• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motor

MRoque

UMM
Registo
2 Set 2006
Boas

Entao é assim fui hoje ao mecanico com o meu BF (alter turbo) para fazer um revisao antes de ir para o Sardoal, enquanto lhe estava a explicar o tinha para fazer no carro reparei que o motor a trabalhar ao relanti estava a falhar. Passo a explicar o motor ao relanti trabalha para ai 5 segundos normal mas depois falha e faz isto contantemente, mas pior é que quando falha deita fumo BRANCO. O mecanico disse-me que provavelmente era do carro estar frio mas para ir mandar ver a bomba injectora e os injectores porque pode ser por estar a debitar muito gasoleo. Eu la fui tenho um conheçido meu que trabalha nuna casa de bombas e a noite faz uns trabalhos em casa, disse-me que aquele sintoma nao tem nada a ver com a bomba nem com os injectores mas que deve ser sim das valvulas, se nao for para eu me preparar porque sao os segmentos. É claro que eu fiquei logo com o coraçao nas maos.
A minha pergunta é a seguinte quem é que terá razao ou nenhum tem razao? Será que é mesmo dos segmentos?
Pensava eu que tinha motor para o resto da vida uma vez que o carro marca 90 mil klm mas posto isto estou muito preocupado.
Outra coisa o carro nunca gastou oleo pega sempre bem e nunca deitou fumo branco.

Abraço
Marco Roque

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Afinar as valvulas esta ai algo que eu precisava de saber como se faz para puder fazer ao meu.

UMM abraço
Samuel Sousa

JonesCatarino

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Afinação das Válvulas!

Ora aí está um topico de grande interesse para o nosso forUMM.

Fica o repto!

JonesCatarino
UMM AlterII 1989

MRoque

UMM
Registo
2 Set 2006
Boas

É nestas alturas que eu me sinto um inutil por nao perceber nada de mecanica, e amanha bem cedo lá vou eu mandar afinar as valvulas espero que o problema fique resolvido.

Abraço

Marco Roque

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Eu acho que é a bomba demasiado atrasada.
Se fosse valvulas acontecia sempre que aquele cilindro em que a valvula estava desafinada falha-se, ou seja, engasgava constantemente.
Ah! E já me aconteceu isso, adiantei a bomba 1mm e ficou como novo.

Boa sorte.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by JonesCatarino

Afinação das Válvulas!

Ora aí está um topico de grande interesse para o nosso forUMM.

Fica o repto!

JonesCatarino
UMM AlterII 1989

Eu também quero!

UMM abraçUMM

j.aldeia

MRoque

UMM
Registo
2 Set 2006
Boas

Ha alguma maneira de saber se as valvulas estam bem afinadas??
É que ja mandei afinar as valvulas mas o gajo continua a falhar, só a frio mas continua.

Abraço
Marco Roque

Registo
30 Mar 2006
Boas, apesar de eu achar que isso é mais a bomba injectora fora de ponto, pois acontece o mesmo no meu, mas no meu não é a frio, é depois de uma viagem mais ou menos longa e puxadota, e o fumo não é branco é mais cinzento.

Para veres se as vávulas estão afinadas e afinar caso não estejam, tiras a tampa das ditas, e vais mexendo rodando a cambota no sentido dos ponteiros do relógio(funcionamento do motor desse ponto de vista) para contrabalancares os embôlos cujas vávulas queres afinar, isto é, se quiseres afinar o 4o cilindro contrabalanças com o primeiro, ou seja, pões o primeiro na posição com as duas vávulas fechadas.
Depois com um papa-folgas(uma chapa com a espessura igual à abertura de afinação da válvula) metes o dito entre a haste da vávula e o martelo e apertas o martelo até o papa-folgas ficar justo.
Depois fazes ao contrário, contrabalanças o 4o para afinar o 1o, e procedes da mesma maneira para afinar o 2o e 3o.

Eu não sei se me expliquei como deve ser até porque se calhar nem sei muito disto, mas pergunta ao stretx que ele já fez isso este fds e o que acabei de dizer foi o que percebi do que ele me disse e depois de reflectir um bocado sobre o assunto também:)

Dentro em breve vou ver se também afino as minhas válvulas e bomba injectora e a ver se faço um tópico como os que costumo fazer com as reparações/manutenções/afinações que tenho feito, só ando a ver se ganho coragem e arranjo meios para saltar das fotos para o vídeo:).

