidade que me ajudem.

aqui vai o problema

ao conduzir normalmente em estrada o umm , ao trocar de 1º para 2º o pedal da embraiagem custa a subir o que impede que o carro ande normalmente . isto acentua-se mais ao passar de 3º para 4º ainda demora mais tempo dando a sensação que esta a embraiar mas deixando de acelerar e voltando a acelerar novamente aquilo lá pega e anda.

para alem disto e como sou muito novinho nestas andanças o meu umm é um alter ii atmosferico e nao passa dos 100 sera embraiagem ou outra coisa qualquer?

abraço a todos os ummistas

Abraço
UMMIKE28

Necas.umm

UMM
Registo
3 Ago 2009
Boas também sou massarico mas é o seguinte:

À dias mudei o cabo de embraiagem do meu Alter 1, e verifiquei que por baixo da carroçaria junto do cabo mais pequeno que fica junto da caixa tem uma pequena mola recuperadora e no pedal tem outra mola.

Não sei se estou a ajudar ou a metr uma gafe mas verifica isso.

Se estiver correcto, fico em grande neste forum pois foi a primeira vez que dei uma dica .....

Luis Santos

ummbarteam

UMMzito
Registo
5 Abr 2006
:DNecas, fizeste um brilharete:D De facto há também esse sistema que desmultiplica a relação do pedal para acionar a embraiagem. É fundamental estar bem lubrificado e que essa mola exista:D:D
Convém também verificar o estado dos cabos, pois podem estar velhos a desfiar e sem lubrificação o que faz com que a embraiagem prenda. Se for este o caso, lubrificar é só opção temporária até chegarem os cabos(com respectivas bichas) novos, pois só assim se resolve. Se mesmo assim a máquina não ficar como nova, então toca a passar para a embraiagem propriamente dita e aí já pode doer um bocadinho mais:dizzy_face:

AbraçUMM, B.Ceriz

"Empinar é arte. Raspar faz parte..."

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

Está correcto!
Mas sendo um Alter II a embraiagem não será hidraulica?
Caso seja hidraulica, quase de certeza que tens a bomba principal de embraiagem ou a bomba auxiliar de embraiagem ou as duas a entregar a alma ao criador :disappointed_relieved:
O mais provavel é que seja a bomba de cima nas couves.
Se for embraiagem com cabo segue o que já aqui foi dito.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

ummbarteam

UMMzito
Registo
5 Abr 2006
Sim, o mais provável é ser hidráulica. Só os Alter II dos primeiros é que ainda eram por cabo (os chamados de Alter I quase II).

AbraçUMM, B.Ceriz

"Empinar é arte. Raspar faz parte..."

mike28

UMMzito
Registo
20 Ago 2009
boas pessoal de facto a embraiagem é hidraulica alguem sabe preços de novo ou se da para reparar ? ja agora novo onde se arranja? logo agora que estava a pensar levar o miudo a apoiar o facochero amanha :(
abraço

Abraço
UMMIKE28

mjcm

Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

Antes de avançar para a compra de bombas novas ou reparar as que tens no UMM, convém ver o circuito hidraulico como um todo, para evitar gastar dinheiro de forma desnecessária :disappointed_relieved:
Se quiseres liga-me (964772150 - Marcelo Marques) que eu dou-te umas dicas.
Existem as referências das bombas aqui no Forumm na secção das peças compatíveis.
Se precisares de ajuda liga-me!

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
Aveiro/Viseu

mike28

UMMzito
Registo
20 Ago 2009
pois a questao é que pode segundo o pouco que percebo de mecanica, pode ter ar no circuito certo? no caso de precisar de desmonar a bomba da embraiagem é preciso desmontar a caixa?

isto de estar com a pica de andar no carro e nao poder aborrece :) ja agora marcelo estas inscrito para a concentração na povoa certo?

Abraço
UMMIKE28

mjcm

Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

Sim estou inscrito no encontro da Póvoa.

