• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Museu UMM

Registo
29 Abr 2010
Mensagens
388
Localização
-
Caros Amigos,

O que me dizem de tornármos o sonho realidade?
Há muito tempo que tenho este sonho...no entanto e após ver as imagens da fábrica semi-abandonada da UMM, senti ainda mais que se está a perder de dia para dia uma parte importante da história da pequena indústria automobilistica portuguesa.
Se há forma de podermos preservar a nossa história e de a podermos partilhar com todos (fãs da UMM e não só), julgo que a melhor maneira que existe para o fazer é através da criação de um museu.
Podiamos tentar reunir o maior número de material, documentação, viaturas, etc e organizá-lo de forma a que o mesmo pudesse ser exposto ao público. Fantástico seria conseguirmos que nos fosse cedida uma parte de um armazém da fábrica de Queluz.
Aceitam-se sugestões, criticas, apoios, contactos, mão-de-obra, etc para que se possa tentar colocar este sonho de muitos de nós de pé.
Aguardo cometários!

Abraços
Pedro Santa Bárbara
969779811

 

electrao

UMM
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
628
Localização
Portugal
ola boas
Isso seria otimo não deixar morrer o espirito UMM.
Seria tambem um sitio de encontro de todos os UMMistas e quem sabe "oficina" para as nossas maquinas.
Da minha parte a que por mãos a obra.

"This is a dream Come true"
Paulo Silva
 
Registo
29 Abr 2010
Mensagens
388
Localização
-
Olá Paulo,

Essa ideia da oficina a funcionar como uma especie de concessionário oficial, seria uma excelente ideia para se conseguir ir financiando o projecto do museu. Também se poderia comercializar material de merchandising (canetas, isqueiros, camisolas, canecas, porta-chaves, etc para que com esse dinheiro se conseguisse adquirir património para o museu. Claro está que o "grosso" do material exposto seria emprestado por todos nós, sempre com a indicação do nome do proprietário, à semelhança do que acontece com os outros museus. No entanto teriamos que arranjar forma de se financiar o projecto e mais uma vez busco a tua ideia da oficina "oficial" com preços aceitáveis, poderia ser uma boa ideia.

Pedro SB
 

canhoto

UMM
Registo
6 Set 2010
Mensagens
170
Localização
Portugal
Nesses termos o ideal seria uma fundação, na qual seria necessário definir os estatutos, objectivos e o fim, de salientar que a uma fundação está sempre associado património e que é também necessária uma sede.. só então a fundação poderia funcionar sem qualquer tipo de fins lucrativos e tendo sempre o fim que seria o que todos queremos e sabemos..

Falo na fundação porque as fundações vivem maioritariamente de donativos e por vezes acaba por ter mais apoio uma fundação do que qualquer outro projecto não oficial que tenha o mesmo fim..

Mas as fundações enquanto pessoas colectivas também podem ser extintas caso, entre varias razoes, não seja possível continuar a lutar pelo fim designado aquando da sua fundação (embora se consigam mudar esses estatutos desde que se mantenha o fim social)..

Mas agora pergunto ao clube umm, tem sido fácil manter o clube vivo com o apoio dos associados? Desde a sua constituição o número tem aumentado significativamente? e as contribuições vêem-se e fazem-se sentir? São tudo questões que têm que equacionar a fim de verificar se algo deste género é viável ou não..

Consumo do meu UMM:
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Amigos Pedro Santa Barbara, Paulo Silva e Canhoto, a questão colocada é pertinente mas vai acarretar muito tempo e horas perdidas a tratar do assunto, será que o pessoal terá disponibilidades para o efeito.
Podem desde já contar comigo para ajudar naquilo que for preciso.
Avancemos sem Medos.

 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Amigos Pedro Santa Barbara, Paulo Silva e Canhoto, a questão colocada é pertinente mas vai acarretar muito tempo e horas perdidas a tratar do assunto, será que o pessoal terá disponibilidades para o efeito.
Podem desde já contar comigo para ajudar naquilo que for preciso.
Avancemos sem Medos.


