• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

nível do oleo muito alto

edpandil

Iniciado
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
6
Localização
Portugal
Boas a todos
Há uns meses o meu UMM ALTER DE 1989 começou a deixar rasto de óleo numa rampa que faço diariamente quando vou para casa. A luz do óleo começou a acender e quando me preparava para o por a nível vi que a vareta indicava óleo a mais. Fui ao mecânico que tirou cerca de 2 litros e nunca acreditou que eu não tivesse metido algum oleo.
Passado este tempo, tudo se repete: óleo fora pelo respirador quando acelero mais e mais 2 litros tirados.
O mecânico diz que não é agua portanto só pode ser gasóleo que está a passar para o motor. mas o problema é que ele diz que isto é um fenómeno e não sabe o que se está a passar.Vai tentar informar-se mas eu lembrei-me de vos pedir ajuda.
Já li um caso semelhante aqui no forum em que se falava do retentor da bomba injectora . Alguém confirma?
Obrigado
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Exactamente, é um vedante da bomba injectora. O gasóleo escorre pela distribuição até ao carter

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Na minha opinião o teu mecânico não é grande espingarda, desculpa lá que te diga. Não é nenhum fenómeno passar gasoleo para o carter e isto porquê? Porque a bomba injectora é rotativa e trabalha com a distribuição através da corrente, sendo que existe um carreto ligado a um veio na B.I. que tem de ter um retentor ou um empanque. Se este retentor ou empanque estiver danificado, o que é frequente acontecer porque nenhum dura a vida toda, vai passar gasoleo para a caixa da corrente de distribuição. Ora, esta caixa é aberta para o carter com o fim de lubrificar a corrente e se entra lá gasoleo o mesmo vai parar ao carter. Não é nenhum fenómeno e os entendidos dizem que é facil de resolver.


Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Concordo com tudo o que foi respondido;)já me aconteceu...
Mas o teu mecanico tem que ir fazer um exame ao olfacto(ao dele):astonished:
Quase que um leigo na materia consegue distinguir o cheiro a gasoleo na vareta do oleo se isso estiver a acontecer,mas cuidado para não sujar a ponta do nariz:D:D
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo edpandil

1º- Mude de mecânico:astonished:
2º- Mude o retentor da bomba(y)
3º- Mude o óleo;)

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

rUiMM

UMM
Registo
3 Jul 2007
Mensagens
222
Localização
Portugal
Boas.
Só queria acrescentar que é fundamental que o motor não trabalhe enquanto não for substituído o óleo e reparada a bomba Injectora.


cUMMps,

Rui A A Martins
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
:D:D:D

:disappointed_relieved:Eu tentei apenas resumir "a coisa":disappointed_relieved:

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

edpandil

Iniciado
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
6
Localização
Portugal
Alguém me pode dizer se o retentor faz parte da bomba ou não?
Isto é qualquer mecânico faz o trabalho ou tem de se levar a bomba a uma casa especializada em bombas injectoras?
Cumprimentos e obrigado
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.601
Localização
Portugal
Boas!
O que o mecanico vai fazer é aquilo que tu podes fazer: levar a um casa expert em BIs.

UMM abraço
P Reis
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
O retentor que está directamente relacionado com o teu problema de aparecer gasoleo no oleo é facil de mudar,tens que tirar a BI do motor e desmontar o carreto para conseguires trocar o retentor.Qualquer mecanico tem "arte" para fazer isso,mas o problema é que se esse retentor está mau devem haver mais borrachas e o´rings que precisam de substituição na bomba.Mas é tudo uma questão de num€ros...
 

edpandil

Iniciado
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
6
Localização
Portugal
Mais uma vez agradeço a todos os que me ajudaram.
Quando estiver reparado (a crise...)volto ao tópico para contar tudo: como foi, o que substituíram e quanto custou
Obrigado
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Bom dia

Tive um estrago no meu alter e como tive o motor aberto foi tudo reparado ao pormenor.

A bomba injectora embora estivesse boa, levou o kit de reparação pois pode fazer o mesmo que a tua faz a qualquer momento e uma vez que já tinha a criança aberta, evitou-se gastar dinheiro a abrir o motor outra vez só para sacar a bomba.

A bomba foi recondicionada numa casa especializada. Isso não é uma manobra para aprendizes ou curiosos.

Custo de reparação da bomba 250€. Mas agora está operacional por mais 10 ou 15 anos.

Além do kit de reparação que inclui diversas juntas e retentores foi afinada (e isso é uma manobra delicada).

Existem diversas casas como a ServiDiesel (IC19), LeiriDiesel, mas a minha foi recondicionada em Torres Vedras numa casa que não sei o nome (mas dizem que os gajos são barra nisso).
Espero ter ajudado.

Cumps
Vitor Rato
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
já aki foi muito ito e bem

so te venho alertar pra uma situação ke inda ninguem falou...ATENÇÂO!!! ke isto pode desalvorar o motor!!!!...
tens mesmo ke ver com kem realmente perceba o estado da valvula de gasoleo(não a valvula de corte de corrente)..mas prepara-te esta valvula ronda os 100 e tal euros!!

UMM Abraço
madeira
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
quote:Originally posted by vpmrato

Bom dia

Tive um estrago no meu alter e como tive o motor aberto foi tudo reparado ao pormenor.

A bomba injectora embora estivesse boa, levou o kit de reparação pois pode fazer o mesmo que a tua faz a qualquer momento e uma vez que já tinha a criança aberta, evitou-se gastar dinheiro a abrir o motor outra vez só para sacar a bomba.

A bomba foi recondicionada numa casa especializada. Isso não é uma manobra para aprendizes ou curiosos.

Custo de reparação da bomba 250€. Mas agora está operacional por mais 10 ou 15 anos.

Além do kit de reparação que inclui diversas juntas e retentores foi afinada (e isso é uma manobra delicada).

Existem diversas casas como a ServiDiesel (IC19), LeiriDiesel, mas a minha foi recondicionada em Torres Vedras numa casa que não sei o nome (mas dizem que os gajos são barra nisso).
Espero ter ajudado.

Cumps
Vitor Rato

Boa Amigo Vitor
concordo com tudo o ke disseste..só não percebi..essa de ter "abrir o motro outra vez pra sacar a bomba"..tamos a falar da Bomba injectora do disel certo?

UMM Abraço
madeira
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Se calhar não me expressei bem.

De facto para retirar a bomba injectora tem de se tirar a corrente de distribuição, pois a bomba tem um veio que na extremidade tem um carreto que circula com a corrente da distribuição.

É apenas isso que queria dizer. Desta forma poupa-se uma vez que já tinha o motor aberto.

Aliás foi a falta de lubrificação "forçada" no carreto da bomba que originou que o carreto prendesse e a corrente de distribuição saltasse alguns dentes descomandado o motor por completo.

O estrago causado e a resolução ao pormenor do mesmo foi uma fortuna, que só empreguei porque adoro UMM's.

Neste momento tenho um UMM que quase vale menos que o arranjo do motor. Mas pelo menos sei que está a 100% e feito por quem sabe mexer nestas coisas.

Cumps

VR

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Atenção que para tirar só a bomba injectora não é preciso mecher na distribuição,nos UMM o carreto da bomba funciona "dentro" de outro e este outro é que está ligado á distribuição.No teu caso vpmrato era mesmo necessario tirar a distribuição porque como referiste esse carreto que está ligado á distribuição e onde funciona o da bomba é que "gripou",e sim como dizes esse carreto é que é lubrificado.
 
Top Inferior