• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

PANICO com o Diferencial

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Boas tardes AmigUMMs,
Ontem resolvi fazer a revisão do diferencial traseiro (DANA 44), e logo após o retentor sair entrei em panico pois este pequeno veio (não sei o nome correcto) que mostro na foto oxilou quase meio cm, tem uma folga astronómica (julgo eu). O rolamento cónico estáva patente que tinha entregue a alma ao criador, o rolamento interior penso que é a origem desta folga. Se for o caso a minha questão passa de como trocar??, é necessário desmontar todo o grupo cónico??

Existe também alguma folga entre o rodar do veio de transmissão e a tracção das rodas. Será isto normal??
Eu sou MUUUIto básico mas no que toca a locomoção e travagem mais vale prevenir.
UMM AbraçUMM
Paulo Cebola

UMMOCA

UMM
Registo
28 Out 2006
quote:Originally posted by Eltrapalhão

Boas tardes AmigUMMs,
Ontem resolvi fazer a revisão do diferencial traseiro (DANA 44), e logo após o retentor sair entrei em panico pois este pequeno veio (não sei o nome correcto) que mostro na foto oxilou quase meio cm, tem uma folga astronómica (julgo eu). O rolamento cónico estáva patente que tinha entregue a alma ao criador, o rolamento interior penso que é a origem desta folga. Se for o caso a minha questão passa de como trocar??, é necessário desmontar todo o grupo cónico??

Existe também alguma folga entre o rodar do veio de transmissão e a tracção das rodas. Será isto normal??
Eu sou MUUUIto básico mas no que toca a locomoção e travagem mais vale prevenir.
UMM AbraçUMM
Paulo Cebola

Bem, tens aí duas situações.

1ª - Para tirares o retentor, tiveste de tirar a bolacha aonde aparafusa o veio de transmissão, logo ficaste com folga, porque essa bolacha e respectiva porca, conforme o aperto que levam é que dão o aperto ao rolamento cónico do pinhão de ataque( o que chamas de veio ), fazendo rodar mais solto ou apertado. Se o quiseres tirar, dá um pouco de trabalho, porque normalmente as anilhas que fazem de batente a bolacha não saiem com facilidade. O que tens de ver para saberes se tens folga é com tudo no lugar e apertado mexeres com o pinhão para dentro e para fora para ver se oscila. Se oscilar podes sempre alterar as tais anilhas de folga. É um pouco chato de se fazer, porque obriga a montar e desmontar tudo até a folga ser correcta.

2ª - A folga entre o veio de transmissão e o mexer das rodas é importante e terás se a ter sempre, senão podes gripar o grupo cónico. Mas essa folga tem um limite, ou seja nem oito nem oitenta, eu normalmente afino os meus de ouvido e de olho, mas há umas ferramentas de o afinar correctamente. Até agora nunca tive problemas de o afinar dessa forma, mas convém saber o que se faz.
Essa folga é maior ou menor conforme as anilhas que leva nas laterais da conquilha, por detrás dos rolamentos cónicos, e como tal obriga a montar, experimentar, e se necessário fazer tudo de novo, tirando ou pondo anilhas de folga.

Para fazeres qualquer um dos trabalhos tens de desmontar o interior do diferencial ou ponte, ou seja tirar semi-eixos, conquilha, etc. Só não necessitas de tirar a roda de coroa da conquilha, mas verifica se os parafusos da roda de coroa estão todos devidamente apertados.

Cps,
Paulo Brás

UMMOCA

UMM
Registo
28 Out 2006
quote:Originally posted by UMMOCA

Já agora és de que ilha?

Cps,
Paulo Brás

Ok. Já vi no teu perfil, és do Faial.
Estiveste cá com um UMM azul e amarelo, julgo no TT Tracção Total?
Um casal.

Cps,
Paulo Brás

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Olá Paulo,
Obrigado pela explicação.
Pelo que vi na altura os parafusos e apertos da roda de coroa estavam OK e todo o grupo cónico impecável sem qualquer falha ou marca. A minha falta de conhecimento (burrice) leva-me a por estas questões aos entendidos (bem hajam). Assim que deixar de chover vou apertar a bolacha e ver então se existe folga,de qualquer maneira para ficar em condiçoes tem que levar o rolamento cónico.
Em relação à outra questão, não era eu, os meus rapazes nunca sairam da ilha.
Mais UMMa vez BRIGADÃO
UMM abraçUMM
Paulo Cebola

Eltrapalhão

UMMzito
Registo
8 Jul 2009
Boas Mário,
Penso que está tudo OK, foi apenas o susto por falta de conhecimento. Com tudo montado existe apenas uma ligeira folga entre o grupo cónico e o veio de transmissão (entre 0,5cm e 1 cm), a qual já "sei" ser normal.
Mais UMMa vez um grande obrigado e já agora que estamos em época Natalícia umas optimas Festas para todo o forumm.
UMM AbraçUMM
Paulo Cebola

Top Inferior