• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

O UMM não pega..

Rapido

Iniciado
Registo
14 Jun 2009
Olá a todos,

Hoje o meu UMM parou. No regresso a casa, começou-se a engasgar nas mudanças mais baixas. Trouxe-o até casa (uns 5 km's mais) e parei-o. Passado duas horas, fui pô-lo a trabalhar. O motor dá um ronco enorme mas nem sinal de querer funcionar....alguém sabe o que poderá ser?

Obrigado desde já

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Como assim um ronco? Quando falas em mudanças baixas, falas de 1ª e 2ª? Em 4ª e 5ª já não engasga? Ou referes-te a rotação do motor?

Começando pelo básico:
Como está o óleo, nível e cor?
Como está o liquido de refrigeração,nível e cor?
Como está o nível de gasóleo no depósito?
Fez fumo estranho? de que cor?

Tenta dar mais pormenores a ver se a malta de consegue ajudar.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Rapido

Iniciado
Registo
14 Jun 2009
Quando digo ronco,é mesmo um ronco, um barulho ensurdecedor de metal a raspar.

Sim,mudanças baixas,até à 3º, a partir daí não engasgou. O engasgo é tipo soluço,não é da rotação.

Já estive a ver o nível do óleo e está bom. Eu ponho frequentemente óleo,pois ele perde algum.

O liquido da refrigeração não vi e agora de noite não consigo. o gasóleo estava perto do fim,mas penso que não estava no fim...

Fumo, não deitou nenhum.

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas!

Qual o comportamento do motor de arranque até à data da avaria?
O barulho metálico pode vir daí...

O soluçar pode ser falta de gasóleo, que se acentua nas subidas...

cUMMps,

Delgado

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Um barulho metálico pode ser o motor de arranque. O gasóleo perto do fim pode provocar os soluços. Põe gasóleo para que fique mais de meio cheio. Se tentares que ele peque de empurrão, não ouves o dito ronco, pois não?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Rapido

Iniciado
Registo
14 Jun 2009
Bom dia. Respondendo ao Delgado, o motor de arranque nunca deu problemas até hoje. Ontem de manha não pegou à primeira, coisa que não é nada habitual, mesmo nos dias mais frio ele pega sempre à primeira desde que deixemos aquecer a resistência, coisa que faço sempre portanto

Vou agora tentar que ele pegue de empurrão visto que está estacionado numa descida. O meu receio é leva-lo até à bomba e depois já não o conseguir pegar...

O liquido de refrigeração (que foi visto à um mês) estava no fim mesmo....nunca me tinha acontecido, nem mesmo no Verão...poderá ser disso?

No meio disto tudo esqueci-me de dizer que é um Alter Atmosférico de 91.

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Não leves o carro para a bomba senão o risco de ficar lá é grande. Arranja um garrafão/jerrican e vai buscar gasoleo.

Os sintomas que falas, pode ser grave ou pode não ser nada.

O barulho que falas pode ser simplesmente o bendix do motor de arranque, mas o facto de ter falhado em baixas pode poluir a análise.

Verifica primeiro se o barulho metalico não vem da zona do motor de arranque, pede a alguem para dar a chave e aproxima-te do motor.

Vai dando aqui noticias dos avanços.

cUMMprimentos;

Rapido

Iniciado
Registo
14 Jun 2009
Já estive de manha de volta dele. Pedi para fazer isso mesmo, dar à chave e tentar perceber o som. Parece vir do motor de arranque. Já o levei para uma oficina de confiança, pois percebi que me seria difícil aceder ao motor de arranque.

Lá disseram que pelos sintomas deveria ser o motor de arranque e, eventualmente, os soluços, fossem do filtro do gasóleo, pois já tem mais de um ano.

Quando tiver mais novidade aviso....mas doeu um pouco ver o meu alter em cima do reboque... :( espero que não seja nada de grave como dizes Abreu.

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Tem cuidado com a água. É um circuito fechado, se ela desaparece é porque algo está mal

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
Vê a corrente de distribuição, o tensor pode ter partido o barulho metalico pode vir daí
também explica a dificuldade em pegar

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Pela descrição que deste é quase de certeza do motor de arranque,as suporte/escovas já devem estar mesmo nas últimas.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90
Serralhariaajoao4x4team

Mail:[email protected]

Rapido

Iniciado
Registo
14 Jun 2009
Bom, o mecânico hoje ligou-me e não me deu boa noticias...de todo...tiraram o motor de arranque e estava bom e foram tentar então perceber o que estava mal procurando outras fontes do problema. Quando retiraram o bujon para retirar o óleo do motor, em vez de óleo saiu....agua...

Terão de abrir a junta para ver o que se passa...já só penso na quantidade de euros que vou gastar no meu amigo...vamos la ver

Rapido

Iniciado
Registo
14 Jun 2009
Hoje o mecânico voltou a falar comigo. Só más noticias...a junta do motor está queimada...falta saber o estado da cabeça do motor...mas para terem a agua atingiu um dos pistons...vamos la ver se recupero o meu menino

Rapido

Iniciado
Registo
14 Jun 2009
Venho só para encerrar o tópico. Problema resolvido...junta do motor nova e a cabeça foi corrigida....claro que não foi barato mas pelo menos já esta de novo na estrada.

Obrigado a todos. :)

Top Inferior