• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

O meu SD...

RMarcolino

Iniciado
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
8
Localização
-
Boas!

Após a minha apresentação falta apresentar a máquina...
Umm Alter I de 1989, 2.5d, bege, a salientar: jantes de 15 polegadas, bancos traseiros corridos, travões de disco dianteiros, caixa de 4 com marcha-atrás ao lado da quarta e falta uma... direcção assistida, ou talvez não, pois ainda não andei com ele, portanto talvez consiga guiá-lo bem só a biceps e triceps :)

Eu tinha como objectivo adquirir um umm turbo, mas o meu orçamento era (e continua a ser) curto, de modo que apareceu este atmosférico e fui buscá-lo a uma oficina.
A história que me contaram foi que teria sido pintado há cerca de 2 anos e o dono nunca mais o foi buscar, o que bate certo com o estado da pintura, de modo geral está boa mas nota-se algum podre a formar-se no capô, mas é quase imperceptível, portanto dá a entender que foi uma pintura para desenrrascar...

Agora vou fazer umas melhorias para lhe dar uma melhor cara.

Foto do anúncio, se bem que ao vivo a grelha, enquadramento de faróis e molas/brincos não tinham tão bom aspecto.



E agora as fotos mais actuais... é caso para dizer que ia só arranjar os bancos e empolguei-me.





Por aqui há indícios que a capota era vermelha...





E a mecânica...




 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.570
Localização
Cortegaça
Amigo Rui, se as dificuldades em alojar as fotos se mantiverem em vez de usares o imageshack experimemta usar o photobucket, funciona com a mesma facilidade e è totalmente gratuito.
Sò mais uma dica, não arrisques alojar mais de 4 fotos juntas, podes ficar bloqueado devido à fragilidade da plataforma em lidar com demasiado peso no momento da postagem.
Talvez as tuas fotos tenham dado erro por esse motivo.
cumps

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Parabens pela maquina!Mas esse é um AlterII e devia ter 5 velocidades e direcção assistida de origem.Essa caixa já é de aluminio mas saiu em alguns UMM´s de 87 principio de 1988.
Boa sorte.
 

JoãoTG

Iniciado
Registo
1 Mai 2013
Mensagens
43
Localização
Portugal
Boas. Para quem ia dar uns retoques, isso está no osso. :D
Um abraço e força nisso

UMM Alter2 2.5D 1991
XiNelumm
 

RMarcolino

Iniciado
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
8
Localização
-
Boas a todos...
É uma máquina que precisa de algum carinho :)

MarioMachado... obrigado pelas dicas, não me vou esquecer, contudo houve um pouco de fingerware daí ter efectuado alguns edits, em que um deles foi mesmo para redimensionar as fotos.

JoãoTG... o Umm está "no osso" mas as intervenções resumem-se a pintar as chapas da sofagem e a que cobre a caixa de velocidades, lavar carpetes e arranjar uns bancos isto no interior, e no exterior retocar algumas peças que não estão preto mate, mas isto fica para um tópico na secção de restauros :)

filipeumm... sempre me disseram que este Umm é AlterI e no livrete não diz o contrário. Por um lado tem algumas características de AlterII (apoios das molas de suspensão e discos de travão dianteiros), mas a ausência de DA e a caixa de 4 velocidades sempre me convenceu do contrário.

Abraço
RMarcolino
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
O teu UMM não tem algumas caracteristicas de AlterII,tem todas!
A caixa de 4 tambem não é de AlterI,houve poucos UMM com essa caixa e foi nos primeiros alterII que sairam em 88,se reparares ao lado da caixa de direcção do teu tens lá a furação para o deposito de oleo da direcção assistida,não está é montado.No livrete se bem me lembro não há distinção de AlterI para AlterII
 

RMarcolino

Iniciado
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
8
Localização
-
Boa tarde a todos!

Há muito tempo que não faço actualizações ao meu tópico mas na realidade nada evoluiu como tinha planeado, ou seja fazer umas melhorias gradualmente até que estivesse tudo concluído em Julho/Agosto. Estive ocupado com um curso durante 2 meses e depois de ter sido desafiado por alguns amigos dediquei as últimas duas semanas a concluir o que tinha a fazer no Umm, isto porque estava na calha fazermos um passeio, eles até à Serra da Estrela, eu e o meu pendura até à Lousã a partir da zona de Alenquer. Infelizmente por motivos de força maior tudo foi cancelado/adiado perto de Alvados (zona de Porto de Mós) e regressámos pelo IC2 até casa.
Mas o Umm portou-se muito bem, há a apontar apenas umas lágrimas de valvulina e óleo o que será oportunamente solucionado e não dei conta pois não ter tive oportunidade de rolar previamente uns bons kms para ver como ele estava.
Curioso é que graças ao pessoal amigo conseguimos levar o carro à IPO às 18h de quinta-feira passada para sair às 06h do dia seguinte :)
Coloco algumas fotos da paisagem e logo à noite descrevo as melhorias que fiz nele.





