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Parti o suporte Barra Estabilizadora 🤦

Andar sem barra estabilizadora


  • Total de eleitores
    3

badumm

UMM
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2 Ago 2018
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É verdade... Não sei como, mas quando dei conta os estalidos que ouvia não era dos rolamentos da roda...
Era mesmo o suporte da barra estabilizadora que tinha ido à viola...😅
Tirei a barra estabilizadora fora... Em estrada, não senti diferença nenhuma!

"E no monte?" - pensei logo
Fui experimentar.

E não é que o jipe ficou super confortável! Em monte não se sente nada!! Parece que tenho molas helicoidais 😜

Mas... Há sempre um mas...
Os brincos mexem lateralmente ao virar... Os parafusos se calhar vão acabar por torcer...

Há aqui alguém que ande sem barra estabilizadora? Opiniões? Feedback?


Não sei se volte a pôr a barra estabilizadora (nem sei como voltar a pôr, porque os parafusos partiram dentro do chassi e o suporte desapareceu, se calhar vai ser à base de solda), ou se ande sem barra estabilizadora (honestamente não sei se é boa ideia... Em conforto, fiquei fã. Mas não quero daqui a poucas semanas abrir a carteira com problemas mecânicos).

Gostava de saber alguns prós e contras a nível de fiabilidade de outros componentes ao andar sem barra estabilizadora.

Obrigado pela vossa opinião (mesmo que antecipadamente) 😉
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Há muitos fãs de andar sem barra estabilizadora. O teu é alter 1 ou 2?
 

Aldeia

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Eu andei sem a barra estabilizadora no meu Alter 2. O que ganhei no monte, perdi em estrada. E fazia muito mais estrada do que monte. Não gostei e voltei a montar. Também esforças mais as molas ao andar sem a barra.
 

Eduardo Filipe

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Não sei se volte a pôr a barra estabilizadora (nem sei como voltar a pôr, porque os parafusos partiram dentro do chassi e o suporte desapareceu, se calhar vai ser à base de solda), ou se ande sem barra estabilizadora (honestamente não sei se é boa ideia... Em conforto, fiquei fã. Mas não quero daqui a poucas semanas abrir a carteira com problemas mecânicos).

Nada é impossível de se fazer, os parafusos partiram o resto que lá ficou também sai, e voltam a fazer roscas novas se forem estragadas...!!!
 

badumm

UMM
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2 Ago 2018
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Há muitos fãs de andar sem barra estabilizadora. O teu é alter 1 ou 2?

Alter 2 turbo

Eu andei sem a barra estabilizadora no meu Alter 2. O que ganhei no monte, perdi em estrada. E fazia muito mais estrada do que monte. Não gostei e voltei a montar. Também esforças mais as molas ao andar sem a barra.

Eu como tenho brincos +5cm, em estrada já perdi muito do "original"...

Estou a ponderar uma solução híbrida...

- Barra estabilizadora em estrada
- Chego ao monte e tento arranjar alguma forma "plug and play" para anular a barra estabilizadora

Boa ideia? 😅

Nada é impossível de se fazer, os parafusos partiram o resto que lá ficou também sai, e voltam a fazer roscas novas se forem estragadas...!!!

Nada é impossível, é verdade.
Já ando a magicar uma ideia híbrida 😅
 
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17 Mar 2017
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o meu alter não trazia do antigo dono... também não tenciono por... a opinião vale o que vale... mas se é para soldares suportes e fazeres uma sapateirice, mais vale nao pores e pronto...
 

badumm

UMM
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2 Ago 2018
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o meu alter não trazia do antigo dono... também não tenciono por... a opinião vale o que vale... mas se é para soldares suportes e fazeres uma sapateirice, mais vale nao pores e pronto...

Obrigado pela partilha. Foi por isso que abri este tópico, para ter opiniões de quem tem e de quem não tem.

Já agora, os teus brincos também oscilam lateralmente?
Fazes muito mato? Em estrada, sentes insegurança?
Tens tido stresses originados pela falta de barra estabilizadora?

