• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Pedal da embraiagem "morto"

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Boas!

Parece que o UMM está a sofrer de algumas mazelas...além do limpa vidros, estou com um outro problema, este mais grave e impeditivo de circular: o pedal da embraiagem parece estar morto!

Sintomas:
- ao carregar no pedal, este está muito mais leve que o costume;
- quando levava o UMM para a garagem, num stop deixei de conseguir tirar a 3ª velocidade e fiquei imobilizado sem conseguir arrancar...após algumas tentativas, lá consegui meter a 1ª e segui até casa. agora na garagem apercebi-me que consigo meter qualquer mudança (mesmo sem pisar a embraiagem :astonished: ) e tentei ligar o carro, engatado mas pisando a embraiagem - resultado, um coice! Ou seja, a embraiagem não está a funcionar!

Qual será o problema?!

Já verifiquei o pedal e as molas que o seguram estão no sitio, portanto não serão estas soltas;
Os oleos nas caixas estão todos ao nivel e não me parece que seja caixa encravada porque as mudanças funcionam correctamente;
Já procurei por alguma fuga no sistema de embraiagem mas à primeira vista não detectei nada de invulgar.

Sugestões?

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Garfo partido...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Registo
26 Out 2007
Pode ser o garfo partido como o alex disse ou o dico com alguma mola que saiu do sitio

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943

Galloper

UMMzito
Registo
18 Abr 2011
Já tive precisamente os mesmos sintomas, não quer dizer que seja o mesmo problema.

No meu caso até comprei as duas bombas da embraiagem e não foi preciso substituir, apenas afinar o curso da bomba principal.

Há um veio que liga o pedal á bomba com rosca e duas porcas, é só aliviar as porcas e depois rodar no sentido do veio ficar mais "comprido" no meu caso foi 5-10mm e ficou bom.

UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

O teu problema quase de certeza que são as bombas de embraiagem.

Saca fora a tampinha que fecha a bomba secundaria, pede a alguem que dê uma pedaladas e vê o curso que o veiozito tem, deve ser pequeno.

Trocas as bombas, sangras e fica novo.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Se a embraiagem ficou leve assim de um momento para o outro aponto mais para o que o Mauro escreveu. Vê o nivel de oleo da embraiagem e se estiver baixo vê se não tens o tapete cheio de oleo no caso de ser defeito na bomba primária, ou vê se tens oleo na coloche tirando o parafuso inferior da mesma e aí é defeito na bomba auxiliar.

Free2UMM

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Pelo que descreves e assumindo que não baixou o nivel de óleo da embraiagem, deves ter as molas do disco soltas ou partidas ou então o garfo partido ou fora de sítio.

O meu conselho é demontares fora as caixas e logo vês. Se aquando o restauro não trocaste as bombas de embraiagem, então agora é um boa altura para fazê-lo. As duas bombas não chegam sequer a 50€ e pouco mais trabalho tens.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Galloper

UMMzito
Registo
18 Abr 2011
Molas partidas, garfos partidos, bombas para a sucata, se bem que eu comprei as duas e sei que são baratas....

O mais facil não será ver primeiro se o oleo está ao nivel ou não, depois afinar o curso do pedal, tal como eu fiz e só depois então verificar as outras hipoteses.Pode estar o circuito com ar tambem.

Eu fiz precisamente o contrario comprei as bombas e quando vou para as desmontar para trocar verifico que o pedal tem uma zona morta, afinei e ficou ok.

Mas claro cada um sabe de si e tambem sei que mais dia menos dia tenho de susbstituir as bombas.

Trabalho há 18 anos como responsavel em fabrico e manutenção de equipamentos electricos (fornos)e podem ter a certeza 95% das avarias são devidas a coisas simples tipo as avarias dos UMM´s.

UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Hoje de volta deste problema de embraiagem, obtive mais alguns factos para chegar ao diagnostico ou causa da avaria...

