• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Motor

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.400
Localização
Portugal
Boas a todos.

Este fim-de-semana o nosso branco fez-nos uma boa.....:disappointed_relieved::dizzy_face:.

Este Sábado á tarde fui pegar no UMM e quanto rodei a chave ele deu uma pancada como se tivesse o motor preso(n)! Após alguma insistência e um valente solução do motor lá pegou. Comecou a trabalhar certo (como costume) mas fez algum fumo branco ( bastante mais do que era normal). Ao fim de 5 minutos a andar com ele (devagar) deixou de fazer tanto fumo, como que voltasse ao "normal". Depois disso desliguei/liguei o carro várias vezes e sempre pegou bem, sem fumos nem nada. Pensei que tinha um problema no bendix (desgaste dos dentes) e que esse ficasse encravado nos dentes do volante do motor. Também associei o fumo branco á elevada humidade que se fazia sentir e deixei estar.

No Domingo à tarde pegamos de novo no UMM e pegou bem (como de costume). Fizemos 25 km impecávelmente e estacionamos para fazer umas compras de Natal. Ao fim de meia hora voltamos e o UMM encravou novamente. Pegou ao fim de umas 10 tentativas pegou e desta vez fez mesmo muito:dizzy_face:muito:dizzy_face: fumo branco. Fomos andando com cuidado e sem puxar muito e passados 7 km a situação voltou a normalizar (até aí o UMM fazia uma valente fumarada e soluçava um pouco). À noite e após ter estado uma hora parado voltou a encravar. Já não consegui pô-lo a trabalhar:dizzy_face:.

Agora factos!

Desde que o compramos no passado dia 7 até agora fez cerca de 1000 km, sempre pegou muito bem, mesmo de manhã. Mal soluçava e o fumo branco que fazia era minimo. Sempre andou bem e a puxar bastante (também tem a bomba um pouco avançada).

Não deitava fumo pelo respiro e não me pareceu que consumisse óleo. Já não posso dizer o mesmo da água porque tem um fuga no radiador (pelo menos).

Não vi sinais de fugas de água ou óleo no bloco (também ainda não vi com olhos de ver) mas também não apresenta pingas no chão.

Até agora todos os sinais indicavam que o motor estava de perfeita saúde, o UMM marca 115000 km (sei que essa informação não é relevante) mas mesmo o carro não tem os sinais típicos de ter muito uso.

A pancada que faz é quase seca, não fazia batidas. Dá mesmo a sensação de ter o motor colado/encravado.

O motor nunca foi muito esticado nas nossas mãos. O máximo que puamos por ele foi 120/130 e por curtos periodos de tempo.

Este problema surgiu sempre com o motor frio.

Gostava de saber a vossa opinião se bem que me pareça que tenho um problema grave no motor.....:disappointed_relieved:

Obrigado e desculpem o testamento. Vou tentar fazer um video para que percebam melhor o tipo de pancada que dá.

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!
 

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Mensagens
1.007
Localização
Portugal
Os UMMs são sempre uma caixinha de surpresas, por vezes boas e outras más.

Boa sorte para a rápida resolução do problema, vais ver que não deve ser nada de muito relevante. ;) e cá para mim ele não gostou foi do irmão... deve ser da cor ehehe

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes
www.umm-aventura.com
espirito aventura
www.gallumms.blogspot.com
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.400
Localização
Portugal
Estive agora a falar com o sr. Mário e ele comentou-me que poderá ser a junta da culassa podre ou então a culassa partida que deixa passar água para um pistão.

Vamos ver............

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Aldeia

poderá ser a junta da culassa podre ou então a culassa partida que deixa passar água para um pistão.

Eu sei que sou pessimista, mas...

Já tive num corsa anterior a este esse problema. erra água a entrar para um pistão, mas proveniente da cabeça rachada...

Não tentes pô-lo a trabalhar de empurrão que aí é que podes fazer ainda mais estragos!

Espero estar enganado... Mas se abrires o motor para mudar a junta, aproveita e vê bem a cabeça. No meu caso, eu até a daria a uma amigo experiente para a inspeccionar...

Espero bem estar enganado...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Boas
Pelo que percebi o problema é no arranque certo?
Tenta o seguinte : Coloca-o a trabalhar de empurrão (numa descida p.ex)
se não "trancar" é porque o problema é o motor de arranque.
De qualquer das formas eu tiraria o m.a. fora e verificava (aproveitava e e limpava) antes de retirar a cabeça.

Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.400
Localização
Portugal
quote:Originally posted by webmonstro

Boas
Pelo que percebi o problema é no arranque certo?
Tenta o seguinte : Coloca-o a trabalhar de empurrão (numa descida p.ex)
se não "trancar" é porque o problema é o motor de arranque.
De qualquer das formas eu tiraria o m.a. fora e verificava (aproveitava e e limpava) antes de retirar a cabeça.

