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Originais? …ou não! e as réplicas…..!

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
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Portugal
Pelos vistos, este(s) tema(s) merece um tópico.


Quanto a mim, todos os donos de UMM’s , gostam mesmo de UMM’s, e de automóveis em geral.

Constato, muitas vezes, que, quando o seu UMM, não corresponde à expectativa que motivou a compra:

- Porque estava em pior estado, do que parecia.
- Porque está tão personalizado que só lhe falta “virar-se” ao novo dono.
- Porque ao fazer comparação com outros carros, modernos, ou até não, lhe parece que não tem o desempenho que é suposto um automóvel ter – velocidade, conforto, economia, estética…….
- Porque, como todas as máquinas, está “velha e cansada”, e precisa de rejuvenescer. Aqui, começam as “confusões”.

No caso dos UMM, também me parece que, pelo facto de se misturar “gostar de carros” com “espirito de aventura” e “patriotismo” , a “coisa” complica-se mais um bocado.

Depois, e felizmente, pela diversidade patente, são carros que atraem pessoas, de múltiplos locais, de diversos extractos socio-económicos e culturais, e até de idades muito diferentes, mesmo com projectos de utilização muito diferentes .

Segundo os conceitos da preservação automóvel, parece que temos:

  • Sucatas – projectos de restauro ou dadores de peças.
  • Carros “maduros”, vulgo chaços, originais, a cair a cada 1000mts!
  • Carros clássicos/antigos, na condição de fábrica, com as marcas do tempo, em funcionamento regular, com substituição de consumíveis.
  • Carros clássicos/antigos restaurados, na exacta condição e configuração à saída de fábrica.
  • Carros clássicos/antigos restaurados, na condição de fábrica, mas incorporando elementos mecânicos ou estéticos de modelos ou séries diferentes - por exemplo a montagem do tablier de 93 em carros de data anterior, ou simplesmente a mudança dos autocolantes.
  • Carros clássicos/antigos restaurados/alterados, sem respeito pelas definições de fábrica…, em busca de valores estéticos, de performance, de economia, de desempenho, de conforto……
  • Carros clássicos/antigos restaurados, na condição de fábrica, mas em réplica de modelos “especiais” ou de configurações diferentes – ( por exemplo fazer um carro de passageiros a partir de um comercial ou vice-versa, replicar uma configuração de uma prova desportiva, por exº Dakar 82/83/84, replicar o Alvor ou o Ébano..............., a transformação de viaturas dos bombeiros ou forças militares/segurança em civis e vice-versa, e mais uns quantos exemplos...... ), incorporando elementos mecânicos ou estéticos de modelos ou séries diferentes, ou peças especificas.

Assim, e percebendo bem todas as especificidades de cada categoria, parece-me sinal de desunião, colarmos "rótulos" a cada um, pois realmente o mais importante é o convívio em redor da silhueta UMM, dos momentos vividos e das memórias.


Como é óbvio, não gostava de ser o único "escrivão" do tópico, portanto estejam à vontade e divirtam-se.;)
 
Última edição:
Registo
17 Mar 2017
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eu revejo-me nos:
Carros clássicos/antigos restaurados/alterados, sem respeito pelas definições de fábrica…, em busca de valores estéticos, de performance, de economia, de desempenho, de conforto……

Gosto muito mesmo muito do meu UMM, mas tou um bocadinho a borrifar-me para alguns pormenores de fabrica. especialmente aqueles que são vendidos e apreço de ouro. O meu cangalho é pra estar a meu gosto, o mais em boas condições possível, usar e desfrutar e aproveitar tudo o que der pra tirar dele quando me apetecer sem medo de estragar (muito) :ROFLMAO:
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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eu revejo-me nos:
Carros clássicos/antigos restaurados/alterados, sem respeito pelas definições de fábrica…, em busca de valores estéticos, de performance, de economia, de desempenho, de conforto……

Gosto muito mesmo muito do meu UMM, mas tou um bocadinho a borrifar-me para alguns pormenores de fabrica. especialmente aqueles que são vendidos e apreço de ouro. O meu cangalho é pra estar a meu gosto, o mais em boas condições possível, usar e desfrutar e aproveitar tudo o que der pra tirar dele quando me apetecer sem medo de estragar (muito) :ROFLMAO:
Faço tuas as minhas palavras, com virgulas e pontuação e tudo o mais escrito...!!! :cool: :alien:
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Temos que estacionar o nosso carro, e depois de nos afastarmos a pé temos que voltar a olhar para ele com admiração!
Seja ele tunning, alterado, rebaixado, restaurado, novo, velho ou até mesmo velho mas 100% original.
Se não o fizermos é apenas um meio de transporte.

