• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Muita ferrugem!!!

menUMM

Iniciado
Registo
22 Out 2006
Mensagens
49
Localização
Portugal
Cumprimentos a todos os UMMistas.
Preciso, francamente, da vossa ajuda. Quando comprei o meu AlterII não sabia (fui muito inocente!) o que existia debaixo dos tapetes. As imagens documentam bem.





Que me aconselham a fazer perante este cenário?
Agradeço os vossos conselhos.
Um abraço
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.716
Localização
Portugal
tem calma... é como o meriUMM diz... se não tiveres buracos não é muito grave, e assim pelas fotos parece ferrugem superficial... lixa isso e poe conversor de ferrugem...

Cumps
Nuno
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.236
Localização
-
Sem tentar fazer publicidade, eu tratei o interior do meu com conversor de ferrugem da "Second" e de seguida dei-lhe tratamento anti-corrosão "Consolan" da Robbialac.
Em relação ao 1º tratamento com Second, este é composto, entre outros, por ácido fosfórico mas é menos nocivo, mas mesmo assim cuidado com os olhos. É relativamente barato e encontras nos Hipermercados.
O 2º tratamento é na mesma um coversor de ferrugem, mas a diferença é que este é permanete. Depois da chapa limpa e tratada aplica-se Consolan da Robbialac como se fosse um pré-primario, à pistola ou a pincel, de seguida é só pintar. Este tratamento é um pouco mas dispendioso e só se encontra à venda em lojas da especialidade.

Mas o mais importante retirares toda a corrosão que tens na chapa até ao mais pequeno grão, mas de forma mecânica, ou seja à escova à lixa, etc. Se apenas aplicares conversor de ferrugem, este só vai atacar as primeiras camadas e ficará sempre ferrugem por baixo.


Abraço


Pedro
 

menUMM

Iniciado
Registo
22 Out 2006
Mensagens
49
Localização
Portugal
Obrigado pessoal pelos conselhos. Vocês são de uma eficiência extraordinária!
Vou seguir as vossas dicas. Espero conseguir! O meu problema está na zona da borracha. Parece-me que aí já existe possível perfuração. Vou analisar melhor.
Um abraço agradecido.
Arménio
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.236
Localização
-
Eu no meu UMM substitui a calha inferior por uma calha de aluminio. A minha estava um pouquito pior que a tua.

Vou ver se posto uma foto.


Abraço


Pedro
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
5.986
Localização
Portugal
Realmente não tem muito bom aspecto, mas digo-te por experiência própria que o importante nos UMM's é mesmo a mecânica. A chapa resolve-se com pouco (ou menos) dinheiro, e mesmo para quem sabe pouco é mais facil reparar. Não sei quanto pagas-te por ele, mas se tiver bom de mecânico quase certamente posso dizer que não fizeste mal negócio. Vai reparando nos post's por aqui apresentados e vais ver como não é dificil ( e caro) tratar dessa chapa. Isso sim, intervem quanto antes para impedir o avanço da ferrugem porque isso é como um cancro! Uma vez começado, ou se tem muita força e cuidado ou então nunca mais o seguras. Boa sorte e bom trabalho!:)

UMM abraçUMM

j.aldeia
 

menUMM

Iniciado
Registo
22 Out 2006
Mensagens
49
Localização
Portugal
Obrigado pelo apoio.
Eu espero que a mecânica não me traga tantas surpresas como as que estavam escondidas debaixo das alcatifas e tapetes. Como ainda estou um pouco verde nestas coisas quem sabe se a seguir vêm as surpresas na mecânica. Para já não tenho encontrado nada de anormal. Pega á primeira, não faz fumo, a caixa reage bem, enfim, para um "caloiro" como eu penso que está a funcionar bem.
Achei interessante a solução que o Pedro arranjou para as calhas. É difícil a operação? Como foi feita a aplicação?
Abraços
Arménio
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.236
Localização
-
Vou ver se posto umas fotos dessa modificação, apenas a fiz porque tinha a calha a desfazer-se em ferrugem. A calha de aluminio comprei-a no Aki.


Abraço


Pedro
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.269
Localização
Portugal
Amigo Arménio

Tudo já foi dito, apenas queria acrescentar que toda a superficie deve estar completamente seca e livre de gorduras e corrosão que se tire com as unhas (escamas), limpe a calha onde encaixa a borracha guarda-vento da porta com uma chave de parafusos e aspire tudo muito bem, desemtupa os furos existentes aí para escoamento de águas, então aplique os produtos passivadores. Escusado será dizer, mas veja o lado do pendura e toda a superficie da trazeira, não esquecendo as duas caixas de acessórios (se tiver) fundamentalmente a que fica por debaixo do pendura.

Se esse chão está assim e para evitar futuras despesas, tire o forro das portas (incluindo a de trás) e veja qual o grau de corrosão na parte interior e inferior das portas, escarafunche! com a mesma chave de parafusos (que já está suja :blush:), desentupa os furos de drenagem das portas e aspire/limpe/passive e barre o interior (um palmo a contar de baixo) com massa consistente. Já agora... se quiser por a viatura menos barulhenta, forre o interior das portas com placas de esferovite insonorizante (azul)pontual e levemente colada com silicone.

Já que está com o pincel sujo de passivador, tire a bateria e repare no estado da sua caixa (onde ela fica apertada). Se tiver pontos de ferrugem ou ácido em acção (deixa uma espécie de pó branco), lave bem (2/3 vezes) com uma escova e com água e sabão (para neutralizar a acção do ácido), seque, dê o/os passivadores e passado um dia, aplique uma camada de borracha em spray (protector anti-gravilha que se vende em boas lojas de productos para industria automovel (se tiver problemas em comprar, diga). Ao apertar a bateria, coloque entre esta e a chapa um rectangulo de esferovite fina.

A borracha que se vê na foto compra-se a metro em qualquer loja de borrachas (se tiver problemas, diga), leve um bocado para amostra, mas compre um/dois palmos a mais para cada porta incluindo a 3ª porta.
compre também uns 30cms de tubo de borracha fina e mole que tenha sensivelmente o diametro interno do guarda-vento :angry:.

Para evitar desgostos, não corte a borracha antes de a colocar, nem pela medida antiga. Com a juda de um martelo de madeira (coisa barata na loja do Mao Tse Tung) vá encaixando o guarda-vento a partir do meio da parte de baixo, ir para a esqª ou para a dtª já será escolha sua :D. Martele bem logo a partir do principio e fundamentalmente quando chegar aos cantos, à medida que vai avançando e encaixando com a outra mão. Quando der a volta e tiver a certeza que periféricamente esta bem colocado em profundidade, ultrapasse essa ponta uns 1 ou 2 cms daquela por onde começou, só aí deve então cortar!. Levante um pouco a ponta por onde começou a instalação, (agora é que entra em cena o tubo de borracha :astonished:) corta uns 10cms desse tubo e encaixa-o equidistantemente nos orificios do guarda vento. Forçe com o martelo de madeira as duas pontas a irem ao seu lugar na calha, está feito.

Ao trabalho !

João
 
Top Inferior