Pedro a informação que eu tinha metido ai em cima era um pouco baseada no que tinha ouvido dizer, mas como o google é um grande amigalhaço aqui vai.
O motor International HS 2.8l TB conhecido por TGV 2.8
é produzido no brasil pela MWM International Motores
http://www.nav-international.com.br/ empresa de capital brasileiro fundada em 1953 subsidiaria da Navistar e que tem a seu cargo o desenvolvimento e produção dos motores diesel "pequenos" do grupo onde está inserida.
A Navistar
http://www.navistar.com/index.aspx é tb a dona da International Truck and Engine Corporation
http://www.internationaldelivers.com empresa Norte-americana que se dedica ao fabrico e venda de camiões e motores diesel "grandes".
Logo este motor é desenvolvido e produzido no brasil e qq ligação à alemanha não faço a minima ideia onde a foste buscar, se calhar foste mal informado.
E ao contrario do que eu pensava o 200 e o 300TDI da LR tb eram Internacional e a LR era cliente dos brasileiros, por isso quem pensa que estes dois motores eram LR desengane-se .
Em relação ao TGV a sua utilização neste momento só e feita em veiculos industriais e militares e talvez em alguns mercados emergentes pois ficou-se pela norma de emissões euro II.
Algumas caracteristicas
Modelo do Motor HS 2.8 L (TGV)
Configurações 4 cilindros, em linha
Válvulas / Cilindro 4
Cilindrada 2.8 L 2.8 L
Diâmetro x Curso 93 x 102,5 mm
Sistema de Combustão Injeção direta
Sistema de Injeção Bomba rotativa
Aspiração Turbo Intercooler com Geometria Variável
Rotação de Pot. Máxima 135 cv (99 kW) @ 3800 rpm
Torque 38,2 kgf.m (375 Nm) @ 1400 rpm
Peso Seco 208 Kg
Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058
http://s1.darkpirates.com.pt/c.php?uid=41601