• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Parafusis teimosinis!

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Ora no meu Cournil tenho varios exemplares desta família. Uns acabam por sair a lei do wd40, outros acabam por partir, outros moem a cabeça (e não é só a deles!).

Tenho a parte de cima da capota presa por 3 especimens muito bons, mas que irão ter um encontro imediato com um disco de corte.

Mais chatos estão a ser os especimens das dobradiças das portas e do parabrisas. Para estes estou a preparar um jantar a sós com uma boa broca. Mas não sei que broca utilizar? A mais fina possível? Uma 6? Alguem me pode dizer qual é a secção deste parafusos, é que nem um saiu para amostra! São estrela.

Digam de vossa justiça, como é que me livro desta especie constritora?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá.

Já tentas te tirar os parafusos com uma chave de impacto?

Aquelas que martelas em cima.

UMM abraço
Samuel Sousa

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Eu comprei a minha na loja do chines desenrrasca bem e foi barata, se fosses mais de perto emprestavata na boa. Assim fica mais complicado mas posso ta enviar por correio se for caso disso.

UMM abraço
Samuel Sousa

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Vou ver o que anda na zona, se algum amigo tem. No entanto, só estou a ver com quadrado de 3/4', como é que lhe ponho a respectiva ponta da chave estrela?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Um punção bem (mas mesmo bem)afiado e uma marreta pequena a cortar a cabeça dos parafusos!
Remédio santo !

UMM abraço

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Tem um adaptador para isso.
com uma desta poupei muita chatisse e cortes de parafusos.
da tanto para bites como para chaves de caixa.

Fica a foto.

UMM abraço
Samuel Sousa

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Amigo Pedro, eu não estou ao lado do Cournil, mas iria jurar que o topo da cabeça está a face da dobradiça, logo não consigo cortar a cabeça ao parafuso...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Samuel, pensei que falasses a chave de impacto pneumatica...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Essas são melhores mas muito mais caras. esta faz o mesmom efeito so tens de ter cuidado com as mãos. ou então usar luvas grossas.

UMM abraço
Samuel Sousa

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Alex, pois esqueci-me que nas dobradiças das portas os parafusos são de cabela de embutir a chamada meia cana.
Então aí torna-se mais fácil : compra uma fresa aí de 12 a 15 mm e com o berbequim dás cabo da cabeça.
Se o parafuso é de estrela ainda melhor : uma broca nova de diametro não superior à cabeça e
limpas a saude a todos eles.

UMM abraço
PReis

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Meu caro, já passei e continuo a passar pelo mesmo problema, isto de parafusos é uma teimosia e tanto!! Já para não falar em bujoes e afins.
No meu caso, foi um dos parafusos da fechadura da porta de trás, tambem estava teimoso, e persistente em nao querer sair. Andei às voltas com uma broca que comprei para ferro e nada. a verdade é que essa broca foi das mais baratas, nem se a marca, enfim coisas de principiante. Andei nisto uma tarde toda! acreditem e nada! depois a solução que embora tendo de comprar uma broca nova como deve ser, poupei no tempo, sim porque tempo é dinheiro! e em menos de um minuto, com um brocador com rotacao reduzida, com uma broca em condicoes foi chegar ver e vencer!!

espero que ajude.

PS: se quiseres posso postar umas fotos das brocas que utilizei, mas o importante é comprar umas de qualidade.

Carripana on the way ...

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Os três da capota foram raptados por uma rebarbadora alienígena...

Os parafusos das portas, já que maomé não foi a montanha, tirou-se a forra das portas e sairam as porcas.

Para os do parabrisas, está reservado um jantar romântico com brocas de 5 e de 7...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Pois, já foram com broca 7mm..., embora só tenha sido na cabeça para tiro o aro.

Davam-me jeito informações sobre como abrir as novas roscas. Eu tenho os 6 parafusos M8 do vidro, um parafuso do capon M6? e um parafuso do parachoques M10/12? partidos. Como devo fazer? Broca para os desfazer? Devo pedir a um amigo a ferramenta para abrir novas roscas.

Dicas por favor!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Ora isto por experiência própria vai mais ou menos na seguinte ordem para esses teimosos:

1º - Arco de pua com muita força em cima do dito, com pó de esmoril na cabeça do parafuso, um toquezinho para o aperto e depois desapertar devagar mas continuo

2º - Pistola de impacto com já aqui foi dito, mas volto a dizer, se possivel, meter pó de esmoril na ponta (é assim como que um pequeno grande milagre)

3º - Como o Mário disse, um kit de sacas, um furinho na cabeça do parafuso para fazer guia, um furo maior que depende sempre do saca e do parafuso a tirar e pimba, é um miminho. Pessoalmente prefiro esta solução, no entanto, uma broca grande para partir a cabeça do parafuso, ou um fresa, e depois da peça fora um alicate de grifos para tirar o resto do corpo, faz exactamente o mesmo efeito.

Antes de tentar a pistola de impacto, existe uma ferramenta - conheço por ferramenta de Adão, não sei se é o nome certo ou não - que tambem faz magia. É normalmente a minha segunda escolha, mas como não sei se haveram muitas por ai, ou foi uma invenção da malta do trabalho...

Agora seja como for, aconselho vivamente pó de esmoril, mesmo quando a cabeça as vezes começa a moer - é um bocado porco mas - um bocado de cuspo para ele não "voar", porque parece areia mas super fininha, e assim molhado aguenta-se que é um show, mete-se na ponta da chave, ou na cabeça do parafuso, se for preciso bate-se com um maço na chave com ela metida na ranhura do parafuso, para acamar bem, e normalmente sai que parece que não se passou nada.

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Não sei como são os conjuntos de sacas que há por ai, mas pelo menos os que uso não necessitam abrir rosca. Fazer sempre um furo guia, exatamente por isso, tamanho do parafuso - seja para partir a cabeça do parafuso ou para furar para o saca - começar com um bajolo enorme so resulta mesmo pela teoria do "agua mole em pedra dura tanto bate ate que fura, ou parte a broca" :p A não ser que se teja a furar titânio, o que é realmente chato mesmo com brocas de cobalto mas como os nossos meninos disso não tem muito... Se se for furando devagar, não é preciso lubrificante, e no fim o proprio saca, quem tem por si uma rosca esquerda, agarra ao buraco e tem força para partir o torque do parafuso e tira-lo do sito. Estes sacas facilitam, porque não tendo de abrir rosca, alem do tempo que se poupa se o furo ficar um pouco mais torto, aquilo sai na mesma, porque não precisa muito para agarrar, logo não precisa de um furo muito profundo, logo não aquece tanto a furar. Para ajudar a isso, normalmente até partimos as pontas dos sacas, já para ele agarrar onde começa, assim partido, numa zona muito mais larga e assim evita-se fazer furos muito profundos.

Agora claro, lubrificante aumenta sempre a durabilidade da broca e ajuda a furaçao. Como digo, com o material com que trabalho, funciona assim. A minha opinião também é só isso, uma eheh vale o que vale :p

No entanto amanha tento tirar uma foto aos sacas para entenderem melhor ;)

Top Inferior