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Motor

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Boas…
Tenho umas dúvidas que peço que me esclareçam!!!
É o seguinte… existe motores 2300Td e 2500Td?
Se existir qual deles é o melhor?

Um abraço e desde já obrigado
Tiago Anágua
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Os umm`s de origem só existem com 2.3d (cournil), 2.5d e 2.5td.Embora hajam alguns com 2.3td aplicações provenientes de peugeot 505 ou 604.Se são melhores e se puxam mais uns que outros talvez para o fim da semana te consiga dizer:p:p


Filipe Pinheiro
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Segundo ouvi, o 2300 tem mais força em baixas do que o 2500... Custuma ser uma boa opção para os Cournil.
Um dos problemas dos Turbo que já conduzi, é não conseguir fazer o que faço com o meu Cournil em 1a ou 2a...
Quanto aos 2300 Td, ainda n conduzi nenhum para saber.

Cumps.
Nuno
 

toz

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31 Mar 2006
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Lamento discordar, mas o 2300 turbo não tem mais força em baixas do que o 2500 Td, bem pelo contrario.
O 2300 turbo é um motor mais rapido, não deixa de ter uma boa força em baixas, excelente para TT, mas é inferior à força do 2500 turbo.
O 2300 turbo é um motor em que a rotação é mais rapida a subir, ou seja, tem uma resposta mais rápida do que o 2500, mas o 2500 é mais bruto, aguenta melhor uma 3ª numa subida do que o 2300. Mas isso é comparando motores em condições iguais!

Espero que me tenham entendido.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Então é isso... é mais rápido a subir de rotação... mas em baixas é melhor, e sempre me disseram que era mais idêntico ao comportamento do atmosférico.
Mas não troco o meu atmosférico por nenhum turbo... e já os testei em TT e bem carregados, e gosto muito mais das prestações do atmosférico em baixa rotação... arranco com o meu em 2a se for preciso, onde com um turbo a 1a é necessária...
Já em estrada... enfim, os turbo sempre dão um bocado mais de velocidade... isso não nego, mas bendito do meu atmosférico... prefiro as viagens a 100, mas o TT com mais força.
Opiniões... mas ainda bem que é assim senão toda a gente tinha atmosféricos...eh,eh,eh,eh

Cumps
Nuno
 

trekker

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30 Mar 2006
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Atenção que nem tudo é devido ao motor. Não se esqueçam da relação existente nos diferenciais. Neste momento tenho a relação curta no meu turbo e o comportamento é sem dúvida superior ao do atmosférico, mesmo com os 235/85R16 montados...
 

toz

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31 Mar 2006
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De acordo com o Trecker!
Eu acho que um motor turbo tem bem mais força que o atmosférico. É uma questão de afinações. Mas cada caso é um caso. O caso do jipe do Madeira. Em Silveiros/Barcelos, o único teste que pudemos fazer foi a subida da 3ª (é uma subida em que os UMM's turbo faziam bem em 3ª e aguentava bem até ao fim) e nessa mesma subida, o jipe do Madeira subiu a meia rotação em 3ª e se carregasses no acelerador, ele subia de rotação. É claro que o motor não estava propriamente de origem e os UMM turbo que sobem aquilo em 3ª a pedir a 4ª também não estão de origem.
De igual para igual, o UMM turbo tem mais força em todas as faixas de rotação, a unica vantagem do UMM atmosférico é conseguir atingir mais rotação que o turbo.

Espero ter sido suficientemente claro.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Tóze,tenho que discordar um pouco contigo quando dizes que o atmosferico atinge mais rotação que um turbo.
A grande diferença que noto dos turbos para os atms(com mesma relação transmissão) é que se nota um pouco de "poço" antes de o turbo começar actuar,e os atms fornecem bom binário em todas as rotações só que chega a um ponto em que não tem mais para dar:Denquanto que um turbo ainda tens lá mais qualquer coisa:p.É claro que depois do turbo disparar é da noite pro dia,acho que não tem muita comparação e em subidas radicais com o turbo tens a vantagem de conseguir ganhar mais velocidade num menor espaço o que proporciona mais balanço para conseguir vencer uma subida em 2ª ou mesmo em 3ª isto em pisos com pouca aderencia,se for uma subida em que o jipe não patine um atmos sobe em 1ª ao ralantim enquanto que o turbo tens que lhe dar um pouco de acelerador.


Filipe Pinheiro
 
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30 Mar 2006
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Tozé, eu também não concordo contigo pah, o trekker falou em relações curtas e longas que aí sim há diferenças, não nas rotações do motor. Um 2500 tem exactamente as mesmas rotações que um 2500 td, as curvas de potência e binário é que são diferentes, tanto em valores como nas rotações a que se atingem. Depois do motor tens então as relações que aproveitam os motores de maneira diferente, as relações curtas estão lá precisamente porque o motor é atmosférico e tem de ser aproveitado o que te dá a ilusão de teres um motor mais rotativo, pudera, as relações são curtas, depressa levam as rotações do motor aos píncaros. Experimenta meter as relações curtas num turbo e vais ver, até pensas que estás num F1 e a pedir que a caixa tenha 6ª :)

O 2300 sim é mais rotativo, e porquê? Porque a diferença de cilindrada está no curso(só não tenho a certeza se será só esta), ou seja, na distância que o êmbolo percorre entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior que é menor, logo se é menor também vai ser mais rápido percorrer o curso do que num 2500, vê-se logo portanto que vai ser também mais rotativo.

