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Movido a Oleo Vegetal

rjf

UMM
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12 Jul 2006
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Caríssimos,

Já alguém ouviu falar em carros movidos a óleo vegetal???
Tenho um colega meu que após consultar os sites, http://www.antral.pt/forum/forum_posts.asp?TID=670 e http://www.biocar.com.sapo.pt pôs numa carrinha Vectra 30 litros de gasóleo + 30 litros de Óleo vegetal.
Após fazer 300 kms, disse-me que além de deitar menos fumo, faz menos barulho.

A pergunta que vos faço é se alguém já experimentou?
Eu estou a pensar nisso... na base de 50/50. Só para que tenham uma noção, há sítios onde se consegue comprar o Óleo a €0,5/litro.
Façam as contas! Dá para fazer muito mais voltas em TT


AbraçUMM
RJF
Produções Raio Azul
 
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27 Out 2006
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Eu deito 50/50, e anda igual, fumo nem vê-lo e barulho faz menos, em contrapartida mudar o filtro de gasoleo de 5000 em 5000, pq o oleo tem efeito detergente e solta toda a mer... q tem no deposito e tubagens.

Abracumm
Miguel Vieira
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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pessoal eu ainda não sou adepto do biodisel pois isso com o tempo não sei se não dará cabo da bomba injectora
 

Wardog

UMM
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19 Out 2006
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Camaradas, já li bastante sobre o assunto e a conclusão a q cheguei é q não se deve colocar mais de 30% de oleo no depósito, uma vez q a nossa bomba injectora é Lucas (Rotodiesel) e não aguenta mais q isso. Se fosse Bosch a história era outra.
Mesmo assim estes valores referem-se ao Verão ou tempo quente. No inverno a percentagem deverá ser menor.
Eu coloco com alguma frequencia oleo e n sinto grande diferença. Isto é, a pouca diferença q sinto é para melhor. O ralenti mais macio, menos ruido, o trabalhar mais certo e menos fumo.
Costumo juntar meio litro de oleo 2T para lubrificar a injecção.



UMM - Orgulho Nacional
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Boas

Trabalho no ramo do oleos vegetais e bio-combustiveis.

Quanto ao OVD sou um pouco septico em utiliza-lo no motor, mas cada um faz o que quer.

Neste momento tenho o meu UMM a funcionar com 50% de bio-diesel e já tou a sentir os primeiros problemas. Um vedante da bomba injectora já foi para o lixo e já tenho um tubo de combustivel roto. Nada que não se resolva.


Abraço


Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply
 
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30 Mar 2006
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Atenção que juntar óleo de fritar para dentro do depósito do gasóleo não é biodiesel, biodiesel é uma receita mais elaborada que falando resumidamente separa, no final do processo, a glicerina da parte combustível, que é a receita que ando a arranjar condições para a fazer em casa, vamos ver se rende. Estou na fase de reunir o maior número de informação possível.
A questão da percentagem prende-se com a viscosidade do óleo, daí que no verão se possa aumentar essa percentagem, porque o óleo fica mais fluido com o calor, para dar a volta à questão pode arranjar-se um sistema de pré-aquecimento do combustível antes deste chegar à bomba injectora, ou então dilui-lo adicionando por exemplo metanol, como se faz no modelismo, em que o combustível não é mais do que metanol com óleo de rícino, e às vezes nitrometano, mas esta parte ainda tenho de pesquisar para ter a certeza, não se ponham a meter metanol lá pra dentro à maluca se não ainda faz bum....:p

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 
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30 Mar 2006
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Boas a todos, sem me querer alongar muito sobre este tema, apenas quero dar uma ideia do que vai acontecer a curto prazo a quem usa o tal óleo vegetal.

Como disse o PedrUMM já começou a ter os primeiros problemas.
E o grande problema é esse, é mais barato certo, mas por pouco tempo.
O óleo vegetal assim como o Bio-Diesel tem o problema de corrosão de tudo o que é borrachas e vedantes, é claro que trabalha, mas por pouco tempo, em breve todos os tubos, vedantes e Orings, desaparecem, o puder de corrosão é tão grande que limpa o deposito na totalidade solta tudo o que possa estar agarrado.

Não acham que se fosse fiável já se usava em grande escala?
Mas para vossa informação, todo o gasóleo vendido nas bombas de gasolina tem 5% de bio-diesel, porque todos os construtores de automóveis o aprovaram, apenas a Renault em alguns dos seus veículos comerciais é que dá a hipótese de usar o B30 é o Gasóleo com 30% de bio-diesel.
Por isso quando adicionarem o que quer que seja no gasóleo tenham em conta que 5% já é porcaria.


cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt
 

NicolaUMM

UMM
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4 Mar 2007
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bem de qualquer maneira nao preciso de me chatear que o gasoleo aqui nos açores ainda custa 86 cent.. e um litro de oleo de soja 1 euro e tal ;)
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Pensem bem antes de adicionarem seja o que for ao gasoleo, pensem que por vezes o barato sai caro
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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pois e isto parece que todos mais tarde ou mais cedo vao dar com o oleo vejetal:)
eu tambem ja andei a investigar isso tudo.resumindo

para o UMM nao e muito viavel pois as bombas lucas sao uma mer...e so admitem no max 15% de oleo vegetal no inverno e verao entre 30 a 50%(limite)
-exitem kits de alimentaçao de oleo vegetal de 1 ou 2 depositos,com preaquecedores para aquecer o oleo para este ficar mais fluido e nao prender a bomba,como o oleo e mais viscoso vai forçar a bomba dando cabo dela.
sitema 1(deposito) mistura no deposito de origem .2(depositos) arranca com gasoleo e depois passa para oleo vegetal e quando for para desligar tem que se passar para gasoleo outra vez para a bomba injectora ficar limpa de oleo vegetal,para quando estiver o motor frio nao haver problemas com a sua viscosidade pois arrefeceu

as melhores bombas sao as boch ou kiki e bombas em linha, no verao podem trabalhar a 100% de oleo vegetal que nao se queixam

o oleo tem de se escolher um que nao tenha um mivel de acidez acima dos 3%(quanto mais baixo melhor) para evitar a corrosao das boraixas etc

e a historia continua....

tambem quero experimentar mas queria fazer uma coisa minimamente aceitavel e ando a procura dos preaquecedores...se alguem souber...


cada um sabe de si.oiço muita gente a dizer bem e pouca gente a falar mal(ouvi falar de casos que correu mesmo mal, tipo motor na sucata,nao sei se foi má gestao do dono ou foi mesmo nao ser bom usar oleo vegetal)

PS:ha pessoas\empresas que fazem montagems de kits para oleo vegetal e so procurarem(tenho 2 contactos) e se imformarem...o meu orçamento foi: de um deposito 400 euros(sistema mais simples) e de 2 1300euros

Ha e podem usar oleo usado dos restaurantes ou de casa tem e que ser filtrado, ai que fica mesmo economico o prcesso:):)

Paulo Alves
 

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26 Mar 2006
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Boas! Sobre este assunto:

O OV novo já tem problemas como a viscosidade, corrosividade e detergência. Mas o oleo usado é bem pior!

-Primeiro porque vem cheio de impurezas sólidas das quais muitas não são visiveis a olho nu, não sendo eliminadas num simples processo de filtração. A maioria dessas impurezas não são combustiveis, não sendo consumidas no processo de queima e conspurcando o motor e componentes de injecção.

-Segundo vem cheio de àgua! Os alimentos ao serem fritos perdem água. Parte dela é eliminada por evaporação mas uma boa parte fica misturada no óleo, provocando a turvação característica dos óleos usados.

-Aquando da fritura a estrutura química do OV é alterada, havendo consequentemente aumento da viscosidade e da combustibilidade relativamente ao óleo novo.

Por estas e pelas outras razões apresentadas atrás, o meu UMM só queima gasóleo!

Orgulhosamente UMMista
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Resumindo e baralhando

Caso não saibam o motor Diesel foi inventado como maquina de força para trabalhar em explorações agricolas com recurso a oleo de amendoim de produção propria e o Sr Diesel morreu novo e mesteriosamente apos a sua invensão...

Óleo vegetal sim no verão 30% no inverno 15% por causa das bombas ditas Lucas ou Loucas como lhe chamam os Meceditas que as tem nos 220D de 1993 a 1996

Pré aquecedor é facil um permutador de calor radiador de água/oleo do VW GOLF GTI intercalado no circuito de refrigeração do motor serve para o efeito quando o motor esta quente claro, ou um pré aquecedor de gasoleo de um Mercedes CDI tudo material vindo das sucatas.

Quanto ao tratamento do óleo usado o mesmo pode ser decantado depois de previamente aquecido a 90º/100º para ficar mais fluido e perder a água que fica a superficie e a trampa vai para o fundo depois pode ser filtrado por um filtro de combustivel e já fica bastante limpo, embora o sitio onde isso se faça não fique muito asseado.

Usar oleo vegetal directo já vi fazer em Golf turbo diesel em exclusivo e tem 50 0000km andados assim, em cima dos 150 000 que já tinha.... e sem permutador. o dono e engº mecanico e trabalha na Ford VW portanto deve saber o que anda a fazer.

Nos Mercedes 190D não há problema até porque muitos deles tem tambem aquecedores de gasoleo pois na Alemanha faz frio a serio no inverno.

Todos os motores de injecção indirecta ou seja com bomba e injectores a antiga trabalham bem desde que o óleo seja pre-aquecido e os vedates e tubos de borracha sejam mudados por outros compativeis (por exemplo de silicone) com esse tipo de oleo.

CDI TDI e afins nem pensar só mesmo com bio diesel que não tem a dita glicerina e afins.

Bom espero ter ajudado alguma coisa

SAUMMDAÇÕES

Ricardo Serpa
 

A. Neves

Iniciado
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8 Out 2014
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Se servir, tenho um fiat punto que andou 3 anos a b100 ou seja 100% a biodiesel deixei de andar com ele a bio porque a esposa me fornicava a cabeça devido ao cheiro, o carro ainda existe e tem os incríveis 10000 de km de que a Mercedes tanto fala sem nunca ter sido aberto ou reparado. Vou ter o meu 1º UMM e vai ter algumas alterações e uma delas passa por o bio. Não sei se querem mais alguma informação e se posso colocar o meu e-mail
[email protected]
 
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