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Pedal da embraiagem "morto"

Benjamim

UMM
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28 Ago 2006
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Boas!

Parece que o UMM está a sofrer de algumas mazelas...além do limpa vidros, estou com um outro problema, este mais grave e impeditivo de circular: o pedal da embraiagem parece estar morto!

Sintomas:
- ao carregar no pedal, este está muito mais leve que o costume;
- quando levava o UMM para a garagem, num stop deixei de conseguir tirar a 3ª velocidade e fiquei imobilizado sem conseguir arrancar...após algumas tentativas, lá consegui meter a 1ª e segui até casa. agora na garagem apercebi-me que consigo meter qualquer mudança (mesmo sem pisar a embraiagem :astonished: ) e tentei ligar o carro, engatado mas pisando a embraiagem - resultado, um coice! Ou seja, a embraiagem não está a funcionar!

Qual será o problema?!

Já verifiquei o pedal e as molas que o seguram estão no sitio, portanto não serão estas soltas;
Os oleos nas caixas estão todos ao nivel e não me parece que seja caixa encravada porque as mudanças funcionam correctamente;
Já procurei por alguma fuga no sistema de embraiagem mas à primeira vista não detectei nada de invulgar.

Sugestões?

cUMMprimentos
Benjamim


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alex

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7 Dez 2006
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Garfo partido...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
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Pode ser o garfo partido como o alex disse ou o dico com alguma mola que saiu do sitio

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Galloper

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Já tive precisamente os mesmos sintomas, não quer dizer que seja o mesmo problema.

No meu caso até comprei as duas bombas da embraiagem e não foi preciso substituir, apenas afinar o curso da bomba principal.

Há um veio que liga o pedal á bomba com rosca e duas porcas, é só aliviar as porcas e depois rodar no sentido do veio ficar mais "comprido" no meu caso foi 5-10mm e ficou bom.


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show_time

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Boas!

O teu problema quase de certeza que são as bombas de embraiagem.

Saca fora a tampinha que fecha a bomba secundaria, pede a alguem que dê uma pedaladas e vê o curso que o veiozito tem, deve ser pequeno.

Trocas as bombas, sangras e fica novo.

 

PedroUMM

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Se a embraiagem ficou leve assim de um momento para o outro aponto mais para o que o Mauro escreveu. Vê o nivel de oleo da embraiagem e se estiver baixo vê se não tens o tapete cheio de oleo no caso de ser defeito na bomba primária, ou vê se tens oleo na coloche tirando o parafuso inferior da mesma e aí é defeito na bomba auxiliar.



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Aldeia

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Pelo que descreves e assumindo que não baixou o nivel de óleo da embraiagem, deves ter as molas do disco soltas ou partidas ou então o garfo partido ou fora de sítio.

O meu conselho é demontares fora as caixas e logo vês. Se aquando o restauro não trocaste as bombas de embraiagem, então agora é um boa altura para fazê-lo. As duas bombas não chegam sequer a 50€ e pouco mais trabalho tens.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Galloper

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18 Abr 2011
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Molas partidas, garfos partidos, bombas para a sucata, se bem que eu comprei as duas e sei que são baratas....

O mais facil não será ver primeiro se o oleo está ao nivel ou não, depois afinar o curso do pedal, tal como eu fiz e só depois então verificar as outras hipoteses.Pode estar o circuito com ar tambem.

Eu fiz precisamente o contrario comprei as bombas e quando vou para as desmontar para trocar verifico que o pedal tem uma zona morta, afinei e ficou ok.

Mas claro cada um sabe de si e tambem sei que mais dia menos dia tenho de susbstituir as bombas.

Trabalho há 18 anos como responsavel em fabrico e manutenção de equipamentos electricos (fornos)e podem ter a certeza 95% das avarias são devidas a coisas simples tipo as avarias dos UMM´s.

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Benjamim

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28 Ago 2006
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Hoje de volta deste problema de embraiagem, obtive mais alguns factos para chegar ao diagnostico ou causa da avaria...