Os óleos estáo todos ao nivel!

Por enquanto não queria afinar o curso do pedal, pois ele funcionava assim e pela normalidade deverá voltar a funcionar com este curso configurado...

Fui então para baixo do carro desmontar a tampa da caixa de velocidades e experimentei a bomba que lá está...resultado, apesar de não estar 100% certo, creio que jorrou oleo do seguinte depósito:

Julgava que este depósito dizia apenas respeito aos travões...também está ligado ao sistema da cx velocidades?...assim sendo, posso concluir que a bomba está ok?! já agora, a mesma apresentava resistência normal ao bombear, não acusando fugas nem mau funcionamento.

Pedro, o garfo que falas é este na foto?

(esta foto foi tirada a outra caixa que cá tenho, não à que está montada no RL)

A estar fora do sitio, a unica forma de o reparar é retirar a cx. de velocidades fora, certo?!...já agora, o que pode levar a que ele saia do lugar? não sai só porque sim...será algum desgaste ou mau funcionamento daquela peça que o segura? ou quando montada esta peça não fica tão solta quanto aparenta?...

A ter de desmontar a caixa, qual o metodo mais pratico?!tenho sempre de desligar os eixos de transmissão e depois retirar as 2 caixas, certo?...:anger:

cUMMprimentos
Benjamim

Registo
26 Out 2007
Ola sim e esse garfo ,agora a caixa tiras a tampa ao lado dos bancos se nao for do ano 93as vezes tens de tirar um banco para ajudar tiras as tramsmissoes mas so na caixa de tranferencia tiras a bicha km fios das valvulas desapertas a tampa da sofagem para teres acesso aos parafuso do motor 3chave 10sextavado interios tens um truque para desapwrtar o de cim telefonas que te esplico desapertas uns que tem a volta da coloche 7uni. Chave 11 desapertas o motor de arranque tambem nao precisas tirar fora so os parafusos depois e forca aproveita e ve o disco rolamnto de encosto e as molas da prensa e as molas do disco se estao com folga alguma esplicacao apita para o meu telele

Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Boas!

Algo de estranho se passou com o meu UMM...no seguimento do problema do pedal da embraiagem morto, comecei a tirar os parafusos para retirar a caixa, faltando ainda um que nao quer sair...até que fui mais uma vez confirmar o pedal e, ou muito me engano, ou já está novamente com a resistencia normal do mesmo...

Ao ver isto, vá de ligar o carro para ver se a embraiagem tinha voltado à vida...NADA! motor roda mas não pega! :| pegou à coisa de 2 semanas qdo o meti na garagem...e agora nada! tem bateria, tem gasoleo, o motor roda, mas não pega!

Ao acelerar, o cabo de acelerador na embraiagem mexe...a bomba de gasoleo está forrada...

Qual poderá ser o problema?! poderá ter a ver com a embraiagem (na minha ignorancia creio que nao!) ?!?!

cUMMprimentos
Benjamim

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Preciso de umas dicas sff :)

ainda ando de volta da caixa de velocidades...e não consigo nem por nada desapertar os dois parafusos que me faltam e que agarram a caixa de velocidades ao motor (são o do topo e do lado esquerdo - quem olha no sentido caixa -> motor). o do topo ainda consigo meter a chave sextavada e aplicar alguma força mas não mexe!!! já fui confirmar com uma caixa de tenho de fora e um motor, se a rosca não seria no sentido inverso e não é! o parafuso do lado esquerdo, nem espaço tenho para meter a chave sextavada de forma a conseguir aplicar alguma força.

O que vos pedia eram sugestões de como se costuma retirar a caixa (sem abrir as tampas no habitaculo porque isso implica-me MUITA desmontagem mesmo) e os mecanicos fazem-no sem desmontar estas tampas...é que estou a ver-me grego para prosseguir esta reparação e nunca mais tenho UMM a andar!

