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Overdrive em caixas de 5?

Aldeia

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31 Jul 2006
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Aceitam-se ideias para a aplicação de overdrive em caixas de alumínio de 5 velocidades.

Eu não faço a mínima ideia, mas era um possível cliente.


Uma caixa de 6 com um rapport mais longo também servia.




 

trekker

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30 Mar 2006
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Em tempos li sobre umas caixas que se adaptavam no veio de transmissão, alterando a relação final. Não me record de nomes pois já lá vai mais de 10 anos mas eram muito eficazes. Normalmente utilizados em carrinhas de distribuição de modo a poupar no combustivel. Só daria para 4x2mas não faz diferença de maior no meu ponto de vista.

Não deve ser muito difícil encontrar pela net...
 

NSMP

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10 Mar 2010
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Não sei se ajuda mas existem overdrives para aplicação nas caixas de velocidade do defender td5. é uma questão de googlar!

cUMMprimentos
Natacha


http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt
 

trekker

UMM
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30 Mar 2006
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A caixa de transferências do Td5 é diferente. A nossa não permite alterar a relação entre o veio primário e secundário a não ser alterando o carreto primário. Já cheguei a equacionar fazer um carreto mais pequeno para a relação "altas" do veio primário do UMM e entre a caixa de transferencias e de velocidades colocar uma redutora. Desta forma teria uma overdrive para 4x4 mas as alterações eram tantas que não compensava e na verdade não preciso de overdrive para 4x4.

Ando em vias de alterar uma caixa de transferência de modo a aceitar uma "overdrive" na saída da caixa. Talvez mais para o fim do ano já haja novidades. Espero que a coisa não fique por mais de 500 paus.
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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Boas.

podes aplicar o overdrive da caixa ZF, basta que faças uma visita ao torneiro para que ele te crie o carreto para a ligação com a caixa de transferências.

 

rjoina

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18 Fev 2011
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Querem ver que eu tenho ca isso tudo. Passarinho vou verificar o que estas a dizer

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
Aveiras de Cima a concelho
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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quote:Originally posted by rjoina

Querem ver que eu tenho ca isso tudo. Passarinho vou verificar o que estas a dizer

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
Aveiras de Cima a concelho

Rodrigo,

verifica, mas não te aconselho a ponderares montar o oerdrive no projecto que estás a desenvolver.

 

rjoina

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18 Fev 2011
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Porquê filipe? Falta de espaço?

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
Aveiras de Cima a concelho
 

Passarinho

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3 Fev 2007
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com o motor 2.1 td que vais montar com caixa de 5, facilmente vais aflorar os 150/160 kms hora.

Com o overdrive consegues mais uns pozinhos. O UMM não tem aerodinamica, nem segurança nem conforto para rolares acima desse índice de velocidade.

Vais andar com o carro a 180 km/h? compensará o trabalho/invvestimento?

poderás sim fazer uma melhor gestão do UMM em todo o terreno com o overdrive, aí talvez possam haver algumas mais valias em utilizar o overdrive, mas com o motor elastico que vais ter, de certeza que os ganhos não vão ser significativos.

 

trekker

UMM
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30 Mar 2006
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Não sei se será assim tão simples aplicar a overdrive da caixa ZF pois a ligação na caixa de 5 é feita directamente pelo carreto correspondente às altas ou baixas. Teria de ser feito um outro carreto, criar uma manga de modo a que o Segundo carreto deslize de modo a engrenar a velocidade mais longa.

Quanto ao UMM já atingir uma velocidade mais elevada, pode-se facilmente intervalar um sensor de velocidade que desligue a overdrive (se for eléctrica) permitind assim ligar a overdrive para baixar o regime do motor.

 
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29 Abr 2012
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Pelos meus cálculos e tendo em conta pneus 235/75R15(perímetro aprox=2.30m), caixa de transferência em "altas"(relação 0.966/1) , em 5ªvelocidade(relação 0.85/1) à rotação máxima projetada para este motor XUD11 (4300RPM), eixos originais do turbo ( relação 4.88/1) o mesmo atingirá aproximadamente 148km/h.Com pneus 7.5R16 e mantendo os outros dados atingirá os 159km/h.Para estes valores serem possíveis é necessário que as condições de atrito dinâmico o permitam e que se leve o motor à potencia máxima de fábrica que pressupõe as 4300RPM .Adicionando um overdrive , é possível manter esta velocidades com rotações do motor inferiores ou mantendo a rotação do motor , atingir velocidades mais altas.Isto é tudo muito teórico pois andar nestes regimes num UMM é puro suicídio.Quanto a mim e concordando com o Filipe não compensa a alteração.
 
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