Os óleos estáo todos ao nivel!

Por enquanto não queria afinar o curso do pedal, pois ele funcionava assim e pela normalidade deverá voltar a funcionar com este curso configurado...

Fui então para baixo do carro desmontar a tampa da caixa de velocidades e experimentei a bomba que lá está...resultado, apesar de não estar 100% certo, creio que jorrou oleo do seguinte depósito:



Julgava que este depósito dizia apenas respeito aos travões...também está ligado ao sistema da cx velocidades?...assim sendo, posso concluir que a bomba está ok?! já agora, a mesma apresentava resistência normal ao bombear, não acusando fugas nem mau funcionamento.

Pedro, o garfo que falas é este na foto?


(esta foto foi tirada a outra caixa que cá tenho, não à que está montada no RL)

A estar fora do sitio, a unica forma de o reparar é retirar a cx. de velocidades fora, certo?!...já agora, o que pode levar a que ele saia do lugar? não sai só porque sim...será algum desgaste ou mau funcionamento daquela peça que o segura? ou quando montada esta peça não fica tão solta quanto aparenta?...

A ter de desmontar a caixa, qual o metodo mais pratico?!tenho sempre de desligar os eixos de transmissão e depois retirar as 2 caixas, certo?...:anger:

cUMMprimentos
Benjamim


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26 Out 2007
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Ola sim e esse garfo ,agora a caixa tiras a tampa ao lado dos bancos se nao for do ano 93as vezes tens de tirar um banco para ajudar tiras as tramsmissoes mas so na caixa de tranferencia tiras a bicha km fios das valvulas desapertas a tampa da sofagem para teres acesso aos parafuso do motor 3chave 10sextavado interios tens um truque para desapwrtar o de cim telefonas que te esplico desapertas uns que tem a volta da coloche 7uni. Chave 11 desapertas o motor de arranque tambem nao precisas tirar fora so os parafusos depois e forca aproveita e ve o disco rolamnto de encosto e as molas da prensa e as molas do disco se estao com folga alguma esplicacao apita para o meu telele

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Benjamim

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28 Ago 2006
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Boas!

Algo de estranho se passou com o meu UMM...no seguimento do problema do pedal da embraiagem morto, comecei a tirar os parafusos para retirar a caixa, faltando ainda um que nao quer sair...até que fui mais uma vez confirmar o pedal e, ou muito me engano, ou já está novamente com a resistencia normal do mesmo...

Ao ver isto, vá de ligar o carro para ver se a embraiagem tinha voltado à vida...NADA! motor roda mas não pega! :| pegou à coisa de 2 semanas qdo o meti na garagem...e agora nada! tem bateria, tem gasoleo, o motor roda, mas não pega!

Ao acelerar, o cabo de acelerador na embraiagem mexe...a bomba de gasoleo está forrada...

Qual poderá ser o problema?! poderá ter a ver com a embraiagem (na minha ignorancia creio que nao!) ?!?!

cUMMprimentos
Benjamim


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Benjamim

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28 Ago 2006
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Preciso de umas dicas sff :)

ainda ando de volta da caixa de velocidades...e não consigo nem por nada desapertar os dois parafusos que me faltam e que agarram a caixa de velocidades ao motor (são o do topo e do lado esquerdo - quem olha no sentido caixa -> motor). o do topo ainda consigo meter a chave sextavada e aplicar alguma força mas não mexe!!! já fui confirmar com uma caixa de tenho de fora e um motor, se a rosca não seria no sentido inverso e não é! o parafuso do lado esquerdo, nem espaço tenho para meter a chave sextavada de forma a conseguir aplicar alguma força.

O que vos pedia eram sugestões de como se costuma retirar a caixa (sem abrir as tampas no habitaculo porque isso implica-me MUITA desmontagem mesmo) e os mecanicos fazem-no sem desmontar estas tampas...é que estou a ver-me grego para prosseguir esta reparação e nunca mais tenho UMM a andar!