Há mais de 10 anos a bater na tecla........ :cool:
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.564
Localização
Cortegaça
Há mais de 10 anos a bater na tecla........ :cool:
Acho que não se chegou a bater muito na tecla até porque o assunto parece ter morrido à nascença!
Pelo menos nesta parte não se falou de nada!
Será que há alguma propaganda sobre o assunto nos outros canais por onde andam a maioria dos "UMMistas"?
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Acho que não se chegou a bater muito na tecla até porque o assunto parece ter morrido à nascença!
Pelo menos nesta parte não se falou de nada!
Será que há alguma propaganda sobre o assunto nos outros canais por onde andam a maioria dos "UMMistas"?
Andava por aqui a vadiar, e dei com este tópico……. A propósito da doação da coleção de desenhos, achei que era uma conversa interessante…..
Mas…., claro, era preciso tanta, mas tanta vontade….., resolver tantos ses e porquês…, que não me parece um desafio fácil de concretizar….
Eu não frequento outras plataformas e estava convencido que era aqui o cruzamento principal……, mas até por isso…., quando não remam todos para o mesmo lado….🙄
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Museu UMM, tenho visto, ouvido e lido muitas piadas e mais umas coisitas para rir..., mas esta é para rir à gargalhada, falta uma coisa no pessoal dos UMMs para "agarrar o toiro pelos Cornos"...!!!:sleep::sleep::sleep:
E fico me por aqui, e quem tiver dúvidas naquilo que disse estou aqui e disposto a esclarecer o "povo", por télélé ou pm, mas de preferência pelo primeiro...!!!😎:alien:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Para mim, é um grande mistério, a devoção a uma marca (não estou a falar de carros UMM) que não existe como construtora e que não acautela o seu património histórico……
Esse tipo de entidades precisa de suporte oficial, ou de um grupo muito coeso e com uma liderança forte……😉
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Já arranjei um banco para esperar sentado, mais uma dúzia de anos...!!! :whistle: :alien:


Tambem tu?:whistle:
Pensava que eras mais, estilo: " ..............................ai de mim, se não fôr eu!...............";)

Ao menos, podemos fazer uma divagação, tipo "faz de conta"!!!

Vou abrir os temas, mas espero não ficar a sonhar sozinho...........................!o_O

1º Capitulo: A IDEIA
- Expôr e dar a conhecer, num local definido, a história dos veiculos UMM 4x4

2º Capitulo: O FORMATO JURIDICO
- Associação, fundação, clube............

3º Capitulo: O LOCAL, E A LOCALIZAÇÃO
- Um espaço amplo, cedido (num prazo alargado) , com área exterior, bem localizado em termos de visibilidade, mas em local de caracteristicas semi-industriais. No país, algures ao nivel de Torres Novas/Alcanena, para ficar a meio das deslocações da comunidade, e dos fluxos turisticos.

4º Capitulo: O FINANCIAMENTO E A SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA
- Contribuições individuais e colectivas, patrocinios, venda de serviços e merchandising, serviços de alojamento e bar/refeições ligeiras, apoios locais.....................

5º Capitulo: A EXPOSIÇÃO E AS ACTIVIDADES RELACIONADAS
- Viaturas e outros materiais (papeis e outros) adquiridos, doados , cedidos a titulo temporário, experiências de condução, workshops de mecânica, eventos sociais, viagens de intercâmbio com outras entidades interessadas no tema automóvel.


Haja vontade!:)
 
Última edição:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
A viajar na maionese....... :cool:


MORA-Title.jpg
transferir.jpg


Já não estávamos a inventar nada!


001-omix-jeep-collection.jpg
61Y55lDmZeL._SLDPMOBCAROUSELAUTOCROP288221_MCnd_AC_SR462,693_.jpg

É sempre possivel inventar merchandising novo e interessante...


7464b1b7d0792abe787745a0a943c253.jpg




255593.jpg



Conforme a localização, e o espaço, podia ser interessante algumas unidades de BB (cama e pequeno-almoço) para uns viajantes ocasionais....