Nuno Abreu


Obrigado Nuno mas não parece ser o motor de arranque. Ele bem tenta rodar o motor mas nota-se que está o motor "atravancado". Todos os sintomas (de acordo com o mecânico) são da junta ou da culassa. Ele inclina-se mais para a junta porque o motor nunca aqueceu. Ainda à pouco tempo reparou um UMM com o mesmo problema e era a junta podre. O meu UMM esteve parado (não sei quanto) bastante tempo e possivelmente apodreceu a junta da culassa.

Também me aconselhou a não tentar o empurrão porque se tenho água na câmara de combustão posso sujeitar-me a empenar uma biela.

De momento fico com este diagnóstico. Depois quando se abrir o motor logo se vê.

Nessa altura comunico aqui o "veredicto final".

Abraços e obrigado a todos.

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Tal como dizes Aldeia, não o coloques a funcionar de empurrão. Para veres se tens àgua em cima do piston retiras as velas e se possivel desligas os bicones dos injectores, de seguida rodas o motor de arranque e se a câmara tiver água ela vai sair pelo buraco da vela. Desta forma isolas imediatamente um problema.

Eu tinha um caso muito parecido ao teu mas o meu UMM não deitava fumo branco, mas parecia que tinha o motor colado, ou seja, o motor não rodava com o MA em funcionamento normal e sem as velas rodava. Pensei imediatamente que o motor estava gripado e prontinho a agarrar mas no fundo o que se passou foi bem mais simples, era apenas o MA cansado.


Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
741
Localização
Portugal
Pois é Aldeia, eu tambem penso que puderá ser junta ou mesmo cabeça estalada, para mais se ele está a gastar água...

Confirma tambem se não te aparece água no oleo, vê a tampa em cima do motor se não esta com humidade, tipo um gordura branca.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt
 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Boas
Realmente parece ser água nas câmaras, de qualquer modo a não ser que o vá tirar já amanhã, aconselho-te a retirar as velas e e rodar o motor no para retirar essa água o quanto antes, aproveita e mete um pouco de gasóleo lá para dentro e volta a rodar (sem velas ) para acabar de retirar a humidade e assim evitar corrosão desnecessária

Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 

S0n0l3nt0

UMM
Registo
13 Mai 2006
Mensagens
348
Localização
Portugal
ola amigo aldeia
eu como sou um ganda chato digo te o seguinte antes de gastares dinheiro deves ter um injector mijão
que quando o pistao fica em baixo piga o gasoleo po cilindro
daí ele empancar
manda la ver os injectores "faxabor"
e nunca pegues um motor empancado de empurrão
ate porque bielas são lixadas de comprar

UMM grande abraço e até as costelinhas
ups ate um destes dias que ai vou em breve

Nuno
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.455
Localização
-
No caso de ser um injector a pingar para confirmar não é necessario desmontar;retire os tubos de ligação à bomba na cabeça dos injectores e verifique se ao rodar o motor, algum injector faz borbulhas no topo,ou com mais paciencia verifique no dia seguinte se algum injector perdeu o gasoleo que fica no topo.
Abraço
 

M.amorim

UMM
Registo
21 Set 2006
Mensagens
276
Localização
Mozambique
boas Aldeia axo que ja tens uma biela enpenada ,esse mesmo problema ja me aconteçeu no meu a 8 anos.
resuldado duas bielas empenadas e uma grande chatiçe com a barceldisel gastei 600 euros para reparar a bomba e os injectores e só me levaram o dinheiro ficou tudo mal reparado os injectores nao fechavao

Cumprimentos Manuel Amorim
Gallumms
www.umm-aventura.com
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Ola
Parece impossivel isso acontecer mas nao duvido estava tao porreiro ainda fiz aqui uns km nao muitos 100km e nao tinha nada ate puxa melhor que o meu mas como ja te disse ao telefone ve la o que tem e ca estou para responder por isso

Pedro Marques
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Tive um colega meu que teve esses mesmos sintomas num Corolla van.
Durante uma semana insistiu no arranque (sempre difícil), e depois o carro andava na boa como sempre.

Ao fim de uma semana, foi motor aberto, tinha àgua dentro dos cilindros (foi de tal maneira que entortou um cilindro) é suposto nos cilindros haver ar não água. As dificuldades deviam-se ao cilindro estar submerso em água e não conseguir rodar. Nas descidas pegava na boa. Porquê??? Simples a água escoava e libertava o cilindro.

Não querendo pintar um cenário negro. Há que ver essa situação urgentemente.
Insistir em andar com ele é apenas agravar o problema e depois ... a carteira é que vai ensinar.

Cumps
VR
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.400
Localização
Portugal
O UMM está parado à espera do reboque. Não quero insistir porque corro o risco de empenar uma biela. Em principio para a semana vai ao mecânico.

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!
 
Top Inferior