• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

O meu SD...

RMarcolino

Iniciado
Registo
1 Ago 2011
Boas!

Após a minha apresentação falta apresentar a máquina...
Umm Alter I de 1989, 2.5d, bege, a salientar: jantes de 15 polegadas, bancos traseiros corridos, travões de disco dianteiros, caixa de 4 com marcha-atrás ao lado da quarta e falta uma... direcção assistida, ou talvez não, pois ainda não andei com ele, portanto talvez consiga guiá-lo bem só a biceps e triceps :)

Eu tinha como objectivo adquirir um umm turbo, mas o meu orçamento era (e continua a ser) curto, de modo que apareceu este atmosférico e fui buscá-lo a uma oficina.
A história que me contaram foi que teria sido pintado há cerca de 2 anos e o dono nunca mais o foi buscar, o que bate certo com o estado da pintura, de modo geral está boa mas nota-se algum podre a formar-se no capô, mas é quase imperceptível, portanto dá a entender que foi uma pintura para desenrrascar...

Agora vou fazer umas melhorias para lhe dar uma melhor cara.

Foto do anúncio, se bem que ao vivo a grelha, enquadramento de faróis e molas/brincos não tinham tão bom aspecto.

E agora as fotos mais actuais... é caso para dizer que ia só arranjar os bancos e empolguei-me.

Por aqui há indícios que a capota era vermelha...

E a mecânica...

MarioMachado

UMMzão
Registo
31 Out 2008
Amigo Rui, se as dificuldades em alojar as fotos se mantiverem em vez de usares o imageshack experimemta usar o photobucket, funciona com a mesma facilidade e è totalmente gratuito.
Sò mais uma dica, não arrisques alojar mais de 4 fotos juntas, podes ficar bloqueado devido à fragilidade da plataforma em lidar com demasiado peso no momento da postagem.
Talvez as tuas fotos tenham dado erro por esse motivo.
cumps

"Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder"

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Parabens pela maquina!Mas esse é um AlterII e devia ter 5 velocidades e direcção assistida de origem.Essa caixa já é de aluminio mas saiu em alguns UMM´s de 87 principio de 1988.
Boa sorte.

Filipe Pinheiro

JoãoTG

Iniciado
Registo
1 Mai 2013
Boas. Para quem ia dar uns retoques, isso está no osso. :D
Um abraço e força nisso

UMM Alter2 2.5D 1991
XiNelumm

RMarcolino

Iniciado
Registo
1 Ago 2011
Boas a todos...
É uma máquina que precisa de algum carinho :)

MarioMachado... obrigado pelas dicas, não me vou esquecer, contudo houve um pouco de fingerware daí ter efectuado alguns edits, em que um deles foi mesmo para redimensionar as fotos.

JoãoTG... o Umm está "no osso" mas as intervenções resumem-se a pintar as chapas da sofagem e a que cobre a caixa de velocidades, lavar carpetes e arranjar uns bancos isto no interior, e no exterior retocar algumas peças que não estão preto mate, mas isto fica para um tópico na secção de restauros :)

filipeumm... sempre me disseram que este Umm é AlterI e no livrete não diz o contrário. Por um lado tem algumas características de AlterII (apoios das molas de suspensão e discos de travão dianteiros), mas a ausência de DA e a caixa de 4 velocidades sempre me convenceu do contrário.

Abraço
RMarcolino

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
O teu UMM não tem algumas caracteristicas de AlterII,tem todas!
A caixa de 4 tambem não é de AlterI,houve poucos UMM com essa caixa e foi nos primeiros alterII que sairam em 88,se reparares ao lado da caixa de direcção do teu tens lá a furação para o deposito de oleo da direcção assistida,não está é montado.No livrete se bem me lembro não há distinção de AlterI para AlterII

Filipe Pinheiro

RMarcolino

Iniciado
Registo
1 Ago 2011
Boa tarde a todos!

