• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motor

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas…
Tenho umas dúvidas que peço que me esclareçam!!!
É o seguinte… existe motores 2300Td e 2500Td?
Se existir qual deles é o melhor?

Um abraço e desde já obrigado
Tiago Anágua

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Os umm`s de origem só existem com 2.3d (cournil), 2.5d e 2.5td.Embora hajam alguns com 2.3td aplicações provenientes de peugeot 505 ou 604.Se são melhores e se puxam mais uns que outros talvez para o fim da semana te consiga dizer:p:p

Filipe Pinheiro

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Segundo ouvi, o 2300 tem mais força em baixas do que o 2500... Custuma ser uma boa opção para os Cournil.
Um dos problemas dos Turbo que já conduzi, é não conseguir fazer o que faço com o meu Cournil em 1a ou 2a...
Quanto aos 2300 Td, ainda n conduzi nenhum para saber.

Cumps.
Nuno

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Lamento discordar, mas o 2300 turbo não tem mais força em baixas do que o 2500 Td, bem pelo contrario.
O 2300 turbo é um motor mais rapido, não deixa de ter uma boa força em baixas, excelente para TT, mas é inferior à força do 2500 turbo.
O 2300 turbo é um motor em que a rotação é mais rapida a subir, ou seja, tem uma resposta mais rápida do que o 2500, mas o 2500 é mais bruto, aguenta melhor uma 3ª numa subida do que o 2300. Mas isso é comparando motores em condições iguais!

Espero que me tenham entendido.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Então é isso... é mais rápido a subir de rotação... mas em baixas é melhor, e sempre me disseram que era mais idêntico ao comportamento do atmosférico.
Mas não troco o meu atmosférico por nenhum turbo... e já os testei em TT e bem carregados, e gosto muito mais das prestações do atmosférico em baixa rotação... arranco com o meu em 2a se for preciso, onde com um turbo a 1a é necessária...
Já em estrada... enfim, os turbo sempre dão um bocado mais de velocidade... isso não nego, mas bendito do meu atmosférico... prefiro as viagens a 100, mas o TT com mais força.
Opiniões... mas ainda bem que é assim senão toda a gente tinha atmosféricos...eh,eh,eh,eh

Cumps
Nuno

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Atenção que nem tudo é devido ao motor. Não se esqueçam da relação existente nos diferenciais. Neste momento tenho a relação curta no meu turbo e o comportamento é sem dúvida superior ao do atmosférico, mesmo com os 235/85R16 montados...

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
De acordo com o Trecker!
Eu acho que um motor turbo tem bem mais força que o atmosférico. É uma questão de afinações. Mas cada caso é um caso. O caso do jipe do Madeira. Em Silveiros/Barcelos, o único teste que pudemos fazer foi a subida da 3ª (é uma subida em que os UMM's turbo faziam bem em 3ª e aguentava bem até ao fim) e nessa mesma subida, o jipe do Madeira subiu a meia rotação em 3ª e se carregasses no acelerador, ele subia de rotação. É claro que o motor não estava propriamente de origem e os UMM turbo que sobem aquilo em 3ª a pedir a 4ª também não estão de origem.
De igual para igual, o UMM turbo tem mais força em todas as faixas de rotação, a unica vantagem do UMM atmosférico é conseguir atingir mais rotação que o turbo.

Espero ter sido suficientemente claro.

Cumprimentos, Tozé.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Tóze,tenho que discordar um pouco contigo quando dizes que o atmosferico atinge mais rotação que um turbo.
A grande diferença que noto dos turbos para os atms(com mesma relação transmissão) é que se nota um pouco de "poço" antes de o turbo começar actuar,e os atms fornecem bom binário em todas as rotações só que chega a um ponto em que não tem mais para dar:Denquanto que um turbo ainda tens lá mais qualquer coisa:p.É claro que depois do turbo disparar é da noite pro dia,acho que não tem muita comparação e em subidas radicais com o turbo tens a vantagem de conseguir ganhar mais velocidade num menor espaço o que proporciona mais balanço para conseguir vencer uma subida em 2ª ou mesmo em 3ª isto em pisos com pouca aderencia,se for uma subida em que o jipe não patine um atmos sobe em 1ª ao ralantim enquanto que o turbo tens que lhe dar um pouco de acelerador.

Filipe Pinheiro

Registo
30 Mar 2006
Tozé, eu também não concordo contigo pah, o trekker falou em relações curtas e longas que aí sim há diferenças, não nas rotações do motor. Um 2500 tem exactamente as mesmas rotações que um 2500 td, as curvas de potência e binário é que são diferentes, tanto em valores como nas rotações a que se atingem. Depois do motor tens então as relações que aproveitam os motores de maneira diferente, as relações curtas estão lá precisamente porque o motor é atmosférico e tem de ser aproveitado o que te dá a ilusão de teres um motor mais rotativo, pudera, as relações são curtas, depressa levam as rotações do motor aos píncaros. Experimenta meter as relações curtas num turbo e vais ver, até pensas que estás num F1 e a pedir que a caixa tenha 6ª :)

O 2300 sim é mais rotativo, e porquê? Porque a diferença de cilindrada está no curso(só não tenho a certeza se será só esta), ou seja, na distância que o êmbolo percorre entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior que é menor, logo se é menor também vai ser mais rápido percorrer o curso do que num 2500, vê-se logo portanto que vai ser também mais rotativo.