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

faria

UMMzito
Registo
8 Set 2006
pode ser mesmo segmentos, o meu tambem tava a fazer muito fuma branco, e teve de levar segmentos novos e um pistão(pk tava furado)

passaro

Iniciado
Registo
28 Mai 2006
BOAS NAO FIQUES ASSIM TAO PREOCUPADO AVANÇA A BOMBA INJCTORA 1MM PARA AVANÇAR RODA A BOMBA NO SENTIDO CONTRARIO A ROTAÇAO DO MOTOR PARA ATRASAR E O INVERSO E TIPICO ESSE TIPO DE PROBLEMAS NOS UMMS A CORRENTE DE DISTRIBUIÇAO COMEÇA A FICAR COM FOLGA E O TENSOR NAO CONSEGUE COMPENSAR A FOLGA AO RALENTI PORQUE A PRESSAO DE OLEO E INFERIOR SE NAO SE CONSEGUIR MINIMIZAR O PROBLEMA COM O AVANÇO DA BOMBA TEM QUE SE TROCAR A CORRENTE E O TENSOR

MRoque

UMM
Registo
2 Set 2006
Boas

Desde já quero agradeçer a todos o tempo perdido com este meu pequeno( ou grande ainda nao sei) problema.
O proximo passo vai mesmo ir mandar ver a bomba e os injectores para ver se o prolema se resolve.

Abraço

Marco Roque

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas.. vou mandar aqui uma dica (talvez ridicula) que fiz no meu quando ele falhava e resolveu logo..

Apertei o sensor que detecta agua no filtro do gasoleo, o meu estava largo e deixava passar ar.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by MRoque

Boas

Desde já quero agradeçer a todos o tempo perdido com este meu pequeno( ou grande ainda nao sei) problema.
O proximo passo vai mesmo ir mandar ver a bomba e os injectores para ver se o prolema se resolve.

Abraço

Marco Roque
Marco,manda o mecanico 1º dar avanço á bomba injectora,vez logo se o problema é daí.Se não resultar aposto em segmentos...
Olha que mandando ver os injectores e bomba injectora é tirar a bomba fora e os injectores e mandar reparar numa casa da especialidade e isso paga-se muito bem:dizzy_face:.Os sintomas que referes não é a bomba injectora marada(quase de certeza)pode ser sim o avanço_Os injectores marados o que fazem é consumo exagerado ou então barulho fora do normal(grilada).

Filipe Pinheiro

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Exactamente, Filipe. E não creio que sejam segmentos. Os segmentos provocam um fumo azulado e consumo de oleo.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...

MRoque

UMM
Registo
2 Set 2006
Boas

Já falei com o mecanico e ele diz que a bomba esta quase toda avançada que nao dá para avançar muito mais. Se calhar é mesmo segmentos.

Abraço

Marco Roque

MRoque

UMM
Registo
2 Set 2006
Boas

Pois é sempre ouvi dizer que onde ha FUMO ha fogo e é bem verdade.
Depois deste tempo todo e de andar de um lado para o outro para tentar descobrir o problema do
motor a falhar resolvi mandar medir a compressao e voila, um cilindro nao tem compressao.
O mecanico já tirou a cabeça mas ainda nao se sabe o que é o mais provavel é ser segmentos partidos ou a biela empenada, segundo ele.
Agora o que eu gostava de saber é o que tera originado esta avaria?

Abraço
Marco Roque

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Talvez a entrada de alguma (pouca) água fizesse as suas mazelas.

Isso de passear pelos rios tem os seus riscos.......

UMM abraçUMM

j.aldeia

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
ou entao fazer um pequeno teste aos cilindros\pistons...
com a cabeça fora por um pouco de petroleo ou gasoleo no topo dos pistons ,se o gasoleo desaparecer(infiltrou-se pela folga entre piston e cilindro)esta bom para ser reparado:D,se o gasoleo la se mantiver durante bastante tempo..diria mesmo horas ou dias e porque ainda tem bom isolamento e comsequentemente compresao.
mas o gasoleo pode la ficar estanque e o motor ja nao ter muita compressao...
e uma questao de comparar com os outros cilindros

tambem da para fazer o mesmo teste a cabeça.com a cabeça direita meter petroleo na admiçao e se as valvulas começarem a "mijar" e porque nao estao a isolar bem :cool:

Paulo Alves

Registo
8 Jun 2006
Amigo Marco

Penso (portanto existo!:blush:) que o seu conhecido das bombas injectoras, não terá razão:astonished:.

O seu motor deve ter a bomba com um ligeiro avanço:), causado por alterações naturais (ex. folga na corrente de distribuição). Devido á sua posição (da bomba), aos tubos rigidos que vão aos injectores e à relativa complexidade "para por uma bomba a ponto", geralmente descarta-se (infelizmente) o trabalho dizendo que é da água do mija-mija:astonished:. Atenção que não deverá ser este o caso, apenas uma pouco cuidada observação;).

UMM abraço

João

Top Inferior