Obrigado! ;)

cUMMprimentos
Benjamim

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Esses parafusos são so sextavados interiores, ou os que seguram o motor de arranque?. Se tirar as tampas, é dificil, eu não consigo. Parece-me que estás com falta de prática, essas duas tampas têm que sair em menos de hora e meia!

UMM abraçUMM

j.aldeia

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Para tirares isso tens que usar uma chave BOA tipo FACOM senao sujeitas-te a moer a mesma e arranjar o melhor angulo.

Caso nao tenhas bom angulo e nao consigas pois vais ter que tirar as tampas.

Eu prefiro sempre tirar as tampas

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Eu pouco percebo disto, e nem sei qual é o teu modelo do teu Umm mas confirmaste se a espia da embraiagem não partiu? é que de vez em quando isso tem acontecido por aqui..

Quanto ao motor não faço ideia. Nas boa sorte.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Hoje andei novamente de volta do RL, finalmente tirei a caixa fora e creio que encontrei a origem do meu problema!

Quando peguei no garfo, caiu logo uma peça:

Pelo que percebi, primeiro, não é suposto o garfo estar solto, mas no caso estava pois tinha esta peça partida e segundo, a propria peça estava solta do garfo e creio que tem de estar agarrada ao mesmo (confirmem-me estas informações por favor)
O garfo está assim (a parte de trás)...

A peça da primeira imagem encontra-se fixa nas costas do garfo (segunda imagem) e agarra uma especie de bola que está na caixa de velocidades (esta zona é que é a coloche - ver imagem seguinte?!)

Concluindo e em jeito também de pergunta: será esta situação motivo para o pedal da embraiagem estar 'morto'?!

Outra questão: tendo a caixa de fora, além da bomba e das rotulas (estas sao faceis de trocar), que outros componentes posso mudar em jeito de manutenção, antes de voltar a montar a caixa no sitio e ficar por lá uns bons anos (se possivel!)?!

Ultima questão: recomenda-se a troca da bomba por igual? existe versão mais actual ou melhor? A bomba actual é esta:

Apesar da luta e dar mazelas nas mãos a tentar desapertar parafusos, diagnosticar e encontrar a (possivel) causa do problema é gratificante! (y)

cUMMprimentos
Benjamim

Registo
26 Out 2007
Ola
Olha isso da forquilha estar assim e normal o que tens que fazer e ou compras uma peça dessas de plastico que ainda acho que a vender na EUROPEÇAS e nao e caro mas tens que observar a forquilha a ver se esta empenada .as bombas eu pessoalmente trocava as 2 porque da o mesmo trabalho a sangrar e ficas logo despachado para uns anitos mas agora cada qual sabe a carteira que tem se tiveres alguma duvida telefona que esclareço melhor isso da forquilha

Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Boas Pedro,

Pelo que percebi, esta peça de plástico está presa ao garfo...se comprar apenas a peça, como vai ela fixar no garfo?! será que a propria peça trás uns 'pernos' de plástico que encaixam nos 2 orificios no garfo? terei então que retirar o que resta da peça partida que obstrui esses 2 orificos no garfo (visivel na imagem que coloquei do garfo).

Quanto a ver se está empenado, quando estiver pela garagem acho que te dou um toque para me explicares como vejo isso.

Obrigado!

quote:Originally posted by PEDROALCANENA

Ola
Olha isso da forquilha estar assim e normal o que tens que fazer e ou compras uma peça dessas de plastico que ainda acho que a vender na EUROPEÇAS e nao e caro mas tens que observar a forquilha a ver se esta empenada .as bombas eu pessoalmente trocava as 2 porque da o mesmo trabalho a sangrar e ficas logo despachado para uns anitos mas agora cada qual sabe a carteira que tem se tiveres alguma duvida telefona que esclareço melhor isso da forquilha

Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943

cUMMprimentos
Benjamim

Top Inferior