• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Mudança de rolamento

Registo
8 Jun 2006
Ao forUMM

Conforme o prometido aqui vão as fotografias da substituição de um rolamento de roda traseira (lado condutor) num UMM Cournil de 1983, com pontes brasileiras originais (copia USA).

Depois de retirada a roda, a polie e os travões, ficamos com este aspecto. Atenção que no nosso caso tivemos que desmontar as maxilas porque estavam a começar a ficar com óleo do diferencial, mas se as maxilas estiverem boas não é necessário desmontá-las.

Neste momento podem começar a desapertar as 6 porcas que se encontram por detrás do prato onde aperta a roda e que segura o rolamento. Ou utilizam uma chave de luneta 14 ou uma chave de caixa com a mesma medida, para isso é necessário retirar uma rela existente nesse prato

Atenção que esta fotografia não está sequencial, apenas serve para mostrar a tal rela...

ou

Agora chega um dos momentos que podem ser delicados, retirar o semi-eixo, neste caso só foi possivel com um saca.

E eis o semi-eixo a tal anilha o rolamento e a chapa das 6 porcas

Fotografias do retentor velho.

Anilha e rolamento novos já montados.

A montagem segue em ordem inversa.

UMM abraço

João

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
João só faltou referir que este diferencial é brasileiro,diferente da maior parte dos UMM.
Valter a afinação automatica dos travões traseiros foi uma das coisas que os AlterII já não herdaram dos seus antecessores.

Filipe Pinheiro

Registo
8 Jun 2006
Amigo Filipe

Faltou e não faltou, é mas não é, e assim por diante:devilish:.
Na "gaveta" dos SOS eu já tinha informado que o diferencial era do Rio de Janeiro:cool: (cópia USA) e tinha informado todos os portugueses de qualquer relegião, credo ou filiação partidária:dizzy_face: que iria fazer uma ENORME reportagem sobre tão delicado (em Euros) assunto.
Mas, e como há sempre um "mas" e seguindo o teu conselho, vou editar o post e fazer uma pequenissima correcção a tão excepcional obra de arte:blush::rolleyes:.

UMM abraço

João

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
o meu tem rolamentos conicos em vez desses direitinhos:cool: de esferas...
as anilhas que se mete depois do rolamento servem para manter o rolamento no sitio ne?! e quanto custao as anilhas?

Paulo Alves

Registo
8 Jun 2006
Amigo Paulo

Se entendi bem a tua pergunta, enquanto num rolamento de esferas não haverá necessidade de afinação, sendo as 2 pistas indesmontáveis, num rolamento de "roletes" haverá sempre que calcular a pressão a que ficarão sujeitos essas peças e logicamente as pistas onde eles (roletes), vão trabalhar. Essa é a função dessas anilhas

Na fábrica isso é calculado facilmente devido à “experiência” e às tolerâncias com que os diversos componentes são feitos, introduzindo-se as tais anilhas (muito finas e de diversas espessuras). Quando posteriormente se desmonta uma qualquer peça com este tipo de afinação, obrigatoriamente deverão ser preservadas cuidadosamente as anilhas, pois terão que ser reutilizadas quando se proceder à montagem de novos componentes. A medida de afinação dada por essas peças mantém-se porque o extremo rigor com que são feitas as peças de substituição é segurança necessária para as voltarmos a utilizar e nada ser alterado.

Se essas anilhas estiverem de tal maneira danificadas que não se possam reutilizar, haverá que medi-las com um micrómetro e pedir na origem peças do mesmo valor (geralmente vendidas em conjunto de diversas medidas micrométricas). Se se perdem e desconhecemos o valor que tinha sido introduzido na fábrica, tudo se complica e muito, então vamos ver: Com a ajuda de uma boa craveira tem que se medir rigorosamente a folga existente e compensá-la com as referidas anilhas e adicionar mais 1/10 ou 2/10 de mm para dar o ajuste final. Este procedimento é difícil e complexo de ser bem executado. Todo o tipo das mais pequeníssimas impurezas irá influenciar os resultados obtidos, o que por vezes pode ser catastrófico.

