• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

O que fazer para os UMM's travarem melhor?

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
Ora bom dia:D

Por aquilo que tenho andado a ler dos UMM's não se poderá dizer que são prodigios em termos de travagem.

E a minha pergunta é: O que se pode fazer a nivel de alteraçoes para o melhorar?

E já agora a que preço?

 

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Mensagens
545
Localização
Portugal
Eu no meu caso pus calços de amianto atrás (não mudo calços mas a longo prazo mudo polies), trava melhor atrás que à frente, espero que não esteja aqui ninguém que me inspeccione o carro!!! (amianto é de utilização proibida por ser um material potencialmente cancerígeno)

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
quote:Originally posted by nunumm

Outra solução é mudares para discos.

Fala-me lá melhor disso.

Discos? quais discos?
Só à frente ou nas 4 Rodas?

E já agora preços para me ir preparando:dizzy_face:


 
Registo
6 Out 2007
Mensagens
257
Localização
Portugal
boas mete discos nas 4 rodas e nunca mais tens problemas de travoes, os discos sao os do vitara agora as bombas quais quer umas dao desde que se faça o soporte para elas.
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Eu tenho discos às 4 e acho que a solução é por aí.

Já agora alguém daqui aplicou um repartidor de travagem regulavel do interior?
Se sim qual o modelo e custo.

Abraço
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.534
Localização
Portugal
Eu desde que mudei para discos atrás notei uma grande melhoria na travagem, embora tebha alguns problemas com o travão de mão.

Paiol se tens um Alter 2 só tens que mudar os travões trazeiros para discos. A alteração custou-me cerca de 200 euros, mas fui eu que fiz a montagem. O valor pode variar dependendo do preço das peças e de quem monte. Mas menos de 180 € é dificil.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
741
Localização
Portugal
Carissimos o sistema estando bem afinado tanto trava os disco como os tambores, agora se quiseres um UMM para fazer provas de velocidade... então monta discos pois eles arrefecem melhor. Agora com aguas os tambores travão bem melhor.

Nos meus carros nunca tive problemas com falta de travagem no eixo traseiro até pelo contrário, uma coisa é certa mais vale teres uma boa travagem no eixo dianteiro do que no eixo traseiro, experimenta puxar o travão de mão numa descida acentuada para veres o resultado... as rodas param mas o carro continua a andar, pensa porque será.


cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.479
Localização
United Kingdom
Truz Truz,

Ora boas, sem duvida era um assunto que me interessava, e digo, interessava, pois se o fabricante nao construiu o carro com discos atras foi por alguma razao!

Outra questao e' por discos atras so para se dizer que temos discos atras?
Em funcao do comentario do Miguel Gomes que realmente ressalva algo importante - travagem de tambores apos sugmergidos ou molhados - quem ganha sao os tambores claro como diz o Miguel.

E o mais importante que ate agora ninguem lembrou e' mesmo o "equilibrio" de travagem ou a percentagem de travagem, pois ja alguem pensou que as coisas se estao assim deveriam de ficar assim? como disse o Miguel Gomes imagina travares e as rodas de tras bloquearem..errrr coisa feia nao e'? teriamos sempre o carro em derrapagem etc..etc..

Bom eu sou adepto e adoraria ter o carro devidamente a travar a mais "percentagem" de eficacia do que no momento (discos a frente e tambores atras)....vi muitos casos ja mandei mensagens a pessoas aqui (continuo a espera de resposta), mas ate a data o que vi nao me convence, pois no que diz respeito a seguranca / eficacia.
Colocar fisicamente discos e' uma coisa, por o carro "equilibrado, balanceado e travagem segura" e' outra.


Digam de vossa justica...
Obrigado,

 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Mário quando adquiri o meu UMM já vinha com travões de disco atrás, não sei se serão algum dos modelos que falaste, o que posso adiantar é que essa alteração foi efectuada no ínicio da década de 90.

O sistema depois de afinado ficou uma maravilha com uma travagem equilibrada e eficaz. Por isso não concordo com algumas opiniões daqui, pois acho possível a transformação com incremento de segurança.

A minha questão com o repartidor de travagem regulavel prende-se apenas com o facto de o repartidor de origem (balança) ter avariado, começou a perder óleo pelo purgador. Assim queria perceber se me compensaria substituir a peça por outra igual ou antes por um regulavel.

A solução actual é que não é viável e segura, pois o sistema tá directo e aqui sim a travagem fica desiquilibrada pois as 4 rodas travam o mesmo só que o peso não é o mesmo por roda. Se calhar é desta solução que alguns aqui se referiram... mas quanto a mim isso não é uma transformação bem feita.

Aldeia quando afinaram os travões também fiquei com um problema na bomba do travão de mão. Teimava em se deslocar demasiado com o movimento de travão, foi resolvido com um suporte para a bomba. O seu accionamento é que requer uma habituação tenho de ir levantando o pé à medida que levanto o travão de mão, não se é assim com todos.


Abraço
Bruno
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.534
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Bruno

Boas


Aldeia quando afinaram os travões também fiquei com um problema na bomba do travão de mão. Teimava em se deslocar demasiado com o movimento de travão, foi resolvido com um suporte para a bomba. O seu accionamento é que requer uma habituação tenho de ir levantando o pé à medida que levanto o travão de mão, não se é assim com todos.


Abraço
Bruno

Bomba do travão de mão:astonished:? Desconheço aquilo que falas!:blush:

O travão de mão é acionado pelos cabos que ligam as maxilas directamente à alavanca, mediante cabos de aço.

Tu tens uma bomba para travão de mão? Desconheço esse sistema. Podes colocar alguma foto que ajude a compreender essa montagem?

