• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Parafusos fixação caixa de velocidades ao bloco

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Preciso trocar a caixa de velocidades do meu motor antigo para o meu motor novo mas não sei ao certo qual a dimensão das chaves que tenho que usar para desapertar os parafusos que ligam a protecção da embreagem ao bloco do motor.

Pela foto seguinte, talvez seja mais facil explicar o que pretendo.

Prentendo sacar esta parte da caixa para colocar no novo motor.
Vou ter que comprar umas chaves para fazer este trabalho por isso agradeço que me digam qual a dimensão correcta que devo comprar.

É conveniente tirar primeiro a embreagem?

A forquilha está em bom estado, no entanto o rolamento não parece estar lá grande coisa.
Qual o preço de um rolamento novo, onde posso encontrar?

Só mais uma questão. Existe alguma junta para vedar a zona assinalada a vermelho na imagem seguinte.
Eu abri a caixa nessa zona e verifiquei que não tenho nada que ajude a vedar. É suposto exisitir aguma?

Cumprimentos
Hernani

Registo
26 Out 2007
ola
olha a 1. coisa e tirares o disco fora depois e tirares o volante fora tambem depois entao e com a chave salvo erro 19 de caixa com acrescento curto e cruzeta nao o roquete e sacas isso fora a respeito da caixausa ou silicone de juntas de motor ou cartao de juntas mais alguma coisaxuta ai as perguntas

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

Registo
21 Set 2009
os parafusos da caixa não são de 5/8"? tinha ideia que eram... mas posso estar enganado, isso não falta é parafusos!

UMM= Uma Maquina de Monte...

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Valeu pela ajuda.
O meu jogo de chaves só tem até a 17:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:

Vou comprar mais uns acrescentos:)

Cumprimentos
Hernani

Registo
26 Out 2007
ola
se tivesses perto emprestava as chaves na boa cuidado com o volante vais suar uma beca e nao estragues os parafusos se tivesses alguem que te emprestase uma chave eletrica ou a ar era porreiro brincavas com isso

Pedro Marques

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Bem

A embreagem saiu na boa:D:D
Agora está a custar tirar o volante do motor:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:
Só consegui folgar um parafuso:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face: Os outros nem mexem e foram bem regados com WD40:angry::angry::angry:

Existe algum truque para sacar fora? Não está fácil:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:.

Outra coisa que verifiquei é que a embreagem que está na foto, não serve no meu motor novo por duas razões, é mt grande e as furações não são iguais.
O meu motor novo é de uma ALter 2 de 90.

Vou ter que comprar uma embreagem nova?
Qual o preço e onde posso comprar?

Amanhã coloco as fotos.

Cumprimentos
Hernani

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Deves usar o volante do motor antigo no motor novo.

Tem atenção a ferramenta que vais comprar, convém ser coisa boa senão ficas com parafusos com cabeça redonda.

Também deves aplicar um pouco de cola própria na rosca dos parafusos quando fores montar o volante.

Registo
26 Out 2007
Ola
Como foi dito tens de aproveitar a velha embraiagem mas o truque desses parafusos e como te disse pede ai uma oficina que te des bem que te emprete uma chave das eletricas isso desaperta na boa a mao tens de trancar bem o volante do motor e desapertar com uma chave de preferençia sextavada de caixa nao dozeiavada ai e fazer força com uma beca de tubo e saiem todos de certeza

Pedro Marques

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Já me desenrasquei com a chave:D:D:D:D
Assim que tenha possibilidade vou trocar o volante para o outro motor.:p:p:p

Espero não voltar a ter mais surpressas, vamos indo e vamos vendo:D

Cumprimentos
Hernani

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Já estou desenrascado com uma chave electrica de um amigo:D:D:D
Vou poder trocar os volantes na boa.
Ficam as diferenças nas fotos seguintes:

Volante do motor antigo - caixa de 4 velocidades

Volante do motor novo - caixa de 5 velocidades

Como se pode ver os encaixes da embreagem são diferentes.