Obrigado! ;)

cUMMprimentos
Benjamim


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Aldeia

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Esses parafusos são so sextavados interiores, ou os que seguram o motor de arranque?. Se tirar as tampas, é dificil, eu não consigo. Parece-me que estás com falta de prática, essas duas tampas têm que sair em menos de hora e meia!

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

show_time

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Boas!

Para tirares isso tens que usar uma chave BOA tipo FACOM senao sujeitas-te a moer a mesma e arranjar o melhor angulo.

Caso nao tenhas bom angulo e nao consigas pois vais ter que tirar as tampas.

Eu prefiro sempre tirar as tampas

 

Dr_Lion

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Eu pouco percebo disto, e nem sei qual é o teu modelo do teu Umm mas confirmaste se a espia da embraiagem não partiu? é que de vez em quando isso tem acontecido por aqui..

Quanto ao motor não faço ideia. Nas boa sorte.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

Benjamim

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Hoje andei novamente de volta do RL, finalmente tirei a caixa fora e creio que encontrei a origem do meu problema!

Quando peguei no garfo, caiu logo uma peça:


Pelo que percebi, primeiro, não é suposto o garfo estar solto, mas no caso estava pois tinha esta peça partida e segundo, a propria peça estava solta do garfo e creio que tem de estar agarrada ao mesmo (confirmem-me estas informações por favor)
O garfo está assim (a parte de trás)...


A peça da primeira imagem encontra-se fixa nas costas do garfo (segunda imagem) e agarra uma especie de bola que está na caixa de velocidades (esta zona é que é a coloche - ver imagem seguinte?!)


Concluindo e em jeito também de pergunta: será esta situação motivo para o pedal da embraiagem estar 'morto'?!

Outra questão: tendo a caixa de fora, além da bomba e das rotulas (estas sao faceis de trocar), que outros componentes posso mudar em jeito de manutenção, antes de voltar a montar a caixa no sitio e ficar por lá uns bons anos (se possivel!)?!

Ultima questão: recomenda-se a troca da bomba por igual? existe versão mais actual ou melhor? A bomba actual é esta:


Apesar da luta e dar mazelas nas mãos a tentar desapertar parafusos, diagnosticar e encontrar a (possivel) causa do problema é gratificante! (y)

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Ola
Olha isso da forquilha estar assim e normal o que tens que fazer e ou compras uma peça dessas de plastico que ainda acho que a vender na EUROPEÇAS e nao e caro mas tens que observar a forquilha a ver se esta empenada .as bombas eu pessoalmente trocava as 2 porque da o mesmo trabalho a sangrar e ficas logo despachado para uns anitos mas agora cada qual sabe a carteira que tem se tiveres alguma duvida telefona que esclareço melhor isso da forquilha

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Benjamim

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Boas Pedro,

Pelo que percebi, esta peça de plástico está presa ao garfo...se comprar apenas a peça, como vai ela fixar no garfo?! será que a propria peça trás uns 'pernos' de plástico que encaixam nos 2 orificios no garfo? terei então que retirar o que resta da peça partida que obstrui esses 2 orificos no garfo (visivel na imagem que coloquei do garfo).

Quanto a ver se está empenado, quando estiver pela garagem acho que te dou um toque para me explicares como vejo isso.

Obrigado!

quote:Originally posted by PEDROALCANENA

Ola
Olha isso da forquilha estar assim e normal o que tens que fazer e ou compras uma peça dessas de plastico que ainda acho que a vender na EUROPEÇAS e nao e caro mas tens que observar a forquilha a ver se esta empenada .as bombas eu pessoalmente trocava as 2 porque da o mesmo trabalho a sangrar e ficas logo despachado para uns anitos mas agora cada qual sabe a carteira que tem se tiveres alguma duvida telefona que esclareço melhor isso da forquilha

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