• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

O que ter em conta na hora de comprar um UMM

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Depois do dever cumprido e apresentação feita, aqui vai a primeira posta (de muitas, espero..).
No fim de semana num passeio vi um UMM, de 1990, com motor Turbo, discos e pouco mais me chamou à atenção...
1º... Gostaria de saber que valor pode ter um carro deste género. De chapa aparentemente está bom, necessitando apenas de uma pintura, de interiores não sendo nada de xpto, estão estimados e o motor é coisa para ver na próxima visita.
2º... Gostaria de saber que pontos devo verificar na altura que for ver com olhos de ver a nível de chapa (sítios mais críticos) e mecânica (há doenças crónicas?)
3º... Nas inspeções o facto de lá ter um motor turbo não trás nenhum contratempo? Há forma de o homologar?
4º... A nível de peças, há facilidade de as arranjar novas(na zona norte, de preferência)? Quem de vez em quando for brincar para o meio do monte.. terá de andar sempre com eixos suplentes ou o número da assistencia "em monte" no telebicho?

Abraço,

Samuel Lima

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Olá Samuel Lima.

1º - Em relação a valores, poderão outros dizer melhor os valores.

2º - Aí tens muitas coisas que poderás verificar. Em relação a podres, o facto dos UMM terem chapa espessa, para ela estar má era preciso o UMM ter estado abandonado algum tempo e muito maltratado. De qq forma podes verificar em redor do pára-brisas, e por baixo dos plásticos, se tiver.
De motor já tens muito mais para verificar. Vê se as mudanças entram bem, se as 4 entram e saiem bem (pode custar a sair se parado, mas é normal), se as redutoras entram e saiem, e se não há ruídos anómalos vindos daí.
Ver se o motor não "baba" óleo, e se refrigera bem.
Vê se aquece anormalmente. O ponteiro terá que andar pelo meio.
E muitas outras coisas que poderás ver e que de certeza mais alguém há-de referir.,

3º - Há UMM turbo... perguntas isso porquê? o UMM era atmosférico e puseram motor turbo? mesmo que o tenham feito, no livrete não vem referido o turbo, mas apenas a cilindrada, e essa é a mesma, por isso não há problema.

4º - Peças arranjas, basta saber onde procurar, e aqui o que precisares de certeza que vais ter quem te indique onde ir, ou até tenha para te desenrascar. Mesmo o que poderá não haver, tens sempre muitas possibilidades de adaptação de outras marcas. Uma das grandes vantagens das nossas máquinas é essa.
Em relação a passeios e peças sobressalentes:)... vais ficar surpreendido com o que um UMM velhote consegue fazer, e muitas vezes de forma igual ou até melhor que muitos jipes mais modernos... e chegando a casa, lavas a máquina bem, revês os níveis, dás uma olhada nas partes mecânicas mais expostas... e dás um beijinho de boa noite no capôt e vais dormir com um sorriso ENORME...
As nossas máquinas foram feitas para aguentar muito mais do que o tratamento que muitos de nós lhes damos... temos que ter consciência é que tb não são tanques de guerra... há que ter cabeça no sítio.

Boa escolha, e de certeza que se pedires uma ajuda alguém se vai oferecer aí por cima para ir ver o UMM contigo para te dar umas indicações... eu por mim iria com todo o gosto, mas sou de Lisboa...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Samuel:

toma lá disto!:D

https://for-umm.pt/oldthreads/592

Boa sorte, se presisares de ajuda avisa.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa tarde,

Antes de mais obrigado pelas dicas e pelo link de outro tópico.
Neste momento gostaria de saber também sobre o valor do mesmo.. não queria propriamente ser "assaltado" :)
Partindo do princípio que falei no post anterior... ser um UMM de 1990, com motor Turbo, discos à frente, aparentemente pouco ou nada de chapa a fazer (apenas pintura), interiores estimaditos, ter IPO... acham que vale 2200€?
O tipo do stand diz que se comprar com garantia me faz por 2500€... valerá a pena por 300€ arriscar? Será que poupo agora e posso gastar bem mais? Queria com isto saber se os vossos derão problemas desde que chegaram às vossas mãos até agora ou se isto é como os Minis que são motores de guerra :D
Este fim de semana ia ver para comprar, mas acalmando um pouco o #$%#= de "#$% vou ver primeiro com um colega que sempre entende mais que eu e irei aqui colocar umas fotos e tentar fazer um relato do que ouVI e senti ao andar nele. Espero que corresponda à ideia... porque neste momento a fasquia está alta... e a correr tudo bem, deste Domingo a 8 anda cá mais Um Menino Maravilhado...