Obrigado:)

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.479
Localização
United Kingdom
Truz Truz ....quem e'?
e' o pai...

Olha la o Bruno podias ajudar o forum e os membros que por ca passam e entender melhor as tuas mensagens pois se sao feitas perguntas por membros eu acredito que "os membros" tem nome...mas olha que tenho montes de creme NIVEA, e se acabar mando paletes.... pois tar a responder por esquemas....irra ja basta a mecanica (e eu nao sou mecanico)... da so uma olhadela a tua mensagem >>>>>Por isso não concordo com algumas opiniões daqui, A minha questão com ......Se calhar é desta solução que alguns aqui se referiram... mas quanto a mim isso não é uma transformação bem feita.<<<<< Bruninho meu filho onde te doi? olha para a proxima deixa nomes pois eu gosto muito de saber onde fiz papel de burro e olha que o que tenho no meio das pernas nao me cai.... evolucao tem de aceitar critica e ate mesmo para que "terceiras" pessoas entendam o que queres dizer com as tuas justificacoes. Eu nao discordo em nada da ideia de adaptar discos atras...mas o problema e' como, e nao basta palrar, exponham o 1,2,3 da coisa nao ha melhor, para isso isto se chama forum, nao o sitio dos contos de fada.

Meu Bruninho leva as coisas na desportiva e faz o' o' esta noite...
Fala comigo quando quiseres...e chame-mos o bois pelos nomes.

Va va evolucao tudo isto faz parte, se bom desportista e complementa la as tuas ideias.

UMM abracinho...e


 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.336
Localização
Tuvalu
Eu acho que para uma utilização diaria ou para TT a conversão para discos (no meu caso optei pela solução BX) é o melhor upgrade que se pode fazer nas nossas maquinas.
Vantagens:
-Menores custos de manutenção
-Travagem bastante progressiva e doseavel
Desvantagens:
-Travão de mão com menos potencia (não dá para fazer peões como num mini mas passa na IPO e aguenta o carro numa descida)

Desde que mudei posso dizer que depois de um passeio quer seja uma brincadeira a xafurdar uma tarde inteira num lameiro, ou uma estirada de varias dezenas de quilometros a dar gas por estradões com passagens por agua lama etc não passo nem metade do tempo a fazer a manutenção dos travões da maquina.
Antes tinha obrigatoriamente que desmontar os tambores traseiros limpar tudo bem limpinho e voltar a afinar, agora uma mangueirada, verificar niveis e já está.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Vou responder ao que interessa... o resto deixo para os moderadores se assim o entenderem

Aldeia
Atrás da manete do travão de mão tem uma bomba de travão. Eu já reparei em outros posts que o travão de mão é accionado por um cabo que faz a ligação entre a manete e as maxilas mas no meu caso esse cabo não existe.
Claro que posso tirar umas fotos e vou aproveitar e tirar também ao sitio onde deveria estar o repartidor (balança) para uma melhor análise de todo o circuito. Aproveitando o embalo ainda tiro às maxilas para me ajudarem a perceber qual o modelo delas e se dará para trocar o sistema do travão de mão para cabo.
Não tens nada que agradecer, tamos aqui pelo mesmo motivo.

Mário
Eu confirmei que não seriam precisos outras peças que não originais da UMM para o carro travar de forma equilibrada, pois como eu referi, até o repartidor (original) dar de si o carro travava que era uma maravilha.
Eu vou postar umas fotos e espero que também me consigas ajudar a identificar o sistema que foi montado, o qual estou certo que após a recolocação de um repartidor igual ao que lá estava continue a travar de forma equilibrada e segura.
A minha questão prendeu-se com a substituição de um repartidor original por outro ou entao um manual, só e apenas se a relação qualidade/preço assim o sugerissse...
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Bruno o que tens é uma bomba de travão de mão hidraulica,porque concerteza tens umas pinças de travão da frente do UMM ou de outro carro,e normalmente as pinças de travão da frente não tem sistema para travão de parque.O que deves ter é discos da frente do UMM montados tambem atrás,e se calhar as pinças tambem sao umas da frente dos UMM.
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Aqui estão as fotos prometidas
A Manete


As ligações sem o repartidor (volto a dizer que só não está lá porque avariou).


Tive a observar as maxilas do eixo traseiro e acho que o Filipe tem toda a razão, devo ter umas maxilas dianteiras da UMM montadas na traseira daí não ter o sistema de parque.

Abraço
Bruno
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Mário
Tenho a ideia de fazer uma caixa para a bomba do travão de mão, não para a esconder mas acima de tudo para a proteger. Depois não sei se com tudo arrumadinho dentro da caixa se o inspector se vai aperceber disso... até porque o meu modelo é o troféu e por entre baquets, roll-bar, cintos desportivos, buzina de ar... ele é bem capaz de ter mais com o que me reprovar :) e eu com que me preocupar :(
Obrigado pela dica, por acaso não fazia ideia que dava reprovação.

Abraço
Bruno
 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Boas
Bem para desfazer alguns enganos (especialmente do aloevera), eu tenho 4 tambores, que estando em bom estado (como estão ) travam bem, no entanto têm um grande contra que é quando se molham (especialmente com agua lamacento) ficas sem travagem e ainda por cima a travar mais numas rodas do que outras conforme os que estiverem mais ou menos molhados/sujos.
Há também fadiga quando aquece.
Outra coisa que acontece (talvez por aquecimento) quando estão sujos/molhados e começam a secar travam de repente ou seja tudo ou nada, mais concretamente nada até limparem de repente agarram fazem um barulho enorme e travam.
Depois de secar voltam a travar normalmente.
Possivelmente muitos não notam isso porque têm discos à frente, que mantém a travagem razoavel até os tambores de traz secarem.



Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 
Top Inferior