• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Não pega!!!!

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Boa tarde, hoje de manhã tentei por o meu Cournil a trabalhar e ele nada.
Tinha bateria, fiz o aquecimento e o motor de arranque trabalhou mas acho que insiste demais. O MA deitou fumo e cheirou a queimado.
Não insisti mais e passadas umas horas voltei a tentar. 1.º deu sinal de vida mas depois nem sinal dava.
Será que queimei o MA por ter insistido.
Será que apesar do MA também preciso de velas novas?
Estas coisas acontecem, principalmente a quem não percebe nada de mecânica!!!!!

Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Poderás ter duas ou mais velas queimadas e por isso o motor não pegou. Esforçar e queimar o motor de arranque foi consequência disso.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Agora vou ter trabalho a dobrar!
Vou ter de desmontar o motor de arranque para avaliar e verificar as velas, aliás as velas até eram o próximo trabalho de verificação.
Ainda vou dar umas pancadinhas no MA para ver se volta a rodar!

Paulo Pinhao
FJ-59-26

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Verificar as velas é bem mais fácil e rápido do que o motor de arranque, mas nada que na se faça com calma tem algum t€mpo

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Amanhã de manhã em vez de ir gastar gasóleo vou tentar colocar o Cournil operacional. Até o electrecista está convocado!

Paulo Pinhao
FJ-59-26

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Ontem meti-lhe velas novas, tentei dar ao arranque mas nada se passou, fez o caracteristico tac tac tac de avaria e depois só um barulho de rotação, mas não sei do quê.
Vou desmontar o motor de arranque e ver o que se passa com este.

Paulo Pinhao
FJ-59-26

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Esse tac tac costuma ser sinónimo de bateria fraca. Arranja outro carro com uma bateria equivalente e mete os cabos.

UMM abraçUMM

j.aldeia

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Paulo,

Insistir até cheirar a queimado não é o melhor caminho para colocar o motor a rodar.
Quando o motor não pega normalmente algo está mal e nesse caso é como atravessar a linha do comboio.. páre, escute e olhe! ;)

Como já aqui foi dito, provavelmente tinhas velas queimadas ou então desferrou o circuito de alimentação de gasóleo.

Logicamente que a bateria perdeu carga devido à insistência.
O motor de arranque também não ficou agradecido com o tratamento que levou.. :disappointed_relieved:

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Boa noite pessoal, recebi agora a noticia de que as escovas do motor de arranque estavam com os dias contados, se não acontecesse agora, não demoraria muito!
Como estava para rever as velas, e depois da burrice que fiz, trata-se das velas e do motor de arranque ao mesmo tempo.
Claro que era escusado ter apertado com a máquina!!!
Obrigado a todos.
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Quando quiseres ter a certeza se o motor de arranque nao rodar, rodas o motor a mao so para ele sair de uma posiçao de esforço maximo e tentas de novo

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Boa noite pessoal a munha máquina era para ficar a rolar hoje, mas aconteceu um imprevisto de que todos têm conhecimento, a minha cidade, Tomar, sofreu bastante com o maldito tornado, por sorte passou aqui a poucos metros da minha casa e não tenho estragos, mas o meu electrecista, que é primo, ficou com a casa arrasada, e assim, primeiro a casa dele e depois o MA.
Todos precisamos de ajuda, e apesar de isto não ser a MADEIRA, hoje uns amanhã outros, assim vamos todos ajudar!
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Espero que os danos tenham sido apenas materiais. Há alguma coisa em que a malta pode ajudar?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Claro que todos podem ajudar, porque as ajudas do Estado vão sempre parar aos bolsos dos que já os têm bem forrados.
Mas adianto já que nem sei bem como o fazer neste momento, todos sabem como é o povo português, não baixa os braços e levanta sempre a cabeça e mete mãos à obra!
Se houver novidades depois informo. Obrigado a todos!
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
boa tarde, fialmente coloquei escovas no MA e coloquei no devido lugar, mas....
Não voltou a pegar, voltou sim a fazer o caracteristico TAC TAC, mas parece que desta vez o MA não rodou.
Voltei a desaperta-lo e ele roda perfeitamente.
Porque será que ele não roda colocado no sitio dele?
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
então alguém sabe explicar-me como avalio a bobine de chamada? Penso que tenha de utilizar um voltimetro, e como é afinal?
Abarço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Basicamente acho que já avaliaste... se o MA em vazio funciona e se depois de estar no local, quando das a chave ouves o TAC-TAC... só pode ser a bobine de chamada. Leva ao electricista e ele muda isso, no caso se gostares de ser tu a fazer estas coisas, observa o funcionamento do MA e identifica a bobine que faz a chamada do movimento de acoplamento.

cUMMprimentos;

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Boa noite, isto de ter um automóvel com uns aninhos e que já escaceiam peças e bastante complicado!
Arranjar bonine para um MA grande é complicado e só correndo várias casa foi possivel encontrar uma. Nem a casa que referi ontem (HOJER) conseguiu.
Agradeço ao Forumm e a todos os membos, que facultam informações, e foi através da secção de lojas que encontrei a loja onde se vende material para o meu MA(Rhône-D11E156). É a Electrica Luso Alegria em Lisboa.
Depois de duas semanas com muitos precausos, 1.º era escovas, depois o pessoal parou por causa do tornado, agora a bobine, que mais poderá acontecer.
Amanhã vou tentar colocar o Cournil a trabalhar através do MA.
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Boa noite pessoal, apesar de trocar a bobine de chamada e tentar por a funcionar o MA, nada resultou. Possivelmente foi o indsido que ficou danificado!
Como já não é facil encontrar MA usados por aí, e como já é uma referência para as nossas máquinas, quem poderia dispensar um MA? Quêm? Pois claro, o PEDRO DE ALCANENA.
Agradeço ao João do Salgueiral, FZZ, que também se prontificou a ceder o MA que tinha de reserva, um dia destes vais ser compensado com o teu gesto, obrigado.
Obrigado a todos, e Festas Felizes para o pessoal do Forumm.
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

Top Inferior