Em relação a seguros.. andei a dar uma volta pelo forumm e liguei para o xor Rui Pinto. A conversa estava óptima até eu dizer que tinha 22 anos... alguém aqui tem seguro lá, a pagar aquela coisa simbólica e menos de 25 anos?

Abraço

pereirac

UMMzito
Registo
26 Jun 2007
quote:Originally posted by samuel_lima

Em relação a seguros.. andei a dar uma volta pelo forumm e liguei para o xor Rui Pinto. A conversa estava óptima até eu dizer que tinha 22 anos... alguém aqui tem seguro lá, a pagar aquela coisa simbólica e menos de 25 anos?

Abraço

Boas... Quanto a seguros vê o topico sobre a Vitorino Seguros...
Acho que vais ficar contente com os valores que eles tem vão mostrar...

AbraçUMM,

Pereira

:devilish:
Deus criou o mundo mas viu que estava incompleto... faltava o UMM!

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Ora muito boas noites!

Hoje fui ver o animalito e... bahhh... a coisa não foi do melhor.
Vendo com olhos de ver... a dita pintura estava bem pior do que tinha visto da primeira vez... embora seja uma questão que não me atormenta muito visto que raspando logo apanha chapa boa!
Os interiores precisam de uns toques... ou para ficar uma coisa bem feita.. ser todo estofadinho.
A nível de mecânica é que há alguns pontos..:
- Direcção: Tem direcção assistida... aplicada ou não.. mas tem! Não sendo tão "lebinha" como outras de carros normais.. não me pareceu também dura demais. O problema notado na direcção foi o seguinte: ao virar a direcção, por exemplo, 1/4 para a direita e largando o volante ela não tende a endireitar... pura e simplesmente fica virada! Será assim?!?! :thinking:
- Travões: O pedal vai todo abaixo... num carro com servo freio isso não deveria acontecer.. não?!? Muito menos ter de injectar umas 3/4 vezes para ele travar... Assim a título de comparação parecia o Mini com ABS.... Abrandamentos Bastante Suaves...! Além disso.. fugia para um lado mas creio que isso seja um problema de ar no circuito.. Tinha também um vaso de expansão ligado ao tubo do vácuo que vai ao servo freio.. aquilo é mesmo assim ou foi obra de "Inginheiro"?!?
- Motor: Embora a bateria do carro estivesse morta e fosse preciso ligar a maquineta... o motor de arranque pareceu-me lento a virar. O motor não parece estar muito babado mas nas fotografias pode-se ver. A trabalhar não fazia fumo. Fiquei foi descontentíssimo foi na volta que dei... e agora deixava a questão aos senhores dos turbos... o motor é assim tão.... mauzinho?!? pastelão... não seria suposto sentir o turbo a entrar? A bicha do conta kms não funcionava.. mas a 4ª parecia não evoluir para meter a 5ª...
- Caixa e Diferenciais: As mudanças entraram bem, as redutoras também... mas para tirar a tracção às 4 não foi assim tão pacífico.. nem andando um pouco para a frente.. nem um pouco para trás... é normal? Indo com o carro lá para os 20/30km/h com as 4 ligadas e desengatando, sem travar, em poucos metros ele parava.. normal?!

Apenas vos deixo uma pergunta... o UMM de 08/90 descrito em cima e com as seguintes fotografias, valerá 2000€?!

Abraço,

Samuel Lima

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by samuel_lima

A pintura estava bem pior do que tinha visto da primeira vez... embora seja uma questão que não me atormenta muito visto que raspando logo apanha chapa boa!
Os interiores precisam de uns toques... ou para ficar uma coisa bem feita.. ser todo estofadinho.

Por isso não te atormentes, mandas pintar e estofar ao teu gosto e tens garantias de qualidade no resultado final.

A nível de mecânica é que há alguns pontos..:
- Direcção: Tem direcção assistida... aplicada ou não.. mas tem! Não sendo tão "lebinha" como outras de carros normais.. não me pareceu também dura demais. O problema notado na direcção foi o seguinte: ao virar a direcção, por exemplo, 1/4 para a direita e largando o volante ela não tende a endireitar... pura e simplesmente fica virada! Será assim?!?!

A minha faz exatamente o mesmo. Não é defeito, é feitio! Tem fugas?

- Travões: O pedal vai todo abaixo... num carro com servo freio isso não deveria acontecer.. não?!? Muito menos ter de injectar umas 3/4 vezes para ele travar... Assim a título de comparação parecia o Mini com ABS.... Abrandamentos Bastante Suaves...! Além disso.. fugia para um lado mas creio que isso seja um problema de ar no circuito.. Tinha também um vaso de expansão ligado ao tubo do vácuo que vai ao servo freio.. aquilo é mesmo assim ou foi obra de "Inginheiro"?!?