Na comunidade UMM é muito habitual cada dono deixar o UMM a seu jeito, pois o carro presta-se para isso. Facilmente encontramos UMM's que a cada dono muda de cor, muda de capota, de jantes, e de configuração, uns mais estradistas, outros mais TT, outros vadiagem etc
O carro presta-se para isso, a sua chapa quinada e grossa, permite essas alterações, muitas vezes caseiras e de baixo custo.

Eu pessoalmente, faço questão de ter o meu a meu gosto, e de o usar no dia-a-dia, sem pena de nos passeios TT riscar a pintura nova, ou de acartar cimento e blocos em cima dos estofos.

Vejo os UMM's originais, ou restaurados a rigor com bons olhos, é sempre agradável ver um carro em boas condições. Como também vejo bem, UMM's todos "inventados", posso gostar ou não das invenções, mas isso é apenas o meu gosto.

O lixado é quando as pessoas chocam, e desvalorizam o próximo porque não seguem a mesma linha de pensamento.

Não existe o certo ou o errado, existe o ponto de vista de cada um, e o respeito.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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No teu caso, só consigo vislumbrar um aligeiramento de alguns componentes, e noutros "ferro para cima" !
Mas que gostas deles, e são bem tratados, não tenho a mais pequena dúvida.;)
Yap, além de ter uns kilos a menos que vinham de fabrica que retirei, acrescentei mais uns, como arca frigorífica entre outros para satisfazer os prazeres do dono...!!! :cool: :alien:
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
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22 Jan 2019
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Eu revejo-me em:
Carros clássicos/antigos restaurados/alterados, com respeito esteticamente pelo que era a origem (exterior e interior)…, mecânica adaptada e melhorada se necessário, não exagerando como por exemplo em eixos mais largos no caso dos nossos UMM's…

E para os puristas de carros clássicos antigos restaurados segundo a origem, os platinados ainda continuam nós vossos carros ou já mudaram para eléctrico? Se sim, já deixaram de ser puristas.... (eu sei que a ACP e isso aceita esta modificação, mas se são tão puristas....) :cool:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Temos que estacionar o nosso carro, e depois de nos afastarmos a pé temos que voltar a olhar para ele com admiração!
Seja ele tunning, alterado, rebaixado, restaurado, novo, velho ou até mesmo velho mas 100% original.
Se não o fizermos é apenas um meio de transporte.

Na comunidade UMM é muito habitual cada dono deixar o UMM a seu jeito, pois o carro presta-se para isso. Facilmente encontramos UMM's que a cada dono muda de cor, muda de capota, de jantes, e de configuração, uns mais estradistas, outros mais TT, outros vadiagem etc
O carro presta-se para isso, a sua chapa quinada e grossa, permite essas alterações, muitas vezes caseiras e de baixo custo.

Eu pessoalmente, faço questão de ter o meu a meu gosto, e de o usar no dia-a-dia, sem pena de nos passeios TT riscar a pintura nova, ou de acartar cimento e blocos em cima dos estofos.

Vejo os UMM's originais, ou restaurados a rigor com bons olhos, é sempre agradável ver um carro em boas condições. Como também vejo bem, UMM's todos "inventados", posso gostar ou não das invenções, mas isso é apenas o meu gosto.

O lixado é quando as pessoas chocam, e desvalorizam o próximo porque não seguem a mesma linha de pensamento.

Não existe o certo ou o errado, existe o ponto de vista de cada um, e o respeito.


De acordo, mas esse "atirar de pedras" vem dos dois lados das barricadas! Não tenho nenhuma dúvida.
E para os puristas de carros clássicos antigos restaurados segundo a origem, os platinados ainda continuam nós vossos carros ou já mudaram para eléctrico? Se sim, já deixaram de ser puristas.... (eu sei que a ACP e isso aceita esta modificação, mas se são tão puristas....) :cool:


O tom de "provocação" é que se presta à discussão:D

Aceito com naturalidade, que um by-pass no coração, não diz nada da personalidade de uma pessoa; Já os implantes capilares masculinos, ou de silicone - no feminino, confesso que me deixam desconfiado, quanto à personagem. Mas isso sou eu:rolleyes:
 
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pcosta

UMM
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4 Jun 2014
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Eu serei mais “ Carros clássicos/antigos restaurados/alterados, sem respeito pelas definições de fábrica…, em busca de valores estéticos, de performance, de economia, de desempenho, de conforto……” mas com pena que não tenham evoluído ao longo dos anos como aconteceu com os defender, os wrangler, o Suzuki e até o Lada Niva, que conseguiram e adaptarem-se aos dias de hoje, com novos motores, novos para-choques é pequenas alterações sem perderem a essência e o carácter da marca.
É aqui que me revejo no UMM, o Jipão que carinhosamente é tratado aqui em casa e que na minha juventude me babava por ter um.
O meu primeiro que conduzi durante um fim de semana foi talvez em 88/89 como um Cournil puro e duro em 89/90 já íamos para a discoteca de troféu na altura um mundo” e isso só para dizer que o carro que eu adoro , não acompanhou a evolução dos tempos e das nossas necessidades.
Agora o que eu quero é um MMM com a suposta evolução mecânica que por culpa de alguém não foi possível devido à nossa política e politiquices.
Eu quero o UMM para andar, gozar e quando for possível correr mundo.
 
