• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Parafusos

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas !

Alguém me sabe dizer se os parafusos que fixam a dobradiça ao capot, aqueles cabeça de quijo enormes, têm femea fixa onde apertam ou tem uma femea solta que
obrigue a tirar o tablier ?
É que tenho um denível no capot do lado direito, lado pendura, onde a distância entre o capot e o para-lamas nem sequer toca nas borrachas.
Do lado esquerdo está tudo certinho mas estou a ver que tenho a dobradiça um pouco empenada para a frente o que faz com que o capot levante.
E se alguém tiver por aí desses parafusos megalomanos precisava de 4 se os da dobradiça ao lado do parabrisas for dos mesmos (já não me lembro ! lol).
se tiver fema solta que obrigue a tirar o tablier é para esquecer !!!!

Abraço
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.544
Localização
Cortegaça
Olá Pedro.
Os esses parafusos têm fêmea solta no interior do jipe!
Não precisas tirar o tablier, mas precisas aliviar e desviar apenas um pouco para chegares a essas fêmeas!
Nada que não se faça...😉
Se precisares de parafusos tenho cá em inox...😁
Comprei a mais para o meu, posso desenrrascar na boa...😉
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Pedro, se é o que penso, não são fêmeas, mas sim uma chapa com duas roscas. Tirar os parafusos será fácil, montar e que vai ser complicado.

O tablier dos UMM's anteriores a 93 são dos meus preferidos. Em 15 minutos estão fora do UMM.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.544
Localização
Cortegaça
Pedro, se é o que penso, não são fêmeas, mas sim uma chapa com duas roscas. Tirar os parafusos será fácil, montar e que vai ser complicado.

O tablier dos UMM's anteriores a 93 são dos meus preferidos. Em 15 minutos estão fora do UMM.
Olha que és capaz de ter razão!🤔
As dobradiças do capom pelo lado de dentro do UMM são fixas a duas barras roscadas, assim já permite mexer na afinação sem tirar o tablier...
As do aro o para brisas é que devem fixar com porcas!🤔
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Obrigado a todos !
Tenho de pensar 2 vezes ! Acho que vou arriscar encostar o UD de frente a uma parede. meter-lhe um barrote entre a parede e a dobradiça e
com a ajuda do macaco hidraulico ver ser a endereito um bocado sem a partir.
Aquilo é só uns 3 ou 4 mm mas a velhice no metal às vezes prega-nos partidas ! Até a nós quando chegamos a velhos !!!

Vamos ver. Se já anda assim desde 2008 ... só que se nota o desnivel acentuado do capot nesse lado !!!
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.544
Localização
Cortegaça
Passa cá em casa com o teu UD e em vez de encostares o jipe a uma parede encostas umas jolas fresquinhas à tua goela, vais ver que deixas logo de ver essa diferença...
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Antes de fazer isso mede a distância da dobradiça de um lado e depois do outro, arranja um ponto fixo em que dê para fazer esse teste, porque podes fazer m£#&@ e depois vires a arrepender te...!!! :cool: :alien:
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Mário, vão ser precisas muitas jolas ou de litro para deixar de ver o desnível !!!
Aquilo não assim tão grave ! Se vivo com aquele defeito desde 2008 ....!!! Pode ficar assim !

