• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Mudar de motor ajuda

Moutinho12

Iniciado
Registo
21 Mai 2011
Ola
Tenho um cournil com o motor 2.3 mas esse motor esta avariado j não pega então estou algumas duvidas o jipe tem que ir a inspecção B estou a pensar meter o motor 2.5 mas no livrete diz o numero do motor e a cilindrada o que devo fazer ? alguém podia ajudar

umm cournil 85

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Se no livrete diz isso tudo é complicado pelo menos o nº do motor porque a cilindrada é fácil.
Se ao ver que o motor não pega ter a ideia de estar avariado acho que é ser precipitado demais.
Não posso ajudar muito porque sobre o que é preciso para legalizar uma nova motorização mas penso que é extremamente complicado.

Abraço

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
É possivel e legal alterares o motor! Contactei o IMTT e esta foi a resposta que obtive:

Em resposta a o seu e-mail esclarece-se o seguinte:

Para que possa proceder à troca de um motor em que são alteradas as suas características técnicas, deve ser apresentado, junto de um dos serviços desconcentrados do IMTT, um pedido de aprovação contendo aos seguintes elementos:

1 - No caso de não haver alteração das características técnicas do motor:

Sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem)
•Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
•Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
•Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
•Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
•Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
•Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).

Taxa: € 50,00

2 – No caso de serem alteradas as suas características técnicas, nomeadamente a cilindrada, potência etc:.
•Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
•Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
•Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
•Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
•Documento alfandegário (DVL) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada);
•Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
•Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).

Taxa: € 165,00

3 – O veículo fica sujeito a uma inspecção a realizar pelo IMTT.

A questão é se consegues toda a documentação necessária ou não. Se conseguires é trocar o motor, apresentar documentação, pagar e ir a inspecção! ;)

cUMMprimentos
Benjamim

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Outra opção, que é a mais utilizada por todos...

trocas de motor e calas-te bem caladinho...

Poucos fora do circulo UMM sabem distinguir um 2.3 de um 2.5!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Registo
18 Jul 2010
viva.
eu tambem vou fazer a mesma coisa.
não estou a ver os inspetores que veem um umm de longe a longe saberem distinguir o motor 2500 do 2300,alem disso desde muito tempo atras o motor e uma peça sujeita a ser substituida dai que o nº so consta nos livretes antigos e não tem que ser o mesmo que esta no carro. abraçpo moreira

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Possivel solução: "perder" o livrete e pedir uma 2ª via já dos novos que creio eu não apresentar o nº do motor !!!

Abraço

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by kingstar

Boas!
Possivel solução: "perder" o livrete e pedir uma 2ª via já dos novos que creio eu não apresentar o nº do motor !!!

Abraço

A ideia do Pedro é muito interessante, mas se alegares a perda do livrete primeiro vais ter de ir a uma esquadra da polícia para dar conhecimento do extravio do mesmo…

Só depois é que podes pedir uma segunda via!!!!

Na minha opinião e sendo que é algo muito parecido com o que o Pedro sugere, eu fazia o seguinte, metia o livrete dentro do bolço de um par de calças e por “esquecimento” deixava-o ir para a máquina de lavar roupa, quando as calças estiverem lavadas, imagino que do livrete apenas sobre uma papa de papel que apenas serve para apresentar como prova física da sua existência mas que no actual estado em que se encontra não serve para dar prova de mais nada!

Ou seja, pedes uma segunda via na mesma, fica-te mais barato e tens menos burocracias para resolver…;)

Registo
18 Jul 2010
viva.
em relação ao numero do motor esta descavssado pois ninguem vai confirmar o dito numero pois como já disse e um simples suplente.....
so não se pode alterar a cilindrada ou combustivel.
e como nós sabemos não e facil distinguir um 2300 de um 2500 so de olhar par ele salvo melhor opinião eu estaria tranquilo abraço moreira

Top Inferior