Viana do Castelo: Jovens partem em missão à Guiné
Um grupo de 11 jovens, amantes do todo-o-terreno parte amanhã numa viagem de onze mil quilómetros pelo continente africano para, simbolicamente, entregar às instituições de Cacheu, Guiné-Bissau, a chave de um jipe UMM que recuperam desde 2008.
A iniciativa é do clube NaTTuga e levará a comitiva, de onze pessoas e três viaturas todo-o-terreno, a uma aventura pelas estradas de quatro países africanos, ainda com material médico para aquela cidade guineense na bagagem.
Será uma aventura solidária. Mas não esperamos grandes problemas já que nós, portugueses, somos bem vistos na passagem por estes países, explicou à Lusa Elvis Amorim, vice-presidente do clube NaTTuga.
Cacheu é uma cidade da Guiné-Bissau com a qual Viana do Castelo está geminada há 12 anos e, tendo em conta as necessidades locais, foi mesmo criada uma associa ção portuguesa para a cooperação com aquela localidade. A viagem arranca às 06.00 horas da cidade de Viana do Castelo, e logo no primeiro dia pretendem realizar 1200 quilómetros, até próximo de Rabat, em Marrocos. Seguem-se passagens pelo Sahara e ainda pela Mauritânia e Senegal até à chegada à Guiné-Bissau, previsivelmente a 15 de abril.
Se tudo correr bem, sem gran- des paragens, em seis dias devemos chegar a Cacheu. Mas tudo vai depender da boa vontade de polícias e militares que encontrarmos pelo caminho porque as inspecções tanto podem ser de meia hora como de cinco horas, acrescentou Elvis Amorim.
Por entre noites de seis horas de sono e dias de 700 quilómetros de viagem, o regresso a Viana deverá acontecer dia 25. A NaTTuga recuperou uma viatura UMM, que em Maio deverá seguir por via marítima para colocar ao serviço da população
mais informaçao:http://www.nattuga.com/
"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde