• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Não pega!!!!

heldergoncalves

UMMzito
Registo
24 Nov 2006
Olá a todos,
A minha máquina sempre pegou muito bem, mas em Dezembro houve alguns dias em que o motor não quiz nada comigo. Mudei as velas nessa altura e problema resolvido ... até hoje, pois ainda ontem pegou à primeira logo de manhã, não fazendo sentido, por isso, sem qualquer sintoma aparente, que hoje se tivesse negado. Já "sangrei" o sistema de alimentação, a bateria mede 12 volts apesar de depois de o dia inteiro a dar à chave estar neste momento um pouco em baixo, dei umas pancadinhas no módulo de comando (a famosa caixa azul) e nada. Inclino-me para este módulo, o que vocês acham?
UMM abraço,
Helder

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Detalhes: O motor de arranque mexe? se sim, abre a caixa azul e limpa os contactos. se não vê os fios do motor de arranque se não está algum desligado.

UMM abraçUMM

j.aldeia

heldergoncalves

UMMzito
Registo
24 Nov 2006
Sim Aldeia, o motor de arranque mexe, vou, logo q possa, ver se desmonto a caixa e verificar os fios do motor de arranque.
Obrigado.
UMM abraço,
Helder

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Tb pode ser o fio q alimenta a bomba de gasóleo... verifica se está bem ligado...

Cumps UMMistas
Nuno

Registo
30 Mar 2006
Vê a valvula de corte de gasoleo junto da bomba injectora a q tem um fio ligado , a mim já me aconteceu isso e era dessa valvula.
PG

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Para veres se és das velas ou caixa azul podes fazer uma coisa muito simples:dás á chave para a posição de ligar a resistência,tens aquelas luzes todas vermelhas e uma amarela acesa certo?,deixas estar a chave ligada até ouvires um estalinho da caixa azul(nota-se bem tb dentro do carro),no momento que ouves o click as luzes do tablier(as vemelhas,porque a amarela já se apagou a algum tempo)devem ficar mais brilhantes.Se isto acontecer é porque as velas de incandescência estão a consumir(logo a aquecer).
Atenção que assim não ficas a saber se as velas estão todas OK ou não.
Se quiseres testar tambem rapidamente se tens a valvula de corte de gasoleo boa ou pelo menos sem estar queimada liga um fio directo dos 12v da bateria em cima da valvula(tem um terminal apertado com uma porca de 8 ou 7mm,e lá está o click outra vez:D(mas agora na valvula do gasoleo),se o ouvires em principio a valvula está boa.
Isto são pequenos testes que qualquer um pode fazer,mas atenção que não são 100% fiaveis...

Filipe Pinheiro

Palu

UMM
Registo
19 Ago 2006
Viva Helder.

Comigo começou a acontecer à pouco tempo essa dificuldade mas só de vez em quando. Já experimentaste dar 3 ou 4 bombadas no pedal do acelarador?
Comigo resolve o problema de imediato.

Não é bom sinal , mas ao menos poupo a bateria de um massacre... Em breve o UMMonstro vai receber um pacemaker, por isso não me chateio muito com isto.

Abraço.
P.Guimarães

Orgulhosamente Português !

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
O meu foi hoje...

o sintoma da caixa azul a não dar o estalinho está presente!

ainda agora saiu do Silvino, já tá a querer para la voltar, raio de carro!!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Sardinha..raio de ke???!! :)

tens ai uma Bomba..hehehehehh

faz o ke te disse..liga directo da bateria ás velas..e ve se "dá"...

podes tb ver se tens energia na Bomba..com a chave ligada ve se tens corrente..usa um Busca-polos..sabes o ke é :)

se trabalhar..entao a tua cx tá a presisar de reforma

pork será ke muinta gente se keixa dessa cx...se é das poucas peças ke ainda tenho de origem!!!

isso ker é lama e agua :)))))

UMM abraço
madeira

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
podes experimentar isso tudo sem te chateares muito,usando um multimetro
-primeiro metes o multimetro na escala de 20 voltes e ligas a fio preto ao bloco do motor ou a chapa do carro e o vermelho no fio que sai da caicha azul para as velas,se aparecer la corrente(a volta de 12voltes) e porque esta boa se nao aparecer nada esta estragado\avariada

-se a caicha azul tiver a trabalhar bem verificas as velas uma a uma ,mas tems de tirar o fio que serve de regua comum a todas as velas (senao da informaçao errada),depois de tirares a regua metes o multimetrop para os omes aquele simbulo que parece uma ferradura com patas:D e poes um terminal ma ponta onde enrosca a porca e outro na base da vela ao pe da cabeça do motor se o valor que aparecer la variar do 1 para o 000 esta bom e porque o circuito esta fechado(resistencia nao esta partida,logo esta boa), se ficar la a indicar 1 e porque esta marada tems que a trocar.

