Amigo Arménio
Tudo já foi dito, apenas queria acrescentar que toda a superficie deve estar completamente seca e livre de gorduras e corrosão que se tire com as unhas (escamas), limpe a calha onde encaixa a borracha guarda-vento da porta com uma chave de parafusos e aspire tudo muito bem, desemtupa os furos existentes aí para escoamento de águas, então aplique os produtos passivadores. Escusado será dizer, mas veja o lado do pendura e toda a superficie da trazeira, não esquecendo as duas caixas de acessórios (se tiver) fundamentalmente a que fica por debaixo do pendura.
Se esse chão está assim e para evitar futuras despesas, tire o forro das portas (incluindo a de trás) e veja qual o grau de corrosão na parte interior e inferior das portas, escarafunche! com a mesma chave de parafusos (que já está suja :blush
, desentupa os furos de drenagem das portas e aspire/limpe/passive e barre o interior (um palmo a contar de baixo) com massa consistente. Já agora... se quiser por a viatura menos barulhenta, forre o interior das portas com placas de esferovite insonorizante (azul)pontual e levemente colada com silicone.
Já que está com o pincel sujo de passivador, tire a bateria e repare no estado da sua caixa (onde ela fica apertada). Se tiver pontos de ferrugem ou ácido em acção (deixa uma espécie de pó branco), lave bem (2/3 vezes) com uma escova e com água e sabão (para neutralizar a acção do ácido), seque, dê o/os passivadores e passado um dia, aplique uma camada de borracha em spray (protector anti-gravilha que se vende em boas lojas de productos para industria automovel (se tiver problemas em comprar, diga). Ao apertar a bateria, coloque entre esta e a chapa um rectangulo de esferovite fina.
A borracha que se vê na foto compra-se a metro em qualquer loja de borrachas (se tiver problemas, diga), leve um bocado para amostra, mas compre um/dois palmos a mais para cada porta incluindo a 3ª porta.
compre também uns 30cms de tubo de borracha fina e mole que tenha sensivelmente o diametro interno do guarda-vento :angry:.
Para evitar desgostos, não corte a borracha antes de a colocar, nem pela medida antiga. Com a juda de um martelo de madeira (coisa barata na loja do Mao Tse Tung) vá encaixando o guarda-vento a partir do meio da parte de baixo, ir para a esqª ou para a dtª já será escolha sua
. Martele bem logo a partir do principio e fundamentalmente quando chegar aos cantos, à medida que vai avançando e encaixando com a outra mão. Quando der a volta e tiver a certeza que periféricamente esta bem colocado em profundidade, ultrapasse essa ponta uns 1 ou 2 cms daquela por onde começou, só aí deve então cortar!. Levante um pouco a ponta por onde começou a instalação, (agora é que entra em cena o tubo de borracha :astonished
corta uns 10cms desse tubo e encaixa-o equidistantemente nos orificios do guarda vento. Forçe com o martelo de madeira as duas pontas a irem ao seu lugar na calha, está feito.
Ao trabalho !
João