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overdrive

tartaruga

UMMzito
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15 Jan 2010
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OVERDRIVE o que é? como funciona? que vantagens tem?
estou a pensar em adquirir uma caixa de velocidades com overdrive
sim ou nao?
 

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Uma caixa com everdrive??? Mas isso não é apenas para coisas tipo land r$%&! dos antigos com 4 velocides?

Vê no que te metes porque nunca ouvi falar em nada disso para UMM's e não sei como montas isso depois.

O overdrive é algo tipo um 5ª velocidade. Era usado em carros antigos. Desmultiplicava um pouco mais a relação final para andar em autoestrada por exemplo.

corrijam-me se não for assim.

cUMMprimentos

Orgulhosamente Português !

 
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21 Set 2009
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boas camarada.....
o overdrive é uma peça que se põe nas caixas de 4 para teres uma ultima mudança, quase como uma 5ª... isso aprova, se bem que se queres 5 mudanças mais vale comprar logo uma caixa de 5.... mas eu por acaso conheço um que tem um overdrive e até agora nada de problemas, é etilo nem é 5ª nem é 4ª, é um meio termo...

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

malves

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15 Nov 2009
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Boas
overdrive é acoplado na traseira das caixas de velocidades de ferro e o que faz é quando a manete do overdrive estar em ON qualquer velocidade acresce + meia ou seja se arrancar em 1ª e meter em ON o overdrive fico quase com a velocidade da 2ª se estiver a andar com a 4ª fico quase com a velocidade que a 5ª atinge, pode ser ligado em qualquer velocidade altas ou baixas.
o overdrive´tambem é produto aplicado de origem nos UMMS principalmente no cournil é produto exclusivo das caixas de ferro os LandRovers tambem usavam quando as caixas deles eram iguais as nossas.
o meu alter1 tem overdrive é optimo.
a sua montagem é bastante facil, tirar a tampa das traseiras da cx,velocidades retirar o carreto da 4 e introduzir o overdrive e ja está.
abraçoummista




MarioAlves
 

tartaruga

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15 Jan 2010
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a minha caixa é de 5 velocidades em aluminio. como o meu motor nao tem turbo a 5 velocidade nao embala a não ser que vá a descer.
e as outras velocidades tenho que esticar as mudanças para a proxima entrar e desenvolver melhor.
será que uma caixa de 4 velocidades com overdrive é uma boa opçao?
 

malves

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15 Nov 2009
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Boas tartaruga

A diferença entre a cx. de 4 e a de 5 é :
a de 4 (ferro) é mais resistente e puxa muito mais em baixas rotações.A de 5 estica mais a velocidade e é menos barulhenta.
No meu caso como tenho a cx boa e motor bom em recta arranco com o carro em 3ª sem muita acelaração duvido que com a cx. de 5 se consiga.
Mas no seu caso que nao embala será da cx???
o motor tem compressao boa? a bomba injectora esta afinada? o filtro de gasoleo estara bom (limpo) etc.
No meu Cournil dum dia para o outro deixou de andar a mais de 70/80 o que em condições normais atinjo 90/100 fui ver o que se passava e era o filtro (tinha 6 meses) estava CHEIO de impurezas ora por isso faltava a papinha ao motor. Penso que devera ver o que se passa e nao pensar mudar pois a alteração que tera que fazer no suporte da cx mais a cx. e um overdrive bom custará + de 700€
abraçoumm




MarioAlves
 

tartaruga

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15 Jan 2010
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obrigado pela dica... realmente nunca troquei de filtro de gasoleo, no entanto o meu UMM em recta chega aos 100/110 kms/h.
 
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26 Out 2007
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ola
Olha a overdrive nao se deve usar nem em 1.º nem em 2 esforça demais e estragas isso rapido so na 3 e 4 unicamente e ja agora muda os filtros de vez em quando e melhor que o overdrive e fica mais barato ehehehhehe e poupas a carteira de futuro

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

malves

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15 Nov 2009
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Boas
PEDROALCANENA
Nao esta correcto o que escreve pois o overdrive nao esforça nem o motor nem a caixa pois se utilizar correctamente as rotações do motor, pois se nao as utilizar correctamente é o mesmo que meter uma 1ª ou 2ª e desatar a acelarar as rotações sobem imenso (estraga o motor) e nao anda mais por isso.
Se arrancar com a 1ª e meter o overdrive passa a 1ª + 1/2 em vez de passar à 2ª é só isso que sucede Pode utilizar o overdrive em qualquer mudança da caixa e como digo tambem o pode utilizar com ou sem rotoras com ou sem baixas. enho overdrive à 5 anos.

