• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Overdrive em caixas de 5?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Aceitam-se ideias para a aplicação de overdrive em caixas de alumínio de 5 velocidades.

Eu não faço a mínima ideia, mas era um possível cliente.

Uma caixa de 6 com um rapport mais longo também servia.

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Em tempos li sobre umas caixas que se adaptavam no veio de transmissão, alterando a relação final. Não me record de nomes pois já lá vai mais de 10 anos mas eram muito eficazes. Normalmente utilizados em carrinhas de distribuição de modo a poupar no combustivel. Só daria para 4x2mas não faz diferença de maior no meu ponto de vista.

Não deve ser muito difícil encontrar pela net...

NSMP

UMM
Registo
10 Mar 2010
Não sei se ajuda mas existem overdrives para aplicação nas caixas de velocidade do defender td5. é uma questão de googlar!

cUMMprimentos
Natacha

http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
A caixa de transferências do Td5 é diferente. A nossa não permite alterar a relação entre o veio primário e secundário a não ser alterando o carreto primário. Já cheguei a equacionar fazer um carreto mais pequeno para a relação "altas" do veio primário do UMM e entre a caixa de transferencias e de velocidades colocar uma redutora. Desta forma teria uma overdrive para 4x4 mas as alterações eram tantas que não compensava e na verdade não preciso de overdrive para 4x4.

Ando em vias de alterar uma caixa de transferência de modo a aceitar uma "overdrive" na saída da caixa. Talvez mais para o fim do ano já haja novidades. Espero que a coisa não fique por mais de 500 paus.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Boas.

podes aplicar o overdrive da caixa ZF, basta que faças uma visita ao torneiro para que ele te crie o carreto para a ligação com a caixa de transferências.

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Querem ver que eu tenho ca isso tudo. Passarinho vou verificar o que estas a dizer

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
Aveiras de Cima a concelho

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
quote:Originally posted by rjoina

Querem ver que eu tenho ca isso tudo. Passarinho vou verificar o que estas a dizer

Rodrigo,

verifica, mas não te aconselho a ponderares montar o oerdrive no projecto que estás a desenvolver.

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Porquê filipe? Falta de espaço?

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
com o motor 2.1 td que vais montar com caixa de 5, facilmente vais aflorar os 150/160 kms hora.

Com o overdrive consegues mais uns pozinhos. O UMM não tem aerodinamica, nem segurança nem conforto para rolares acima desse índice de velocidade.

Vais andar com o carro a 180 km/h? compensará o trabalho/invvestimento?

poderás sim fazer uma melhor gestão do UMM em todo o terreno com o overdrive, aí talvez possam haver algumas mais valias em utilizar o overdrive, mas com o motor elastico que vais ter, de certeza que os ganhos não vão ser significativos.

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Não sei se será assim tão simples aplicar a overdrive da caixa ZF pois a ligação na caixa de 5 é feita directamente pelo carreto correspondente às altas ou baixas. Teria de ser feito um outro carreto, criar uma manga de modo a que o Segundo carreto deslize de modo a engrenar a velocidade mais longa.

Quanto ao UMM já atingir uma velocidade mais elevada, pode-se facilmente intervalar um sensor de velocidade que desligue a overdrive (se for eléctrica) permitind assim ligar a overdrive para baixar o regime do motor.

Registo
29 Abr 2012
Pelos meus cálculos e tendo em conta pneus 235/75R15(perímetro aprox=2.30m), caixa de transferência em "altas"(relação 0.966/1) , em 5ªvelocidade(relação 0.85/1) à rotação máxima projetada para este motor XUD11 (4300RPM), eixos originais do turbo ( relação 4.88/1) o mesmo atingirá aproximadamente 148km/h.Com pneus 7.5R16 e mantendo os outros dados atingirá os 159km/h.Para estes valores serem possíveis é necessário que as condições de atrito dinâmico o permitam e que se leve o motor à potencia máxima de fábrica que pressupõe as 4300RPM .Adicionando um overdrive , é possível manter esta velocidades com rotações do motor inferiores ou mantendo a rotação do motor , atingir velocidades mais altas.Isto é tudo muito teórico pois andar nestes regimes num UMM é puro suicídio.Quanto a mim e concordando com o Filipe não compensa a alteração.

Top Inferior