• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Oleo de travoes

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
viva a todos
alguém sabe dizer qual o tipo de óleo para os travões de um alter 1?

obrigado

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Dot 4

UMM abraçUMM

j.aldeia

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
olá João.

Se bem entendi, estás a fazer confusão entre o oleo que usas na embriagem, e o oleo que usas na caixa de velocidades, então, e na minha qualidade de barbeiro digo-te que o circuito da embriagem é um circuito fechado autonono, logo utilizas o DOT4, que é o mesmo dos travões, e se o teu Alter estiver de origem, reparas que o recepiente que alimenta a embriagem, é o mesmo que alimente um dos circuitos dos travões...

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Vamos por partes:

Alter I têm embraiagem accionada por cabo, logo leva DOT 4 para o circuito de travagem.
Alter II - Tem dois depósitos de liquido de travão (DOT 4), o grande é do circuito da frente (discos) e o pequeno é do circuito traseiro (maxilas) e embraiagem hidraulica (já não é accionada por cabo, mas sim pela pressão do óleo).

Quanto ao óleo a utilizar dentro das caixas de velocidades / transferências (no caso do Alter II) é o mesmo do motor 15W40, no Alter I não sei.

Espero que tenha ficado tudo esclarecido.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Viva não sei se está de origem, mas o meu alter 1 tem bomba de óleo para a embraiagem.

Pelo que sei, pode se utilizar oleo de travões para o circuito de embraiagem, mas acho que ha oleos especificos para isso, assim como para a direccao

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Para a embraiagem só conheço os DOT.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
viriato,
o oleo da caixa nao tem a mesma viscosidade do oleo do motor.

Espero que não seja essa confuzao

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

de novo....

Óleo para circuito de embraiagem (hidraulico) é DOT 4 (nos frascos diz travões e embraiagem).

Óleo para direcção é outra coisa..

Será que não tens um Alter de transicção ??

Os alter I tem embraiagem accionada por cabo.

Abraço
Vitor Rato

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Se a caixa de velocidades e transferências forem as de alumínio que sairam nos alterII o óleo do motor serve nas restantes caixa
quote:Originally posted by JMorgado

viriato,
o oleo da caixa nao tem a mesma viscosidade do oleo do motor.

Espero que não seja essa confuzao

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
´Viva

Não faço ideia se é um modelo de transição ou se foi alterado. Tambem... pelo que sei, que é muito pouco, é um alter 1!!!

Não sabia tambem que podiam usar o mesmo óleo em tudo, visto terem viscosidades muito diferentes.

Nos motores, normalmente 15W40, na caixa 80w90 ou muito perto disso, mas digo isso a respeito de outras viaturas.

De qualquer forma, o mais importante nisso tudo, é que o óleo de travões é o dot4!!!

A ver se tiro umas fotos do sistema de bomba de embraiagem que tenho la montado, para ver se descubro se foi alterado.

Obrigado

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
quote:Originally posted by JMorgado

´Viva

Não faço ideia se é um modelo de transição ou se foi alterado. Tambem... pelo que sei, que é muito pouco, é um alter 1!!!

Não sabia tambem que podiam usar o mesmo óleo em tudo, visto terem viscosidades muito diferentes.

Em tudo não, só nos órgãos que estão ligados ao motor que transferem movimento, isto para cx velocidades e transferências de aluminio.

Nos motores, normalmente 15W40, na caixa 80w90 ou muito perto disso, mas digo isso a respeito de outras viaturas.

Nem nem todos usam 80w90

De qualquer forma, o mais importante nisso tudo, é que o óleo de travões é o dot4!!!

sim correcto.

A ver se tiro umas fotos do sistema de bomba de embraiagem que tenho la montado, para ver se descubro se foi alterado.

mesmo que tenha sido alterado, mas que seja hidráulico usa sempre DOT.

Obrigado

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Pergunto só porque pelo que sei, nao se deve misturar oleo dot3 com dot4, ou qualquer coisa parecida

Epa, o raio do alter traz ainda o manual de origem, mas por acaso, diz para usar um oleo de outra referencia qualquer que nunca ouvi! pode ser na mesma um dot qualquer coisa, mas numa versão ja desatualizada.

Ainda a respeito de travoes.. no mesmo manual diz qualquer coisa para encher na bomba de vacuo!!! nao consegui perceber a que se referiam, mesmo com o manual todo em portugues.
Alguem sabe alguma coisa sobre isso??

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Na tua bomba de vácuo ou burrinho tem um parafuso penso que chave 8 onde lhe deves meter óleo pode ser o do motor.

Top Inferior