Cournil Lisboa
Paulo Nunes
Pelos vistos, este(s) tema(s) merece um tópico.
Quanto a mim, todos os donos de UMM’s , gostam mesmo de UMM’s, e de automóveis em geral.
Constato, muitas vezes, que, quando o seu UMM, não corresponde à expectativa que motivou a compra:
- Porque estava em pior estado, do que parecia.
- Porque está tão personalizado que só lhe falta “virar-se” ao novo dono.
- Porque ao fazer comparação com outros carros, modernos, ou até não, lhe parece que não tem o desempenho que é suposto um automóvel ter – velocidade, conforto, economia, estética…….
- Porque, como todas as máquinas, está “velha e cansada”, e precisa de rejuvenescer. Aqui, começam as “confusões”.
No caso dos UMM, também me parece que, pelo facto de se misturar “gostar de carros” com “espirito de aventura” e “patriotismo” , a “coisa” complica-se mais um bocado.
Depois, e felizmente, pela diversidade patente, são carros que atraem pessoas, de múltiplos locais, de diversos extractos socio-económicos e culturais, e até de idades muito diferentes, mesmo com projectos de utilização muito diferentes .
Segundo os conceitos da preservação automóvel, parece que temos:
- Sucatas – projectos de restauro ou dadores de peças.
- Carros “maduros”, vulgo chaços, originais, a cair a cada 1000mts!
- Carros clássicos/antigos, na condição de fábrica, com as marcas do tempo, em funcionamento regular, com substituição de consumíveis.
- Carros clássicos/antigos restaurados, na exacta condição e configuração à saída de fábrica.
- Carros clássicos/antigos restaurados, na condição de fábrica, mas incorporando elementos mecânicos ou estéticos de modelos ou séries diferentes - por exemplo a montagem do tablier de 93 em carros de data anterior, ou simplesmente a mudança dos autocolantes.
- Carros clássicos/antigos restaurados/alterados, sem respeito pelas definições de fábrica…, em busca de valores estéticos, de performance, de economia, de desempenho, de conforto……
- Carros clássicos/antigos restaurados, na condição de fábrica, mas em réplica de modelos “especiais” ou de configurações diferentes – ( por exemplo fazer um carro de passageiros a partir de um comercial ou vice-versa, replicar uma configuração de uma prova desportiva, por exº Dakar 82/83/84, replicar o Alvor ou o Ébano..............., a transformação de viaturas dos bombeiros ou forças militares/segurança em civis e vice-versa, e mais uns quantos exemplos...... ), incorporando elementos mecânicos ou estéticos de modelos ou séries diferentes, ou peças especificas.
Assim, e percebendo bem todas as especificidades de cada categoria, parece-me sinal de desunião, colarmos "rótulos" a cada um, pois realmente o mais importante é o convívio em redor da silhueta UMM, dos momentos vividos e das memórias.
Como é óbvio, não gostava de ser o único "escrivão" do tópico, portanto estejam à vontade e divirtam-se.
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