Cumprimentos
Hernani

Registo
8 Jun 2006
Amigo Hernani

Acredite (ou acreditem!) que não critico quem se manda a tarefas para as quais, aparentemente (?) não está preparado. É preciso, sem sombra de dúvida, ter alguma coragem. Também já fiz o mesmo à muitos anos...:clown:. A tentação é muita:p e o dinheiro, no meu caso:blush:, era muito pouco:disappointed_relieved:.

O trabalho/reparação a que o meu amigo se mandou, sem ferramentas (?), sem grandes conhecimentos (?), sem alguém que o ajude no local e perceba realmente da poda, é um trabalho aparentemente simples mas que esconde muitas armadilhas:angry:. Todas elas podem potenciar avarias catastróficas:dizzy_face: num futuro breve.

O simples uso de uma chave eléctrica ou pneumática pode levar à destruição simples e rápida de um parafuso por destruição da sua “cabeça”, fractura da zona roscada ou arrasamento de roscas. A par deste facto não se tem percepção certa do aperto que se está a dar. Ficará tudo “mais-ou-menos” e muitas vezes “de mais” com alongamentos dos pernes/parafusos potencializando futuras quebras. Para além disto uma chave de caixa qualquer não serve para uma aparafusadora desse tipo. O seu uso prolongado vai acabar com a chave e com a cabeça dos parafusos que for apertar.

Outro facto que me deixa com a pulga atrás da orelha é como vai centrar o disco em relação à prensa e ao volante motor. Qualquer desalinhamento(n) torna impossível:dizzy_face: o juntar de novo o motor com as caixas:astonished:. Mesmo que esse desalinhamento seja muito pequeno e se force a junção das duas partes, existe sempre o perigo de danificar o disco de embraiagem.

Lave "BEM" com diluente (passe posteriormente por água e sopre) o volante motor e a prensa de modo a que não fique gordura alguma (mesmo que essas peças fossem novas!). Passe lixa nas zonas de encosto do disco no volante e na prensa. Não se esqueça de lubrificar com massa consistente (pouca!) a zona de deslizamento do rolamento de encosto e o furo da cambota onde encaixa a ponta do veio primário, assim como a articulação da esfera da alavanca, encaixando “bem” a mola da alavanca (existente no interior da alavanca) na esfera. Veja qual é o estado dessa esfera e do seu perne de encaixe na “cloche” (não deverá haver qualquer folga).

Ainda voltando ao início deste post. Se tudo correr bem e toda aquela amálgama de peças sujas voltar a funcionar como deve ser, é sem dúvida uma sensação :cool::pexaltante:p:cool:. É uma das muitas formas de aprendermos, talvez a mais dificil.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Além do que já foi dito vais ter que trocar do teu motor antigo para o "novo":
O volante do motor
A embraiagem completa
A coloche
O motor de arranque
Os apoios de motor
Estes és mesmo obrigado a trocar.

Depois tens mais uns altamente aconselhados...
A vareta de oleo e seu encaixe no bloco
O carter de oleo
O xupador de oleo

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
gente e' reler muitas vezes o topico antes deste ...!!!
o do verdes radios - joao.

e' de nem tirar um ponto ou acrescentar uma virgula.
E' facil falar de fora e "mandar para profissionais" resolverem o problema, mas quando nao ha $$$ como diz o verdes radios e' uma tentacao nao sermos nos a fazer.

Por principio nao toco nem mexo quando nao sei...pois se e' desmontar uma caneta BIC ...bom ok os danos se correr mal e a complexidade das coisas nao sera grande despesa.

Agora em restauros temos que saber onde temos que parar dadas as limitacoes.
E esperar se for o caso pelos "euros" que acumulem....pois mais tarde pode ser pior a "emenda que o soneto".