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Pois é Filipe... aí tens toda a razão... só noto pior o atmosférico nessas subidas em que é preciso balanço... aí os turbos ganham mais velocidade mais rápido... de resto é como dizes... até ao relanti o atmosférico lá vai.
E Trekker, tens toda a razão também... quanto ás relações dos diferenciais... isso tb conta muito.
Por acaso nunca experimentei um turbo com relações de atmosférico...

Cumps
Nuno

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Quanto ao 2300 não o conheço em pormenor, por isso vou-me abster de comentar. Agora em relação ao 2.5D e o 2.5TD, posso apenas dizer que já conduzi ambos os modelos. No 2.5D é verdade que a rotação sobe de forma mais contínua do que no 2.5TD mas em caso algum tem mais binário que o TD. A questão é que antes do turbo ligar, a rotação faz-se da mesma forma que no atmosférico e que é bem menor do que acontece com o ligar do turbo. Derivado disto é natural que o pessoal pense que o motor tem um poço. Ter não tem, não tem é ainda o que estamos habituados a ter, mas o binário (superior ao do atmosférico) encontra-se lá. Quanto aos diferencias de relação curta num 2.5TD, enfim... que dizer... nem preciso de fazer subir muito a rotação para o carro fazer subidas que antes era necessário recorrer das 4000RPM para os cavalos se mostrarem...
Um abraço

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
"A questão é que antes do turbo ligar, a rotação faz-se da mesma forma que no atmosférico e que é bem menor do que acontece com o ligar do turbo"

Pois que nao concordo... já conduzi Alter c e sem turbo com os mesmos diferenciais e não é igual... em baixas o atmosférico responde bem melhor. Experiência própria... e o turbo não estava mau como podem vir a dizer.
A resposta em baixas não é de todo a mesma... mas depois do turbo, ok aí tudo bem... mas só sinto mesmo a falta em subidas maiores...

E depois tb sei que estou mal habituado... atmosférico com diferenciais Cournil e caixa "agricola" (como eu lhe chamo) de 4 relações curtas... enfim... arranco sem stress em 2a se precisar...eh,eh,eh,eh... Belo overdrive para meter a "5a" que n existe

Cumps
Nuno

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Lamento continuar a discordar convosco, mas não insisto. Um motor atmosferico em boas condições contra um motor turbo em boas condições, o motor turbo tem mais força que um atmosférico, mas não teimo. São as experiencias que eu tive e em relação a experiencias de outras pessoas, não posso desmentir.

Quanto às relações, o UMM do meu irmão tem relações de atmosférico e tem mais força em baixas do que qualquer UMM atmosférico que eu conheço excepto o do Madeira, que tinha segmentos novos e bomba alterada e mesmo assim... Podem pensar que estou a exagerar, mas também pode ser que nunca tenha experimentado o atmosferico certo.

Cumprimentos, Tozé.

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Só a título de exemplo... eu deixo o meu Cournil a subir sózinho ao relanti uma rampa de garagem em 1a, sem as redutoras... na 1a normal.

Claro q o turbo tem mais força, tozé... só digo que não em baixa rotação... mesmo no início... depois há uma diferença boa em cavalos.

Cumps.
Nuno

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mas se tens a caixa curta, então não podes fazer a comparação entre o atmosférico e o turbo pois as condições de teste não são as mesmas. E garanto-te que o meu turbo com pneus de dimensão original, mesmo em subidas arranca em segunda, como muitas vezes fiz. (Para quem conhecer Setúbal, no túnel do quebedo arrancava sempre em segunda e sem esforço) E binário não tem nada a ver com cavalos e o motor do turbo tem mais binário que o do atmosférico. Não é pelo facto de ser turbo ou não, é mesmo porque o motor assim foi concebido.
Não vou bater mais no ceguinho mas quem quiser experimentar o meu UMM com os diferencias curtos e verificar que não apresenta "poço", esteja à vontade. Mande uma mensagem e dê uma saltada a Setúbal...
Atentamente

Fernando Júnior
Setúbal

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
boas, só a titulo de curiosidade e falado dos atm 2.3d 67cv ás 4500rpm e
134 N.m ás 2200rpm, 2.5d 75cv ás 4500rpm e 148 N.m á 2000rpm, e já agora 2.5td 110cv ás 4150rpm e 239 N.m ás 2000rpm em relação ao 2.3td n tenho dados.
Já agora a minha opinião a grande vantagem dos atm é a linearidade do motor e uma resposta progressiva ao acelarador já o TD deparamos com 'lag' do turbo e dps mt potência k por vezes se torna dificil de lidar com ela.

AbraçUMM, André Pires

migneiva

UMM
Registo
12 Abr 2006
Ora aqui está uma opinião com fundamento... com base nos números de fábrica... ou não seja ele um "Sr. Eng." hehehehe

Podia dar xemplos.... mas o pessoal já os conhece....

Miguel Neiva
QD-87-84

Top Inferior