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Muita ferrugem!!!

menUMM

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22 Out 2006
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Cumprimentos a todos os UMMistas.
Preciso, francamente, da vossa ajuda. Quando comprei o meu AlterII não sabia (fui muito inocente!) o que existia debaixo dos tapetes. As imagens documentam bem.





Que me aconselham a fazer perante este cenário?
Agradeço os vossos conselhos.
Um abraço
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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tem calma... é como o meriUMM diz... se não tiveres buracos não é muito grave, e assim pelas fotos parece ferrugem superficial... lixa isso e poe conversor de ferrugem...

Cumps
Nuno
 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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Sem tentar fazer publicidade, eu tratei o interior do meu com conversor de ferrugem da "Second" e de seguida dei-lhe tratamento anti-corrosão "Consolan" da Robbialac.
Em relação ao 1º tratamento com Second, este é composto, entre outros, por ácido fosfórico mas é menos nocivo, mas mesmo assim cuidado com os olhos. É relativamente barato e encontras nos Hipermercados.
O 2º tratamento é na mesma um coversor de ferrugem, mas a diferença é que este é permanete. Depois da chapa limpa e tratada aplica-se Consolan da Robbialac como se fosse um pré-primario, à pistola ou a pincel, de seguida é só pintar. Este tratamento é um pouco mas dispendioso e só se encontra à venda em lojas da especialidade.

Mas o mais importante retirares toda a corrosão que tens na chapa até ao mais pequeno grão, mas de forma mecânica, ou seja à escova à lixa, etc. Se apenas aplicares conversor de ferrugem, este só vai atacar as primeiras camadas e ficará sempre ferrugem por baixo.


Abraço


Pedro
 

menUMM

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22 Out 2006
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Obrigado pessoal pelos conselhos. Vocês são de uma eficiência extraordinária!
Vou seguir as vossas dicas. Espero conseguir! O meu problema está na zona da borracha. Parece-me que aí já existe possível perfuração. Vou analisar melhor.
Um abraço agradecido.
Arménio
 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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Eu no meu UMM substitui a calha inferior por uma calha de aluminio. A minha estava um pouquito pior que a tua.

Vou ver se posto uma foto.


Abraço


Pedro
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Realmente não tem muito bom aspecto, mas digo-te por experiência própria que o importante nos UMM's é mesmo a mecânica. A chapa resolve-se com pouco (ou menos) dinheiro, e mesmo para quem sabe pouco é mais facil reparar. Não sei quanto pagas-te por ele, mas se tiver bom de mecânico quase certamente posso dizer que não fizeste mal negócio. Vai reparando nos post's por aqui apresentados e vais ver como não é dificil ( e caro) tratar dessa chapa. Isso sim, intervem quanto antes para impedir o avanço da ferrugem porque isso é como um cancro! Uma vez começado, ou se tem muita força e cuidado ou então nunca mais o seguras. Boa sorte e bom trabalho!:)

UMM abraçUMM

j.aldeia
 

menUMM

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22 Out 2006
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Obrigado pelo apoio.
Eu espero que a mecânica não me traga tantas surpresas como as que estavam escondidas debaixo das alcatifas e tapetes. Como ainda estou um pouco verde nestas coisas quem sabe se a seguir vêm as surpresas na mecânica. Para já não tenho encontrado nada de anormal. Pega á primeira, não faz fumo, a caixa reage bem, enfim, para um "caloiro" como eu penso que está a funcionar bem.
Achei interessante a solução que o Pedro arranjou para as calhas. É difícil a operação? Como foi feita a aplicação?
Abraços
Arménio
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Vou ver se posto umas fotos dessa modificação, apenas a fiz porque tinha a calha a desfazer-se em ferrugem. A calha de aluminio comprei-a no Aki.


Abraço


Pedro
 
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8 Jun 2006
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Amigo Arménio

Tudo já foi dito, apenas queria acrescentar que toda a superficie deve estar completamente seca e livre de gorduras e corrosão que se tire com as unhas (escamas), limpe a calha onde encaixa a borracha guarda-vento da porta com uma chave de parafusos e aspire tudo muito bem, desemtupa os furos existentes aí para escoamento de águas, então aplique os produtos passivadores. Escusado será dizer, mas veja o lado do pendura e toda a superficie da trazeira, não esquecendo as duas caixas de acessórios (se tiver) fundamentalmente a que fica por debaixo do pendura.

Se esse chão está assim e para evitar futuras despesas, tire o forro das portas (incluindo a de trás) e veja qual o grau de corrosão na parte interior e inferior das portas, escarafunche! com a mesma chave de parafusos (que já está suja :blush:), desentupa os furos de drenagem das portas e aspire/limpe/passive e barre o interior (um palmo a contar de baixo) com massa consistente. Já agora... se quiser por a viatura menos barulhenta, forre o interior das portas com placas de esferovite insonorizante (azul)pontual e levemente colada com silicone.

Já que está com o pincel sujo de passivador, tire a bateria e repare no estado da sua caixa (onde ela fica apertada). Se tiver pontos de ferrugem ou ácido em acção (deixa uma espécie de pó branco), lave bem (2/3 vezes) com uma escova e com água e sabão (para neutralizar a acção do ácido), seque, dê o/os passivadores e passado um dia, aplique uma camada de borracha em spray (protector anti-gravilha que se vende em boas lojas de productos para industria automovel (se tiver problemas em comprar, diga). Ao apertar a bateria, coloque entre esta e a chapa um rectangulo de esferovite fina.

A borracha que se vê na foto compra-se a metro em qualquer loja de borrachas (se tiver problemas, diga), leve um bocado para amostra, mas compre um/dois palmos a mais para cada porta incluindo a 3ª porta.
compre também uns 30cms de tubo de borracha fina e mole que tenha sensivelmente o diametro interno do guarda-vento :angry:.

Para evitar desgostos, não corte a borracha antes de a colocar, nem pela medida antiga. Com a juda de um martelo de madeira (coisa barata na loja do Mao Tse Tung) vá encaixando o guarda-vento a partir do meio da parte de baixo, ir para a esqª ou para a dtª já será escolha sua :D. Martele bem logo a partir do principio e fundamentalmente quando chegar aos cantos, à medida que vai avançando e encaixando com a outra mão. Quando der a volta e tiver a certeza que periféricamente esta bem colocado em profundidade, ultrapasse essa ponta uns 1 ou 2 cms daquela por onde começou, só aí deve então cortar!. Levante um pouco a ponta por onde começou a instalação, (agora é que entra em cena o tubo de borracha :astonished:) corta uns 10cms desse tubo e encaixa-o equidistantemente nos orificios do guarda vento. Forçe com o martelo de madeira as duas pontas a irem ao seu lugar na calha, está feito.

Ao trabalho !

João
 
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