Obrigado e Abraço
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Boa Noite , Partimos do Principio , que ela vem de origem é porque é precisa …!. Cummpstt.


Na minha modesta/ignorante opinião, concordo inteiramente com o João Silva!
A menos que algum sistema completo seja alterado, ou o uso do carro passe a ser muito especifico, tudo o que vinha pensado de fábrica deve fazer falta....

Mal comparando: Se deixarmos o pneu suplente em casa, poupamos peso/combustivel!!!, mas se tivermos um furo, vai fazer falta de certeza;)
 

Eduardo Filipe

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Na minha modesta/ignorante opinião, concordo inteiramente com o João Silva!
A menos que algum sistema completo seja alterado, ou o uso do carro passe a ser muito especifico, tudo o que vinha pensado de fábrica deve fazer falta....

Mal comparando: Se deixarmos o pneu suplente em casa, poupamos peso/combustivel!!!, mas se tivermos um furo, vai fazer falta de certeza;)
Se tiveres um kit desses novos que vêm agora nos carros, está o problema resolvido...:cool: ou não. ..!!!🙃
 
Registo
17 Mar 2017
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Obrigado pela partilha. Foi por isso que abri este tópico, para ter opiniões de quem tem e de quem não tem.

Já agora, os teus brincos também oscilam lateralmente?
Fazes muito mato? Em estrada, sentes insegurança?
Tens tido stresses originados pela falta de barra estabilizadora?

Obrigado e Abraço

Se oscilam lateralmente deves ter esses sinoblicos das molas todos comidos...
uso o UMM para acartar coisas grandes ou pesadas e para bater monte...
tenho pneu de rasto cardado, portanto o comportamento em estrada nunca é fantástico... mas tbm nunca conheci nenhum UMM que fosse bom em alcatrão... tenho especial cuidado no alcatrão em dias de chuva e de resto é quase sempre da "faca nos dentes" e nunca tive stress... sem barra o jipe adorna mais em curva e pronto.
 

JSousa

UMM
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No meu Alter 2 ando sem barra estabilizadora e só volto a montá-la se for obrigado. Adorna muito mais em curva, é uma questão de hábito.
 

badumm

UMM
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No meu Alter 2 ando sem barra estabilizadora e só volto a montá-la se for obrigado. Adorna muito mais em curva, é uma questão de hábito.

Obrigado pelo feedback!

Realmente esta é a minha dúvida: o que fazer... Pôr ou não pôr...

As opiniões dividem-se muito neste aspecto.

A nível de experiência de condução fora de estrada, sem dúvidas sem barra estabilizadora.
Mas em estrada, efectivamente adorna mais, auto estrada é complicado ter estabilidade...

Já dizia o Shakespeare:
Ter barra estabilizadora ou não ter, eis a questão!
 

JSousa

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Em AE é raro passar dos 90/100 e é sem stress, e poupo nas borrachas dos tirantes que não duram nada.
 

badumm

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Em AE é raro passar dos 90/100 e é sem stress, e poupo nas borrachas dos tirantes que não duram nada.

Obrigado pelo feedback!

Sinoblocos, brincos e molas, no seu UMM, alguma vez se queixaram devido às falta de barra estabilizadora?

Obrigado!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Acho que estamos a discutir o "sexo dos anjos"....!!! 🙃

Temos que ver a finalidade das barras estabilizadoras, os primeiros Willys não traziam barras estabilizadoras pois eram vocacionados a 100% para uso no terreno.

O Land Rover Discovery começou de série a vir com barras à frente e atrás, pois era mais vocacionado para estrada ou estradões.

Agora cada qual adapta o seu carro ao uso que lhe vai dar, não esquecendo que não pode abusar da velocidade no alcatrão pois o carro adorna mais e pode ser complicado em curva...!!!

No terreno sem barra estabilizadora o carro comporta se melhor pois não tem o empecilho da barra a prender a suspensão...!!!
 
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