9789909Dakar-87-1.jpg


Peças de colecção, com interesse histórico, teriam lugar especial, ou em exposições temáticas...


rep10_megre2.jpg
c63e080467c4ad6497cd0a3d961c6c57.jpg



bc29713b262028aea2772ed53b5cb924.jpeg
c12a6bede4189aac2ae55f59ad86a8db.jpg
capsule_616x353.jpg


pistas exteriores para juniores, ajudam a motivar as familias......

junior-quad-biking-west-malling.jpg




EMR_BPO_270115defender_01.jpg
lunch-at-gold-creek-lodge-coeur-dalene-off-road-riding.jpg
Spring-Autojumble-1-820x547.jpg
Malvern 4x4 outside halls.jpg




feiras de trocas e baldrocas.....


morococo.jpg
TS-Jeep-Photo-29-OMIX-ADA-Collection.jpg
Z52BLIV4ARH53OTDFWM3JGQPPM.jpg

Off-Road-Driving-3.jpg


pistas/trilhos de experiências e testes......

......sonhar não custa nada..................!;)
 
Última edição:
Registo
11 Dez 2010
Mensagens
898
Localização
Portugal
A viajar na maionese....... :cool:


Visualizar anexo 20265Visualizar anexo 20266

Já não estávamos a inventar nada!


Visualizar anexo 20267Visualizar anexo 20268
É sempre possivel inventar merchandising novo e interessante...


Visualizar anexo 20269



Visualizar anexo 20270


Conforme a localização, e o espaço, podia ser interessante algumas unidades de BB (cama e pequeno-almoço) para uns viajantes ocasionais....

Visualizar anexo 20271

Peças de colecção, com interesse histórico, teriam lugar especial, ou em exposições temáticas...


Visualizar anexo 20283Visualizar anexo 20274


Visualizar anexo 20272Visualizar anexo 20273Visualizar anexo 20275

pistas exteriores para juniores, ajudam a motivar as familias......

Visualizar anexo 20277



Visualizar anexo 20276Visualizar anexo 20278Visualizar anexo 20284Visualizar anexo 20279



feiras de trocas e baldrocas.....


Visualizar anexo 20281Visualizar anexo 20286Visualizar anexo 20287

Visualizar anexo 20282

pistas/trilhos de experiências e testes......

......sonhar não custa nada..................!;)
Boa pesquisa e excelente trabalho. Tudo isso realizado, para nós seria a cereja no topo do nosso bolo. Porque ao ver este post, vejo jeep's, suzuki's e land rovers, tal como nós, eles também terão os seus museus e todos eles devem ter começado por algum lado... certo? A ideia existe, resta colocar o primeiro pedregulho e ir juntando mais até à obra final 👌
cUMMps
 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
381
Localização
Portugal
Este ano andava pela Madeira em trabalho e conheci dois bacanos, Ricardo Marote e Ricardo Albuquerque, devem ser conhecidos aqui no Forumm. Fomos dar uma volta nuns Cournil, descer aquelas trilhos da Calheta com vista para o Atlântico... incrível.
Bem, o Ricardo Albuquerque tem mais de 20 UMMs, e espero não estar a escrever sobre algo confidencial mas acho não, penso que até o próprio deu uma entrevista ao Diário da Madeira a falar nisso. Na altura falou-me de estar a pensar criar um museu só de UMMs, só que... no UK que é onde eles estão quase todos.

Já agora uma foto das duas máquinas com bananeiras de fundo.
8a85770a-a0df-4817-ad45-502318c33c14.jpg
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Isso é espetacular... mas será que em Portugal funciona? Se alguém em Portugal tenta ganhar dinheiro seja de que forma for, é criticado... pouca gente sabe dar valor ao tempo, trabalho, genialidade, originalidade...
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Quando pensei nisto, estava a pensar num projeto colectivo, dentro do espírito deste forUMM , de e para interessados no tema.
Como projeto individual, obviamente teria que ser reajustado, mas o processo de decisão ficava mais linear. Na lógica do que a família responsável pelo museu do Caramulo tem feito nos últimos anos. Imaginou e está a concretizar um projecto com resultados!
 
Top Inferior