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Pois é Filipe... aí tens toda a razão... só noto pior o atmosférico nessas subidas em que é preciso balanço... aí os turbos ganham mais velocidade mais rápido... de resto é como dizes... até ao relanti o atmosférico lá vai.
E Trekker, tens toda a razão também... quanto ás relações dos diferenciais... isso tb conta muito.
Por acaso nunca experimentei um turbo com relações de atmosférico...

Cumps
Nuno
 

trekker

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30 Mar 2006
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Quanto ao 2300 não o conheço em pormenor, por isso vou-me abster de comentar. Agora em relação ao 2.5D e o 2.5TD, posso apenas dizer que já conduzi ambos os modelos. No 2.5D é verdade que a rotação sobe de forma mais contínua do que no 2.5TD mas em caso algum tem mais binário que o TD. A questão é que antes do turbo ligar, a rotação faz-se da mesma forma que no atmosférico e que é bem menor do que acontece com o ligar do turbo. Derivado disto é natural que o pessoal pense que o motor tem um poço. Ter não tem, não tem é ainda o que estamos habituados a ter, mas o binário (superior ao do atmosférico) encontra-se lá. Quanto aos diferencias de relação curta num 2.5TD, enfim... que dizer... nem preciso de fazer subir muito a rotação para o carro fazer subidas que antes era necessário recorrer das 4000RPM para os cavalos se mostrarem...
Um abraço
 

nunumm

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30 Mar 2006
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"A questão é que antes do turbo ligar, a rotação faz-se da mesma forma que no atmosférico e que é bem menor do que acontece com o ligar do turbo"

Pois que nao concordo... já conduzi Alter c e sem turbo com os mesmos diferenciais e não é igual... em baixas o atmosférico responde bem melhor. Experiência própria... e o turbo não estava mau como podem vir a dizer.
A resposta em baixas não é de todo a mesma... mas depois do turbo, ok aí tudo bem... mas só sinto mesmo a falta em subidas maiores...

E depois tb sei que estou mal habituado... atmosférico com diferenciais Cournil e caixa "agricola" (como eu lhe chamo) de 4 relações curtas... enfim... arranco sem stress em 2a se precisar...eh,eh,eh,eh... Belo overdrive para meter a "5a" que n existe

Cumps
Nuno
 

toz

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31 Mar 2006
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Lamento continuar a discordar convosco, mas não insisto. Um motor atmosferico em boas condições contra um motor turbo em boas condições, o motor turbo tem mais força que um atmosférico, mas não teimo. São as experiencias que eu tive e em relação a experiencias de outras pessoas, não posso desmentir.

Quanto às relações, o UMM do meu irmão tem relações de atmosférico e tem mais força em baixas do que qualquer UMM atmosférico que eu conheço excepto o do Madeira, que tinha segmentos novos e bomba alterada e mesmo assim... Podem pensar que estou a exagerar, mas também pode ser que nunca tenha experimentado o atmosferico certo.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

nunumm

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Só a título de exemplo... eu deixo o meu Cournil a subir sózinho ao relanti uma rampa de garagem em 1a, sem as redutoras... na 1a normal.

Claro q o turbo tem mais força, tozé... só digo que não em baixa rotação... mesmo no início... depois há uma diferença boa em cavalos.

Cumps.
Nuno
 

trekker

UMM
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30 Mar 2006
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Mas se tens a caixa curta, então não podes fazer a comparação entre o atmosférico e o turbo pois as condições de teste não são as mesmas. E garanto-te que o meu turbo com pneus de dimensão original, mesmo em subidas arranca em segunda, como muitas vezes fiz. (Para quem conhecer Setúbal, no túnel do quebedo arrancava sempre em segunda e sem esforço) E binário não tem nada a ver com cavalos e o motor do turbo tem mais binário que o do atmosférico. Não é pelo facto de ser turbo ou não, é mesmo porque o motor assim foi concebido.
Não vou bater mais no ceguinho mas quem quiser experimentar o meu UMM com os diferencias curtos e verificar que não apresenta "poço", esteja à vontade. Mande uma mensagem e dê uma saltada a Setúbal...
Atentamente

Fernando Júnior
Setúbal
 

APires

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16 Abr 2006
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boas, só a titulo de curiosidade e falado dos atm 2.3d 67cv ás 4500rpm e
134 N.m ás 2200rpm, 2.5d 75cv ás 4500rpm e 148 N.m á 2000rpm, e já agora 2.5td 110cv ás 4150rpm e 239 N.m ás 2000rpm em relação ao 2.3td n tenho dados.
Já agora a minha opinião a grande vantagem dos atm é a linearidade do motor e uma resposta progressiva ao acelarador já o TD deparamos com 'lag' do turbo e dps mt potência k por vezes se torna dificil de lidar com ela.

AbraçUMM, André Pires
 

migneiva

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12 Abr 2006
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Ora aqui está uma opinião com fundamento... com base nos números de fábrica... ou não seja ele um "Sr. Eng." hehehehe

Podia dar xemplos.... mas o pessoal já os conhece....


Miguel Neiva
QD-87-84
 
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