Isto nao quer dizer que sou "cagao" ou medricas...nao e' o caso...e' somente ser responsavel.
Tenham calma quando se metem a fazer certas operacoes.

Pois recurso a chaves dinamometricas e outras ferramentas especificas etc marca a diferenca e a qualidade em que o trabalho e' feito.

Pois para desenrasque nao vale a pena...senao mais tarde as despesas serao ainda maiores.
Para nao falar que por vezes poderemos estar a brincar/facilitar com a nossa seguranca e a dos outros.

Boa sorte a mesma, mas se tiveres um mecanico amigo que te possa acompanhar tanto melhor.
E mesmo assim cuidado com os mecanicos...

Carlos Pires

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Joao, Filipe, Carlos, Pedro e Bruno
A todos o meu obrigado pela vossa ajuda e partilha de conhecimento.

Eu tenho um Opel frontera e a única coisa que fiz no carro foi mesmo meter gasóleo, quanto ao resto nem sequer me aventuro com medo de estragar alguma coisa:rolleyes::rolleyes:.

Com o UMM tem sido diferente, tenho feito todo o trabalho.
Não tenho pressas. este restauro não tem por objectivo colocar o carro a rolar o mais rápido possível mas sim ir aprendendo e gozar o restauro. Já tenho o carro à cerca de 1 ano e está mais desmontado que montado:):).....mas as coisas vão.
Nese carro já desmmontei, lixei, decapei, pintei, coloquei massas de juntas. desfarcei mossas de chapa...... Tudo trabalhos que nunca tinha feito.
Sempre que tive alguma dúvida perguntei, estudei, aprendia a fazer e depois "aplicava" no meu UMM

Para a embreagem vou à terrax4 para que o bruno veja o material depois é para fazer como ele indicar.

O alternador e motor de arranque foram desmontados e limpos por mim, depois disso foram para o electricista para serem revistos.

Sei que não tenho muitos conhecimentos mas só depois de ter feito alguns trabalhos é que na realizade compreendi algumas das dicas que vi no forum.

Sei que se o trabalho fossem realizados por profissionais (felizmente conheço pintores, bate-chapas e mecânicos), o UMM já estava a rolar à muito, mas assim perdia a piada toda.

Vou continuando a fazer os trabalhinhos dentro das minhas possibilidades e conhecimentos, e para isso conto com o pessoal:D:D:D

Cumprimentos
Hernani

Registo
26 Out 2007
Ola
Acredito que as chaves eletricas e ar possam estragar as chaves de caixa mas se for um uso diario e continuo agora 1 vez num ano deixem-se de tretas agora outra coisa so dei a dica de tirar assim os parafusos porque e mais façil para quem nao pesca quase nada porque se for como uma chave normal quase de certeza que no final tem qie os tirar a escopro de certezaai sim e estragar os parafusos a chave da a 1 pancada e depois ja sai a mao agora apertar logico que nao e com a chave de impacto porque obedece a certas regras de aperto mas xor Joao obrigado pela observaçao ficou registado na agenda de bolso ehehhehe

Pedro Marques

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro Marques(y)

"Para além disto uma chave de caixa qualquer não serve para uma aparafusadora desse tipo. O seu uso prolongado vai acabar com a chave e com a cabeça dos parafusos que for apertar." QDE !

Uma vez arrasada a cabeça de um parafuso e muito antes do escopro e do martelo (as eternas chaves Nacionais), existe uma mão cheia de opções para o remover:p.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Não há nada como um fim de tarde passado com os amigos e tudo se resolve:D:D:D

Meio trabalho já está feito

Agradeço que me digam, se souberam qual o bináro de aperto destes parafusos e se é necessário chave de ângulos.

Quanto ao material, estejam descansados vai ser analisado na terrax4.
Quanto à montagem, vai ser de forma inversa à desmontagem:p:p:p

Cumprimentos
Hernani

Top Inferior