• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

mudança de rolamentos

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas a todos no meu cournil que possui um dana 30 que é o mais redondo esta a precisar de rolamentos a frente.
quando estou a dar umas pequenas voltas com ele começa afazer um zumbido upa upa, ate parece que tenho la uma colmeia. mas pronto é assim. o que eu precisava de saber depois de muita procura no departamento de peças compativeis era o numero de rolamento s e retentores que terei de mudar pois ainda nao o desmontei e já agora as referencias dos ditos rolamentos se fizerem o favor claro
umm abc
ah deixem estar que eu troco os rolamentos ahahahah:D

devagar se vai longe
cournil 1982

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
muito obrigado é mesmo isto que preciso:)
podem retirar o topico a vontade
ummabc

devagar se vai longe
cournil 1982

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas!

(Aproveitando este tópico).

O meu caso é o seguinte:

Estou com o meu diferencial da frente em obras e tenho algumas duvidas.

Para substituir os retentores do interior do diferencial, é necessário retirar o miolo do diferencial, certo?
O que eu queria saber são quais os cuidados a montar o miolo novamente, se é preciso alguma ferramenta especial, alguma afinação própria de quem sabe, ou se é apenas colocar rolamentos e apertar os parafusos.

Também gostava de saber como se vê se os rolamentos t~em de ser substituidos ou não...

O que eu estou a falar é isto:

Cumprimentos

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas

Para substituir os retentores tens que retirar os semi-eixos,depois marcar as duas braçadeiras que siguram as pistas
dos rolamentos, para teres a certeza que voltam para a mesma posição ao montar; depois desapertas as braçadeiras
que elas depois saiem, depois em principio com duas alavancas puchas a conquilha que ela sai com alguma dificuldade.
(existe uma ferramenta especifica para essa operação)
Os rolamentos se tiverem com as pistas e os roletes amarelados estão gripados,ou por vezes padem ter pequenas irregularidades.
Para substituir os da conquilha convem substituir também os do pinhão de ataque.
Para montar os rolamentos não se pode esquecer a afinação do diferencial que é muito importante que é feito com anilhas de
afinação, um micrometro,um pedaço de tinta e muita paciencia; isto é para ficar perfeito!!

cUMMprimentos
Rui Martins

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

Amigo Martins, será que podes dar umas dicas para fazer esse trabalho, é que tenho mesmo de substituir os retentores...

(Se não substituir os rolamentos? Preciso afinar na mesma, certo?)

cUMMprimentos

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas

Se não mudares os rolamentos não á necessidade de afinar! mas podes confirmar se tá bem afinado
Colocas com um pincel um pouco de tinta (de preferencia zarcão ou primário sem diluição) em dois dentes da roda de coroa
depois rodas o pinhão de ataque até dar uma volta, e vez se a meio dos dentes da roda de coroa ficou limpo de tinta; se sim
tá bem afinado, se tiver mais para as extremidades está mal afinado.
A afinação é um processo um pouco trabalhoso e complicado, que poucos se dão ao trabalho ou o sabem fazer,mas é
muito importante no que toca á duração do material.

Abraço
Rui Martins

Top Inferior