joaocarneiro
UMM
O patinhas é um Alter II de 89, amarelinho e bom rapaz.
A minha mulher baptizou-o assim que lho mostrei...
Depois de muita labuta e pesquisa acabei por decidir avançar com o restauro mesmo sem dispor de uma garagem/oficina de momento.
Li o topico da insonorização e fiquei impressionado com a qualidade do trabalho de alguns membros e também dos conhecimentos de materiais, que me deixaram confiante e determinado a estender o processo um pouco mais além.
Comecei por avaliar o estado geral da maquina, a chaparia que se encontra em bom estado de um modo geral, no entanto as portas estão bastante maltratadas e a cobertura tem umas zonas com ferrugem debaixo da tinta que ainda não levantei.
Desmontei o tablier. O sistema electrico já levou algumas intervenções de fundo, tendo sido completamente alterado, desde a caixa de fusiveis até ao quadrante(que tem vários cortes nas pistas e shunts, diodos e resistencias acrescentados...).
O forro em lã de vidro(?) coberta a aluminio estava num estado lastimavel e até ensopado nalguns pontos, desconfio que fruto da lavagem automática exaustiva que lhe dei no sábado antes de ir dar a volta da praxe de apresentação do brinquedo à rapaziada.
O Tablier é em fibra e foi pintado a tinta de esmalte preta, estando aceitavel, mas com um aspecto um pouco fraco para a qualidade que poderia ter. Tenho de apurar se existe algum tipo de tela revestida a borracha que possa aplicar nele, para ficar com um aspecto mais digno.
O botão da sofagem está danificado e a ventoinha não liga, contudo tenho de ver se o consigo recuperar porque a ventoinha está OK.
Retirei as chapas que cobrem as caixas de transferencias, velocidades e motor. Tive de me colocar debaixo do carro - e pela primeira vez na vida não tive de usar o macaco para uma operação deste tipo(o carro é bem alto) - para libertar os cabos do travão de mão.
Parei uma boa meia hora em contemplação.
O motor apresenta-se bastante limpo assim como as caixas, sem terem aspecto de terem sido lavados. Reparei que houveram umas habilidades no cabo de acelerador. Também descobri que as folgas nas manetes da caixa são devidas essencialmente a alguém ter usado um par de pregos a fazer de freios na ligação das manetes aos veios da caixa (redutoras e 4x4). A manete das mudanças já foi soldada e aplicaram-lhe um reforço, podiam ter aproveitado a operação para a deixar isenta de folgas. Penso que alguns casquilhos em borracha e um par de anilhas poderão operar as suas maravilhas.
Quando estava debaixo da maquina reparei existirem apoios para uma eventual blindagem ou tampa para cobrir o fundo do carro, desde o motor até à blindagem central. Não sei se alguma vez lá esteve, mas eventualmente tratarei de aplicar uma.
Ponto de situação:
Tenho todo o habitaculo frontal desmontado, bancos da frente, tablier, volante, etc.
Removi todos os revestimentos interiores.
Fiz levantamento preliminar do sistema electrico.
Não tenho fotos... creio que a maquineta deve ter levado alguma pancada no regresso das ultimas férias e não dá sinal de vida nem com pilhas novas...
A minha mulher baptizou-o assim que lho mostrei...
Depois de muita labuta e pesquisa acabei por decidir avançar com o restauro mesmo sem dispor de uma garagem/oficina de momento.
Li o topico da insonorização e fiquei impressionado com a qualidade do trabalho de alguns membros e também dos conhecimentos de materiais, que me deixaram confiante e determinado a estender o processo um pouco mais além.
Comecei por avaliar o estado geral da maquina, a chaparia que se encontra em bom estado de um modo geral, no entanto as portas estão bastante maltratadas e a cobertura tem umas zonas com ferrugem debaixo da tinta que ainda não levantei.
Desmontei o tablier. O sistema electrico já levou algumas intervenções de fundo, tendo sido completamente alterado, desde a caixa de fusiveis até ao quadrante(que tem vários cortes nas pistas e shunts, diodos e resistencias acrescentados...).
O forro em lã de vidro(?) coberta a aluminio estava num estado lastimavel e até ensopado nalguns pontos, desconfio que fruto da lavagem automática exaustiva que lhe dei no sábado antes de ir dar a volta da praxe de apresentação do brinquedo à rapaziada.
O Tablier é em fibra e foi pintado a tinta de esmalte preta, estando aceitavel, mas com um aspecto um pouco fraco para a qualidade que poderia ter. Tenho de apurar se existe algum tipo de tela revestida a borracha que possa aplicar nele, para ficar com um aspecto mais digno.
O botão da sofagem está danificado e a ventoinha não liga, contudo tenho de ver se o consigo recuperar porque a ventoinha está OK.
Retirei as chapas que cobrem as caixas de transferencias, velocidades e motor. Tive de me colocar debaixo do carro - e pela primeira vez na vida não tive de usar o macaco para uma operação deste tipo(o carro é bem alto) - para libertar os cabos do travão de mão.
Parei uma boa meia hora em contemplação.
O motor apresenta-se bastante limpo assim como as caixas, sem terem aspecto de terem sido lavados. Reparei que houveram umas habilidades no cabo de acelerador. Também descobri que as folgas nas manetes da caixa são devidas essencialmente a alguém ter usado um par de pregos a fazer de freios na ligação das manetes aos veios da caixa (redutoras e 4x4). A manete das mudanças já foi soldada e aplicaram-lhe um reforço, podiam ter aproveitado a operação para a deixar isenta de folgas. Penso que alguns casquilhos em borracha e um par de anilhas poderão operar as suas maravilhas.
Quando estava debaixo da maquina reparei existirem apoios para uma eventual blindagem ou tampa para cobrir o fundo do carro, desde o motor até à blindagem central. Não sei se alguma vez lá esteve, mas eventualmente tratarei de aplicar uma.
Ponto de situação:
Tenho todo o habitaculo frontal desmontado, bancos da frente, tablier, volante, etc.
Removi todos os revestimentos interiores.
Fiz levantamento preliminar do sistema electrico.
Não tenho fotos... creio que a maquineta deve ter levado alguma pancada no regresso das ultimas férias e não dá sinal de vida nem com pilhas novas...