Aproveitas para renovar todo o sistema de travagem, gastas algum mas ficas melhor servido (até aproveitas e aplicas disco atrás).

- Motor: Embora a bateria do carro estivesse morta (vê se estava seca) e fosse preciso ligar a maquineta... o motor de arranque pareceu-me lento a virar(Não é complicado de resolver, em principio uma limpeza e ficará melhor. Em ultimo caso arranja-se motores reconstruídos por 100 €). O motor não parece estar muito babado mas nas fotografias pode-se ver. A trabalhar não fazia fumo (reparas-te se fazia fumo pelo respiro, e se saía óleo pela vareta?). Fiquei foi descontentíssimo foi na volta que dei... e agora deixava a questão aos senhores dos turbos... o motor é assim tão.... mauzinho?!? pastelão... não seria suposto sentir o turbo a entrar? A bicha do conta kms não funcionava.. mas a 4ª parecia não evoluir para meter a 5ª... (aqui penso que está o maior berbicacho! Esse UMM tem todo o aspecto de ser atmosférico, de certeza que tem turbo? Se sim (tu viste-o?) muito provavelmente foi aplicado um motor 2300 turbo e retirado o 2500 atmosférico original. Mas se anda como tu dizes acho muito estranho para ser turbo........... Terá que se medir a compressão dos cilindros, para ver como isso está e se o turbo está a funcionar devidamente).

- Caixa e Diferenciais: As mudanças entraram bem, as redutoras também... mas para tirar a tracção às 4 não foi assim tão pacífico.. nem andando um pouco para a frente.. nem um pouco para trás... é normal? (sim, é feitio!) Indo com o carro lá para os 20/30km/h com as 4 ligadas e desengatando, sem travar, em poucos metros ele parava.. normal?! (sim, tem muito atrito de ambos os diferenciais ligados)

Apenas vos deixo uma pergunta... o UMM de 08/90 descrito em cima e com as seguintes fotografias, valerá 2000€?!

Se realmente for turbo e o motor não tiver nada de grave, vale o dinheiro. Se for atmosférico pede para tirar uns pozinhos.

Mas pelo que tenho visto, não me parece muito caro.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
- Motor: Embora a bateria do carro estivesse morta (vê se estava seca) e fosse preciso ligar a maquineta... o motor de arranque pareceu-me lento a virar(Não é complicado de resolver, em principio uma limpeza e ficará melhor. Em ultimo caso arranja-se motores reconstruídos por 100 €). O motor não parece estar muito babado mas nas fotografias pode-se ver. A trabalhar não fazia fumo (reparas-te se fazia fumo pelo respiro, e se saía óleo pela vareta?). Fiquei foi descontentíssimo foi na volta que dei... e agora deixava a questão aos senhores dos turbos... o motor é assim tão.... mauzinho?!? pastelão... não seria suposto sentir o turbo a entrar? A bicha do conta kms não funcionava.. mas a 4ª parecia não evoluir para meter a 5ª... (aqui penso que está o maior berbicacho! Esse UMM tem todo o aspecto de ser atmosférico, de certeza que tem turbo? Se sim (tu viste-o?) muito provavelmente foi aplicado um motor 2300 turbo e retirado o 2500 atmosférico original. Mas se anda como tu dizes acho muito estranho para ser turbo........... Terá que se medir a compressão dos cilindros, para ver como isso está e se o turbo está a funcionar devidamente).

Boas Aldeia,

Obrigado pela rápida resposta. Em relação ao babado.. no respiro estava um pouquinho.. aliás, acho que dá para ver numa fotografia mas aqui vai esta ligeirameeeeente maior para se perceber. A vareta não cheguei a tirar por esquecimento..

O motor tinha lá marcado 505... e o turbo estava lá que eu vi-o.. só não vi foi intercooler... a caixa é de 5 velocidades.. isto ajuda? O UMM era mesmo atmosférico... o tipo é que depois meteu o motor turbo. Já agora.. alguém na zona de Viana/Ponte de Lima/Braga tenha algum com motor Turbo para servir de termo de comparação?

Abraço,

Samuel Lima

Registo
26 Out 2007
Ola
Do que eu percebo a mim parece-me que tem o motor turbo 2300td agora tens e uma coisa tens que alterar o sistema de escape ,quase de certeza e de um atmosferico e o tubo quase de certeza e de 45 mm e o turbo tem que ter 60 mm o minimo para responder bem so ai perde logo bue de potençia e aquela babadela parece ser um tubo que tenho tb no meu que liga o turbo ca abaixo ao carter do oleo deve estar com fuga nada que se resolva com 10,00€ o tubo.
De resto se tem o motor bom e por esse preço 2000,00 esta bem comprado agora se ele o vender por 1500,00 melhor para ti entao era negoçio de resto reconstrois assim ficas com um hobbie para o fim de semana.
os travoes como estao quase de certeza e a bomba principal a precisar de borrachas o meu estava com os mesmo sintomas e foi o que le fiz ficou impecavel mesmo com o servofreio marado(com fuga)
agora precisa e de uma boa lubrificação de cruzetas e restante material esta mesmo sequerrimo.
os sinoblocos nao parecem estar maus.
Espero que tenha ajudado nalguma coisa
Um abraço
Pedro Marques

Registo
30 Mar 2006
É impressão minha ou falta ai a proteção das cx, uma peça em chapa que fica por baixo da cx de transferencia que liga uma longarina à outra.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Se os 2000 eur forem negociaveis...tens aí muito sitio por onde "pegar" para negociar um pouco o valor do carro...até podes fazer bom negocio.
Em relação ao motor eu tenho um motor desse montado no meu que tambem era atmosferico,e pede facilmente a 5ª a andar a direito,e tenho uns pneus maiores que esses...com esses pneus ele tem que arrancar bem em 2ª,é quase de certeza um 2.3td(bom motor:cool:)não tem tanta alma como um 2.5td mas chega perfeitamnete,não esperes é que seja carro para dar 140 na boa,tens que te contentar com uma velocidade de cruzeiro de 100km/h(motor em bom estado)
Os travões até pode ser uma questão de afinação e ficas logo com o pedal a travar em cima,o resto do problemas são usuais em UMM menos estimados,mas de facil resolução.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa tarde UMMistas!

O preço inicial do carro eram 2500€.. e tem vindo a ser negociado porque o carro parece-me ter bastante trabalho a fazer para o "está bom, só precisa de um banho" que o vendedor disse.. A ser como em Minis... também só precisa de um banho e gasta-se 3000€ assim.. puf.. e fez-se o chocapic!
Quanto ao motor fico na dúvida.. também nunca tive termo de comparação e o carro onde ando pesa bem menos :D
Pelo que li noutros posts já houve mais gente com motores turbo e tubos de escape atmosféricos... foi "tiro e queda" quando fizeram a troca? A nível de consumos como é? Os 100km/h é por causa da caixa ter uma relação mais curta.. ou tem-na longa não tem é peito?

Abraço e obrigado pela ajuda que têm dado ;)

Samuel Lima

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Os 100 km/h é sobretudo pela relação curta, esse motor em bom estado tem bastante força e génio. Só perde para o 2500 nas subidas prolongadas, mas em condições iguais tem mais arranque em recta.

O escape fazes depois um livre como o meu (vê as fotos no restauro do meu UMM) que dá logo outra alma ao motor!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite UMMistas!

snipers o reservatório não sei, não o vi.. mas já agora aproveito para perguntar se a direcção assistida que vêem nas fotos é a original ou é aplicada...

Calhau não, não está na N113.

Aldeia obrigado pelas tuas prontas respostas ;)

filipeumm o UMM em principio será para fazer passeios por terrenos menos alcatrados.. uma vez ou outra uma coisa mais esboracada.. mas nada de andar a trepar paredes... o 2.3td deve chegar.. mas como pelos vistos passeios aqui para o norte tá de noite... faria também bastante estrada. A ti se te dessem os dois motores a escolher... continuavas a querer o 2.3?

Abraço,

Samuel Lima

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas
Preciso de uma pequena ajuda. Antes das questões mecânicas, preciso saber como despistar por completo a dúvida se é um Alter II atmosférico ou se é um Alter II Turbo (de 1990/1). Se possível metam fotos dos motores para eu ver, visto que sou um leigo desta matéria.

Cumprimentos

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Ola è facil se tiver o radiador de oleo á frente é um alter 2 turbo de origem. o turbo tem o radiador encostado ao arco que segura o capot e o atmosferico esta mais a traz.
tem tambem o intercooler do lado direito. E pode ter ou não a otica direita furada com uma rede.

UMM abraço
Samuel Sousa

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite Miguel,

No que toca a diferenças de UMM's não sei.. (lol cada macaco no seu galho.. e para mim Alter 1 ou 2.. é quase a mesma coisa, senão a mesma coisa :blush:)
Mas no que toca ao turbo é fácil de veres. O turbo funciona com gases do escape... vais ao colector de escape de qualquer carro e vês se tens lá algo "pendurado" :p Isto serve para o UMM, para o Mini, para qualquer carro.

Abraço,

Samuel Lima

Top Inferior