PS. Pedro nao sei se ainda se lembra de mim falamos quando veio com o Mauro a Vila Nova Milfontes.
um Abraço



MarioAlves
 

tartaruga

UMMzito
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15 Jan 2010
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antes de mais muito boa noite ao pessoal. a minha ideia do overdrive é que me arranjam uma caixa de velocidades ja com este sistema montado mais uma caixa de transferencias por apenas 500 euros.
400 euros paguei eu ha dois anos só pela caixa de transferencias e achei que isto podia ser um achado.
para alem de ficar mais equilibrado com o meu motor aspirado.vou certamente trocar o filtro de gasoleo e verificar a bomba injectora, mas tambem provavelmente trocar por esta nova caixa. assim algum problema fico com uma caixa de velocidades e de transferencias de reserva. contudo nao faço a minima ideia se esta caixa que deve de ser de ferro de 4 velocidades se adapta bem ao meu motor sem ter que fazer grandes alteraçoes.
 
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O xor Malves pelo que tenho ouvido o famoso overdrive e mais para servir tipo 5 velocidade agora se usar mais em baixo 1 ou 2 logico que tem mais desgaste em 3 tambem nao e mau por ex naquelas subidas que o carro vai a gritar e uma pessoa mete a 3 e meia de resto cada qual usa como as quiser mas ja ouvi de muita gente emecanicos da velha guarda e disseram que nao se deve usar em 1 e 2 e sim estou a ver quem e daquela vez que fui ai a Milfontes
Tartaruga gastar 500euros com mais uns euros metias caixa de 5 e ficava mais silensioso mas nao sei o uso que das ao carro no dia a dia mas cada qual sabe de si mas a overdrive e metida atras na caixade tranferençia acho que ja la tens o carreto e tudo mas e sempre melhor abrir e ver ja desmontei 2 e era assim agora podes ter ja alguma modificaçao e nao ter o carreto que da tambem para a overdrive

Pedro Marques
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Aldeia

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Bem, que confusão!

Tartaruga, como já foi explicado overdrive é uma meia mudança que deve só ser usada em 3ª ou 4ª, não por esforçar a caixa ou motor, mas para preservar a vida do overdrive!

Não sei se percebi bem, mas acho que tens caixa de 5? Se sim deixa-te estar quieto, se o UMM anda mal, então vai mudar os filtros, acertar a bomba ou melhorar a admissão. A caixa de 5 serve muito bem mesmo para motores atmosféricos. ;)

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Aldeia

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Eaquecia-me! Por 500€ arranjas um motor turbo e por outro tanto fazes uma revisão valente ao mesmo;)

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Humber

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Desculpem lá meter-me... mas podem-me dizer que tipo de engrenagem usa o overdrive para os UMMs?

É que no Humber existe um overdrive, que a propósito se desliga automáticamente a baixo da 4ª no meu carro, e a baixo da 3ª nas séries seguintes (os engenheiros ingleses dos meados do século passado achavam que aquilo só servia mesmo para mudanças altas).

Mas o que gostava mesmo era de saber que tipo de engrenagem usa, porque a do humber é estranhissima, já para não dizer que inclui uma embraiagem cónica (para ligar e desligar), e é comandada hidraulicamente com o oleo da caixa sobre pressão (tem uma pequena bomba de oleo integrada).

Finalmente... um motor turbo só custa mesmo 500.00€, Aldeia? E isso vai-se buscar onde? Xor Pedro... para quando é que marcamos o upgrade do Verdinho?

Obrigado e agradeço pelo eventual esclarecimento sobre o overdrive...

Luis


UMM... o amigo de todas as horas!
 

Aldeia

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quote:Originally posted by Humber


Finalmente... um motor turbo só custa mesmo 500.00€, Aldeia? E isso vai-se buscar onde? Xor Pedro... para quando é que marcamos o upgrade do Verdinho?


Até já houve quem arranjou bem mais barato!

por 500 agora não conheço nenhum, mas por 600 sabia da localização de 3 em Espanha. Sá não sei se ainda lá estão.....

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

IZnogud

UMMzito
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4 Mai 2009
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boas!
obrigado pelos esclarecimentos.
eu tenho um overdrive, mas depois do que li, e dado que gosto mesmo é de relaçoes mais longas pois ando mais é em estrada, nao vou montar.
o overdrive fica para vender.

cumprimentos e obrigado.

N. Marçal
 

Humber

UMM
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Nuno,

Desculpa mas acho que estás enganado. O overdrive serve para multiplicar a relação final da caixa. Assim, num carro com uma caixa de 4, funciona como uma espécie de 5ª mudança. Se o teu carro tem uma caixa de 4 faz todo o sentido manter o overdrive, até porque pode não ser engrenado se não quiseres.

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!
 
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