Eduardo, pois eu sei e mer%6$3"3 que me arrependo mais tarde têm sido algumas como ligar 12v em 5v em electrónica e
queimar gadjets de 100€ !!! Então quando eu comprava as peças e montava drones no principio foi só asneiras !!!!
Mas aí ganhei calo e em vez de 3 meses passei para 3 semanas para montar um. Tempos passados onde esqueci o UMM e perdi-me em tecnologias. Hoje ainda tenho 3 e não voam há 4 anos !!!lol
A diferença que tenho no lado esquerdo é mais ou menos de 3/4 mm entre a parte superior junto ao vidro à parte da frente junto do
mata vacas. È só mais pelo facto de se ver que os 2 bumpers de borracha não tocam no capot e nada mais.
O ideal seria tirar essa dobradiça e colocar uma nova mas se partir ao fazer isso que remedio.
A ideia do hidrálico era apenas para que alguma se parte não atinja o parabrisas.
Será que se consegue tirar o miolo da dobradiça para que a mesma se separe em 2 ? Se assim fosse talvez fosse mais fácil mandar lá uma marretadas !!!
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Pois ! Eu sei ! Sonhar é bom e recordar o pesadelo é mau !!!
Vai ficar assim ! Acho que vou optar por meter talvez uma anilha de borralha à escala da dobradiça que fixa no capot.
Desta forma desde o capot cerca de 1 a 2 mm nesse lado
Sempre será a opção mais fácil e sem nada para não correr bem !!!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Olha Pedro, m£#&@ faço eu todos os dias, e todos os dias aprendo com a m£#&@ que faço, o mal é dos "gajos" que não fazem m£#&@ com medo de fazer m£#&@...!!! ;) :alien:
Afastar o tablier é coisa fácil, basta tirar dois parafusos de cada lado e afastar ligeiramente o tablier para ter acesso ás porcas...!!!
Esse desnível que tens até pode ter sido do facto de essas porcas terem sido mal apertadas e com o tempo terem afrouxado..
Pega num taco de madeira e num martelo com o capot aberto e tenta dar lhe umas porradas certas sem estragar o material e vê se sobem um pouco, depois é só apertar por dentro...!!!:cool::alien:
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Eduardo, ela têm é que descer e não subir mas até é boa ideia.
Se desapertar os 2 parafusos laterais do tablier e chegar às femeas é o que farei.

Abraço
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
All right ! Lá vai aqui o velhote dar cabo daquilo tudo !!!lol
No próximo fim de semana faço isso ! Agora põe-se de noite depressa e só na quinta é que tenho marretas de peso !lol

Obrigado pelas dicas e atenção.

Abraço !!!:( agora é só ao cotovelo !!!:D
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
O Mário ajuda, sempre tem lá umas fresquinhas "a estragarem se", a sorte dele é que moro longe se não dava lhe cabo do "produto" que era um ai...!!! :ROFLMAO: :alien:
 

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Mensagens
1.005
Localização
Portugal
Isso faz-se bem, cheguei a fazer algo idêntico.. Se forem preciso parafusos tenho aqui em inox
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Eduardo, o Mário tem-se safado comigo aqui por perto pois antigamente o meu vicio da pesca levava.me sempre para os lados dele.
Agora é dificl e a vida leva outros rumos eo Covid obrigou a um recolher obrigatório na minha quinta e pronto.
Mas não se safa assim com facilidades !!!! Um dia destes tenho que lá ir ver o face lifting que ele está a fazer à máquina.

Aquele abraço.
 
N

nunofvf

Guest
Boas.
No meu alter 2 de 99 os parafusos são presos assim.
1637088276655.jpg

89:)
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.544
Localização
Cortegaça
Eduardo, o Mário tem-se safado comigo aqui por perto pois antigamente o meu vicio da pesca levava.me sempre para os lados dele.
Agora é dificl e a vida leva outros rumos eo Covid obrigou a um recolher obrigatório na minha quinta e pronto.
Mas não se safa assim com facilidades !!!! Um dia destes tenho que lá ir ver o face lifting que ele está a fazer à máquina.

Aquele abraço.
Passa por cá este sábado, mas trás o UD para vermos isso da má afinação da folga do capon...
Os dois juntos havemos de afinar isso sem estragar nada e se possivel com pouco trabalho...
Com sorte ainda sais daqui com a parafusada toda em inox...😉
Aproveita antes que a coisa se complique mais e tenhamos todos de voltar a ficar dentro de 4 paredes...
Depois dás uma ajuda no meu jipe que é para não saires daqui a rir e bebemos uma fresquinha para amaciar a voz...
 
Top Inferior