Boas a todos.
Este fim-de-semana o nosso branco fez-nos uma boa.....:disappointed_relieved::dizzy_face:.
Este Sábado á tarde fui pegar no UMM e quanto rodei a chave ele deu uma pancada como se tivesse o motor preso! Após alguma insistência e um valente solução do motor lá pegou. Comecou a trabalhar certo (como costume) mas fez algum fumo branco ( bastante mais do que era normal). Ao fim de 5 minutos a andar com ele (devagar) deixou de fazer tanto fumo, como que voltasse ao "normal". Depois disso desliguei/liguei o carro várias vezes e sempre pegou bem, sem fumos nem nada. Pensei que tinha um problema no bendix (desgaste dos dentes) e que esse ficasse encravado nos dentes do volante do motor. Também associei o fumo branco á elevada humidade que se fazia sentir e deixei estar.
No Domingo à tarde pegamos de novo no UMM e pegou bem (como de costume). Fizemos 25 km impecávelmente e estacionamos para fazer umas compras de Natal. Ao fim de meia hora voltamos e o UMM encravou novamente. Pegou ao fim de umas 10 tentativas pegou e desta vez fez mesmo muito:dizzy_face:muito:dizzy_face: fumo branco. Fomos andando com cuidado e sem puxar muito e passados 7 km a situação voltou a normalizar (até aí o UMM fazia uma valente fumarada e soluçava um pouco). À noite e após ter estado uma hora parado voltou a encravar. Já não consegui pô-lo a trabalhar:dizzy_face:.
Agora factos!
Desde que o compramos no passado dia 7 até agora fez cerca de 1000 km, sempre pegou muito bem, mesmo de manhã. Mal soluçava e o fumo branco que fazia era minimo. Sempre andou bem e a puxar bastante (também tem a bomba um pouco avançada).
Não deitava fumo pelo respiro e não me pareceu que consumisse óleo. Já não posso dizer o mesmo da água porque tem um fuga no radiador (pelo menos).
Não vi sinais de fugas de água ou óleo no bloco (também ainda não vi com olhos de ver) mas também não apresenta pingas no chão.
Até agora todos os sinais indicavam que o motor estava de perfeita saúde, o UMM marca 115000 km (sei que essa informação não é relevante) mas mesmo o carro não tem os sinais típicos de ter muito uso.
A pancada que faz é quase seca, não fazia batidas. Dá mesmo a sensação de ter o motor colado/encravado.
O motor nunca foi muito esticado nas nossas mãos. O máximo que puamos por ele foi 120/130 e por curtos periodos de tempo.
Este problema surgiu sempre com o motor frio.
Gostava de saber a vossa opinião se bem que me pareça que tenho um problema grave no motor.....:disappointed_relieved:
Obrigado e desculpem o testamento. Vou tentar fazer um video para que percebam melhor o tipo de pancada que dá.
UMM abraçUMM
j.aldeia
Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!
Este fim-de-semana o nosso branco fez-nos uma boa.....:disappointed_relieved::dizzy_face:.
Este Sábado á tarde fui pegar no UMM e quanto rodei a chave ele deu uma pancada como se tivesse o motor preso! Após alguma insistência e um valente solução do motor lá pegou. Comecou a trabalhar certo (como costume) mas fez algum fumo branco ( bastante mais do que era normal). Ao fim de 5 minutos a andar com ele (devagar) deixou de fazer tanto fumo, como que voltasse ao "normal". Depois disso desliguei/liguei o carro várias vezes e sempre pegou bem, sem fumos nem nada. Pensei que tinha um problema no bendix (desgaste dos dentes) e que esse ficasse encravado nos dentes do volante do motor. Também associei o fumo branco á elevada humidade que se fazia sentir e deixei estar.
No Domingo à tarde pegamos de novo no UMM e pegou bem (como de costume). Fizemos 25 km impecávelmente e estacionamos para fazer umas compras de Natal. Ao fim de meia hora voltamos e o UMM encravou novamente. Pegou ao fim de umas 10 tentativas pegou e desta vez fez mesmo muito:dizzy_face:muito:dizzy_face: fumo branco. Fomos andando com cuidado e sem puxar muito e passados 7 km a situação voltou a normalizar (até aí o UMM fazia uma valente fumarada e soluçava um pouco). À noite e após ter estado uma hora parado voltou a encravar. Já não consegui pô-lo a trabalhar:dizzy_face:.
Agora factos!
Desde que o compramos no passado dia 7 até agora fez cerca de 1000 km, sempre pegou muito bem, mesmo de manhã. Mal soluçava e o fumo branco que fazia era minimo. Sempre andou bem e a puxar bastante (também tem a bomba um pouco avançada).
Não deitava fumo pelo respiro e não me pareceu que consumisse óleo. Já não posso dizer o mesmo da água porque tem um fuga no radiador (pelo menos).
Não vi sinais de fugas de água ou óleo no bloco (também ainda não vi com olhos de ver) mas também não apresenta pingas no chão.
Até agora todos os sinais indicavam que o motor estava de perfeita saúde, o UMM marca 115000 km (sei que essa informação não é relevante) mas mesmo o carro não tem os sinais típicos de ter muito uso.
A pancada que faz é quase seca, não fazia batidas. Dá mesmo a sensação de ter o motor colado/encravado.
O motor nunca foi muito esticado nas nossas mãos. O máximo que puamos por ele foi 120/130 e por curtos periodos de tempo.
Este problema surgiu sempre com o motor frio.
Gostava de saber a vossa opinião se bem que me pareça que tenho um problema grave no motor.....:disappointed_relieved:
Obrigado e desculpem o testamento. Vou tentar fazer um video para que percebam melhor o tipo de pancada que dá.
UMM abraçUMM
j.aldeia
Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!