No meu caso essas anilhas aparentemente não existem (não quero dizer que não hajam) mas como o que vai ficar retido é o anel exterior do rolamento de esferas, a tolerância para esse fim já não é tão fina e admite maiores amplitudes de medida.

Como deves ter lido em post anteriores a anilha que temos vindo a debater é aquela que se vê logo junto ao rolamento (para o lado do veio) e apenas serve para que o semi-eixo não descole do rolamento e saia.

UMM abraço

João

Chamaeleo

UMM
Registo
14 Ago 2007
João, pergunto como consegue, com o saca, retirar o semi-eixo sem que o prato onde se encontra o bombito e calços venha a traz?

No meu caso depois de desapertar as 6 porcas ao puxar o semi-eixo, vem tudo a traz...

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
ja que retomaram este topico vou responder(enbora tardiamente ao que o João me respondeu.
a anilha que eu me referia e a anilha que ajuda a segurar o rolamento , e nao as anilhas de afinaçao...por acaso o meu tambem nao as tem.
e outro reparo. o retentor do meu diferencial fica entre o rolameto e o disco do semi eixo(e uma porcaria para o trocar e deve ser bem mais caro que o do diferencial acime referido,pois axo que e especifico)

como tem o retentor nesse sitio, ao tirar o semi eixo tem tendencia a trazer o prato das maxilas atras dele. dai tu Chamaeleo teres o mesmo problema\sistema que eu quando puxas o semi eixo o retentor bate no prato das maxilas e empurra-o... da para o tirar sem o prato vir a tras mas tens de dar ums jeitinhos para a borraicha do retentor passar.
espero ter ajudado.
eu queria trocar os rolamentos das rodas traseiras, mas so de pensar na despesa que vou ter...(n)
2 anilhas (ouvi dizer que custao 50 euros :dizzy_face:)
2 rolamentos (sao capazes de nao ser muito caros)
2 retentores ( secalhar so na origem e upa upa deve ser um preço puxadote)
se algume souber o preço dos retentores que me diga sff;)

Paulo Alves

Chamaeleo

UMM
Registo
14 Ago 2007
Boas,

Ja recolvi o problema, voltei a apertar o prato das maxilas com 2 parafusos, sem apertar o semi-eixo (ou seja a "chapa" que prende o semi-eixo), depois foi só fazer muita força e saiu só o semi eixo.
Será que não estraguei nada.......

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
isso so vendo:astonished:
mas sai so o semi-eixo mesmo?! tipo sem rolamentos nem nada:D:astonished::astonished::astonished:
se assim foi foi muita força e melhor veres bem o que ficou por detras da chapa:D:D principlamente o retentor:anger:

Paulo Alves

Caveira

UMMzito
Registo
25 Ago 2006
Boas vendo e aperciando bem o post do 'nosso' amigo verdes radios , e visto que os meus rolamentos de traz ja estao pela hora da morte , e assim tao facil de mudar os ditos cujos???no meu caso em particular seria num alterII .
A minha duvida reside sera depois de ter o material todo dara para os trocar sem grandes stresses na oficina estrela:D???

Alter Turbo 93
cUMMprimentos hc

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Para quem não tem nunhma pratica em mecanica é complicado,não pela complexidade mas sim por falta de meios para tirar a anilha retentora do rolamento e voltar a montá-la que é prensada.E tem outro aspecto,é que há certos trabalhos que não compensa o trabalho que nós temos e este é um deles,um mecanico habituado a isso faz isso numa manhã.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Este tópico acho que deveria passar a ser um Sticky e o titulo alterado para Diferenciais Brasileiros - Mudança de Rolamentos.

Na minha opinião era uma mais valia pois andei a pesquisar esta informação durante bastante tempo e muita gente pergunta como é um diferencial brasileiro e como pode saber se o seu é ou não.

Top Inferior