Há muito tempo que não faço actualizações ao meu tópico mas na realidade nada evoluiu como tinha planeado, ou seja fazer umas melhorias gradualmente até que estivesse tudo concluído em Julho/Agosto. Estive ocupado com um curso durante 2 meses e depois de ter sido desafiado por alguns amigos dediquei as últimas duas semanas a concluir o que tinha a fazer no Umm, isto porque estava na calha fazermos um passeio, eles até à Serra da Estrela, eu e o meu pendura até à Lousã a partir da zona de Alenquer. Infelizmente por motivos de força maior tudo foi cancelado/adiado perto de Alvados (zona de Porto de Mós) e regressámos pelo IC2 até casa.
Mas o Umm portou-se muito bem, há a apontar apenas umas lágrimas de valvulina e óleo o que será oportunamente solucionado e não dei conta pois não ter tive oportunidade de rolar previamente uns bons kms para ver como ele estava.
Curioso é que graças ao pessoal amigo conseguimos levar o carro à IPO às 18h de quinta-feira passada para sair às 06h do dia seguinte :)
Coloco algumas fotos da paisagem e logo à noite descrevo as melhorias que fiz nele.

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Boas Rui
Já fiz uns KMs valentes à conta desse UMM, ainda bem que conseguiste ir nesse pequeno passeio, agora ele quer é lama e AcampamentUMM em Junho.
AbraçUMMs

JSousa

RMarcolino

Iniciado
Registo
1 Ago 2011
Boas!

Obrigado Eduardo Filipe pelo comentário.

Como referi no início, não pretendia fazer um restauro, mas sim melhorar apenas alguns pontos que precisassem de intervenção, mesmo assim porque o t€mpo não chega a tudo tive de deixar o aro do para-brisas e o forro do tejadilho para uma intervenção futura.
Em relação ao trabalho feito:
- Motor e caixas: como é natural revisão ao motor com troca de todos os filtros, óleo e valvulinas.
- Eixo traseiro: semi-eixos foram tirados, foi substituído um rolamento traseiro e dois retentores do lado esquerdo e apenas um retentor do lado direito, tudo lubrificado com massa e aplicados dois bombitos de travão.
- Eixo da frente: apenas foram limpas as maxilas, e pu-las leves a trabalhar. Da próxima vez tenho de lubrificar os rolamentos da frente, sossega-me o facto de não estarem a "cantar".

- Pinturas: o carro já trazia uma pintura de carroçaria aceitável sem pontos de ferrugem, apenas o fundo traseiro, a chapa que cobre a caixa e a chapa da sofagem tinham muito mau aspecto, portanto foram pintados. Os enquadramentos de farol e grelha também foram pintados e as dobradiças foram pintadas de preto (que é como gosto de ver), assim como o para-choques. Apliquei 2 coberturas em fibra nos para-choques traseiros, ficaram do melhor, faltam os reflectores.

- Interiores: As alcatifas foram todas lavadas, mas preocupa-me que estejam muito quebradiças.

Os bancos como estavam em mau estado foram substituídos por uns mais confortáveis e em bom estado provenientes de um RR classic, a cor é semelhante à do tablier e não destoa.

[URL=http://s1148.photobucket.com/user/RMarcolino/media/c2d25a6f-ecb9-41ba-b139-228b00eb5d48_zpsyyyaakjc.jpg.html]

O pessoal purista não deve apreciar mas o que me pediram para estofar os bancos originais era simplesmente proibitivo e estes são de facto outra loiça. Como têm calhas mais largas planeei um conjunto de tubos quadrados para fazer de calhas, em duas partes e para que quando for necessário retirar a chapa da cx de velocidades só tenho de retirar o banco e deixo um par de tubos no sitio sem ser necessário (no lado esquerdo) baixar o depósito de combustível para ter acesso aos parafusos.

[URL=http://s1148.photobucket.com/user/RMarcolino/media/4ea6a121-c096-4b79-9117-0c8a9c641535_zpsjvwkqehx.jpg.html]

A escolha dos bancos também privilegiou um banco traseiro transversal para eu levar o meu miúdo comigo, pois o banco corrido original não seria muito confortável além de ser necessário um banco direito rebatível para acesso ao banco de trás. Para tal mandei fazer uns suportes para o banco traseiro e se retirar 6 parafusos posso ainda rebater o mesmo e aumentar o espaço de carga, para o banco do pendura foi feitas calhas diferentes para permitir o rebater do banco.

[URL=http://s1148.photobucket.com/user/RMarcolino/media/0c97f631-cd21-4e3f-b160-22e89c38f490_zpsfsamimuv.jpg.html]

RMarcolino

Iniciado
Registo
1 Ago 2011
Registo
1 Jun 2015
Gostei do trabalho...!!!

Cá em casa temos o mesmo problema faltam os € e as UMMáquinas são reparadas por vezes não como queríamos, mas por etapas...!!!

Top Inferior