• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Mudança de oleos - Medidas anilhas e Bujon

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Boas,

Já cá tenho o óleo para fazer a mudança do motor e caixas, no entanto na Norauto não me souberam indicar qual a medida das anilhas correctas. Tenho também de comprar um bujon novo para a caixa de velocidades (o de baixo) pois o que lá está vai sair a toque de martelo e escopro...

Podem-me indicar qual ou quais as medidas dos bujons e anilhas para cada situação? Tenho um Alter turbo de 92.

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Também comprei os bujões das caixas na Norauto.
Não te sei dizer a referência, pois já lá vai quase um ano.
Retirei os antigos e leveios para comprar igual.
Salvoerro existiam alguns semelhantes, por isso há que ter atenção ao diametro e ao passo da rosca.

Nos catálogos deles não existe qualquer referência a UMM, tens de procurar por Peugeot 504 / 505.

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Obrigado vpmrato, , mas como vou mudar e montar na hora, preciso de ter tanto as anilhas como o bujon para montar.

Alguém tem as medidas que me possa facultar?

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Boas,

Vais a uma casa de peças auto e dizes para que motor é que eles dão te isso na hora. Nos catalogos da Norauto vês isso em Peugeot 504 ou 505, diesel, 2500cc.

Quanto à caixa não posso jurar, mas acho que pelo menos um dos bujões é igual ao do carter.

PS: Raramente compensa comprar essas coisas na Norauto.

Registo
30 Mar 2006
Então é assim:
carter motor e carter cx velocidades e transf 16mm

Entrada oleo cx veloc e transf 20mm, mas não tenho a certeza, logo a noite confirmo.

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Obrigado pelas respostas,

Fico então a aguardar a confirmação.

Já agora se puderem indicar as medidas dos dos diferenciais (Dana 30 e 44) agradeço

Registo
30 Mar 2006
Correcão:
carter motor e carter cx velocidades e transf as 2 16mm

A única que é diferente é a Entrada oleo cx veloc 18mm

Conferi agora no meu porque este fds tive tambem a mudar tudo;)

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Obrigado pela ajuda Paulo, amanhã já vou tratar de comprar o que preciso.

Em relação aos diferenciais, alguma ideia das medidas?

Registo
30 Mar 2006
Como diz o ******* da ''call center Umm'':D:D:D ,é verdade, nos diferenciais não leva nada a vedar os bujons, eu as vezes unto a rosca com um pouco de silicone de juntas..;)

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Viva,

Em relação ao diferencial o que preciso é mesmo a medida e tipo de bujon, pois o que preciso é de um bujon para substituir, o de baixo do diferencial traseiro tem a cabeça onde entra a chave meio moído...

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Sempre a aprender, obrigado pela (in)formação Mario!!!
Então deve ser por isso que ele tem ar de que nunca saiu do sitio :D

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Viva,

Como me disso o nosso companheiro Batrakiu num post mais antigo onde fiz a mesma pergunta:

"Esquece a junta.
Mete o silicone de juntas na tampa, no local onde estava a junta, tenta meter de forma homogenea em toda a tampa, depois, é só colocares a tampa e apertares os parafusos, esperas meia hora ou coisa parecida e valvolina lá para dentro!"

Espero ter ajudado.

Registo
29 Abr 2012
Mais uma opinião de quem fecha juntas planas iguais dos diferenciais com muita frequencia.Limpa bem as duas superficies tirando qualquer resto de silicone ou junta velha , desngordura as superficies com um solvente, aplica o silicone de forma homogénea (um fio cilindrico de 3mm no centro da superficie de encosto e contornando os furos chega)e encosta os parafusos só até veres que o fio de silicone foi apertado e esponjou ligeiramente.Passado 2 horas dá o ultimo aperto sem exageros pois ao apertarmos parafusos sem controlo do binário eles levam com mais do dobro do necessário. De seguida, lubrificante adequado ao diferencial em questão até ao nivel e mato com ele.

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Ainda sobre o eixo traseiro, também quero trocar a valvulina e tirar a tampa, no entanto se tirar a tampa a valvulina vai sair muito rápido com grande caudal e vai sujar tudo não?

A minha ideia era primeiro desapertar o bujon, depois abrir a tampa, limpar e fazer o processo já aqui descrito, a minha dúvida é se o tamanho da chave de bujons é a grande ou a pequena. Porque o meu tem uns rebordos e a grande não entra, mas a pequena parece-me ficar meia solta..

Qual será o tamanho?

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Teoricamente a quadrada de 8mm, mas o meu também está meio moído e a de 8 não dá e a de 10 não cabe... Só mesmo desmontando a tampa. Se não queres ter problemas de "ca*@r" tudo à volta, podes sempre retirar primeiro a valvolina pelo bujão de nível com uma seringa.

Registo
29 Abr 2012
Boas , aquilo não é assim uma avalanche tão grande pois o oleo é espesso .Arranjas uma aparadeira para por por baixo(até um alguidar de plástico do chines serve), despertas os parafusos todos e deixas 1 ou dois de cima só apontados para a tampa não cair de repente, metes umas chave de fendas entre a tampa e o diferencial para descolar e já está, nada mais simples.Depois pegas no óleo e mandas para o esgoto claro.Esta parte estou a brincar como é obvio mas é um problema que é pouco debatido mas muito importante.Eu tenho a sorte de ter onde o deitar para ser recolhido e tratado mas nem toda a gente diz o mesmo.

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
David não sei bem se estaremos a falar do mesmo, pois o bujão do meu eixo de trás a chave de 8 fica lassa, e a de 10 não entra, mas uma de 9.5 de roquete entra até á parte da esfera, depois não enta mais porque a esfera não vai para dentro.

Quanto ao problema dos óleos, ou se têm amigos com oficinas, ou ficam guardados em garrafões para tratar mais tarde, tenho amigos que filtram e e vai para o depósito junto com o gasóleo, e outros que o usam para acender brasas/bailarina..

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
É exactamente este o problema, a de 8 fica larga e não desaperta e a de 10 não cabe (não testei com outras medidas).

Top Inferior