 

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Mensagens
511
Localização
Portugal
Boas Rui
Já fiz uns KMs valentes à conta desse UMM, ainda bem que conseguiste ir nesse pequeno passeio, agora ele quer é lama e AcampamentUMM em Junho.
AbraçUMMs

JSousa
 

RMarcolino

Iniciado
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
8
Localização
-
Boas!

Obrigado Eduardo Filipe pelo comentário.

Como referi no início, não pretendia fazer um restauro, mas sim melhorar apenas alguns pontos que precisassem de intervenção, mesmo assim porque o t€mpo não chega a tudo tive de deixar o aro do para-brisas e o forro do tejadilho para uma intervenção futura.
Em relação ao trabalho feito:
- Motor e caixas: como é natural revisão ao motor com troca de todos os filtros, óleo e valvulinas.
- Eixo traseiro: semi-eixos foram tirados, foi substituído um rolamento traseiro e dois retentores do lado esquerdo e apenas um retentor do lado direito, tudo lubrificado com massa e aplicados dois bombitos de travão.
- Eixo da frente: apenas foram limpas as maxilas, e pu-las leves a trabalhar. Da próxima vez tenho de lubrificar os rolamentos da frente, sossega-me o facto de não estarem a "cantar".

- Pinturas: o carro já trazia uma pintura de carroçaria aceitável sem pontos de ferrugem, apenas o fundo traseiro, a chapa que cobre a caixa e a chapa da sofagem tinham muito mau aspecto, portanto foram pintados. Os enquadramentos de farol e grelha também foram pintados e as dobradiças foram pintadas de preto (que é como gosto de ver), assim como o para-choques. Apliquei 2 coberturas em fibra nos para-choques traseiros, ficaram do melhor, faltam os reflectores.

- Interiores: As alcatifas foram todas lavadas, mas preocupa-me que estejam muito quebradiças.



Os bancos como estavam em mau estado foram substituídos por uns mais confortáveis e em bom estado provenientes de um RR classic, a cor é semelhante à do tablier e não destoa.

[URL=http://s1148.photobucket.com/user/RMarcolino/media/c2d25a6f-ecb9-41ba-b139-228b00eb5d48_zpsyyyaakjc.jpg.html]

O pessoal purista não deve apreciar mas o que me pediram para estofar os bancos originais era simplesmente proibitivo e estes são de facto outra loiça. Como têm calhas mais largas planeei um conjunto de tubos quadrados para fazer de calhas, em duas partes e para que quando for necessário retirar a chapa da cx de velocidades só tenho de retirar o banco e deixo um par de tubos no sitio sem ser necessário (no lado esquerdo) baixar o depósito de combustível para ter acesso aos parafusos.

[URL=http://s1148.photobucket.com/user/RMarcolino/media/4ea6a121-c096-4b79-9117-0c8a9c641535_zpsjvwkqehx.jpg.html]

A escolha dos bancos também privilegiou um banco traseiro transversal para eu levar o meu miúdo comigo, pois o banco corrido original não seria muito confortável além de ser necessário um banco direito rebatível para acesso ao banco de trás. Para tal mandei fazer uns suportes para o banco traseiro e se retirar 6 parafusos posso ainda rebater o mesmo e aumentar o espaço de carga, para o banco do pendura foi feitas calhas diferentes para permitir o rebater do banco.

[URL=http://s1148.photobucket.com/user/RMarcolino/media/0c97f631-cd21-4e3f-b160-22e89c38f490_zpsfsamimuv.jpg.html]


 

RMarcolino

Iniciado
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
8
Localização
-
Registo
1 Jun 2015
Mensagens
321
Localização
Portugal
Gostei do trabalho...!!!

Cá em casa temos o mesmo problema faltam os € e as UMMáquinas são reparadas por vezes não como queríamos, mas por etapas...!!!

 
Top Inferior