Em relação à questão das bombas de embraiagem, não é necessário mexer na caixa de velocidades.
Se houver ar no circuito, efectivamente a embraiagem não funciona bem, embora não me pareça que seja o teu problema.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
Aveiro/Viseu

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas Mike28
todas as hipoteses descritas anteriormente são válidas para a resolução do problema.
Eu ainda acrescento mais um promenor que poderá ser a causa desse problema relacionado com o que escreves-te :

a sensação que esta a embraiar mas deixando de acelerar e voltando a acelerar novamente aquilo lá pega e anda.

podem ser as molas da prensa pasmadas a origem do problema.

quando souberes dá noticias.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

[email protected]

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

www.n-gestus.blogspot.com

www.lamastt.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

eu tou como o marcelo..aponto ke o teu problema seja da bomba primária pode já tar nas couves...ou seja as borrachas a neter ar...ou ate pode ser ke com um simples afinação do embolo..se resolva?..mas isso é mesmo pra quem perceba mesmo...pork se não sabes ainda podes estragar mais!!!..

tb veria o estado da mola ke ajuda a vir o pedal pra cima

UMM Abraço
madeira

PS..se o problema for da bomba primaria..te aconselho a mudar tudo..embolo e bomba novos

mike28

UMMzito
Registo
20 Ago 2009
a mola esta porreira e entretando sangrei o circuito e acabou por ficar pior agora nem sobe mesmo para ja comprei a bomba primaria e o bombito vamos ver ser resolve penso que sim. assim que saiba algo ficaram vcs a saber tambem

Abraço aos UMMistas

Miguel Coelho

RJ-24-30

Registo
26 Out 2007
Ola
Olha nao sei quem vai sangrar isso mas nao e façil sangrar isso mas fas-se na boa
Pedro marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Ó Pedro sangrar a embraiagem é bastante fácil!

Arranjas uma oleadeira cheia de DOT 4 e colocas um tubo (bem preso) na ponta. Seguidamente (já debaixo do UMM) começas a bombar o óleo até encher o tubo. Quando este estiver cheio colocas a outra extremidade na purga da bomba secundária da embraiagem (previamente desapertada) e apertas o conjunto com uma abracadeira. Depois é só bombar óleo até teres o copo meio cheio e já está!

Convém ter o pedal da embraiagem desafinado.

UMM abraçUMM

j.aldeia

mike28

UMMzito
Registo
20 Ago 2009
ate parece facil aldeia :)

eu so tenho umas pequenas luzes de mecanica mas a vertente pratica so ajudo o mecanico que é amigo mais nada

Abraço aos UMMistas

Miguel Coelho

RJ-24-30

mjcm

Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

Recentemente disseram-me que se consegue sangrar bem fazendo o inverso da técnica explicada (e bem :)) pelo Aldeia.

Encher o copo da embraiagem com DOT 4, abrir a purga da bomba auxiliar e deixar correr até encher o tubo.
Depois com uma seringa grande (injecções para animais), colocar um tubo na ponta, apertar esse tubo na purga e puxar o embolo da seringa.
Assim que comece a sair oleo para a seringa sem bolhas de ar está ok.
Cada vez que se tira o tubo para esvaziar a seringa, é necessário fechar a purga antes para não entrar ar no circuito.
É preciso que o copo tenha sempre oleo para não entrar ar.

Apesar de não ter experimentado esta técnica parece-me eficiente.
Para já tenho feito como explica o Aldeia e funciona ;)

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
Aveiro/Viseu

mike28

UMMzito
Registo
20 Ago 2009
boas pessoal ca estou eu novamente a aborrecer-vos entao novos desenvolvimentos , agora que coloquei a bomba e o bombite, o pedal esta macio desce e sobe bem MAS as velocidades nao entram pois mesmo que carregue no pedal da embraiagem nada se move dentro da caixa alias o barulho do rolanti permanece inalterado . parece que ainda nao é desta que ando com o bichUMM nas minhas folgas. dêm lá uma ajuda aqui ao inexperiente

Abraço aos UMMistas

Miguel Coelho

RJ-24-30

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Isso está a precisar de ser sangrado ou então é problema dentro da caixa.

UMM abraço

mike28

UMMzito
Registo
20 Ago 2009
foi sangrado ate sair oleo pelo bombite portanto creio que nao ha ar no circuito , o que me intriga mais é a embraiagem estava boa a nao ser um pequeno ruido do rolamento de encosto que desaparecia quando carregava no pedal da embraiagem mas nao patinava sequer, sera que partiu alguma coisa dentro da caixa ? mas tambem acho estranho porque nao ouvi barulho nenhum

Abraço aos UMMistas

Miguel Coelho

RJ-24-30

Top Inferior