• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Overdrive com motor 2100?

xanumm

UMM
Registo
29 Fev 2008
Mensagens
224
Localização
Portugal
Bom dia!
Estou a pensar colocar um Overdrive no meu Cournil com o motor 2100, será que o motor se aguenta bem em overdrive?
Será melhor um 2300?

cUMMps,
Alexandre

"O que é nacional... é bom!"
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Alexandre

Não terá problemas com o 2100cc:p.

Deverá ter e conta que o overdrive deve estar em bom estado (novo:thinking:), que é um mecanismo sensível (mais sensível se for de accionamento eléctrico) e que é preciso saber utilizá-lo bem para não o danificar, ou danificar algo na sua zona de acoplamento.

O overdrive vai, na prática, servir-lhe como uma 5ª vel. (se tiver caixa de 4). Não pense em o engrenar com as 4x4/red. metidas:dizzy_face:.


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

xanumm

UMM
Registo
29 Fev 2008
Mensagens
224
Localização
Portugal
Amigo João!
O Overdrive pode ser engatado e desengatado em andamento?
Funciona como se fossem as baixas mas neste caso seriam as "altas" e com ele ligado, vou ter a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª mudanças mais longas, certo? Ou vou em 4ª e engreno o overdrive e ele muda para uma 5ª?:thinking:

Obrigado!
UMM Abraço,
Alexandre

"O que é nacional... é bom!"
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.500
Localização
Portugal
Basicamente o overdrive é uma meia mudança. Não deve ser usado com redutoras e deve-se evitar utilizar em 1ª ou 2ª porque esforça-o bastante e rapidamente dá o "badagaio".

Podes usá-lo com 3ª e meia ou 4ªe meia conforme a necessidade.

E sim, normalmente usa-se em andamento ;)

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!



 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Alexandre

As nossas caixas são um matacão de ferro; brutas, feias e algumas más. A força/velocidade transformadas nelas são muito grandes, tendo todo isso em conta, apenas deverá utilizar o overdrive para "aumentar" a 4ª, engatando-o/desengatando-o em movimento.

Atenção, embora não venha mal por passar de 4ª para 3ª com o OD inserido, ele vai entrar em esforço e isso será de evitar.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

xanumm

UMM
Registo
29 Fev 2008
Mensagens
224
Localização
Portugal
Muito obrigado Aldeia e João!
Acho que já percebi a Ciência do Overdrive...
Vamos ver se tenho sorte e se vem tudo OK!

UMM Abraço,
Alexandre

"O que é nacional... é bom!"
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Pois era o que eu pensava ehehe
Nos MGB's e isso é uma coisa que se encontra muito agora em jipes já tinha ouvido falar mas nunca vi nenhum.
 
Top Inferior