Última edição:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Eu serei mais “ Carros clássicos/antigos restaurados/alterados, sem respeito pelas definições de fábrica…, em busca de valores estéticos, de performance, de economia, de desempenho, de conforto……” mas com pena que não tenham evoluído ao longo dos anos como aconteceu com os defender, os wrangler, o Suzuki e até o Lada Niva, que conseguiram e adaptarem-se aos dias de hoje, com novos motores, novos para-choques é pequenas alterações sem perderem a essência e o carácter da marca.
É aqui que me revejo no UMM, o Jipão que carinhosamente é tratado aqui em casa e que na minha juventude me babava por ter um.
O meu primeiro que conduzi durante um fim de semana foi talvez em 88/89 como um Cournil puro e duro em 89/90 já íamos para a discoteca de troféu na altura um mundo” e isso só para dizer que o carro que eu adoro , não acompanhou a evolução dos tempos e das nossas necessidades.
Agora o que eu quero é um MMM com a suposta evolução mecânica que por culpa de alguém não foi possível devido à nossa política e politiquices.
Eu quero o UMM para andar, gozar e quando for possível correr mundo.


Tambem podemos sonhar um bocadinho:rolleyes:, e mantendo obrigatoriamente o adn - silhueta COURNIL ou ALTER (que me parece ser o mais consensual), tambem imaginar o que seria preciso hoje, para sair um carro do stand, para o senhor "todo mundo", apreciar e usar.

Por mim, sem qualquer dúvida, teria de fazer menos barulho, aquecer menos o habitáculo e rolar a 150km/h sem problemas. E claro, devia ter tido uma escolha com mais critério de peças de boa qualidade e uma montagem cuidadosa, que permitisse a tal garantia de 200.000kms e revisões programadas assim tipo Honda ou Toyota!!:whistle:
 

pcosta

UMM
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4 Jun 2014
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Gostava de ter visto este tipo de evolução
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Ou esta
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Ou ainda está
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Evoluções básicas e simples que se adaptaram aos dias de hoje sem nunca perder o seu caráter interior e exterior
 
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Neca172

UMM
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4 Jan 2017
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V. N. De Gaia, Portugal
Eu revejo-me em:
Carros clássicos/antigos restaurados/alterados, com respeito esteticamente pelo que era a origem (exterior e interior)…, mecânica adaptada e melhorada se necessário, não exagerando como por exemplo em eixos mais largos no caso dos nossos UMM's…

E para os puristas de carros clássicos antigos restaurados segundo a origem, os platinados ainda continuam nós vossos carros ou já mudaram para eléctrico? Se sim, já deixaram de ser puristas.... (eu sei que a ACP e isso aceita esta modificação, mas se são tão puristas....) :cool:
Eu subscrevo o que o Tiago escreveu, sublinhando, (com respeito esteticamente pelo que era a origem (exterior e interior)…,
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Eu revejo-me neles todos.

Eu defino-me pelo objectivo do carro, se quero um carro para o dia a dia, tem de ser confortável e com os gadjets todos, se for um carro para o monte, tem de ter potência, se for um carro clássico, tem de ser original....

O meu umm é um carro para o dia a dia, por isso preparo-o tendo isso em conta. De resto, é como o Moutinho diz, gosto de o estacionar, e quando me vou a afastar olho para trás a apreciar o carro.

Penso que em relação à desunião, não é pela diversidade de gostos, mas sim pela falta de respeito pelo gosto dos outros.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Visualizar anexo 19134Visualizar anexo 19135Visualizar anexo 19136Gostava de ter visto este tipo de evolução Visualizar anexo 19122
Ou esta Visualizar anexo 19122Visualizar anexo 19123Visualizar anexo 19124Visualizar anexo 19125
Ou ainda está Visualizar anexo 19127Visualizar anexo 19126


Evoluções básicas e simples que se adaptaram aos dias de hoje sem nunca perder o seu caráter interior e exterior
PCosta, eu percebi a ideia!
Só que todos sabemos que a marca parou!
E assim, parece-me que o que suscita dúvidas, é o processo de incorporar nos carros, alterações que desvirtuam o conceito original. Porque todos sabemos que depois há tendências dominantes e aí de quem sonha em fugir da linha oficial - estou a lembrar-me daquele Cournil do Hugo, por exemplo!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Quanto a mim, todos os donos de UMM’s , gostam mesmo de UMM’s, e de automóveis em geral.
Penso que sim, independentemente da sua forma de gostar...!!!