-na bomba injectora aquela valvula que tem la um fio ligado ve tambem com o multimetro se chega la corrente(se nao chegar algo esta mal)

-ve se nao tems o cabo do "ar" ou "arranque a frio" da bomba injectora partido\solto\desafinado

-ve se nao tem o filtro ou o prefiltro do gasoleo entupido,ou mesmo algum tudo entupido ou roto que deixe entrar ar para o circuito e esta sempre desferrado

sao algumas ideias que me ocorreram...

boa sorte

Paulo Alves

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by stretx

se o valor que aparecer la variar do 1 para o 000 esta bom e porque o circuito esta fechado(resistencia nao esta partida,logo esta boa), se ficar la a indicar 1 e porque esta marada tems que a trocar.

Paulo Alves
Atenção porque se no multimetro der 0 tambem não é bom sinal,porque 0 ohm´s a vela está em curto-circuito!Deve dar um valor de resistencia mas não sei ao certo quanto...
Eu que uso o multimetro como uma das minhas "esferógraficas de escritório":D na maior parte das vezes no UMM ainda é á moda antiga:D

Filipe Pinheiro

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
tem que dar 0 porque a vela e por si um curto circuito controlado que provoca a sua encandescencia ,como acontece com as lampadas que temos em casa.so nao da 0 quando estamos a lidar com recistencias de baixos valores como nos circuitos impressos etc.
nao e que eu seja perito na materia mas tenho-me regido por estas praticas e nao me tenho dado mal:cool:

Paulo Alves

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
ja o pus a trabalhar...

fio desde o borne positivo até as velas... a caixa deu logo o tal clik... arrancou logo!

resumindo e baralhando, axo que tenho a caixa azul nas couves, certo?

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

heldergoncalves

UMMzito
Registo
24 Nov 2006
Obrigado a todos pelas dicas,
Só hoje tentei mais uma vez por a máquina funcionar, mas népia!! Aparentemente a caixa azul está boa, pois ouço um estalido (embora muito fraco) e as luzes vermelhas ficam brilhantes, conforme dica do filipeumm, além de que já a desmontei e parece estar ok! A bateria continua a virar o motor...voltei a sangrar o sistema de alimentação que não apresenta bolhas de ar, pelo menos visíveis, também não vislumbro qualquer fio desligado...vou pedir ajuda e tentar que pegue de esticão. O que vocês acham de tudo isto?
UMM abraço,
Helder

heldergoncalves

UMMzito
Registo
24 Nov 2006
Obrigado Mário,
Compressão eu acho que tem. Vou verificar as velas pelo método que já foi referido aqui no tópico, mas será que é normal queimarem num mês? Mário como é que vejo se o fio da electroválvula tem corrente? E essa elctroválvula onde fica? A ignorância tem destas coisas rsssss.
UMM abraço
Helder

heldergoncalves

UMMzito
Registo
24 Nov 2006
Afinal parece ser mesmo da caixa azul!!!Esquisito porque continua a dar o estalido, mas não tem corrente na saída para as velas, portanto...( a electroválvula tem alimentação e as velas estã ok).
Estou apenas a aguardar que a bateria carregue para fazer a ligação directa da mesma às velas. Depois digo como foi.
Já agora qual o preço aceitável da caixa? Já vi aqui 15€, mas há uns minutos numa casa de acessórios falaram-me que seria por volta dos 40 ou 45€!
UMM abraço e o meu muito obrigado pelas dicas.
Helder

heldergoncalves

UMMzito
Registo
24 Nov 2006
O fio pode estar partido também, mas eu medi os valores mesmo na saída da caixa azul.
Helder

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
isto ha cada coisa...

agora não dá dá o estalinho, mas ele pega sem problemas!!!!

tenho de tirar a caixa azul e "limpar" os platinados!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Top Inferior