O que constato, muitas vezes, é que o seu UMM, não corresponde à expectativa que motivou a compra:
- Porque estava em pior estado, do que parecia.
- Porque está tão personalizado que só lhe falta “virar-se” ao novo dono.
- Porque ao fazer comparação com outros carros, modernos, ou até não, lhe parece que não tem o desempenho que é suposto um automóvel ter – velocidade, conforto, economia, estética…….
- Porque, como todas as máquinas, está “velha e cansada”, e precisa de rejuvenescer. Aqui, começam as “confusões”.
Tivesse pensado melhor e comprado outro TT mais moderno...!!!

No caso dos UMM, também me parece que, pelo facto de se misturar “gostar de carros” com “espirito de aventura” e “patriotismo” , a “coisa” complica-se mais um bocado.
Quando se gosta, nem sequer se pensa nisso...!!!

Depois, e felizmente, pela diversidade patente, são carros que atraem pessoas, de múltiplos locais, de diversos extractos socio-económicos e culturais, e até de idades muito diferentes, mesmo com projectos de utilização muito diferentes .
Pois, aí é que a "porca troce o rabo", uns compram porque gostam, outros porque actualmente está na moda, e outros porque têm "carcanhol" a mais na carteira a fazer lhe peso, outros porque precisam de uma viatura com estas características para o trabalho que fazem, e depois existem os outros, que compram só por comprar...!!!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Segundo os conceitos da preservação automóvel, parece que temos:
  • Sucatas – projectos de restauro ou dadores de peças.
  • Carros “maduros”, vulgo chaços, originais, a cair a cada 1000mts!
  • Carros clássicos/antigos, na condição de fábrica, com as marcas do tempo, em funcionamento regular, com substituição de consumíveis.
  • Carros clássicos/antigos restaurados, na exacta condição e configuração à saída de fábrica.
  • Carros clássicos/antigos restaurados, na condição de fábrica, mas incorporando elementos mecânicos ou estéticos de modelos ou séries diferentes - por exemplo a montagem do tablier de 93 em carros de data anterior, ou simplesmente a mudança dos autocolantes.
  • Carros clássicos/antigos restaurados/alterados, sem respeito pelas definições de fábrica…, em busca de valores estéticos, de performance, de economia, de desempenho, de conforto……
  • Carros clássicos/antigos restaurados, na condição de fábrica, mas em réplica de modelos “especiais” ou de configurações diferentes – ( por exemplo fazer um carro de passageiros a partir de um comercial ou vice-versa, replicar uma configuração de uma prova desportiva, por exº Dakar 82/83/84, replicar o Alvor ou o Ébano..............., a transformação de viaturas dos bombeiros ou forças militares/segurança em civis e vice-versa, e mais uns quantos exemplos...... ), incorporando elementos mecânicos ou estéticos de modelos ou séries diferentes, ou peças especificas.

Assim, e percebendo bem todas as especificidades de cada categoria, parece-me sinal de desunião, colarmos "rótulos" a cada um, pois realmente o mais importante é o convívio em redor da silhueta UMM, dos momentos vividos e das memórias.
Pois, Paulo isso é que vai ser difícil, a luta vai sempre continuar a "minha galinha é melhor que a tua porque põe ovos maiores"

Como é óbvio, não gostava de ser o único "escrivão" do tópico, portanto estejam à vontade e divirtam-se.
Já deixei o meu contributo, e a sério que me diverti imenso...!!! ;) :alien:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Um destes dias, dei por mim numa conversa que acabou em "carros de corrida" ou parecidos....

Pensei cá para mim: Porque raio, não existem mais UMM's com as decorações de época, ou cópias das "decorações" em carros diferentes?
Quando vamos ver um rallye ou uma prova de velocidade, para clássicos, não gostamos de ver os carros com decorações de época?

Não seria um tema "fotogénico", retomar, (muito mais devagarinho - em ritmo de passeio), alguns dos raides 4x4 mais famosos?

Ficam as sugestões, para pensarem....

Eu, adorava ter um destes, e não me importava nada de o levar a passear assim:


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Alguns exemplos já tentados, noutras andanças.... (são todos réplicas, ou seja, não são os carros originais com a decoração da época......):

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Termas-Centro-Classic-Cars-3-1024x683.jpg
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Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
O povo Português, ou seja a malta mais velha, porque a mais nova esquece, deixou de viver de tradições e sonhos de meninice, se para colocar uns faróis de longo alcance é um cu de boi, agora "pintarolar" os carros com as cores de "corrida" tinha de fazer um requerimento ao PR e mais uns poucos...!!! :whistle: :alien:
 
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